Capa do livro: Entre-linhas psicanálise e educação: <br>Inscrições e escritas de professores

Entre-linhas psicanálise e educação:
Inscrições e escritas de professores

Autores: Adail Silva Pereira dos Santos - Silvano Messias dos Santos (Orgs.)

A presente obra, efeito de implicação coletiva, agrupa trabalhos de jovens professores(as) pesquisadores(as) atravessados(as) pela psicanálise que compartilham entre si uma singularidade: são autores(as) vinculados(as) ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB) que durante os cursos de mestrado e/ou doutorado estiveram sob orientação da professora Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, na Linha de Pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS). Em comemoração ao 80º aniversário dessa docente – que há quase 60 anos se dedica à educação e desde o início dos anos 2000 orienta dissertações e teses no campo Psicanálise e Educação –, reunimos nesta coletânea textos decorrentes de investigações acadêmicas ou emergidos de inquietações pessoais dos(as) pesquisadores(as) sobre temas e questões que atravessa(ra)m suas trajetórias de vida, formação acadêmica e vivências profissionais.
Um século depois de Sigmund Freud [1856-1939] pontuar no prefácio de Verwahrloste Jugend (Aichhorn, 1925) que a (im)possível relação Psicanálise e Educação, provavelmente, seria tema de “minuciosos estudos” em um futuro não distante, este livro testemunha sua aposta ao apresentar nas entrelinhas de sua escrita capítulos cujas raízes se enredam pelo solo fértil dos estudos psicanalíticos no campo da educação, cada vez mais crescentes no Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6825-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6826-5
DOI: 10.24824/978652516825.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 21
  • UMA EDUCADORA ATRAVESSADA PELA PSICANÁLISE - 23
  • CAPÍTULO I RETALHOS DO INFANTIL: uma escuta de crianças - 31
  • CAPÍTULO II DAS MEMÓRIAS EDUCATIVAS: reminiscências infantis e ecos do passado escolar na constituição da subjetividade docente - 53
  • CAPÍTULO III A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A PARTIR DE ESTUDOS NO CAMPO PSICANALÍTICO: e, afinal, Psicanálise é Ciência? - 71
  • CAPÍTULO IV A PSICANÁLISE ALÉM DA CLÍNICA: (im)possibilidades no campo da assistência estudantil - 85
  • CAPÍTULO V DOCÊNCIA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: da (im)possível implicação subjetiva - 101
  • CAPÍTULO VI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO CRIATIVO COM ALUNOS ADOLESCENTES - 113
  • CAPÍTULO VII A ESCOLA E O LAÇO SOCIAL: de chao ad redemptionem - 125
  • CAPÍTULO VIII A ESCUTA DA EDUCAÇÃO PELA PSICANÁLISE - 149
  • CAPÍTULO IX ENTRE(AS)LINHAS MNÊMICAS DO INFANTIL: dois educadores atravessados pela Psicanálise - 167
  • A ROSA NEGRA - 191
  • ÍNDICE REMISSIVO - 195
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 199
  • SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) - 201
ADAIL SILVA PEREIRA DOS SANTOS

Licenciado em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), e Doutor em Educação pelo mesmo programa. Professor há 28 anos, sendo 25 anos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com atuação em turmas de Educação Infantil. Foi diretor do Jardim de Infância 116 de Santa Maria, DF (2007-2010); diretor da Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria, DF (2011); atuou como Coordenador Nacional de Formação Continuada no Ministério da Educação (2013); atuou como Chefe de Gabinete do Secretário de Educação do DF (2014); foi coordenador pedagógico no CED Engenho das Lajes da Coordenação Regional de Ensino do Gama, DF (2018). Tem experiências como Professor da Educação Básica e Ensino Superior/pós-graduação. Atualmente é pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem do CED Engenho das Lajes da Coordenação Regional de Ensino do Gama, DF.

SILVANO MESSIAS DOS SANTOS

Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica, também pela UNEB, e em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (PPGCA/UFOB). Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Técnico em Assuntos Educacionais na UFOB: i) entre outubro de 2014 e maio de 2024 atuou no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, colaborando com a organização do trabalho pedagógico dos cursos de graduação e integrando a equipe do Serviço de Apoio Pedagógico; ii) atualmente é gestor do Núcleo de Orientação Sociopsicopedagógica (NOS) vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE). Acerca das produções científicas, seus estudos dialogam com temáticas como: gestão e políticas públicas educacionais; coordenação pedagógica e orientação educacional; pedagogia universitária e formação de professores; turismo, meio ambiente e educação; psicanálise e educação.

CAREN CASTELAR QUEIROZ LARA

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Administração Escolar, pela mesma instituição, e em Psicopedagogia Clínico-Institucional, pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen, Rio de Janeiro. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), e doutoranda pelo mesmo programa. Professora da Educação Básica da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal: atuou como Coordenadora Pedagógica e professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no período 1999 a 2003, colaborando com a organização do trabalho pedagógico voltado para educação profissional de pessoas com deficiência; atuou como professora do Programa Classe Hospitalar no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) de 2003 a 2021; e atualmente é professora do Programa Classe Hospitalar – Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa (HMIB). Acerca das produções científicas, seus estudos dialogam com temáticas como: pedagogia hospitalar, políticas públicas educacionais, formação de professores, psicanálise e educação, saúde e educação.

CLARISSA PIMENTEL PORTUGAL

Bacharela e licenciada em Artes Cênicas e mestra em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB). Arte-educadora e pesquisadora em artes, arte-educação e áreas correlatas. É professora desde 2013 e tem experiências lecionando para crianças, adolescentes e adultos as diferentes linguagens artísticas. O interesse pelo processo criativo e as experiências com criações artísticas em ambientes escolares motivaram sua pesquisa de mestrado, reconfigurada no livro “O processo criativo em sala de aula: reflexões psicanalíticas”.

CLEONICE PEREIRA DO NASCIMENTO BITTENCOURT

Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em: Educação a Distância e Educação Continuada e a Distância (UnB); Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF); Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (UFG); Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos (UFG). Desde 2006 atua no Programa Universidade Aberta do Brasil como tutora e professora do Curso de Pedagogia. Participa do grupo de pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica (UnB), do Metaverso: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Tecnologias, Educação e Linguagens (SEEDF/EAPE) e do Laboratório Multidisciplinar de Formação e Práticas Educacionais Dialógicas (Lampedi/UFT). É professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atualmente coordenadora das Classes Especiais. É também coordenadora de Professores Mediadores no CEFOR (IFes) e Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Acerca das produções científicas, seus estudos dialogam com temáticas como: Educação a Distância; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; subjetividade nos Espaços Virtuais de Aprendizagem; prática pedagógica; infância; educação inclusiva; direitos humanos; formação de professores; trabalho e educação; psicanálise e educação; dentre outros.

FRIZETE DE OLIVEIRA

Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e especialista em Fundamentos Educativos para Formação de Professores da Educação Básica e em Docência na Educação Infantil, pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF e docente efetiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando em disciplinas de licenciatura nos cursos de Matemática, História, Letras, Geografia e Pedagogia. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso com temas relacionados à Educação. Tem experiências em cursos de formação continuada para professores nas áreas de Alfabetização, Educação matemática, Educação de Jovens e Adultos, Psicanálise e Educação.

INÊS MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Sagrado Coração. Mestrado em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado em Psicologia, pela mesma instituição. Pós-doutorado, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ocupou a função de vice-diretora (2002-2006) e diretora da Faculdade de Educação da UnB (2006/2010). Indicada como representante da Universidade de Brasília, conselheira do Conselho de Educação do Distrito Federal (2007/2008). Experiências na área de Educação, concurso em Psicologia da Educação, atuando como docente e pesquisadora nas áreas de formação inicial e continuada de professores na interface Psicanálise e Educação. Na pós-graduação, como pesquisadora-colaboradora, é integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana e está vinculada à linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS), eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica. É membro acadêmico do Instituto de Educação e Pesquisa de Atenas. Integrante da Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação.

KATILEN MACHADO VICENTE SQUARISI

Licenciada em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), e doutora em Educação pela mesma instituição. Atua, desde 1997, como pedagoga e orientadora educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares na Perspectiva Bioecológica (UnB) e Diálogos em Sociologia Clínica (UnB). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (UNESP), Laboratório Multidisciplinar de Formação e Práticas Educacionais Dialógicas (Lampedi/UFT) e Metaverso – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Tecnologias, Educação e Linguagens (GDF). Acerca das produções científicas, seus estudos dialogam com temáticas como: orientação educacional; formação multidisciplinar e intervenção pedagógica na educação básica; políticas públicas educacionais; formação de professores; formação e atuação para o desenvolvimento e exercício da cidadania na perspectiva bioecológica e interdisciplinar; educação a distância e educação presencial; psicanálise e educação.

LUANA CHAVES MARTINS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2012), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Educação (2014) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília (2015), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2018) e doutoranda em Educação na mesma instituição. É servidora pública da UnB, ocupante de cargo efetivo de Pedagogo, atuando no Decanato de Assuntos Comunitários, na Diretoria de Desenvolvimento Social. Atua, há 10 anos, no apoio à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na universidade e participa como pesquisadora dos Projetos de Pesquisa “Retenção no Ensino Superior: os desafios da política de assistência estudantil para a permanência e diplomação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dentro do fluxo de seus cursos” e “A política de assistência estudantil e o mundo do trabalho”, ambos executados no Decanato de Assuntos Comunitários da UnB. Integra o grupo de pesquisa Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Acerca das produções científicas, seus estudos dialogam com temáticas como: psicanálise e educação, formação de professores, gestão e avaliação de políticas públicas de educação superior, permanência e assistência estudantil.

MARIA JOSÉ GONTIJO BORGES

Mestra em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade (2021). Possui graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brasília (1993). Especializações em Gestão Escolar, pela Universidade de Brasília (2014); Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade de Brasília (2015); e Abordagem Pedagógica do Transtorno do Espectro Autista – TEA, pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2017). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Com atuações na Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial, coordenação intermediária, gestão escolar, equipe de apoio à aprendizagem e, também, formadora do Curso Alfabetização e Linguagem.

MAURO GLEISSON DE CASTRO EVANGELISTA

Licenciado em História pelo antigo CEUB, Bacharel em Psicologia pela UCB, especialista, mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Servidor da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1993, na qual é professor, tendo atuado na regência de classe e em vários níveis da gestão (local, intermediária e central). Atua também na clínica psicológica, como palestrante e comunicador. Pela sua história como estudante desadaptado à Escola que teve o quadro revertido pela atuação de professores, voltou-se em seu percurso na educação para a escolarização de sujeitos em peculiar situação de risco e ou vulnerabilidade, em especial para os adolescentes disruptivos e ou que atuam pela infracionalidade. Tendo a teoria da complexidade e a psicossociologia a partir da psicanálise como referencial, segue trabalhando na pesquisa e na intervenção psicossociológica com pais e profissionais que atuam com adolescentes e ou jovens.