Capa do livro: Ensino de geografia na educação profissional e tecnológica

Ensino de geografia na educação profissional e tecnológica

Autores: Josias Silvano de Barros - Wellington Alves Aragão (Orgs.)

As práticas de ensino trabalhadas na presente coletânea ancoram o desenvolvimento curricular da Ciência Geográfica no Ensino Médio Integrado em concepções pedagógicas alinhadas com os princípios educativos da Educação Profissional e Tecnológica. De maneira categórica, enuncio que não se tratam de abordagens didáticas inéditas, posto que a tendência pedagógica que considera o papel ativo e interativo dos sujeitos escolares e a necessária interlocução entre conhecimentos teóricos/técnicos e práticos/empíricos é clássica. Entretanto, são experiências de inovação educativa, as quais se centram num contexto para além da abordagem disciplinar, visando romper com as fontes tradicionais do ensino. A interdisciplinaridade é, pois, um foco evidente nos textos produzidos, congregando temas, conceitos, conteúdos, objetivos e problemas da Geografia e de distintas áreas de conhecimento, compondo estratégias metodológicas e projetos pedagógicos com uso de linguagens, espaços e materiais diversificados de forma dialogada e intermediada pela construção coletiva da aprendizagem.

- Deyse Morgana das Neves Correia

Impresso
de R$ 60,30 por
R$ 46,35
Digital
de R$ 60,30 por
R$ 42,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6789-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6790-9
DOI: 10.24824/978652516789.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • CAPÍTULO 1 O ESTUDO DO MEIO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 13
  • CAPÍTULO 2 A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GUISA DA DINÂMICA SOCIOESPACIAL PERIURBANA: um olhar a partir do ensino e da pesquisa científica em Geografia - 31
  • CAPÍTULO 3 ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA COMO LÓCUS DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA - 53
  • CAPÍTULO 4 VISITA TÉCNICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: prática interdisciplinar em recursos naturais - 71
  • CAPÍTULO 5 PERCEPÇÕES POÉTICAS DA PAISAGEM E DO LUGAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: experiência no Ensino Médio Integrado - 91
  • CAPÍTULO 6 TIRINHAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: prática docente no Ensino Médio Integrado - 109
  • CAPÍTULO 7 GOOGLE MY MAPS EM SALA DE AULA: experiência no ensino de Geografia - 127
  • CAPÍTULO 8 CORRIDA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA: técnicas para o ensino de mapas, bússolas e GPS - 141
  • CAPÍTULO 9 MAQUETE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: experiência de Extensão no Ensino Médio Integrado - 159
  • CAPÍTULO 10 LEITURAS POLITÉCNICAS E GEOGRÁFICAS ACERCA DO ALIMENTO E DA ALIMENTAÇÃO - 173
  • ÍNDICE REMISSIVO - 191
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 195
  • SOBRE OS AUTORES - 197
ORGANIZADORES

WELLINGTON ALVES ARAGÃO

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana. É docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal da Bahia.

JOSIAS SILVANO DE BARROS

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Licenciado em Geografia e em Pedagogia. É docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB).

AUTORES

ALEXANDRE DOS SANTOS SOUZA

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela mesma instituição. Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas com ênfase em Geografia Física e Geociências, Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Análise dos conteúdos sobre temáticas físico-naturais.

IRIZÁDINA MARIA DA SILVA BANDEIRA

Mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-ProÁgua). Especialista em Microbiologia Ambiental e Indústria pela Faculdade Integrada de Ariquemes (FIAR). Licenciada em Química pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).

JOÃO CLÍMACO XIMENES NETO

Mestre em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Educação pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (CESREI). Graduado em Geografia também pela UEPB. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Pesquisa temas ligados à Educação Geográfica, Ensino de Geografia, Formação de Professores e Lugar.

JOÃO PAULO GOMES DE VASCONCELOS ARAGÃO

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-PRODEMA). Graduado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM/UPE). Professor da rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Líder do grupo de pesquisa Observatório Elo: Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente, Sociedade e Espaço (IFPE/CNPq).

JOÃO VÍTOR GOBIS VERGES

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Geografia pela UNESP. Docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atua no Mestrado Profissional em Educação Básica no IFRS e no Mestrado em Geografia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

JORDÂNIA ALYNE SANTOS MARQUES

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Tecnologias Educacionais e EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

LÍVIA MASCHIO FIORAVANTI

Pós-Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestra em Geografia Humana também pela USP. É docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Participa de projetos fomentados pelo IFMT, pela FAPESP e pelo CNPq, desenvolve pesquisas em temas vinculados à Geografia Urbana, Geografia Agrária, Cartografia e Ensino.

LUAN DO CARMO DA SILVA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Graduação em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

MARCO ANTONIO ALMEIDA LLARENA

Doutor em Educação pela Universidade Del Norte (UNINORTE). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e graduado em Geografia também pela UFPB. Docente no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Linhas de pesquisas: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Ciência da Informação, Humanidades e Linguagens.

MARQUILENE DA SILVA SANTOS LUCENA

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente nos cursos Técnicos em Mineração e Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como pesquisadora, destaca-se nas áreas de Ensino, Cartografia, Geografia Física e Meio Ambiente.

NIRLANDO DE OLIVEIRA VIANA

Doutorando em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre e Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É docente no Curso Técnico em Mineração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua em pesquisas geológicas, recursos hídricos, meio ambiente e mineral.

WESLEY BORGES DA COSTA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).