Capa do livro: Margem – Educação física e humanidades:<br> Produções da PósGraduação da FEF-UNICAMP 2018 a 2023

Margem – Educação física e humanidades:
Produções da PósGraduação da FEF-UNICAMP 2018 a 2023

Autores: Leonardo Mattos da Motta Silva - Maísa Ferreira (Orgs.)

Dando sequência ao trabalho iniciado em 2019, este livro organiza e apresenta as pesquisas mais recentes realizadas no Laboratório Margem da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. A obra reúne ensaios de mestrado e doutorado, defendidos entre 2018 e 2023, que abordam a interseção entre Educação Física, Filosofia e Ciências Humanas. Os capítulos, elaborados por pesquisadores(as) do programa de pós-graduação, destacam a diversidade temática e teórica das investigações, revelando as complexidades e os desafios enfrentados ao longo das pesquisas. Através deste compêndio, buscamos ilustrar a relevância das humanidades na Educação Física e evidenciar o impacto do Laboratório Margem na promoção do diálogo interdisciplinar e no suporte acadêmico. Uma leitura enriquecedora para compreender as contribuições e os avanços no campo.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6858-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6859-3
DOI: 10.24824/978652516858.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A GINÁSTICA RÍTMICA POR SUAS PROTAGONISTAS: vozes de ginastas brasileiras que disputaram as vagas olímpicas (1983-2016) - 15
  • A PESQUISA QUE NÃO FOI E A TESE QUE PRECISOU SER: da fragilidade das políticas públicas de esporte e lazer aos impactos do trabalho uberizado na vida cotidiana - 27
  • BREVES NOTAS SOBRE O SACRIFÍCIO ESPORTIVO: uma perspectiva de inspiração nietzschiana - 49
  • ENTRE ESPORTE E SINDICALISMO BANCÁRIO: caminhos de pesquisa - 63
  • SOBRE A ESCRITA E A METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: meditações a partir das ciências sociais, artes e humanidades - 75
  • IMIGRANTES, IMPRENSA E PUGILISMO: resultados e trajetórias de uma pesquisa - 87
  • AS SEMANAS DE EDUCAÇÃO: entre margens - 111
  • UMA NARRATIVA SOBRE PESQUISAR AS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - 125
  • PROBLEMA, PROBLEMÁTICA E MÉTODO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma pesquisa da perspectiva estudantil ao professor-pesquisador - 133
  • DOCÊNCIA E SUBJETIVIDADE: percorrendo e construindo os territórios de atuação - 153
  • QUAL É O TOM DA RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E ESCOLA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS? - 169
  • A RESSIGNIFICAÇÃO NO CURRÍCULO CULTURAL: uma prática de resistência - 177
  • TRAMAS E RELAÇÕES NA FORMA INSTITUCIONAL: espaço de formação e produção compartilhado por pós-graduandos - 195
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
  • SOBRE AUTORES - 215
BRUNO MODESTO SILVESTRE

Doutor (2023) e mestre (2016) em Educação Física (área de concentração Educação Física e Sociedade) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição pela qual é formado em Educação Física e Ciências Sociais. Atualmente, é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Tem experiência nas áreas de Sociologia do Lazer e Políticas Públicas em Educação Física. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Lazer (GEPL/Unicamp) e do Grupo Ethnós (ESEF/UPE).

BRUNA LOCCI

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Mestra em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro) e graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Docente da Pós-graduação em Ginástica Rítmica da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) da FEF-UNICAMP. Integrante dos Grupos Ginásticos Unicamp (GGU e GGU-Ânima). Fundadora do Grupo Ginástico Luso Bauru. Estuda e pesquisa nas áreas de Ginástica, História da Ginástica Rítmica, Formação Esportiva, Vozes de Atletas, Ginástica para Todos, e Ginástica para Pessoas com Deficiência.

FIDEL CASTRO MACHADO

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Mestre em Educação Física pela Unicamp (2016). Doutor em Educação Física pela Unicamp (2021). Professor da rede estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (GPFEM - Unicamp). Membro do MARGEM: Laboratório de Pesquisa em Educação Física e Humanidades (Unicamp). Membro do grupo Transgressão (FEF-Unicamp). Membro da Associação Internacional de Filosofia do Esporte. Foi professor e coordenador da Body Life Assessoria Esportiva.

GABRIELA MARTA MARQUES DE OLIVEIRA

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Mestre em Educação Física e Sociedade pela mesma universidade (2020). Doutoranda em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Possui interesse pelos seguintes temas: história do esporte - notadamente do futebol, história do Brasil República, história do trabalho e história da saúde. Membro do grupo de pesquisa Corpo e Educação (Unicamp).

GILSON SANTOS RODRIGUES

Atualmente sou professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, docente do Magistério Secundário Técnico II no Colégio Técnico de Campinas - Cotuca Unicamp (2022-2024) e estudante de doutorado da Faculdade de Educação Física - FEF Unicamp (2019-2024). Sou diplomado Bacharel (2014), Licenciado (2015) e Mestre em Educação Física (2018) pela FEF Unicamp. Tenho experiências profissionais e de pesquisa nas áreas de Educação Física e Arte-Educação Circense. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS e do MARGEM: Laboratório de Pesquisa em Educação Física e Humanidades. Desenvolvo pesquisas na área da Educação Física investigando os seguintes temas: Circo, Jogo e Cultura Lúdica, Educação Física Escolar e Tecnologias Educacionais. Tenho minhas pesquisas alicerçadas na Fenomenologia, Pedagogia e nas Pesquisas Qualitativas.


IGOR CAVALCANTE DOI

Doutorando e mestre em Educação Física e Sociedade pela Unicamp, com ênfase em História Cultural do esporte. Bacharel e licenciado em Educação Física pela mesma instituição. Foi professor designado no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (2021-2022), campus Ibirité. Atuou como representante discente na Comissão de Pós-Graduação da FEF-Unicamp (2019-2020). É membro do grupo de pesquisa Corpo e Educação e do grupo de pesquisa MARGEM. Atualmente é professor de educação básica na rede municipal de Vinhedo-SP, lecionando na educação infantil e no ensino fundamental, fundamentado numa perspectiva crítica de Educação Física. É também mediador de área de Educação Física pelo Programa de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo (PROAPE). É vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e partícipe do GTT10 - Memórias da Educação Física e do Esporte.

LEONARDO MATTOS DA MOTTA SILVA

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação Física, na área de concentração "Educação Física e Sociedade", ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo bolsista FAEPEX e CAPES respectivamente. É membro do Grupo de Pesquisas CORPO e EDUCAÇÃO e do Laboratório MARGEM da Faculdade de Educação Física da Unicamp. É revisor da Revista Conexões (Unicamp). Foi professor substituto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto no Instituto Federal do Rio de Janeiro. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, entidade científica da área de Educação Física filiada à SBPC. Tem experiência na área de pesquisa educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, corpo, saúde e dos esportes.

MAÍSA FERREIRA

Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição pela qual é formada em Educação Física. É doutoranda em Educação Física (área de concentração Educação Física e Sociedade) na mesma instituição. Participa do grupo de pesquisas Transgressão - FEF/ UNICAMP e Margem - FEF/UNICAMP. Ênfase em estudos na área de Educação Física Escolar e Currículo Cultural.

MARCOS ROBERTO SO

Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho. Professor de Educação Física do Ensino Médio Técnico-Profissionalizante do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Docente permanente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como professor e orientador de Mestrado Profissional, núcleo IFSULDEMINAS - Muzambinho. Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UNICAMP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Presidente Prudente-SP). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Bauru-SP). Integrante dos Grupo de Estudos em Educação Física EscolaR (Unicamp/CNPq) e participante do Grupo de Pesquisa Margem (Unicamp/CNPq). Desenvolve trabalhos de investigação na área de Educação Física escolar, com ênfase nos seguintes temas: Ensino Médio, lutas, relação com o saber, alunos.

MARINA CONTARINI BOSCARIOL

Mestra em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP na área de Educação Física e Sociedade. Aluna de doutorado no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP na área de Educação Física e Sociedade. Graduação em Educação Física (Licenciatura/Bacharel) na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa TRANSGRESSÃO - FEF/UNICAMP e membro do grupo MARGEM - FEF/UNICAMP. Ênfase de estudos na área de formação de professores de educação física e o Currículo Cultural.

PEDRO DE OLIVEIRA MILAGRES

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pelo PPGE-UFV, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Licenciado no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do grupo Corpo e Educação. Atuou como professor na Educação Infantil (escola filantrópica) e Ensino Médio (programa Integral Integrado, parte flexível), ministrou disciplina-projeto para alunas e alunos do Ensino Fundamental e atuou como professor e coordenador do Cursinho Popular de Piranga, em Piranga/MG. Interesse em pesquisas nas áreas de História da Educação e da Educação Física, com ênfase nas práticas de educação do corpo e nas instituições.

REBECA SIGNORELLI MIGUEL

Doutora em Educação (2022) e Mestra em Educação Física (2015), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Física pela UNICAMP. Professora do Departamento de Corpo e Movimento Humano (DCMH), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. Atualmente está como coordenadora do curso de Educação Física (UEMG-Passos). Foi professora de Educação Física na Educação Básica Pública por 10 anos. Atua principalmente nos seguintes temas: escola, educação física escolar, esporte, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer e megaeventos esportivos.


WELINGTON SANTANA SILVA JÚNIOR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, na área de Formação de Professores e Práticas educativas. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Educação Física e Sociedade. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba FEFISO/ACM - Sorocaba. Bacharel em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Campinas. Graduado em Educação Física pela Faculdade Uirapuru. Atualmente é membro do Grupo de Estudo Des-mutação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Membro do Grupo de Estudo Transgressão (GT) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP. Atualmente é professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Sorocaba. Ênfase na área de estudos em Currículo, Currículo Cultural e Educação Física escolar.