Capa do livro: Base nacional comum curricular e a materialização da pedagogia das competências: <BR>Uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Base nacional comum curricular e a materialização da pedagogia das competências:
Uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores: Rafaela Cristina Johann

A implementação da BNCC tem gerado intensos debates no cenário educacional brasileiro. Será ela um marco positivo na busca por uma educação equitativa ou um retrocesso disfarçado de progresso? Este livro revela os interesses privatistas e neoliberais que permeiam a BNCC, destacando sua relação com a Pedagogia das Competências, uma abordagem que limita a formação dos estudantes ao "saber fazer" técnico, moldando-os para o mercado de trabalho em detrimento de um desenvolvimento omnilateral. Com uma análise profunda e embasada na Pedagogia Histórico-Crítica, a autora examina como a busca por habilidades e competências esvazia o currículo de conteúdos essenciais, reduzindo a educação a um mero treinamento técnico focado em avaliações padronizadas. A obra expõe a desvalorização docente, a privatização da educação e o controle ideológico exercido sobre escolas e professores, revelando o impacto devastador dessas políticas na formação das novas gerações. Este livro é um convite à reflexão e à luta por uma educação emancipadora, que promova o pensamento crítico e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Prof. Ricardo Eleutério dos Anjos

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6702-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6703-9
DOI: 10.24824/978652516702.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 19
  • CAPÍTULO 1 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PAUPERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: a performance questionável e o agigantamento do setor privado - 21
  • CAPÍTULO 2 O ANTAGONISMO ENTRE A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA - 61
  • CAPÍTULO 3 REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E OS PROCESSOS FORMATIVOS A PARTIR DA BNCC: competência e produtividade em evidência - 137
  • CONCLUSÃO - 173
  • REFERÊNCIAS - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 199
RAFAELA CRISTINA JOHANN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu. Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação Infantil, em Ensino Lúdico e em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico-Cultural. É professora de Educação Infantil e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.