Capa do livro: Tecituras afrobrasileiras no ensino de química: <br>Como inserir a Lei 10639/03 nas aulas de Química

Tecituras afrobrasileiras no ensino de química:
Como inserir a Lei 10639/03 nas aulas de Química

Autores: Lívia Paulia Dias Ribeiro - Viviane Gomes Pereira Ribeiro - Francisca Tayane de Souza Amorim (Orgs.)

A obra Tecituras Afro-brasileiras no Ensino de Química ensaia composições químicas e sociais que permitem aos docentes refletirem sobre os processos de conservação e transformação, no âmbito do currículo e da prática pedagógica, a partir da tríade racismo, relações raciais e ensino de Química. Trata-se de uma obra esperançosa e que nos ajuda a seguir esperaçando, uma vez que traz denúncias e anúncios: analisa livros didáticos de Ciências e de Química, mostrando que as representações de pessoas negras e de países africanos ainda reproduzem esteriótipos negativos sobre a cultura e história africana e afro-brasileira; por outro lado, socializa vivências no ensino de Química que são inspirações pedagógicas que podem colaborar na transformação dessa realidade.
Os autores nos lembram que a Química se manifesta de maneira constante em nosso cotidiano, e que, portanto, pode colaborar na resolução de questões práticas e teóricas, vivenciadas por pessoas diversas (corpos constituídos por matéria e energia em diferentes partes do mundo), em seus diferentes contextos de existência.
Os fios que se cruzam na construção dos textos colaboram com a identificação da Química como este lugar encruzilhado, carregado de possibilidades para a gestação de transformações químicas e sociais, na construção de uma educação antirracista.
Claudilene Silva – Profa. da Unilab/Campus dos Malês-BA



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6714-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6712-1
DOI: 10.24824/978652516714.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ QUANTO A OBSERVÂNCIA DA LEI 10.639/2003 - 11
  • ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE REDENÇÃO QUANTO A OBSERVÂNCIA DA LEI 10.6397/2003 - 31
  • O CAFÉ COMO ELEMENTO SOCIAL AFROBRASILEIRO EM DEBATE NO ENSINO DE QUÍMICA - 45
  • CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: construção de um jogo didático para o ensino de Química - 61
  • AGBOGBLOSHIE: explorando os desafios do lixão eletrônico de Gana no ensino de Química por meio de uma jornada virtual lúdica - 73
  • A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA LEI 10639/03 NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - 85
  • ANEXO – SOBRE OS PAÍSES DOS AUTORES - 97
  • ÍNDICE REMISSIVO - 99
  • SOBRE OS AUTORES - 101
FRANCISCA TAYANE DE SOUZA AMORIM

Sou brasileira, tenho 23 anos e moro em Guaiuba-CE. Sou Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), e mestranda em sociobiodiversidade e tecnologias sustentáveis MASTS/UNILAB, membro do Eddocência e professora da rede estadual do maciço de Baturité.

KARINE ROCHA DE LIMA

Tenho 24 anos, brasileira, graduada em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Química.

FRANCISCO WESLEY TEIXEIRA DA SILVA GUILHERME

Sou brasileiro, moro em Guaiuba-CE, Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

MARIA VILLYANE DE SOUSA LIMA

Tenho 26 anos, brasileira, graduada em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Além da minha paixão pela Química, tenho um interesse profundo em inclusão e comunicação com surdos. Meu dilema agora é me especializar em Libras, a língua brasileira de sinais.

DOMINGOS MAWEZE GABRIEL

Tenho nacionalidade angolana, nascido na província do Huambo, município do Huambo. Tenho 28 anos, sou formado em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

CLAUDIMIRA ELISA NGINGA FULA

Olá, meu nome é Claudimira Elisa Nginga Fula. Tenho 25 anos e sou natural de Angola. Em 2022, viajei para o Brasil a fim de estudar Química. Atualmente, estou cursando Licenciatura em Química na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB),

ANTÓNIO POMBALO FAUSTINO

Chamo-me António Pombalo Faustino. Tenho 25 anos e sou natural de Angola. Atualmente, sou estudante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde estou cursando licenciatura em Química.

MARYAN ANGELICA SEIXAS AYRAN

Tenho 23 anos e sou angolana. Em 2022, viajei para o Brasil com o objetivo de me formar no curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente, estou no quinto semestre do curso.

KERENE CRISTINA BEDI

Tenho 21 anos de idade e sou angolana. Em 2022, viajei para o Brasil com a finalidade de dar continuidade a minha formação superior. Atualmente, estou cursando a Licenciatura em Química na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

VITÓRIA REVIA TEIXEIRA DA SILVA

Sou brasileira, graduanda em Licenciatura em química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

ANA ODETE CASSINDA GUELENGUE

Tenho nacionalidade angolana, nascida na cidade do Cuito/Bié. Frequentei os meus estudos básico e médio na cidade de Benguela. É graduada em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Mestranda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

WILMA GRACIETE SILVA GOMES

Sou de nacionalidade guineense. Fiz o ensino fundamental e médio no meu país, Guiné-Bissau. Em 2019, fui contemplada com uma bolsa de estudos para o Brasil. Hoje, sou formada no curso de Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).

MATEUS MOISÉS MUTOCOLA

Possuo nacionalidade Angolana. Nasci no município de Cacuaco, província de Luanda. Sou Licenciado em Química pela Universidade da integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB.

ANA ÉRICA GONÇALVES MORAIS

Sou brasileira, sou formada em Licenciatura em Química pela Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

FRANCISCO DIEGO SOARES DE SOUSA

Tenho 23 anos, sou brasileiro e cearense, do município de Apuiarés, localizado a aproximadamente 130 km de Fortaleza. Sou graduado em Licenciatura em Química pela Universidade da integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Sou apaixonado pela docência e mais ainda pelas Ciências.

AMANDA GABRIELLE PAIVA CASTRO

Sou brasileira, sou de natural de Pentecoste – CE. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Enquanto universitária participei como monitora de disciplinas, bolsista do PIBID e bolsista de Projeto de Extensão, além de integrante do Centro Acadêmico do curso.

FAUSTINO DJATA

Tenho 30 anos de idade, sou de nacionalidade Guineense. Nasci e vivi em Guiné-Bissau a mais de 25 anos, e em 2019, consegui uma bolsa para estudar no Brasil, no Curso de Licenciatura em Química da Universidade da integração internacional da lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente sou mestrando em Química do ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

IURY BARBOSA PEREIRA

Tenho 23 anos, sou brasileiro, nasci na cidade de Baturité, no interior do estado do Ceará. Sou graduado em Licenciatura em Química na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Hoje vejo a educação como um pilar central de uma nova sociedade.

DANIELLY DAS GRAÇAS SOUSA DO NASCIMENTO

Sou brasileira, tenho 23 anos e nasci na cidade de Pacoti, que se situa na região do maciço de Baturité, Ceará. No ano de 2024, concluí o curso de Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). E vejo a educação como peça fundamental para a formação crítica e social das pessoas.

RODRIGO DA SILVA VIEIRA

Sou brasileiro e tenho 22 anos. Nasci na cidade de Barreira, no interior do estado do Ceará. Em 2024 conclui o curso de Licenciatura em Química na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Hoje vejo a educação como um pilar central de uma nova sociedade.

JOÃO N’BUNDÉ

Tenho 30 anos de idade, sou de nacionalidade guineense e estou aqui no Brasil a 5 anos. Sou Licenciado em Química pela UNILAB e atualmente sou mestrando em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

FRANCISCO VARLEY SILVA SOUSA

Sou brasileiro, tenho 23 anos, graduado em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

VIVIANE GOMES PEREIRA RIBEIRO

Sou brasileira, cearense, natural de Fortaleza. Possuo Graduação em Licenciatura em Química (2011), Mestrado em Química (2013) e Doutorado em Química (2018) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente sou Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tenho experiência na área de Ensino de Química, e atualmente meus estudos tem foco na formação de professores e estágio supervisionado, utilização das tecnologias digitais e relações étnico-raciais no ensino de química.

LÍVIA PAULIA DIAS RIBEIRO

Sou brasileira, possuo graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente sou professora adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Fui diretora do Instituto de Ciências Exatas e Natureza (2015/2019) e Coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários (CEAC/PROEX) (2020/2021). Sou membro pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) e Líder do Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (NATA). Tenho experiência em Instrumentação Analítica, Polarimetria, Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIRS) e Ensino de Química com contextualização decolonial.