Capa do livro: Estatal não público: <BR>Como as instituições públicas de ensino passam a funcionar como empresas privadas

Estatal não público:
Como as instituições públicas de ensino passam a funcionar como empresas privadas

Autores: Tiago Fávero de Oliveira

A obra analisa como o ideário neoliberal se apresenta no conjunto das políticas de contrarreformas educacionais em curso, inferindo para as transformações que pretendem ser provocadas no contexto específico de formação para o trabalho no âmbito dos Institutos Federais (IFs). O estudo questiona se há uma nova racionalidade que marca as políticas relacionadas à oferta de formação profissional no âmbito dos IFs. Para responder a essa questão, o texto identificou movimentos relacionados com mudanças na gestão, avaliação e financiamento; na realização de parcerias e na matriz curricular. O trabalho aponta que há um novo tipo de privatização em curso no Brasil, indicando uma alteração na natureza das instituições, que passam a funcionar como estatais não públicas, ou seja, instituições que permanecem financiadas e pertencentes ao Estado, mas que passam a organizar sua atuação com base em processos, estratégias e valores que atendem ao mercado privado. É um modelo de privatização que não altera a natureza das instituições, mas transforma, bruscamente, sua forma de atuação, pois a instituição pública passa a funcionar como empresa privada a partir de um movimento interno. A condição disso é a oferta de um ensino barateado e fragmentado somado a um ataque à categoria docente, produzindo retrocessos e perdas para a população em geral.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6701-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6700-8
DOI: 10.24824/978652516701.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 17
  • A CATEGORIA TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA - 25
  • A CATEGORIA NEOLIBERALISMO E SEU IMPACTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA - 115
  • ESTATAL NÃO PÚBLICO: os três pilares da nova forma de privatizar a educação pública nacional - 141
  • CONCLUSÃO - 175
  • REFERÊNCIAS - 189
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
TIAGO FÁVERO DE OLIVEIRA

Bacharel Licenciado em Filosofia. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana. Professor Efetivo de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont/MG.