Capa do livro: Geografia em jogos: <BR> Dos tabuleiros aos mundos virtuais

Geografia em jogos:
Dos tabuleiros aos mundos virtuais

Autores: Gabriela Dambrós - Nelson Luís Eufrásio Júnior (Orgs.)

Esse livro é fruto do esforço colaborativo de professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras que acreditam no potencial de aprender jogando. Desejamos que as teorias e práticas aqui reunidas possam contribuir para pensar o ensino de Geografia e os diálogos possíveis com o universo dos jogos.
Consideramos que a verdadeira riqueza deste livro está na iniciativa de proporcionar visibilidade a professores e professoras que, em suas reflexões e práticas, mantem-se inquietos e inventivos promovendo corajosamente a discussão acerca dos jogos no ensino de Geografia. Além disso, buscamos destacar a relevância dos jogos tanto nas pesquisas científicas quanto nas práticas escolares.
Que os jogos nos inspirem a seguir geografando. Que a Geografia nos inspire a continuar jogando!

Boa aventura!

Impresso
de R$ 50,50 por
R$ 38,80
Digital
de R$ 50,50 por
R$ 35,35

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6823-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6824-1
DOI: 10.24824/978652516823.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO SE O ENSINO DE GEOGRAFIA FOR UM NPC, SEJAMOS CAMPER - 9
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E O DIREITO AO DELÍRIO: breve trajetória do jovem grupo de pesquisa Geografia em Jogos da UFPel - 13
  • OS VIDEOGAMES COMERCIAIS COMO OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA: dissertações e teses produzidas no Brasil - 23
  • JOGO DE TABULEIRO PARA O APRENDIZADO DE GEOGRAFIA: Elaboração do jogo “Geotrilha: a trilha dos conceitos geográficos - 37
  • JOGOS DE TABULEIROS NA GEOGRAFIA: uma experiência na escola de tempo integral Liceu José Ní Moreira, Tianguá, CE - 51
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS: relatos da elaboração do “Geotrip-explorando as regiões do Brasil” - 67
  • MONOPOBRE: inventividade e cocriação de jogos para o ensino e a aprendizagem de geografia - 83
  • AUTORIA DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: desafios e potencialidades no ensino de geografia - 95
  • POTENCIALIDADES DO JOGO MINECRAFT NO ENSINO DE GEOGRAFIA: explorando a geodiversidade - 111
  • PAISAGENS DIGITAIS: aprendizagem de geografia no game Sonic The Hedgehog 2 - 125
  • DO NOOB AO PRO: reflexões sobre videogames, aprendizagem e ensino de geografia - 141
  • ÍNDICE REMISSIVO - 153
  • SOBRE OS AUTORES - 155
ORGANIZADORES

GABRIELA DAMBRÓS

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela UNINTER. Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM. Especialista em Games e Gamificação da Educação pela UNINTER. Mestra em Geografia pela UFSM. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

NELSON LUÍS EUFRASIO JUNIOR

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Pedagogia hab. Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e hab. Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor de Geografia na SEDUC-RS e Convidado na Universidade LaSalle.

AUTORES

BRUNA BRENTANO

Graduada em Geografia e em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduada em Mídias na Educação pela UFSM e em Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Mestranda em Ensino de Geografia em Rede Nacional pela UFSM. Professora no município de Lajeado/RS, atuando nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

EDUARDO LORINI CARNEIRO

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade La Salle (Canoas, RS). Membro do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) pela mesma universidade. Licenciado em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS). Professor das redes municipais de Sapucaia do Sul (RS) e Gravataí (RS) com atuação nos anos finais do ensino fundamental.

GABRIELA DAMBRÓS

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2019). Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialização em Games e Gamificação na Educação pela UNINTER (2020). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

GUILHERME DA SILVA CRIZEL

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2022), acadêmico em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Mestrando em Geografia pela UFPEL na linha de pesquisa: Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Formação de Professoras. Áreas de Interesse: Ensino e Aprendizagem de Geografia, Gamificação, Aprendizagem baseada em jogos.

GUSTAVO ARGENTA

Graduado em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduado em Mídias na Educação – Especialização pela UFSM e em Especialização em Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Mestre em Ensino de Geografia pela UFSM. Professor no município de Estrela/RS, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental.

JANICE CRUZ DE AZEVEDO

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em multimeios didáticos pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). É professora de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Canoas.

JERFESON ALVES DA COSTA

Pós-Graduando em Geografia, Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Docência para Educação Profissional Pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

NATHANIEL LUIS DE SOUZA FARIAS

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), possui experiência em programação. Seu trabalho acadêmico recente inclui o desenvolvimento do jogo “Geotrip – Explorando as Regiões do Brasil” para o ensino de Geografia.

NELSON LUÍS EUFRÁSIO JÚNIOR

Mestre e Doutorando em Educação (UNISINOS). Especialista em Informática na Educação (PUCRS). Licenciatura em Geografia (UNIPAMPA) e Pedagogia – hab. Multimeios e Informática Educativa (PUCRS) e hab. Anos Iniciais do Ens. Fundamental (UCS). Integrante do Grupo de Pesquisa Geografia em Jogos (UFPel) e do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU UNISINOS/CNPq). Professor de Geografia na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) e Professor Visitante na Universidade LaSalle (UNILASALLE).

THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES

Graduado em Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-graduando em Geografia – Mestrado na UFPel, sendo bolsista CAPES pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). Atualmente integra o projeto “Geografia em jogos” da UFPel, que busca identificar e conhecer práticas de ensino de geografia na educação básica envolvendo jogos.

VINÍCIUS BARTZ SCHWANZ

Formado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2022), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL na linha de pesquisa em Análise Ambiental (2023). Áreas de Interesse: Legislação Ambiental, Geoprocessamento, Análise Espacial, Geodiversidade.

VIRGÍNIA CÉLIA CAVALCANTE DE HOLANDA

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio Pós-Doutoral na linha de Pesquisa: Dinâmica Urbana e Regional junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).