Capa do livro: Da parentalidade à distribuição social de cuidados na infância

Da parentalidade à distribuição social de cuidados na infância

Autores: Patrícia Alvarenga - Mauro Luís Vieira (Orgs.)

Um dos desafios da atualidade é rever concepções sobre a parentalidade e os cuidados na infância diante das grandes transformações sociais que estamos vivendo nos últimos anos. Este livro oferece uma análise crítica e profunda dos cuidados infantis, desafiando as práticas tradicionais e propondo novas perspectivas que refletem a diversidade cultural e a complexidade das demandas sociais contemporâneas. Ao explorar temas como a sobrecarga feminina, a precarização do trabalho e a interseccionalidade, os autores revelam a urgência de incluir todos os cuidadores no processo de desenvolvimento infantil, desconstruindo o foco exclusivo na figura materna. Com uma abordagem inovadora e fundamentada em pesquisas, esta obra é um convite irresistível para estudantes, profissionais e pesquisadores que desejam repensar e transformar a atuação da Psicologia junto às famílias e às comunidades. Se você busca ampliar sua compreensão sobre a parentalidade e o cuidado infantil, este livro é uma leitura essencial que promete provocar mudanças significativas na maneira como entendemos e praticamos a psicologia.





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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6836-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6837-1
DOI: 10.24824/978652516836.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • A CONCEPÇÃO DE MATERNIDADE PARA A PSICANÁLISE E SUA IMPLICAÇÃO NAS INTERVENÇÕES CLÍNICAS - 25
  • PARENTALIDADE E CUIDADOS INICIAIS DO BEBÊ PREMATURO - 41
  • “FEITO CEGA NO CINEMA”: O CAMPO INTERSUBJETIVO DA ULTRASSONOGRAFIA PRÉ-NATAL NA PROMOÇÃO DA PARENTALIDADE - 63
  • PAI GRÁVIDO! ENVOLVIMENTO PATERNO NO PERÍODO PRÉ- NATAL E NASCIMENTO DO BEBÊ - 87
  • RELAÇÕES ENTRE O NÍVEL DE CUIDADO PATERNO E A RESPONSIVIDADE PATERNA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA - 109
  • DA PATERNIDADE À PARENTALIDADE HOMOSSEXUAL MASCULINA: DESCONSTRUINDO GÊNERO A PARTIR DESSA NOVA DINÂMICA FAMILIAR - 133
  • COPARENTALIDADE E PARENTAL GATEKEEPING: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL - 155
  • O SABER HEGEMÔNICO E O DESAFIO DE ACOLHER A DIFERENÇA NA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E NAS PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE JUNTO A BEBÊS E SEUS CUIDADORES - 179
  • O PAPEL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA IDENTIFICAÇÃO DE VALORES PARENTAIS PARA APOIAR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS COM DOENÇAS FÍSICAS CRÔNICAS - 201
  • O RECONHECIMENTO COMO CUIDADO A QUEM CUIDA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - 225
  • “CUIDADO! BICHO-PAPÃO”: PARADOXOS RELATIVOS À INSERÇÃO DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 241
  • PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO PRÁTICA DOCENTE DE CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 257
  • CUIDANDO DE BEBÊS NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIÁLOGOS COM A ABORDAGEM PIKLER - 279
  • REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE CUIDADO INFANTIL DE BABÁS BRASILEIRAS - 297
  • ÍNDICE REMISSIVO - 315
  • SOBRE OS AUTORES - 321
ANA CAROLINA DE SOUZA FONSECA

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia. Integra o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educacionais e Sociais (NEFIES) e atua como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Aquarela no município de São Leopoldo/RS.

ANA LUCIA BARRETO DA FONSECA

Psicóloga e Assistente Social, Doutora em Psicologia, Mestra em Educação e Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordena o Núcleo de Pesquisa Comportamento, Desenvolvimento e Cultura (NCDC). Desenvolve trabalhos que circulam no âmbito da família, desenvolvimento, cultura, gênero e etnia.

ANDREA GABRIELA FERRARI

Psicóloga, Doutora em Psicologia e Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Co-coordena o Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs/UFRGS). Tem trabalhado com foco nas interseções entre infâncias, gênero e psicanálise.

ANGELA HELENA MARIN

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve estudos na área da Psicologia clínica e do desenvolvimento humano, especialmente sobre desenvolvimento social na infância e adolescência, com foco em processos familiares e prevenção e promoção da saúde.

ANTONIO CARLOS SANTOS DA SILVA

Doutor em Psicologia, Docente, e Psicólogo Clínico com especialização em Terapia Analítico-Comportamental. Como parte de sua tese de Doutorado, desenvolveu o Programa BESP – Bem-Estar Subjetivo Parental [PWP – Parental Well-being Program], uma intervenção online para promover o bem-estar subjetivo de mães e pais de crianças de 3 a 6 anos.

BRENO IRIGOYEN DE FREITAS

Psicólogo, Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorando em Psicologia. Integra o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educacionais e Sociais (NEFIES) e atua como Psicoterapeuta e Instrutor de Mindfulness, pesquisando o desenvolvimento e a validação de programas baseados em aprendizagem socioemocional.

CARLOS EDUARDO DE MELLO LOPES

Psicólogo, com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais, Mestre e Doutorando em Psicologia e docente no curso de Psicologia da Faculdade Ritter dos Reis. Atua como psicólogo clínico.

CAROLINA DUARTE DE SOUZA

Psicóloga, Mestra, Doutora em Psicologia com pós-Doutorado, Especialista em Terapia Relacional Sistêmica e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas da parentalidade e do desenvolvimento infantil.

CAROLINA MAROCCO ESTEVES

Psicóloga, Doutora em Psicologia e Bolsista do CNPq de Pós-Doutorado Junior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve intervenções na área da parentalidade e perinatalidade, buscando promover cuidados voltados para a primeira infância e para a saúde da mulher. Tem experiência em psicologia clínica com ênfase no pré-natal psicológico. Atualmente, psicóloga no Hospital Estadual Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis/SC.

CAROLINE RODRIGUES AGOSTINI

Psicóloga e Mestra em Psicologia. Atua como Psicóloga Clínica com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental.

CATIELE PAIXÃO

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, supervisora clínica e pesquisadora de temas que incluem a Análise do Comportamento e as Terapias Contextuais. Desenvolve intervenções para promover a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil em famílias de crianças com problemas crônicos de saúde e de baixo nível socioeconômico.

CESAR AUGUSTO PICCININI

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seus projetos de pesquisa são dedicados aos aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para a transição para a parentalidade e relações familiares na infância.

GEORGIUS CARDOSO ESSWEIN

Psicólogo e Doutor em Psicologia, Mestre em Psicologia e Saúde e Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes. Tem experiência de pesquisa em Psicologia Clínica, Psicanálise e movimentos sociais e interface entre Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise e Saúde Coletiva.

GISELE CERQUEIRA SANTOS

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia. É Pós-Graduanda na modalidade de Residência Intersetorial em Primeira Infância. Estuda, desde a graduação em Psicologia, as questões relativas à parentalidade. Sua dissertação de mestrado discutiu a experiência de mulheres na construção da maternidade primípara.

HENRIQUE ABE OGAKI

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia. Integra o Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É psicólogo no Centro de Atendimento Especializado à Criança da prefeitura de Colombo/PR.

ISABELA GONÇALVES SENA

Psicóloga, Especialista em psicoterapia de casal e família, Especialista em Psicodrama Terapêutico, Doutora e Mestra em Psicologia Clínica. Suas pesquisas investigam babás e as práticas de cuidado infantil. É membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento: Biologia & Cultura (PUC–Rio) e atua na área clínica há mais de 20 anos, atendendo crianças, adultos e família.

JULIANA LUCCHESI

Psicóloga com Formação em Clínica Psicanalítica com Adultos, Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, Mestra em Cuidados Paliativos e Doutora em Psicologia Clínica.

LARISSA PARAVENTI

Doutora, Mestre e Graduada em Psicologia e docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí. Trabalha em uma perspectiva de integração entre pesquisa e atuação profissional em temas relacionados à família, saúde e ao desenvolvimento humano.

LEYLLYANNE SOUZA

Psicóloga, Mestra em Psicologia, psicanalista em formação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE).

LUCIANA FONTES PESSÔA

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Social, coordenadora do grupo de pesquisa Desenvolvimento: Biologia & Cultura da PUC-Rio, Professora e Diretora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade do CNPq e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (gestão 2018-2020).

LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Professora Associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais (LEDIPPSI). Desenvolve pesquisas sobre parentalidade, cuidado e educação em diferentes contextos de desenvolvimento humano.

MARIA DO CARMO CAMAROTTI

Psicóloga e psicanalista, Mestra em Saúde Materno Infantil, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda em Clínica do Bebê e da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica do Bebê da Faculdade Frassinetti do Recife, membro da Coordination Internationale entre Psychotherapeutes Psychanalystes s’occupant de personnes avec Autisme e membro da Réseau International d’Etude sur la Psychopathologie et la Psychanalyse de L´Infans.

MARIA CAROLINA MARQUES DOS SANTOS

Pedagoga e Mestre em Educação, Culturas e Identidades. Sua pesquisa de mestrado teve como foco o cuidado institucional de bebês em casa de acolhimento.

MARISA AMORIM SAMPAIO

Psicóloga com formação em Clínica Psicanalítica da Infância e Adolescência, Doutora em Saúde Materno Infantil com Pós-Doutorado em Psicologia Clínica e Docente da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP.

MAURO LUÍS VIEIRA

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia com Pós-Doutorado. Ocupa cargo de professor titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na linha de pesquisa de Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC e trabalha com temas relacionados à família, infância e parentalidade.

MILENA DA ROSA SILVA

Psicóloga, Doutora em Psicologia e Professora do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Co-coordena o Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs/UFRGS). Tem trabalhado com Psicologia e Psicanálise, pesquisando cuidados a bebês e crianças em diferentes contextos e entrelaçamentos entre psicanálise, cuidados e gênero.

PATRÍCIA ALVARENGA

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora Titular da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve intervenções para promover práticas parentais sensíveis e o desenvolvimento socioemocional infantil que atendam necessidades de famílias de baixo nível socioeconômico.

PEDRO HENRIQUE CONTE GIL

Psicólogo é Mestre e Doutorando em Psicologia, e faz formação em Psicanálise. Desenvolve pesquisas que versam sobre as interseções entre psicanálise, saúde pública, processos migratórios e diversidade étnico-cultural.

POMPÉIA VILLACHAN-LYRA

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia, Doutora em Psicologia e Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Atua como psicóloga clínica e suas pesquisas abordam diversas temáticas no campo da primeira infância e do neurodesenvolvimento.

RITA SOBREIRA LOPES

PhD em Psicologia, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha de pesquisa em Desenvolvimento Humano, pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e co-coordenadora do Núcleo de Infância e Família (NUDIF/UFRGS). Suas pesquisas têm como foco a constituição psíquica do bebê e cuidados na primeira infância, incluindo as políticas públicas de saúde, educação e assistência.

TAMIRES DIAS DOS SANTOS

Psicóloga, Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutoranda em Psicologia, investigando as temáticas da parentalidade e do desenvolvimento infantil. Tem experiência em atendimentos clínicos de crianças e adultos.

ZELMA FREITAS SOARES

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia com Especialização sob modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde. Durante o Mestrado analisou os efeitos de uma intervenção para favorecer a responsividade materna em contexto de hospitalização do bebê (Doses de Afeto). No Doutorado investigou a responsividade no contexto da paternidade.