REGINA CÉLIA MARTINEZ
Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Jornalista. Advogada, Consultora e Parecerista de Revistas Científicas desde 1987. Professora, Pesquisadora, Palestrante e membro efetivo e relatora de diversas Instituições de Ensino no Brasil e no exterior, bem como de diversas Comissões e Entidades profissionais. Mediadora, Conciliadora e Árbitra. Integrante em diversos cargos, inclusive como Presidente da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais( APCR) desde 1998. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior BASIS e Consultora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Avaliadora Externa do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Comendadora, título de honra concedido por Mérito da Justiça.
MARILENE CORREA MAIA
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - Escola de Belas Artes - UFMG , Mestre em Artes - UFMG, Master 2 em Conservation Preventive du Patrimoine - Paris I – Sorbonne. Doutora em Antropologia - Université Paris X Nanterre. Foi Professora da Escola de Belas Artes - UFMG e membro do CECOR-UFMG(1997-2016). É Professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Técnicas, Linguagens, Conservação e Restauração de Pinturas - LaRP. Pesquisadora em Artes (conservação-restauração de pinturas, materiais e técnicas em pintura, conservação preventiva, gestão de coleções e do patrimônio). É pesquisadora convidada do Ateliê Carlos Vergara. Membro ICOM e IIC.
BEATRIZ RAMOS DE VASCONCELOS COELHO
Professora titular e emérita da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Idealizadora e coordenadora do curso de especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da EBA/UFMG por 15 anos. Coordenou a restauração de importantes obras artísticas do patrimônio de Minas Gerais. Desde 1976, dedicou-se à conservação e restauração de bens culturais, e à pesquisa sobre a imaginária religiosa. Criou o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (Ceib), em 1998.
MARIA REGINA REIS RAMOS (MARREGE)
Centro de Conservação e Restauração de Bens -Culturais – CECOR/UFMG BH/MG. 3º Curso de Especilaização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - 1980. .Instituto de Ensino Técnico – BH/MG. . Curso Técnico de Química - 1979 a 1981. .Fundação de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade/FAOP – Ouro Preto/MG . 1972 a 1975 .Curso Técnico de Restauração e Conservação de Obras de Arte – Prof. Jair Afonso Inácio - MG/Br 1991 a 1988 1987 a 2016 . Grupo Oficina de Restauro Ltda - Belo Horizonte/MG Sócia fundadora. . Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de MG (IEPHA/MG) Conservadora e Restauradora. 1976 a 1978. Instituto Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC) Salvador/BA Técnica em Conservação e Restauração.
PÉRSIDE OMENA RIBEIRO
Conservadora-restauradora formada em desenho pela Universidade Federal de Pernambuco, iniciou sua carreira no Museu do Estado de Pernambuco-MEPE há quarenta e cinco anos. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis-Cecor/EBA/Universidade Federal de Minas Gerais-MG e em análise físico-química aplicada à conservação de obras de arte - Instituto de Física da Universidade Politécnica de Milão. Possui doutorado pela Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa. Atuante junto à Fundação Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, Fundação Nacional Pró-Memória, Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ. É sócia-gerente da Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais Ltda., que atua na área de conservação-restauração há vinte anos, prestando serviços a diversas instituições no Brasil.
BEATRIZ BRESSER MILLED HASPO
Conservadora e restauradora de obras sobre papel, é desde 2006 a responsável pela política de preservação e acesso da coleção geral (Collections Officer na Collections, Access, Loan and Management Division (Divisão de Coleções, Acesso, Empréstimo e Gerenciamento) da Biblioteca do Congresso dos EUA. Sua larga formação foi realizada por meio de cursos e experiências nacionais e internacionais, destancando-se na área de Artes, com ênfase em Restauração de Bens Culturais. É presidente da APOYOnline – Association for Heritage Preservation of the Americas
ROSANGELA REIS COSTA
Bacharel em desenho - Escola de Belas Artes/UFMG - BH/MG (1982); Especialização em Cultura e Arte Barroca - Instituto de Arte e Cultura de Ouro Preto (1985). Especialização a Nível de Pós-graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no Centro de Conservação e Restauração de Bens Móveis, CECOR/UFMG (1986); Curso de Princípios Científicos da Conservação, no ICCROM - Roma/Itália (1989). Publicação: VII SEMINÁRIO ABRACOR - "Panorama Atual da Conservação na América Latina": Sobrevivência da Empresa Privada Especializada na Área de Preservação Cultural (1994)Livro Patrimônio Restaurado – Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara/MG 1997/2003(2003). Atuou no Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de MG (1984/1988), integra o Grupo Oficina de Restauro Ltda, desde 1987.
MARCIA DE MATHIAS RIZZO
Graduação Licenciatura em Educação Artística (FAAP), pós-graduação em História da Arte (CENAP-FAAP), mestrado em Físico-Química (IQ-USP) e doutorado em Química Analítica (IQ-USP). Socia acionista e fundadora da MRIZZO Laboratório de Conservação & Restauração de Bens Culturais Ltda. Iniciou o uso da radiação gama para conservação de bens culturais no Brasil junto ao IPEN em 2002. Docente e pesquisadora do curso de graduação em Conservação e Restauro da UFRJ, fundadora e coordenadora do LECAD-M/Laboratório de Estudos, Caracterização e Desenvolvimento de Materiais ligados ao Patrimônio Cultural. Tem a patente nº BR 10 2015 013561-0 para limpeza de obras de arte.
SUZANE ALBERS ARAUJO
Arquiteta, Urbanista e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina pela Universidade Federal de Pernambuco. Servidora aposentada do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (1984/2017) e ex gerente do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis por 11 anos. Conselheira Estadual de Cultura (2013/2017), Conselheira Municipal de Cultura de Florianópolis (2014/2018), Presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ACCR (2017/2023) e atualmente conselheira consultiva da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER (2023/2025) e da ACCR (2023/2026). Recebeu em 2003, o Mérito Funcional da Prefeitura Municipal de Florianópolis e em 2019, a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa do Estado de Santa Catarina.
SANDRA CRISTINA SERRA BARUKI
Conservadora-restauradora de Fotografia, membro da equipe fundadora e coordenadora (2002-2020) do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Artes FUNARTE. Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Membro da diretoria da APOYONLINE – Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas. Master of Arts in Conservation pela Camberwell College of Arts, University of The Arts London (2001), Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Graduada em Arquitetura (UFRJ, 1984) e Comunicação Cinema (UFF, 1990).
GILCY RODRIGUES AZEVEDO
Servidora Aposentada da Câmara dos Deputados. Ex-Diretora da Coordenação de Preservação da Câmara dos Deputados (Chefe do Serviço de Preservação e da Seção de Conservação e Restauro). Graduada em Letras Literatura - Universidade de Brasília, especialista em Políticas Públicas - Educação pela Universidade Cândido Mendes, em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - Museu de Astronomia e Ciências Afins e em Preservação, Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade de Caxias do Sul. Pelas atividades desenvolvidas e auxílio nos momentos de crise e sinistros, principalmente pelo salvamento das obras danificadas em 08 de janeiro, recebeu a Ordem do Mérito do Rio Branco, condecoração concedida pelo Governo do Brasil a pessoas físicas e jurídicas que se destacam por serviços prestados ao país ou méritos excepcionais.
BENVINDA DE JESUS FERREIRA RIBEIRO
Professora Adjunta da EBA/UFRJ e do Programa de Pós-graduação Profissional em Projeto e Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - PGPP/ FAU (UFRJ). Atualmente é chefe do Departamento de Arte e Preservação - Curso de Conservação e Restauração-EBA-UFRJ; coordenadora do LaPECRE - Laboratório de Pesquisas e Estudos para a CR de Esculturas EBA-UFRJ; membro do International Council of Museums (ICOM) e da Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio - ANTECIPA. Líder do Grupo de Pesquisa " A preservação de acervos escultóricos " EBA-UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em escultura e conservação, restauração e conservação preventiva de bens móveis e integrados escultóricos tradicionais e moderno-contemporâneos.
VALERIA DE MENDONÇA
Formada em Conservação e Restauração de Pintura de Cavalete e materiais diversos possui grande e reconhecida experiência profissional em coleções privadas e institucionais. Atualmente trabalha em seu ateliê privado atendendo galerias de arte, colecionadores e instituições. Entre 1993 e 2017 trabalhou como conservadora-restauradora Chefe na Pinacoteca do Estado de São Paulo,onde teve papel fundamental para implantar o Núcleo de Restauro da instituição. Planejou e criou os atuais espaços do Laboratório e das Reservas Técnicas. Desenvolveu e inovou nos projetos de mobiliário e materiais para a exposição, e acondicionamento das obras sob guarda em espaços interno e externo. Possui diversos textos publicados em catálogos, livros e anais. É membro do ICCOM e da APCR.
LIA SANTIAGO ROBBA
Formação: Instituto de Arte e Decoração - Arquitetura de Interiores(1966/1968); Instituto Técnico de Restauro - Restauração e Conservação de Materiais diversos (1984/87); Instituto Paulista de Restauro- Restauração e Conservação de Pintura de Cavalete e Papel(1994/96). Formação Superior: Faculdade de Belas Artes de São Paulo- Licenciatura em Educação Artística (1994/97). Foi professora Curso Básico: Rest/Materiais diversos (Instituto Tec/Rest e Instituto Paulista de Restauro, 1987/88 e 1994/97). Participação em Exposições Técnicas de Aquarela). Presidência APCR 2006/09, 2009/12, 2015/18 e 2018/20). Cursos de Restauro: “Palazzo Spinelli” (1994-restauro di tessuti, arazzie tappeti, restauro de cerâmica arqueológica e porcelana Florença, Itália). Estagio e prestação de serviços no MAE - USP (1985/87). Atividades no próprio atelier em Materiais Diversos.
ANA PAULA JACINTO TABANEZ DIAS DE MORAES
Conservadora-Restauradora formada em Artes Plásticas pela ECA-USP, participou desde 1987 de cursos, congressos e seminários com temas voltados à conservação e restauro de bens culturais móveis e integrados, em especial à conservação de têxteis. Participou mais recentemente dos cursos Taller de Reconstrução de Técnicas y Conservación de Textiles Prehispánicos no Instituto Superior de Conservación y Restauración, Madri-Espanha; Conservación Preventiva de Colecciones Textiles ministrado por Maria López Rey, ARA Associación de Conservadores Y Restauradores de Bienes Culturales del Principado de Asturias, Espanha; Care of Textiles, Northern State Conservation Center-USA, curso ministrado por Ann. M. Coppinger. Sócia na empresa Júlio Moraes Conservação e Restauro Ltda.
GEISA ALCHORNE DE SOUZA
Mestrado e Doutorado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialização em Conservação e Restauração em Bens Culturais Móveis - UFMG. Especialização em Conservação de Bens Culturais - UFRJ. Professora de Artes e História da Artes - FAETEC. Estágio no Museu Bispo do Rosário, no Museu Imperial e em atelier particular. Conservadora-Restauradora do Museu Nacional de Belas Artes, de 2005 a 2010. Restauradora da Empresa Libra Cultural, de 2009 a 2023. Professora substituta do Curso de Graduação em Conservação e Restauração, do Departamento de Arte e Preservação- BAP, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2019 - 2021.
TATIANA RUSSO DOS REIS
Tatiana Russo dos Reis Tatiana Russo dos Reis coordena o Núcleo de Conservação e Restauro na Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza. Entre 2021 e 2024, lecionou conservação no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e atuou no Núcleo de Conservação da Pinacoteca de São Paulo, de 2008 a 2024. Formada em Artes Plásticas, fez curso técnico em Conservação e Restauro na FAOP e possui mestrado em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é doutoranda no Instituto de Artes da UNICAMP, onde pesquisa a conservação de esculturas a céu aberto no Brasil.
MAY CHRISTINA CUNHA DE PAIVA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1984). Possui também graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais(1993). Doutorado em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade Católica Portuguesa - Porto (2022). Trabalhou como Conservadora-Restauradora independente de 1993 até 2012. Professora Auxiliar de Ensino I na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Preservação/Práticas de Restauração.
ANDRÉA LACERDA BACHETTINI
Possui Graduação em Gravura e Pintura pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel. É Professora Associada do Departamento de Museologia Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, da UFPel, atuando no Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. É Tutora do Grupo PET Conservação e Restauro. Integra a Rede de Museus da UFPel. É Vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Foi presidente da ACOR-RS. É Membro do ICOM-CC
ANA CLÁUDIA VASCONCELLOS MAGALHÃES
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, e História pela UFAL,Especialista em Cultura e Arte Barroca pela UFOP, Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG, Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL. É servidora pública federal no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -Iphan, lotada na Coordenação Geral de Conservação/CGCO/Depam, em Brasilia/DF, onde desenvolve atividades ligadas ao conhecimento e identificação, conservação e circulação do patrimônio cultural móvel e integrado à arquitetura, protegidos em nível nacional. É presidente do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira - Ceib. Integra os Grupos de Pesquisas Estudos da Paisagem/FAU-UFAL e Imagem e Preservação/EBA-UFMG.
ANA PAULA CORRÊA DE CARVALHO
Doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2018). Possui Mestrado em Museologia e Patrimônio, e graduação em Museologia pela mesma Universidade. É professora adjunta do Curso de Graduação em Conservação e Restauração, do Departamento de Arte e Preservação- BAP, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisa de Obras sobre Papel LABPEL (LABPEL-EBA/UFRJ), É representante titular do Centro de Letras e Artes (CLA) junto ao Conselho de Ensino de Graduação CEG/UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa: Estudos Teóricos e Metodológico em Conservação e Restauração - GPETEM CR; área de atuação: conservação-restauração de obras sobre papel; patrimônio arquivístico e bibliográfico.
THAIS HELENA DE ALMEIDA
Conservadora-Restauradora da Fundação Biblioteca Nacional. Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Treinamento no Centre de Conservation du Livre, em Arles, França. Desenvolve pesquisas nas áreas de conservação e restauração de papel, história da produção do papel no Brasil e marcas de proveniência bibliográfica. É representante, no Brasil, da Associação Hispânica de Historiadores do Papel (AHHP) e da Associação Internacional de Historiadores do Papel (IPH). É membro dos Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio Bibliográfico e Documental, coordenado pelo prof. Dr. Fabiano Cataldo, UFBA e do Metamorphose - Grupo de Pesquisa sobre Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna -CNPq/ UnB.
OZANA HANNESCH
Conservadora-Restauradora: Laboratório de Conservação e Restauração de Papel e Professora do Mestrado Profissional de Preservação em Acervos de C&T - Museu de Astronomia e Ciências Afins. Arquivista, Especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis (1992), Mestre em Museologia e Patrimônio (2013) Aperfeiçoamento pelo ICCROM, em Conservación de Papel e Archivos e de Materiales Modernos en Archivos, Santiago/Chile (1996 e 1998). Participou (2004 e 2012) de projetos com o Centro de Documentação e Historica da Aeronáutic (conservação do acervo de Santos Dumont). Desenvolve projetos de pesquisa aplicados à Conservação-Restauração de documentos tais como: conservação preventiva, identificação e caracterização de materiais de suporte e de escrita de documentos históricos, documentação de conservação e história do papel.
TATIANA ZANELATTO DOMINGUES
Empresária, proprietária da empresa Tatiana Zanelatto Domingues Conservação e Restauro desde 2010. Sócia-diretora do Instituto de Conservação e Restauro Pachamama – SP. Foi representante titular da sociedade Civil do Conselho Estadual de Cultura em Patrimônio Cultural Material e Imaterial ( 2015/2017) e fez a redação final do Plano Estadual de Cultura do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Sócia Fundadora da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (Arco.it). Atuando há vinte anos, com experiência em Conservação e Restauração de Pintura Parietal Decorativa, Escultura Policromada, Douramento, Stucco Marmo e Conservação de Papel. Especialista em Reintegração Cromática. Tecnóloga em Conservação e Restauro de Obra de Arte Sacra e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos.
VERA REGINA BARBUY WILHELM
Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -USP. Professora do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, Especialização em Museologia -Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Especialização em Conservação de Pinturas Murais e superfícies arquitetônicas pelo ICCROM, Especialização em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis - CECOR Centro de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da EBA/UFMG. Tem experiência na área de preservação do Patrimônio Cultural (artes, conservação e restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados, arte moderna e contemporânea, arte mural e conservação preventiva).