Capa do livro: Pintura pensamentos e movências - 2ª Edição

Pintura pensamentos e movências - 2ª Edição

Autores: Ana Helena da Silva Delfino Duarte - Ana Rita Ferreira - Rodrigo Freitas Rodrigues (Orgs.)

Essa publicação tem como objetivo apresentar reflexões sobre a pintura contemporânea em suas diversas abordagens.
Na primeira seção, discutem-se estudos cromáticos, destacando tanto os aspectos físicos das cores quanto sua simbologia no contexto cultural.
A segunda seção examina a pintura matérica evidenciando a dimensão semiótica da materialidade, a carnação pictórica e as interações temporais entre a matéria e o ato de pintar.
Na terceira e última seção a pintura é abordada no “campo expandido”, em diálogos com outras linguagens artísticas, o que permite identificar de maneira direta e indireta a presença do pensamento pictórico.
Em seu conjunto a obra enfatiza as transformações da pintura ao longo do tempo, refletindo sobre a dinâmica dessa linguagem profícua no contexto da história da arte e na poética dos autores cujos ensaios aqui são apresentados.
Essa é mais uma publicação do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), vinculado ao Instituto de Artes (IARTE) – da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6709-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6706-0
DOI: 10.24824/978652516709.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:2

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • Reflexões acerca dos desafios do adjetivo “contemporâneo" - 20
  • Musings on the Challenges of the “Contemporary” - 24
  • Corpo–cor, corpo–híbrido - 30
  • A simbologia das cores e o aspecto cultural - 36
  • A cor que vela - 46
  • A dimensão simbólica da materialidade e a objetualidade na carnação pictórica - 58
  • A pictoriedade corrosiva da materialidade metálica: a carnação matérica - 72
  • O vínculo matérico e temporal no ato de pintar - 82
  • “Pinturas matérico-objetuzais”: uma análise da série Inventários Pictóricocarnavalescos na perspectiva do campo expandido - 92
  • Amargura: por uma estética do outro - 104
  • Não-Lugares e o habitar no campo da pintura - 112
  • Entre o desenho e a pintura de Rafael Sanzio: Imagem e transmissão - 122
  • Afro-Silhuetas: um caminho para a pintura em interface com outras li - 130
  • Onde estão as flores? Uma compreensão do feminino em pintura e objeto - 138
  • PERFIL DOS AUTORES - 149
ANA HELENA DA SILVA DELFINO DUARTE – ANINHA DUARTE

Artista brasileira, professora no Curso de Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia – IARTE/UFU e no Curso de Pós-Graduação no Programa de Mestrado em Museologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutora em História Social – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP com Estágio de doutoramento na Universidade de Évora (Bolsa PDE CAPES). Pesquisadora dos núcleos de pesquisa – NUPPE (UFU – Líder), GREC (UFBA – pesquisador), NEHSC (PUC/SP - Pesquisador).

ANA RITA FERREIRA

Doutora em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a estética agostiniana (2012); mestre em Estudos Curatoriais (2006) e licenciada em Artes Plásticas – Pintura (2003) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e membro integrado do NUPPE. Tem lecionado no ensino superior nas áreas da filosofia e da literatura, tanto em Portugal como na Noruega. Conta com vários trabalhos publicados na sua área de especialização. Trabalha atualmente no serviço educativo do Centro 22 de Julho, em Oslo (Noruega).

ANDRÉA V. DIOGO GARCIA

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Artista plástica participou de mostras coletivas no Brasil, Colômbia e França. É escritora e ilustradora infantil e docente em Brasília na rede particular de ensino.

BRAYAN LUCAS ARANTES DA ROCHA CAIRES

Graduado em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia em 2017. Participa do Núcleo de Pintura e Ensino (NUPPE). Sua pesquisa se enquadra na linha de pintura matérica, no qual seu fulcro investigativo é a corrosão de metais com ácidos, chegando assim à morte da matéria e sua subsequente transformação em um óxido de baixa redução. Na área da literatura escreve poemas e publicou seu primeiro livro de poesia em 2015 intitulado Metástase. Participa de exposições nacionais e internacionais.

CAMILA MOREIRA

Camila Moreira é artista plástica, doutora em Arts Plastiques pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne -França. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Desenho/Escola de Belas Artes. Sua pesquisa contempla o desenho na atualidade, processos híbridos, o exílio, a mestiçagem na arte e processo de criação. Atua como artista visual com mostras no Brasil e exterior. É coordenadora do NEDEC / UFMG (Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo), pesquisadora do NUPPE/UFU (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino), membro da Associação de artistas (Art)ère- Paris-França.

DAYANE JUSTINO

Artista Brasileira – Vive em Uberlândia-MG / Brasil. Graduada em Artes Plásticas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes linha Fundamentos e Reflexões (UFU). Desenvolve pesquisa teórica e prática acerca das poéticas visuais, sobretudo obras pictóricas, investigando o processo de formação e transformação da matéria como possibilidade de criação visual e transitoriedade do tempo. Atua como artista plástica, mostras coletivas e individual, projetos de extensão, publicações, membro do NUPPE – Núcleo de Pintura Pesquisa e Ensino do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia

ELSIENI COELHO DA SILVA

Docente do curso de Artes Visuais, da Universidade Federal de Uberlândia, na área de formação de professores, desde 1997. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Licenciatura com Habilitação em Artes Plástica, pela UFU. Coordena o grupo Formação, Prática Educativa e Pesquisa, em que investiga a pesquisa como recurso didático pedagógico e a criação coletiva como formação do professor e prática educativa. Integra a Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste, em análise de Teses e Dissertações sobre professor, dos Programas de Pós-graduação em Educação. Participa do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino com produção artística em pintura e objeto e digital, com investigações sobre processo de criação.

FABIO FONSECA

Fabio Fonseca, docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea de Desenho. Doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Mestre em Teoria e História da Arte pela UnB. Especialista em História da Arte do Século XX e Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP- PR). Atualmente desenvolve sua pesquisa sobre o processo de sobrevivência das imagens, procurando integrar sob um viés teórico-metodológico, a pesquisa em Teoria e História da Arte com a produção prática em Artes.

FLAVIANE MALAQUIAS

Mestre em Arte Educação (2018), pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2011), graduada em Artes Visuais (2007), todos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como artista plástica e pesquisadora do NUPPE, com exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Atua também, como professora de Artes Visuais na esfera municipal e estadual, no ensino fundamental e médio desta cidade. Contemplada com a bolsa de estágio pelo período de um ano no Museu e Galeria de Arte The Duldig Studio na cidade de Melbourne/Austrália (2006/2007).

KAREN MONICA REINI

Mestre em História da Arte pela Universidade de Oslo, Karen Reini é uma norueguesa de origem zambiana, exercendo atualmente como curadora assistente no Centro de Arte Henie Onstad (Noruega). Tendo recentemente trabalhado como gerente de projeto do programa de mediação do centro de arte, Reini participou na tradução e edição de catálogos publicados a par da primeira exposição individual da obra de Catherine Opie na Europa (2017), da retrospectiva da obra de Håkon Bleken (2018) e de uma mostra sobre o Dadaísmo (2019) com ênfase particular na produção artística das mulheres participantes durante o período de formação do movimento.

KARINA SOUSA

Doutoranda no programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), sob orientação de Cecília Almeida Salles. Mestre em Artes, no programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea Artes Visuais na Linha de Pesquisa Práticas e Processos em Artes, sob orientação do Profa. Dra. Ana Helena da Silva Delfino Duarte. Dissertação de mestrado baseada na temática Folia de Reis. É bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário SENAC (2014). É pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino – NUPPE/UFU, na linha de pesquisa “Estudos Cromáticos”.

ROBERTA MELO

Professora e artista brasileira, trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Fez sua graduação em Artes Plásticas na mesma universidade que trabalha. Cursou o mestrado e o doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Membro da linha de pesquisa Pinturas e Interfaces com Outras Linguagens do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História da Educação, Metodologias do Ensino em Artes Visuais e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, educação feminina, ensino e aprendizagem na contemporaneidade, história do ensino de arte e história e memória.

RODRIGO FREITAS RODRIGUES

Graduou-se em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com habilitação em pintura (2006) e gravura (2008). Possui doutorado em artes pela mesma instituição (2016). Atualmente é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, integrante do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Educação) e sua pesquisa poética versa sobre a relação entre imagem e tempo, sobretudo a partir da prática pictórica em diálogo com vários meios de criação e difusão da imagem.

SÉRGIO RICARDO FERNANDES RODRIGUES

Artista visual brasileiro. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Graduado em Artes Plásticas pela mesma instituição. Membro do NUPPE – Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino – desde 2007. Investiga a visualidade do carnaval brasileiro (escolas de Samba) e suas possibilidades de interpretação por meio da pintura e suas interfaces. Realizou diversas exposições, nacionais e internacionais, individuais e coletivas, assim como participou da organização de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior.