Capa do livro: Autismos em psicologia histórico-cultural: <BR>Cenários e contextos de atuação e pesquisa

Autismos em psicologia histórico-cultural:
Cenários e contextos de atuação e pesquisa

Autores: Pollianna Galvão - Joanna de Paoli - Mônica dos Santos de Oliveira (Orgs.)

Nesta obra, vocês encontrarão pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O livro apresenta uma discussão de como pessoas com autismo se constituem em meio às contradições das relações sociais na formação dos processos de significação. Em relação às singularidades que podem envolver o diagnóstico, discute-se como publicações têm estabelecido relações, por exemplo, com a concepção de agressividade. Esta obra apresenta também trabalhos que analisam especificamente as contribuições das áreas de profissionais da pedagogia, psicologia escolar, educação física e atendimento educacional especializado para o ensino inclusivo de crianças com desenvolvimento atípico. Nas pesquisas são apresentados distintos instrumentos psicológicos e pedagógicos, como a mediação estética, a contação de histórias, as brincadeiras, em diferentes segmentos da educação, do lazer e regiões do Brasil. Todos os capítulos tiveram como objetivo pautar as condições de inclusão, abrangendo estudos na Educação Básica e na Educação Superior, contemplando da infância até a vida adulta de pessoas autistas. Também são abordados os recentes impactos e desdobramentos da pandemia da covid-19 nos processos educacionais. Esta obra apresenta um espectro de pesquisas na área da psicologia e da pedagogia para uma compreensão diversificada e atual dos autismos em uma perspectiva histórico-cultural.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6664-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6665-0
DOI: 10.24824/978652516664.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • CAPÍTULO 1 O PAPEL DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E MEDIAÇÃO SEMIÓTICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 13
  • CAPÍTULO 2 PSICOLOGIA ESCOLAR E MEDIAÇÃO ESTÉTICA: Um estudo sobre a vivência artística como possibilidade de inclusão da criança autista no contexto escolar - 33
  • CAPÍTULO 3 AGRESSIVIDADE = AUTISMO? AGRESSIVIDADE ≠ AUTISMO! - 51
  • CAPÍTULO 4 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS ACERCA DO AUTISMO: um estudo de caso - 75
  • CAPÍTULO 5 O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO INTERMEDIADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 89
  • CAPÍTULO 6 ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS - 107
  • CAPÍTULO 7 PROCURANDO AS SINGULARIDADES DO AUTISMO EM BRINCADEIRAS DE PIQUE PEGA E PIQUE ESCONDE - 125
  • CAPÍTULO 8 A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: jogos e brincadeiras como caminho para o desenvolvimento das funções superiores no trabalho com o autismo - 147
  • CAPÍTULO 9 DESAFIOS NA INSERÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - 167
  • CAPÍTULO 10 A PRÁXIS PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES AUTISTAS: Atendimento Educacional Especializado – AEE - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
  • SOBRE OS AUTORES - 215
ALESSANDRA DILAIR FORMAGIO MARTINS

Psicóloga, Doutorado e Mestrado em Educação pelo PPGE UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba-SP, Especialização em Psicoterapias Psicanalíticas pelo CEFAS-Campinas. Docente do Curso de graduação e Pós-graduação Psicologia do CEUNSP- Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Atuou como docente do Curso Educação inclusiva para estudantes com/no transtorno do espectro autista na perspectiva da teoria histórico-cultural da UNIEURO.

ALEXANDRE FREITAS MARCHIORI

Coordenador do curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, DEAD/IFRR; e Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2007), especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008), mestrado em Educação pelo PPGE/UFES (2012) e doutorado em Educação Física pelo PPGEF/UFES (2022). Membro do Núcleo de Aprendizagens das Infâncias e seus Fazeres – NAIF/UFES.

ANDRÉ DA SILVA MELLO

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFES, onde leciona nos cursos de licenciatura e bacharelado e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Possui licenciatura plena em Educação Física pela UFES (1993), especialização em Educação Física Escolar pela Ufes (1994), mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP (1997), doutorado em Educação Física pela UGF (2007) e pós-doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2018/2019). Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/CNPq).

DALLILA MORAES SANTOS

Pessoa com deficiência, licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Campus Imperatriz), e técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Imperatriz). Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Ensino de História: Teoria pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Mestre em Psicologia na linha de pesquisa “História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos” pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Docente da Rede Municipal de Imperatriz.

DANIEL DE CARVALHO MATOS

Psicólogo pela Universidade Ceuma (2004). Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Pessoa com Transtorno do Espectro Autista -TEA (CID 10: F84.0). Pesquisador pelo Instituto Evoluir – Centro de Ensino e Pesquisa em Psicologia, Educação Inclusiva e Saúde do Maranhão (instituição sem fins lucrativos e com colaboração gratuita). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (como externo à UFMA), orientando trabalhos com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e outros casos de desenvolvimento atípico e Psicologia Escolar e Educacional com ênfase em inclusão escolar e social. Fundador e coordenador do Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) da Universidade Ceuma. Editor associado da revista Perspectivas em Análise do Comportamento (colaborando gratuitamente). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Ceuma. Membro do GT 79 – Transtorno do Espectro Autista (TEA): Pesquisas na saúde e educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

FERNANDA APARECIDA SZARESKI PEZZI

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui, 2022). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2015).  Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui, 2009) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter, 2019).

GABRIELA LIMA

Especialista em Neuropsicologia (Faculdade Dom Alberto), Mestre em Psicologia (UFGD) e docente do curso de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio-Setrem.

GUSTAVO FONSECA D’ OLIVEIRA CARDOSO

Psicólogo (CRP 22/05193), atua como Terapeuta em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e casos relacionados. Pós-graduando em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual no Instituto de Pós-Graduação (IPOG). É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade Humana (GEPSHE). Possui experiência em Psicologia Clínica e Escolar, acompanhando pessoas autistas ou com outras condições neurodivergentes. É pesquisador em Sexualidade Humana e Espectro Autista, com foco na inclusão de pessoas autistas e LGBTQIAPN+.

JOANNA DE PAOLI

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPEduC-UnB). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB). Especialista em sicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE) e Especialista em Educação Inclusiva, Neuroeducação e Psicopedagogia (UNINASSAU). Licenciada em Química pela UnB. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ciência, Tecnologia em Contexto (CiTeCo/CNPq)”, membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica (GEPGEMEB) e membro do “Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural”. Formadora-pesquisadora na Subsecretaria de Formação Continuada (EAPE-SEDF) com os temas relacionados à inclusão, à deficiência, o autismo e à Teoria Histórico-Cultural. Mãe do Pedrinho.

JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO

Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Doutor e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa e de Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE) da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB e membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Formação Continuada para Modalidades da Educação Básica (GEPGEMEB).Coordenador do Projeto “Brincando e Aprendendo” (UnB). Orientador do Mestrado Profissional da FEF/UnB. Formador-pesquisador na Subsecretaria de Formação Continuada (EAPE-SEE-DF) com os temas sobre o brincar, a inclusão, a deficiência, o autismo e a Teoria Histórico-Cultural.

KELLY CRISTINE RIBEIRO CAMARGO

Psicóloga (CRP 22/05980) formada pela Universidade Ceuma, atua como Terapeuta em Análise do comportamento aplicada ao autismo (ABA) e casos relacionados. Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Psicologia Educacional para Processos de Inclusão (IESF).

LOYANE GUEDES SANTOS LIMA

Doutoranda em Educação – UnB. Mestre em Educação, UnB (2019).Psicopedagoga e Especialista em Transtornos Funcionais Específicos, Dificuldades de Aprendizagem e Educação Infantil na Perspectiva da Teoria Histórico Cultural. Atualmente, trabalha na área da Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista – TEA, como docente na Secretaria de Estado de Educação – SEEDF e no Ensino Superior em especializações. Além de membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – CNPQ/UnB e do /Circulo Vigotskiano.

LUCIANA ARIELA SILVA COSTA

Atua como psicopedagoga clínica com experiência no método Montessori de ensino e no acompanhamento pedagógico de crianças com desenvolvimento atípico. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UniEuro) e em Autismo pela perspectiva Histórico-Cultural (UniEuro). Graduada em Pedagogia (ICESP).

MARLI DALLAGNOL FRISON

Professora no Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Vice-líder do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação em Ciências – GIPEC/UNIJUÍ. Graduada em Ciências – Licenciatura Plena em Química, Especialista em Química e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ/RS. Doutora em Educação pela UFRGS/RS. Pós-Doutorado pela UNESP/SP.

NEYLLA CRISTHINA PEREIRA CORDEIRO

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal do Maranhão. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Outros Quadros Relacionados pelo Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) e especializando em ABA e ensino naturalístico. Desenvolve estudos na área de Análise do Comportamento Aplicada, Psicologia Escolar, Habilidades Sociais e Psicologia Social. Foi coordenadora da pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Quadros Relacionados da Universidade CEUMA e ministra aulas na pós do Instituto Evoluir. Atualmente atua como docente no curso de graduação de Psicologia da Faculdade Edufor.

POLLIANNA GALVÃO

Psicóloga. Possui dois pós-doutorados em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela pela Universidade de Brasília (2017-2019). Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). É atual coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) no biênio 2022-2024. É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA, tendo fundado o Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) e o Núcleo de Estudos em Psicologia na Educação do Maranhão (NEPEMA). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora e pesquisadora do Instituto Evoluir Centro de Pesquisa e Ensino em Psicologia, Educação Inclusiva e Saúde. É editora associada da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Examen do CESPE/CEBRASPE. Atuou no CESPE/CEBRASPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB entre 2007-2015, junto à Diretoria de Pesquisa em Avaliação Educacional em processos de avaliação educacional em larga escala. Suas áreas de interesse são: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e quadros relacionados; Defectologia do Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva com ênfase no estudante autista; inclusão social e escolar da pessoa com deficiência; história da atuação e formação em Psicologia Escolar no Maranhão; formação de professores para processos de inclusão social e escolar da pessoa autista.

REGINA BASSO ZANON

Doutora em Psicologia (UFRGS) e docente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados, vinculada ao PPGPSI, na linha Processos Comportamentais e Cognitivos. Coordenadora do Núcleo de Atenção à Pessoa com Autismo (NAPA/UFGD) e do Grupo de Estudos em Avaliação-intervenção Psicológica e Processos Inclusivos: Interfaces com a Educação e a Saúde (GEAPPI/CNPq).

RICARDO COLOMBO GALLINA

CRP 14/09835 – Mestrando em Psicologia – Processos Cognitivos e Comportamentais e Bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); integrante do Grupo de Estudos em Avaliação-intervenção Psicológica e Processos Inclusivos: Interfaces com a Educação e a Saúde (GEAPPI/CNPq), e do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho: Inclusão em contextos de desenvolvimento (GEPETIn-Contextos/UFGD/CNPq).

TATIANE CRISTINA MAURÍCIO EMERICK

Mestra em Educação – FE/UNB, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Graduada em Pedagogia e Especialista: Psicopedagogia com ênfase na Educação Especial/Inclusiva e Educação Infantil/Ensino Fundamental – Anos Iniciais.  Educadora há 25 anos, perpassando pela Educação Especial e Inclusiva. Atualmente, exerce a função de Diretora na SEEDF, além de docente em Pós-Graduação, palestrante, escritora, objetivando a materialidade das políticas de inclusão, ancoradas na epistemologia de humanização, circundando as culturas sociais e escolar.