Capa do livro: Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico das escolas do campo

Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico das escolas do campo

Autores: Edjaldo Vieira dos Santos - Arlete Ramos dos Santos

Este livro foi escrito com o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel do gestor escolar como mediador e articulador no processo de (re)elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico para as escolas localizadas no campo ou na cidade que atendem alunos do campo, na perspectiva da gestão democrática e fundamentado nos princípios pedagógicos da Educação do Campo.
O processo de (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico é coletivo e o gestor escolar tem papel fundamental no processo de sua construção no sentido de criar condições objetivas e estratégias mobilizadoras para envolver os professores, coordenadores, alunos, funcionários, pais e comunidade local, em que esses atores possam assumir o protagonismo no planejamento e desenvolvimento das ações administrativa, pedagógica, financeira e dos resultados educacionais da escola do campo.
Em discussão, a importância de um Projeto Político Pedagógico que valorize a realidade da educação do campo, fortalecendo a luta por uma escola que seja do campo, pela terra, pelos valores sociais e culturais das mulheres, homens e crianças camponesas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6737-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6738-1
DOI: 10.24824/978652516737.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 TECENDO A CONSTRUÇÃO DO PPP DAS ESCOLAS DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA - 17
  • CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO DO CAMPO: Concepções, princípios e os fundamentos legais - 75
  • CAPÍTULO 3 PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO - 115
  • CAPÍTULO 4 ANÁLISE E TRATAMENTO DOS DADOS DA PESQUISA - 145
  • CAPÍTULO 5 DIRETRIZES ORIENTADORAS PARA A CONSTRUÇÃO E/OU (RE) ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO - 187
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 207
  • REFERÊNCIAS - 213
  • ÍNDICE REMISSIVO - 233
ARLETE RAMOS DOS SANTOS

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq) e Coordenadora do Programa de Formação de Educadores do Campo – Formacampo.

EDJALDO VIEIRA DOS SANTOS

Doutorando e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); licenciado em Letras Vernáculas, Especialista em Gestão Escolar pela Escola de Gestores da Faculdade de Educação da Universidade Federal da BA, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) da UESB/UESC, professor efetivo da educação básica nos municípios de Itabuna e São José da Vitória-Bahia.