Capa do livro: Acervos, fontes e história da educação: <BR>Experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão

Acervos, fontes e história da educação:
Experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão

Autores: Nadia Gaiofatto Gonçalves - Andrea Bezerra Cordeiro - Simone Burioli (Orgs.)

Este livro [...] apresenta um mosaico de experiências [...], em curso em diferentes regiões do país. Trata-se de uma contribuição muito original para a preservação da memória e para a historiografia das ações em prol do patrimônio educativo no Brasil, que começa a se configurar no país. Por um lado, o livro oferece um manancial de relatos sobre a constituição e organização de diferentes acervos e o trato com fontes específicas. Por outro lado, de forma transversalizada, são apresentadas diferentes estratégias de divulgação dos acervos e as relações que eles mantêm com a comunidade escolar e/ou com a sociedade local. [Aborda] a potencialidade das instituições de preservação documental em educação desenvolverem atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão. As experiências relatadas perspectivam as múltiplas facetas do cotidiano dessas instituições e os esforços dos envolvidos em um incessante trabalho colaborativo, reflexivo e formativo. Flagrar essas três dimensões em ato implica a valorização do conjunto das ações desenvolvidas pelos acervos e a problematização do que pode ser feito.

Rosa Fátima de Souza-Chaloba

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6797-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6791-6
DOI: 10.24824/978652516797.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • O CENTRO DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO ATHENEU SERGIPENSE (CEMAS): da salvaguarda da memória de uma instituição educacional sesquicentenária à propagação do patrimônio educativo - 19
  • CENTRO DE MEMÓRIA ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO: apresentação e práticas pedagógicas - 43
  • EM NOME DA MEMÓRIA: experiências de salvaguarda do arquivo escolar da escola Capistrano de Abreu em Maranguape, CE - 69
  • O ACERVO DE OBJETOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: Memorial Marista, Colégio Santa Maria e Colégio Arquidiocesano - 91
  • DO “BAÚ DA VOVÓ” PARA O ACERVO PEDAGÓGICO UNIVERSITÁRIO: possibilidades para a extensão universitária - 115
  • ARQUIVOS PESSOAIS E OS ACHADOS ACERCA DOS CADERNOS ESCOLARES DE DURVAL PINTO, APUCARANA, PR - 137
  • MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL E DE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: desafios para a organização de acervo e perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas - 157
  • O ARQUIVO E A CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS NO MUSEU ESCOLAR DE LONDRINA – MEL - 181
  • PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DO CENTRO DE MEMÓRIA E PESQUISA HISALES NA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO - 203
  • PROJETO DE EXTENSÃO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO: ações de organização e catalogação documental e educativas - 223
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ARQUIVO: a experiência do núcleo de documentação e pesquisa histórica da UEL - 241
  • ÍNDICE REMISSIVO - 261
NADIA GAIOFATTO GONÇALVES

Licenciada e Mestre em História, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora Titular do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Extensionista e Pesquisadora dos campos de História da Educação, e de Ensino de História.

ANDRÉA BEZERRA CORDEIRO

Pedagoga, Doutora em Educação na Linha de História e Historiografia da Educação. Professora de História da Educação no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná e PPGE-UFPR. Extensionista e Pesquisadora dos campos de História da Educação, da Infância e da Cultura Matrial Escolar.

SIMONE BURIOLI

Pedagoga, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do campo da História da Educação, com enfoque na imprensa, nas instituições e nos arquivos escolares.

ADRIANA DE ANDRADE SANTOS

Licenciada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, doutoranda em Educação também pela UFS. Professora de educação infantil e de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju.

JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA

Professor do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas).

JÚLIA NAOMI KANAZAWA

Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista, possui Mestrado pela Universidade de São Paulo e Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Docente na Etec Cônego José Bento/CPS e membro do GEPEMHEP.

ELISIANE ALVES DE OLIVEIRA

Licenciada em Letras (Plena) pela UNIVAP. Especializada em Tópicos de Ensino da Língua Inglesa, pela UNITAU. Mestre em Ciências pela FFLCH/Diversitas (USP). É professora na Etec Cônego José Bento/CPS, Jacareí, SP.

FÁTIMA MARIA LEITÃO ARAÚJO

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora do Curso de História e do PPG Interdisciplinar em História e Letras - UECE.

BRUNO WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, mestrando do PPG em História, Cultura e Espacialidades – PPGHCE – UECE. Ex-bolsista e Colaborador do Projeto de Extensão Em Nome da Memória.

ADRIANO CECATTO

Especialista do Memorial Marista. Graduado em História (UFPR), Especialista em Metodologias do Ensino de História (UECE), Mestre em Educação (UECE) e Doutor em História (UFMG).

DYÓGENES PHILIPPSEN ARAUJO

Diretor do Memorial Marista. Graduado em Filosofia e História (UNIOESTE). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUCPR). Mestre em Filosofia (PUCPR).

RICARDO TOMASIELLO PEDRO

Bibliotecário (FESP/SP) e Mestre em Educação (EHPS/PUC–SP). Coordenador do Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano e membro do Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO/PUC-SP).

ROSELI BILOBRAN KLEIN

Doutora em Educação. Professora Associada a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. Membro do Grupo de Pesquisa NUCATHE.

MARCIA MARLENE STENTZLER

Doutora em Educação. Professora Associada a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí. Líder do Grupo de Pesquisa NUCATHE.

SIMONE GARBELINI PARRO PIALARISSI

Pedagoga formada pela UNESPAR, com Mestrado em História da Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Professora da rede Municipal de Ensino de Apucarana.

TÂNIA MARIA F. BRAGA GARCIA

Graduada em Filosofia e Pedagogia (UFPR), Mestre e Doutora em Educação (USP). Professora Titular de Didática do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do NPPD/UFPR. Bolsista do CNPq.

LEILAH SANTIAGO BUFREM

Graduada em Filosofia (PUCPR) e em Biblioteconomia e Documentação (UFPR). Mestre em Educação (UFPR), Doutora em Ciências da Comunicação (USP), Pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

TONY HONORATO

Doutor em Educação pela UNESP. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do Museu Escolar de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores. Bolsista PQ/CNPq.

ROSEMEIRE FERREIRA LOPES PEREIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEdu/UEL. Professora da rede municipal de educação de Londrina. Atua no MEL como representante da Secretaria Municipal de Educação.

VANIA GRIM THIES

Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel). Líder do grupo de pesquisa Hisales e coordenadora do Centro de memória e pesquisa Hisales (FaE/UFPel).

CHRIS DE AZEVEDO RAMIL

Bacharel em Design Gráfico, Licenciada em Artes Visuais, Mestre e Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal de Pelotas (Centro de Artes – UFPel). Coordenadora do centro de memória e pesquisa Hisales (FaE/UFPel).

JOSEANE CRUZ MONKS

Pedagoga, Mestra em Educação e doutoranda do (PPGE/FaE/UFPel), Pesquisadora e integrante do grupo de Pesquisa Hisales e do Centro de memória e pesquisa Hisales.

LAURECI SILVANA CARDOSO

Possui graduação em Ciências Sociais pela UEL (1997). Atualmente é Analista de Gestão Universitária da Universidade Estadual de Londrina lotada no NDPH. Tem Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em Gestão Pública (INSEP).

JOSÉ MIGUEL ARIAS NETO

Graduado em História pela UEL, Mestre e Doutor em História Social pela USP. É professor de História Contemporânea e dos Programas de Pós-Graduação em História da UEL e da UNICENTRO. Diretor do NDPH nas gestões 2022-2024; 2024-2026.