Capa do livro: Produtos educacionais no mestrado profissional em educação: <BR>Concepções e experiências

Produtos educacionais no mestrado profissional em educação:
Concepções e experiências

Autores: Ivan Carlos Bagnara - Thiago Ingrassia Pereira (Orgs.)

Esta coletânea reúne textos que tratam sobre as experiências de pesquisa desenvolvidas no curso de Mestrado em Educação, modalidade Profissional, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, RS. Com enfoque na construção dos Produtos Educacionais, se destaca a relevante contribuição das pesquisas aplicadas ao enfrentamento dos desafios cotidianos nas instituições educacionais. Partindo do campo empírico do sul do Brasil, as reflexões aqui apresentadas podem fornecer subsídios interessantes para a prática profissional de educadores(as) em todo o país. Dessa forma, este livro interessa diretamente a quem é professor(a) e pesquisador(a) da área da Educação, em especial, aqueles(as) que estão produzindo conhecimento aplicado.

Impresso
de R$ 63,20 por
R$ 48,65
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6660-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6661-2
DOI: 10.24824/978652516660.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • APRESENTAÇÃO - 17
  • UM SOBREVOO PANORÂMICO SOBRE A TEMÁTICA PRODUTO TÉCNICO-TECNOLÓGICO: os produtos educacionais no PPGPE/UFFS - 21
  • EXPERIÊNCIAS DEMOCRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: prática pedagógica a partir de Jonh Dewey - 33
  • EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: escuta, acolhimento e autoformação - 41
  • FORMAÇÃO/AÇÃO DOCENTE: aprender e ensinar pela pesquisa - 53
  • JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um olhar para a multiplicação - 63
  • CONEXÕES CURRICULARES: BNCC, ciências da natureza e mapas mentais - 77
  • TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DE TEMAS GERADORES: a experiência do município de Novo Barreiro - 87
  • PRÁTICAS AMBIENTAIS ESCOLARES: ações propositivas como potencializadoras da educação ambiental - 95
  • UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EMANCIPATÓRIA - 105
  • O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: a formação continuada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RS - 115
  • A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPOSIÇÃO FORMATIVA NA PRÁTICA DOCENTE - 125
  • A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO IMPULSIONADORA DA PESQUISA NO DESAFIADOR CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO - 135
  • INTEGRAÇÃO: uma proposta de formação continuada para integração curricular no ensino médio técnico - 143
  • PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REFLEXIVA ATRAVÉS DE OFICINAS COMO LÓCUS DE ENCONTRO DOCENTE: diálogos e tessituras atravessados pela experiência - 153
  • A PESQUISA APLICADA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: experiências do mestrado profissional - 165
  • PRODUTOS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: um percurso na pesquisa do PPGPE - 175
  • O CONSELHO ESCOLAR SOB OLHAR PEDAGÓGICO: produto de uma pesquisa - 189
  • ÍNDICE REMISSIVO - 201
  • SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) - 205
ADRIANA SALETE LOSS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com estágio no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS).

ALMIR PAULO DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Coordenador do PPGPE (2023/2025).

ANDREIA XAVIER TEIXEIRA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria.

BÁRBARA CRISTINA PASA

Licenciada em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mestra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da área de Matemática e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

BRENDA CAROLINA BRUGNERA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS).

BRUNA MIECOANSKI

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS, Campus Erechim. Participante do Grupo de pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática (GPTMEM/UFFS). Atualmente é professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual do Rio Grande do Sul.

CAMILA DE PARIS

Licenciada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS).

CARINE PIANO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialista em Educação; Licenciada em Pedagogia e Letras. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Palmas.

CLEUSA INÊS ZIESMANN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência em Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

DANIELA THIEL DO AMARAL

Licenciada em Letras: Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Ensino e Aprendizagem em Língua Inglesa pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Futura e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública municipal nos municípios de Carazinho e Passo Fundo.

EDINA DE SOUZA DA SILVA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialista em Gestão Escolar pela UFFS Erechim. Especialista em Educação Ambiental pela Portal Faculdades. Graduação em Ciências Biológicas pela Unochapecó. Professora da rede municipal de Concórdia.

EMANUELE ARIANE KREPS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialista em Neurociências e Aprendizagem e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

GRAZIELA BETONI PRANDO

Graduada em Letras – Português, Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Português e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL, 2017). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS, 2023), Campus Erechim. Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, no município de Sananduva.

GRAZIELI BORGES CAMPAGNARO

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – 2004. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) – 2009. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS) – 2004. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Verbo Educacional – 2019. Especialista em Gestão em Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) – 2020. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim – 2023. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Grupo de Pesquisa GEDUFOPE – Grupo de Pesquisa, Educação, Formação Docente e Processos Educativos da UFFS.

IVAN CARLOS BAGNARA

Licenciatura Plena em Educação Física, segunda Licenciatura em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutor em Educação nas Ciências. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

JERÔNIMO SARTORI

Licenciado em Ciências (Licenciatura Curta) pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Biologia (Licenciatura Plena) pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (FEAUC), Especialista em Supervisão Escolar pela UPF, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF. Professor das Licenciaturas (Pedagogia e Educação do Campo) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Ex-Coordenador do PPGPE (2015/2019). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e desenvolvimento social do campo (UFFS/CNPq).

JOCIELI ROBERTA LINKE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Professora da Rede Municipal de Educação de Novo Barreiro. Tem experiência na área de Matemática, atuando na Docência no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio. Além disso, tem experiência em gestão escolar, nas funções de direção escolar, coordenação pedagógica e supervisão de ensino.

JONAS ANTÔNIO BERTOLASSI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim (2019-2021). Especialista em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Educacional (2023-2024). Licenciado em Pedagogia pela UFFS, Campus Erechim (2013-2018). No período de março a dezembro de 2017, esteve em mobilidade acadêmica, por meio de um Intercâmbio de Graduação Sanduíche, financiado pela CAPES na Argentina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica e no campo da Educação Especial. Atualmente é professor substituto na UFFS, Campus Erechim na área dos estágios obrigatórios no curso de Licenciatura em Pedagogia e participa como pesquisador desde 2016 no Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE/UFFS/CNPq).

JULIANA PICOLOTTO

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

LEANDRO CARLOS ODY

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Realizou estágio pós-doutoral em Geoeducação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

LETÍCIA ALINE MAROSTICA PILOTTO

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá . Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Membro do Grupo de Pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática (GPTMEM/UFFS/CNPq). Professora da rede municipal de Erechim.

LUCINÉIA GIACOMELLI KORALESKI

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Licenciada em Matemática com habilitação para o magistério das disciplinas de física e desenho geométrico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, Matemática e Educação Matemática (GPTMEM/UFFS/CNPq).

MARILANE MARIA WOLFF PAIM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Educação e Ensino pela Universidade do Contestado (UNC). Docente/DE na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Processos Educativos (UFFS/CNPq).

MOISES MARQUES PRSYBYCIEM

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

NILCE FÁTIMA SCHEFFER

Mestre e Doutora em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro SP, Pós-Doutorado em Educação Matemática pela RUTGERS University – EUA. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. É membro de Comitês Editoriais de algumas revistas especializadas da área. Editora da Revista Educação Matemática sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática (GPTMEM/UFFS/CNPq) e Membro do GT 6 da SBEM – Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

PAULO ROBERTO ANTUNES

Licenciado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Professor e Gestor na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino no município de Sarandi.

ROSÂNGELA FÁTIMA DALAGNOL

Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG). Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil (FAMESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE/UFFS/CNPq). Realizou cursos sobre a Abordagem Reggio Emilia, na cidade de Reggio Emília/IT. Participou de cursos de formação na Escola Jardín Fabulinus/AR. Atualmente é professora de Educação Infantil da Rede Marista em Erechim, RS. Trabalha como formadora na empresa Tecer Pedagógico.

RUBIA SAMANTA DA SILVA

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS). Professora de Sociologia da rede pública estadual do RS.

SANDRA SIMONE HÖPNER PIEROZAN

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da área de Gestão e Políticas Educacionais, no curso de Pedagogia, na especialização em Gestão Escolar e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

SONIZE LEPKE

Graduada História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência em Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora Adjunta e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

TANIA BERLANDA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS).

THIAGO INGRASSIA PEREIRA

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Lisboa. Professor da área de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Edu­cação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Ex-Coordenador (2019/2023) e Presidente do GT de implantação do Doutorado (2022/2023) do PPGPE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Letras pelas Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.