Capa do livro: Avaliação e qualidade de ensino: <BR>Três décadas de experiências na América Latina

Avaliação e qualidade de ensino:
Três décadas de experiências na América Latina

Autores: Fabiano Antonio dos Santos - Andréia Vicência Vitor Alves (Orgs.)

As avaliações externas assumiram lugar de destaque nos países latino-americanos a partir do final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando sistemas nacionais são criados como ferramentas de mensuração de uma suposta qualidade da aprendizagem. Aliadas ao movimento neoliberal que crescia na região, as avaliações tornam-se mecanismos de controle e indução de práticas consideradas adequadas pelo modelo econômico. Este livro marca os trinta anos de existência destes sistemas avaliativos na região e o faz apresentando um panorama importante deste período. Os artigos que compõe essa obra são resultado do “XIII Colóquios sobre Avaliação e qualidade do ensino: três décadas de experiências na América Latina”, organizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Apresentam análises importantes sobre o rumo das avaliações e a consolidação, por um lado, de um Estado Avaliador que se tornou hegemônico com auxílio dos Organismos Internacionais e, por outro, experiências contra hegemônicas que buscam construir modelos de avaliações externas alternativos voltados para a promoção de justiça social.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6804-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6805-0
DOI: 10.24824/978652516804.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A CONTROVÉRSIA SOBRE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: CONTINUUM ARGUMENTATIVO - 15
  • AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: DELINEAMENTOS E PERSPECTIVAS - 39
  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA AMÉRICA LATINA - 63
  • RECOMENDAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA PARA A AMÉRICA LATINA - 81
  • DISCURSOS EVALUATIVOS EN LAS POLÍTICAS MULTILATERALES PARA AMÉRICA LATINA - 95
  • MEDIDAS ESTRUTURANTES DA ACCOUNTABILITY DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E DESIGUALDADE EDUCACIONAL: CRÍTICA A FINALIDADES E ALCANCES - 121
  • INDICADORES DE QUALIDADE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 139
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: ampliação das práticas de bonifi cação e premiação por resultados - 165
  • RECOMENDAÇÕES DAS DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS PARA A AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL - 181
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA - 199
  • EVALUACIÓN EN PANDEMIA. POLÍTICAS Y EXPERIENCIAS EDUCATIVAS EN ESCUELAS SECUNDARIAS TÉCNICAS EN ARGENTINA - 217
  • ÍNDICE REMISSIVO - 237
  • SOBRE OS AUTORES - 241
RENATO MELO RIBEIRO

Professor Contratado III (Doutor) do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação – EDA, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestre em Educação pela FEUSP, na área de Estado, Sociedade e Educação. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Coordenador do Grupo Polifonia – Estudos em Avaliação, Gestão e Política Educacional (Feusp).

SANDRA ZÁKIA

Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo e do programa de pós-graduação em educação da mesma universidade. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em educação também pela Universidade de São Paulo.

OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE

Professor da Universidade de São Paulo (Feusp), Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

JORGE ALARCÓN-LEIVA

Professor e professor investigador da Universidad de Talca (Chile). Mestre em Filosofia pela Universidad de Concepción e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, sistema educativo, consenso, pós-política e filosofia.

JOÃO BATISTA ZANARDINI

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Curso de Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós doutor pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.  É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Sociais – GEPPES – UNIOESTE e da RELIEVA – Red Latinoamericana de Investigación en Evaluación

TOMÁS SANCHEZ AMAYA

Professor da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá/Colômbia). Mestre em Filosofia Latinoamericana pela Universidade Santo Tomás (Bogotá, Colômbia). Doutor em Ciências Sociais, Infância e Juventude, pela Universidade de Manizales-CINDE (Colômbia). Pós-doutor em Narrativa e Ciência pela Universidade Santo Tomás (Colômbia).  Líder do Grupo de Pesquisa “Educación, Cultura y Arte (EduCArte)” e coordenador do “Proyecto Académico de Investigación y Extensión de Pedagogía (Paiep)”.

ELTON LUIZ NARDI

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability em Países da América Latina (Geppaya). É pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ-1D), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

JOÃO LUIZ HORTA NETO

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, atuando na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Doutor em Política Social e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

FABIO PERBONI

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em educação da mesma universidade. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca (UNESP/Franca), e doutor em educação também pela Universidade Estadual Paulista “julio  de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente (UNESP/Presidente Prudente). Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE – UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF – UEMS)

ANDRÉIA VICÊNCIA VITOR ALVES

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em educação da mesma universidade. Mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutora em em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Líder do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) .

ISADORA RODRIGUEZ SAMBRANA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Programa de Pós-Graduação em Educação do campus do Pantanal) e doutoranda em educação também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Programa de Pós-Graduação em Educação da Cidade Universitária). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE).

FABIANO ANTONIO DOS SANTOS

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de educação. Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná e doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE). Coordena nacionalmente a Red Latinoamericana de Investigación en Evaluación (RELIEVA).

SILVIA MARTÍNEZ

Professora assistente regular de Didática Geral e Avaliação Educacional e diretora do Doutorado em Educação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Comahue (Argentina). Mestre em Didática e Doutora em Educação, pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). É membro da diretoria do Instituto Patagônico de “Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales (ipehcs-conicet-UNCo)”, vinculado ao “Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas)” e da Universidad de Comahue.

DELFINA GARINO

Pesquisadora assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), com sede no Instituto Patagônico de Estudos de Humanidades e Ciências Sociais (IPEHCS-CONICET-UNCo). Especialista em temáticas relacionadas à formação para o trabalho, educação secundária técnica e trajetórias de inserção laboral de jovens. Chefe de Trabalhos Práticos na área de Metodologia de Pesquisa da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Comahue (Argentina).