Capa do livro: Processos psicológicos e desenvolvimento humano em diferentes contextos:<BR>Teoria e pesquisa

Processos psicológicos e desenvolvimento humano em diferentes contextos:
Teoria e pesquisa

Autores: Maria Luiza Gava Schmidt (Org.)

O propósito deste livro, organizado no formato de coletânea de textos, possui um vasto repertório teórico–metodológico que contribui para ampliar o conhecimento sobre os processos psicológicos (cognitivos, perceptivos, linguísticos, afetivos, sociais e morais) nas perspectivas do desenvolvimento humano em diferentes contextos institucionais, educacionais, assistenciais, da saúde e do trabalho, na realidade brasileira e de outras realidades culturais.
Com amplitude temática, os capítulos escritos por muitas mãos salientam a importância das pesquisas subjacentes às abordagens em Psicologia do Desenvolvimento Humano, fundamentais à compreensão do psiquismo e à constituição do sujeito e da subjetividade.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6844-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6845-6
DOI: 10.24824/978652516844.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 456
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 NOTAS SOBRE A DIALÉTICA COMO MÉTODO DE EXPOSIÇÃO - 23
  • CAPÍTULO 2 DESENVOLVIMENTO HUMANO E O VÍNCULO MORAL DO INDIVÍDUO COM A ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO - 37
  • CAPÍTULO 3 O QUE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL TEM A DIZER SOBRE O SENTIDO: aspectos conceituais e metodológicos - 53
  • CAPÍTULO 4 OS ESPAÇOS E AMBIENTES NA EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NA ESCOLA COMO FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA - 69
  • CAPÍTULO 5 ATENDIMENTO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: protocolo de manuseio de casos clínicos a partir de relatos de experiência em estágios curriculares - 87
  • CAPÍTULO 6 DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS EM MULHERES: barreiras e facilitadores da transição universidade-trabalho - 105
  • CAPÍTULO 7 MACHISMO E RACISMO COMO ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO PARA A CONSERVAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAIS - 141
  • CAPÍTULO 8 INDICADORES E INTERVENÇÕES PRECOCES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 159
  • CAPÍTULO 9 TRABALHO E DEFICIÊNCIA: desafios e oportunidades para o desenvolvimento humano - 197
  • CAPÍTULO 10 PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: desenvolvimento do apoio à Saúde da Família - 211
  • CAPÍTULO 11 PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL E EM PORTUGAL: desemprego e informalidade em diferentes contextos - 233
  • CAPÍTULO 12 O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SEGUNDO A CRÍTICA NIETZSCHIANA AOS DOGMAS DA PSICOLOGIA - 255
  • CAPÍTULO 13 RACIALIZANDO AFETOS: modelos organizadores do pensamento e racialização no cenário brasileiro - 265
  • CAPÍTULO 14 A PRODUÇÃO DE SENTIDO EM TRÊS ESTUDOS: considerações à luz da psicologia histórico-cultural - 281
  • CAPÍTULO 15 RELAÇÕES ENTRE A ROTINA MATERNA E SEUS REFLEXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA - 299
  • CAPÍTULO 16 SINGULARIDADES DA MULHER NA CLÍNICA PSICOLÓGICA PSICANALÍTICA: o caso de uma mãe identificada tardiamente com altas habilidades/superdotação - 315
  • CAPÍTULO 17 MÍDIAS SOCIAIS E PLATAFORMIZAÇÃO DO TRABALHO: o uso e suas implicações para psicólogos clínicos - 331
  • CAPÍTULO 18 EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E (DES)MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS QUE ATUAM EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA: relatos de uma intervenção - 365
  • CAPÍTULO 19 ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÕES SOCIOPROFISSIONAIS VIVENCIADOS POR PROFESSORES DE PSICOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 - 381
  • CAPÍTULO 20 IMPACTOS DA CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA E PROFISSÃO NO BRASIL - 409
  • ÍNDICE REMISSIVO - 435
  • SOBRE OS AUTORES - 447
ORGANIZADORA

MARIA LUIZA GAVA SCHMIDT

Psicóloga, Psicodramatista, Arteterapeuta e Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp e Pós-Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP. Docente do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP – Campus de Assis.

AUTORES

ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA

Doutora em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); com mestrado e graduação em Psicologia, pela mesma instituição. Professora da Faculdade Luciano Feijão (FLF), em Sobral-CE.

ANA CAROLINA GONÇALVES LOPES CORRÊA

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde- Suprema. Participante do Grupo de Pesquisa GEESP (Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Psicologia).

ANA CLÁUDIA ALMEIDA MACHADO

Psicóloga e doutora em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

ANA FLAVIA SALES MAGALHAES

Estudante de graduação do curso de Psicologia, da Faculdade Luciano Feijão (FLF), em Sobral-CE.

ANA PAULA DE ARAÚJO FERNANDES

Psicóloga clínica mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia junto a Linha Processos Psicológicos e Contextos de Desenvolvimento Humano, Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Câmpus de Assis/SP.

ANDREZA NATHIELLY BATISTA REIS

Graduada em Psicologia pela UFBA. Mestranda em Psicologia pelo PPGPsi da UFBA. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação.

ANDREZA RESENDE NEIVA

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde- Suprema. Participante do Grupo de Pesquisa GEESP (Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Psicologia).

ADRIELE TENORIO DUARTE PELLOSO

Psicóloga graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Pós-graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitiva Comportamental (UNINTER), e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP-ESALQ).

BIANCA DOS SANTOS CARA

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UCDB), Especialista em Psicopedagogia (ULBRA) e em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual (CBI Miami). Tem experiências nos campos Social, Organizacional e Clínico, atualmente com foco em Psicopedagogia e Programas ABA, além de experiência na docência do Ensino Superior (graduação e especialização).

BIANCA VITTI CINCOTO

Mestre em Docência para a Educação Básica. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Unesp/Assis.

BRUNA KAREN GRILO PEREIRA

Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2022), Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Atualmente psicóloga judiciária do TJMS.

CAMILA INCAU

Bolsista CAPES nível Doutorado pelo Prog. de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus Bauru. Mestra pelo Prog. Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus São José do Rio Preto/Ilha Solteira/Jaboticabal.

CARINA ALEXANDRA RONDINI

Docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP/São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Coordenadora do Projeto RAIS - REDE DE ATENDIMENTO INTERGRAL AO SUPERDOTADO. Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (CNPq).

CLÁUDIA APARECIDA VALDERRAMAS GOMES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília/SP). Professora no Departamento de Psicologia Social – Curso de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras – FCL – UNESP de Assis/SP. Docente orientadora das pesquisas.

CLÁUDIO EDWARD DOS REIS

Doutor em Educação pela Unesp de Marília, professor das disciplinas de Processos Psicológicos Básicos e Métodos e Técnicas da abordagem cognitivo comportamental, Prática clínica na abordagem cognitivo comportamental, supervisor de estágio em psicologia clínica.

CRÍSTIA ROSINEIRI GONÇALVES LOPES CORRÊA

Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Psicologia. Graduada em Medicina. Mestrado em Philosophy and Ethics of Mental Health. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Psicologia. Membro da Associação Mundial de Psiquiatria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEESP (Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Psicologia).

DANILO SARETTA VERISSIMO

Professor Associado (livre-docente) do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras (Unesp), Assis/SP, Brasil.

DEIVIS PEREZ

Doutor em Educação pela PUC SP, professor no Departamento de Psicologia Social e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação e Psicologia.

EDGAR BENDAHAN RODRIGUES

Doutorando em Psicologia pela Unesp/Assis, representante discente do PPGP. Atualmente realiza estágio de pesquisa no exterior (BEPE/Fapesp) na Queen’s University of Belfast (QUB) e participa do Observatório de Vivências Estudantis (OVE/Unesp).

EDUARDO SILVA BENETTI

Mestre em Docência para a Educação Básica. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Unesp/Assis.

ELISA GOUVÊA

Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2022), com especialização clínica em Psicoterapia Corporal e Análise Bioenergética pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP).

EMILLI CAROLINE SILVA SOUZA

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi bolsista do Ministério da Saúde Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), Eixo Gestão e Assistência (2022/2023) e atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

FABIANA PINTO DE ALMEIDA BIZARRIA

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestre em Administração. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-Minas.

FERNANDO FALEIROS DE OLIVEIRA

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela UCDB. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda/RJ). Coordenador do LAPOSTE (UFF/CNPq) e membro do GT Psicossociologia do Trabalho da ANPEPP. Atua nos campos de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Ciência e Profissão.

JOÃO PAULO DE SOUSA AREOSA

Doutor em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS). Investigador integrado no Centro de Interdisciplinar em Ciencias Sociais (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do mestrado em Higiene e Segurança no Trabalho, no IPS. Membro da direção do OCVT - Observatório das Condições de Vida e Trabalho – Associação Científica. Membro fundador do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS).

LAILA LEITE CARNEIRO

Professora adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica, mestre e doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UFBA.

LEONARDO ALVES FERNANDES

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Mestrando em Psicologia no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis. Bolsista FAPESP.

LIGIA CAROLINA OLIVEIRA SILVA

Doutora em Psicologia pela UnB. Professora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e Visiting Research Fellow do Global Institute of Women’s Leadership na Australian National University.

LILIANA ANDOLPHO MAGALHÃES GUIMARÃES

Psicóloga (USP), Doutora em Saúde Mental (UNICAMP), Pós-doutora em Medicina do Stress (Karolinska Institutet – Suécia), Membro do GT Psicosssociologia do Trabalho (ANPEPP), Líder do LSMQVT (UCDB/CNPq). Professora do PPG de Psicologia da UCDB, atua nos campos de Psicologia da Saúde Ocupacional, Saúde Mental Geral e do Trabalhador e Psicologia da Saúde.

LUCAS CARVALHO PETO

Docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), lotado no Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP). Áreas e temas de concentração de suas pesquisas e publicações: teoria marxista da dependência e formação econômica do Brasil.

LUCAS MARTINS SOLDERA

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis). Professor Associado do Departamento de Psicologia e Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia - da UEM. Pesquisador e co-fundador dos grupos de pesquisa Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho - LIST e Centro de Estudo Saúde, Subjetividade e Trabalho – CESST.

MANUEL MOREIRA DA SILVA

Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto D da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapuava/PR). Psicanalista, analista didata e docente vinculado à Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (SBDp-ID).

MARCLEIDE SAMPAIO OLIVEIRA

Especialização em MBA - Gestão em finanças, controladoria e auditoria - Centro Universitário Uninta, UNINTA, Brasil.Graduação em Administração.Faculdade Luciano Feijão, FLF, Brasil.

MARIA LUIZA GAVA SCHMIDT

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Unesp/Câmpus de Assis/SP.Doutora em Saúde. Doutora em Saúde Coletiva (FCM/UNICAMP). Pós-Doutorado em Saúde Pública (FSP/USP). Docente do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Câmpus de Assis/SP.

MÁRIO SÉRGIO VASCONCELOS

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2012) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP (2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP (2913/atual) e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP (2012/atual).

MEIRE LUCI SILVA

Professora Doutora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência – CNPq. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia - Faculdade de Ciências e Letras – Assis.

NILSON ROGÉRIO DA SILVA

Livre Docente e Professor associado ao curso de Terapia Ocupacional e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência – CNPq.

RAYANA SANTEDICOLA ANDRADE

Professora Associada I do curso de Psicologia da UFBA-IMS/CAT. Está em estágio pós-doutoral na UFU, na área de Processos Organizacionais, em 2024. Fundadora e coordenadora do Projeto Florescer. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco atual em intervenções e gestão de carreiras de mulheres nas organizações e trabalho.

RENATA XAVIER CARNIEL

Graduada em Letras (2004) e Psicologia (2013). Mestra (2020) e Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/ Assis-SP. Atua desde 2006 na área de contratação, seleção, treinamento e desenvolvimento humano e organizacional no setor privado.

RITA MELISSA LEPRE

Doutora em Educação. Livre-Docente em Psicologia da Educação. Docente Associada do Departamento de Educação UNESP/Bauru.

RUCHELLI STANZANI ERCOLANO

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela UNESP, professora no Centro Universitário Unifafibe. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação e Psicologia.

SANDRA FOGAÇA ROSA RIBEIRO

Psicóloga, Doutora em Educação pela Unicamp, Mestre Saúde Pública pela UNESP, Pós- Doutora pela Unicamp. Professora Adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora do grupo de pesquisa Saúde Mental, Trabalho e Gestão/CNPq. Desenvolve estudos nas áreas de Psicologia do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, especialmente no campo da saúde pública.

SINÉSIO GOMIDE JÚNIOR

Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e professor Titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília.

SONIA MARIA GUEDES GONDIM

Professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicóloga e mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Madrid e no Magdalene College da Universidade de Cambridge. Atua no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFBA. Professora visitante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2022-2024. Membro do CA do CNPq (2021-2024).

VANDERLÉIA DE LURDES DAL CASTEL SCHLINDWEIN

Possui graduação em Psicologia, Pós-doutoranda do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua na área de Psicologia Social e do Trabalho (PST). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas Saúde Mental e Trabalho, Desemprego, Saúde do Trabalhador e Assédio Moral no Trabalho.

VANESSA CATHERINA NEUMANN FIGUEIREDO

Doutora em Saúde Coletiva (Unicamp), Mestra em Sociologia (Unesp) e Graduada em Psicologia (Unesp), é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus do Pantanal, Corumbá, Brasil. Líder do grupo de pesquisa “Saúde mental e trabalho na fronteira” (CNPq) e Responsável pelo Laboratório de Saúde Mental (UFMS/CPAN).

VITOR DE PAULA BOECHAT SOARES

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde- Suprema. Participante do Grupo de Pesquisa GEESP (Grupo de Estudos em Educação, Saúde e Psicologia).

THAINÁ DA SILVA COSTA

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia e Sociedade pela UNESP, professora no Instituto Municipal de Ensino Superior. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação e Psicologia. Colaboradora do CRP SP.