Capa do livro: Psicologia, exercício físico e saúde – Vol.: 02

Psicologia, exercício físico e saúde – Vol.: 02

Autores: Paula Teixeira Fernandes

Este livro - idealizado pelo Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN) - foi elaborado por alunos, profissionais e pesquisadores renomados, refletindo a interdisciplinaridade e a riqueza dos temas que integram a Psicologia, o Exercício Físico e a Saúde. Este Volume 2 foca na relação entre atividade física, exercício físico e saúde mental, mostrando como o movimento pode ser ferramenta poderosa para o bem-estar integral. Com abordagem teórica e prática, o livro explora temas que vão desde a promoção de habilidades de vida até intervenções psicossociais em condições específicas, como TEA, envelhecimento, psoríase e dependência química, oferecendo uma compreensão detalhada dos processos psicológicos envolvidos. Esta obra interdisciplinar, além de relacionar teoria e prática, traz estudos de caso e exemplos concretos, tornando a leitura envolvente e relevante para profissionais da área de Saúde, Psicologia, Educação Física e todos aqueles interessados no impacto do movimento sobre o bem-estar psicológico. Psicologia, Exercício Físico e Saúde é referência indispensável para quem busca compreender e aplicar os princípios da Psicologia no contexto do exercício físico e saúde mental, trazendo contribuições valiosas para alcançar o equilíbrio saudável entre desempenho físico e saúde mental.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6946-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6947-7
DOI: 10.24824/978652516946.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 416
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • CAPÍTULO 1 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA POR MEIO DO ESPORTE - 17
  • CAPÍTULO 2 HABILIDADES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESPORTIVO: aplicações da Psicoterapia Analítica Funcional - 35
  • CAPÍTULO 3 PERSONALIDADE NO ESPORTE: explorando o modelo dos cinco grandes fatores (The Big Five) - 49
  • CAPÍTULO 4 NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS: conceitos e evidências - 67
  • CAPÍTULO 5 SOFT SKILLS: importantes habilidades para profissionais de Educação Física - 85
  • CAPÍTULO 6 EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: desafios e oportunidades - 103
  • CAPÍTULO 7 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE MENTAL AO LONGO DA VIDA - 117
  • CAPÍTULO 8 ESTILO DE VIDA E EXERCÍCIO FÍSICO: saúde mental em estudantes universitários - 131
  • CAPÍTULO 9 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 149
  • CAPÍTULO 10 INVISIBILIDADE NO CONTEXTO ESPORTIVO: perspectivas sociais e de saúde mental - 161
  • CAPÍTULO 11 SAÚDE EM MOVIMENTO: Psicologia Esportiva e o bem-estar da mulher - 173
  • CAPÍTULO 12 EXERCÍCIO FÍSICO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: uma influência positiva - 191
  • CAPÍTULO 13 ENVELHECIMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO: o olhar da Psicologia do Esporte - 219
  • CAPÍTULO 14 O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE MENTAL DURANTE O ENVELHECIMENTO - 229
  • CAPÍTULO 15 EXERCÍCIO FÍSICO E REALIDADE VIRTUAL: combinação eficaz para o bem-estar de pessoas idosas - 243
  • CAPÍTULO 16 EXERCÍCIOS FÍSICOS E COMPORTAMENTO SOCIAL NO TEA: relações positivas - 253
  • CAPÍTULO 17 INCLUSÃO E POTENCIAL TERAPÊUTICO DE ESPORTES DE AVENTURA PARA CRIANÇAS COM TEA E TDAH - 271
  • CAPÍTULO 18 AGITAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM TEA: abordagens multidisciplinares - 293
  • CAPÍTULO 19 DIABETES DISTRESS E ATIVIDADE FÍSICA: aspectos psicossociais e intervenções profissionais - 307
  • CAPÍTULO 20 DISLEXIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: existe relação? - 329
  • CAPÍTULO 21 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE MENTAL EM PESSOAS COM PSORÍASE - 351
  • CAPÍTULO 22 O PODER DA MÚSICA NA ATIVIDADE FÍSICA - 361
  • CAPÍTULO 23 AFETOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS: conexões emocionais - 375
  • CAPÍTULO 24 JEJUM INTERMITENTE: consequências psicológicas e físicas - 389
  • ÍNDICE REMISSIVO - 399
  • SOBRE A ORGANIZADORA E OS AUTORES - 405
ORGANIZADORA

PAULA TEIXEIRA FERNANDES

Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, realizou estudos de Pós-Graduação na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP, onde obteve os títulos de Mestre e Doutora em Neurociências. Adicionalmente, completou três Pós-Doutorados, todos vinculados à FCM-UNICAMP, sendo um realizado em parceria com a University of South Carolina (Estados Unidos) e outro com a Universidade do Porto (Portugal).  É Professora Associada - Livre-Docente - no Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, atuando nas áreas de Psicologia do Esporte e Neurociências - Graduação, Pós-Graduação e Extensão. Também integra a Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da FCM-UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), vinculado à FEF-UNICAMP. Coordena também o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - criança e adolescente - da área da Educação Física, pela FCM-UNICAMP.

AUTORES

AFONSO ANTONIO MACHADO

Licenciado em Educação Física, Filosofia e Psicologia. Mestre e Doutor pela UNICAMP. Livre docente pela Unesp-RC. Coordenador do Lepespe (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte).

ALEXANDRE CONTTATO COLAGRAI

Doutor em Psicologia do Esporte (FEF-UNICAMP). Especialista em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). Mestre em Administração e Gestão do Esporte (Universidade Nove de Julho com extensão na Universidade de Massachusetts - UMASS, Boston, EUA). Pedagogo (Universidade Araras). Graduado em Educação Física Plena (UNESP). Gestor Esportivo Secretaria de Esportes Rio Claro. Fundador e Coordenador do Instituto Crescer no Esporte. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

ALEXANDRE FONSECA BRANDÃO

Docente Pesquisador na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Pesquisador associado no Instituto Brasileiro de Pesquisa em Neurociências e Neurotecnologia (Cepid Brainn Fapesp). Doutor em Biotecnologia pelo Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET UFSCar), Especialista em Informática em Saúde (Unifesp), com estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin (UNICAMP) e pesquisador visitante no Institute for Bioengineering of Catalonia - IBEC/Espanha. Participação em projetos de pesquisa (Cepid BRAINN - Fapesp), desenvolvimento (SisAssistiva - Finep) e inovação (BSN - EMBRAPII-Sebrae).

ALINE MARTA MARTINS AMORIM

Depois de cursar o ProFis na UNICAMP, realizou o sonho de cursar Educação Física na FEF-UNICAMP, onde se formou.

ALINE MENDES DE LIMA

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá. Bacharel em Educação Física pela Unicesumar. Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá na linha de pesquisa Fatores Psicossociais e Motores Relacionados ao Desempenho Humano. Psicóloga Clínica e Esportiva, atendendo a atletas, treinadores(as) e equipes esportivas de diversas modalidades.

AMANDA FERREIRA ALDÊIA

Formada em Educação Física pela UNICAMP. Diagnosticada com dislexia, transformou sua experiência pessoal em uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre como a Educação Física pode beneficiar pessoas com dificuldades de aprendizagem.

ANDRÉ VIEIRA

Estudante de Psicologia pelo Unianchieta e pesquisador no Lepespe (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Estuda as interseções entre a Psicologia e o esporte, contribuindo para a compreensão das dinâmicas psicológicas que influenciam o desempenho e o bem-estar dos atletas.

ANDREA LUCENA REIS

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB, com a linha de pesquisa “Análise dos aspectos multidimensionais dos fatores biopsicossociais de pessoas com deficiências submetidas ao exercício físico”. Professora de Atividades e de Educação Física na Secretaria de Educação do Distrito Federal, com experiência em Educação Precoce, Ensino Especial e Classes Hospitalares.

BRUNA FEITOSA DE OLIVEIRA

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Unesp de Rio Claro. Mestra e doutoranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp de Rio Claro. Membro do Lepespe (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte).

BRUNO FERNANDO DE SOUZA TAVARES

Graduado em Fisioterapia. Mestrando em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

CÁSSIO JOSÉ DE ALMEIDA

Doutorando em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Mestre na área de Educação para Sustentabilidade e Qualidade de Vida pela UNIFAE. Especialista em Psicologia do Esporte (Estácio de Sá). Graduado em Educação Física, pela UNIFAE. Docente na UNIFAE. Professor da Confederação Brasileira de Cricket. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-Unicamp. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

CLAUDIA ALMEIDA D’ANDRETTA CRUZ

Psicóloga, profissional de Educação Física especialista em Psicologia do Esporte (Unifase-RJ). Pós-Graduanda em Neurociência e Treinamento Mental no Esporte (Atleta Campeão), em Neurofeedback (Faculdade São Marcos), em Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance e Treinamento Desportivo pela (Facuminas). Membro da ABEPEEX - Associação Brasileira de Estudos de Psicologia do Esporte e Exercício, da Abrapesp - Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, da ISSP - International Society of Sport Psychology e AAPB - Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback. Atua supervisionando a equipe técnica e sendo responsável pela área de psicologia do Instituto Egolife desde 2008. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF - UNICAMP.

DANIEL ALVAREZ PIRES

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFPA. Pesquisador nas áreas de Educação Física e Esporte, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, atuando principalmente em investigações sobre a síndrome de burnout no contexto esportivo.

DANIEL BARTHOLOMEU

Psicólogo. Mestre e doutor em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Tem Pós-Doutorado em Desenvolvimento humano e tecnologias pela Unesp. Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia.

DANIEL VICENTINI DE OLIVEIRA

Graduado em Educação Física e Fisioterapia. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Doutor em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DAVI DURÃO DE ASSIS

Aluno de Graduação em Psicologia, Uniachieta, Jundiaí. Adora escrever poemas.

FERNANDA JARDIM MAIA

Pedagoga pela Estácio. Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento pela ISAL. Mestra em Educação pela Unitau. Doutoranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologia pela Unesp-RC.

FERNANDA TARTALHA DO NASCIMENTO PRADO

Psicóloga formada pela Unesp - Bauru, com especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico pelo Núcleo Paradigma. Mestra pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Tem formação em Mindfulness Funcional e em Terapia Focada na Compaixão. Atuou nas equipes de voleibol, basquete, saltos ornamentais, polo aquático e levantamento de peso do Esporte Clube Pinheiros e foi psicóloga das equipes de base e profissional do Barueri Volleyball Club, além de acompanhar a seleção feminina adulta de voleibol. Atualmente é psicóloga da equipe profissional do Vôlei Renata e atua com atendimento individualizado a atletas e treinadores no consultório. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

FLORENCE DRAVET

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília. Doutora em Didatologia das línguas e culturas. Bolsista de Produtividade nível 2 do CNPq.

FRANCIELEN ARANTES

Licenciada e bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Especialista em Saúde da criança e do adolescente pela Universidade de Campinas (FCM-UNICAMP) pela Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente. Sempre com olhar curioso e atento na saúde mental infantil.

GABRIEL LUCAS MORAIS FREIRE

Graduado em Bacharelado em Educação Física (UNIFG). Mestre em Educação Física (UNIVASF). Doutorando em Educação Física (UEM/UEL).

GABRIEL VICENTIM DE OLIVEIRA

Formado em Educação Física e Mestrando na FEF-UNICAMP. Sedento por conhecimento e sempre querendo ajudar o máximo de pessoas por meio da ciência.

GISLANE FERREIRA DE MELO

Doutora em Educação Física. Pós-Doutorado pela USP e pela Universidade da Carolina do Norte. Trabalha com Psicometria, Psicologia do Esporte e Estatística. Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenadora do Programa de Coordenadora do Programa Stricto Sensu e da Graduação em Educação.

IGOR FABRICIO DOS SANTOS OLIVEIRA

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Mestre em Educação Física na área de Desempenho Humano e Atividade Física (UEM). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

ISABELA ALEXANDRE DE CARVALHO

Aluna de graduação em Educação Física (Bacharel e Licenciatura) pela FEF-UNICAMP. Além disso, é bailarina e professora de dança. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Dança, Educação Física e Saúde Mental.

IZABELA VITÓRIA PEREIRA MARQUES

Graduada em Fisioterapia. Mestrando em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

JADER CALVAZARA

Profissional de Educação Física. Especializado em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, com mestrado pela UNICAMP em Biodinâmica do Movimento e Esporte. Ativo em pesquisas nos grupos focados em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), e em Força e Resistência Aplicada ao Esporte (SEALS). Atuante como docente no ensino superior e em cursos de Pós-Graduação.

JOÃO HENRIQUE BIZON GOMES

Profissional de Educação Física, pós-graduando do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - criança e adolescente - pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, UNICAMP. Membro associado da ABEPEEx - Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício.

JOÃO VITOR FIGUEIREDO FAVACHO

Graduado em Educação Física (Licenciatura) e Mestrando pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa de Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE - UFPA).

JOSÉ ROBERTO ANDRADE DO NASCIMENTO JUNIOR

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Maringá. Mestrado e doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Realizou Doutorado Sanduíche como pesquisador visitante em Estudos do Esporte, na linha de Psicologia do Esporte, na University of Stirling/Scotland-UK. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

JULIANA CLEMENTE ORUÊ VILLAMAJOR

Professora de Educação Física pela UNICAMP. Mestra em Pedagogia do Movimento pela USP. CEO da Unirun e criadora do Programa Voluntário de Saúde para Mulheres Soulfit. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

LARISSA CARVALHO MAGALHÃES

Graduada em Educação Física FEF-UNICAMP e Pedagogia UNIP. Especialista em Gestão Escolar ESALQ/USP. Mestra em Desenvolvimento Humano e Tecnologias Unesp, estudante de Psicologia. Experiência em treinamento físico e Educação Infantil. Linhas de pesquisa: atividade física e doenças crônicas, aspectos psicológicos do diabetes, saúde coletiva e educação. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP.

LENAMAR FIORESE

Graduada em Educação Física e Psicologia. Doutora em Ciências do Movimento Humano, com Pós-Doutorado em Educação Física. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá e Psicóloga da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. É também Bolsa produtividade em pesquisa pelo CNPq e Líder do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) - UEM-CNPq.

LEONARDO CAVALHEIRO SCARPATO

Professor de Educação Física. Formado pela PUC-Campinas. Mestre em Atividades Motoras Adaptadas (UNICAMP). Doutorando em Biodinâmica do Esporte (UNICAMP). Preparador Físico de atletas convencionais e paralímpicos e professor universitário. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

LUCIANE CRISTINA ARANTES

Graduada em Educação Física (UEM). Especialista em Treinamento Desportivo (UEM). Mestra em Educação Física (UFSC). Doutora em Educação Física (UEM/UEL). Professora Associada do Departamento de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Coordenadora do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

MARCELEN LOPES RIBAS

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação Física na área de Desempenho Humano e Atividade Física (UEM). Doutoranda pelo Programa Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

MARCELO POSSARI MATSUGUMA

Bacharel, licenciado e mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Coordenador de Esportes no Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Valinhos. Seus principais interesses acadêmicos incluem a relação entre esporte e educação, políticas públicas no esporte, gestão e marketing esportivo.

NATHAN LEONARDO GOMES COSTA

Graduado no curso de Educação Física, na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício - GEPEEX.

PAULO CESAR MONTAGNER

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Educação Física (FEF), UNICAMP, tendo sido Diretor na gestão 2006-2010. Diretor Executivo da Fundação da UNICAMP (2020-2014) e Chefe de Gabinete da Reitoria (2013-2017 e 2021 - em andamento). Tem experiência em Educação Física e Esporte, com ênfase na área das Ciências do Esporte, atuando principalmente em: estudos pedagógicos do esporte, ensino do esporte, iniciação e treinamento em esporte, estudos da gestão e diferentes estruturas esportivas, formação humana em Educação Física e Esporte, ensino e treinamento de crianças e jovens em Basquetebol. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação da FEF-UNICAMP. É parecerista, consultor membro de conselhos e corpo editorial em diversos periódicos e agências de fomento, tendo publicado diversos artigos e livros nos temas relacionados a ensino e treinamento em esporte.

PAULO EDUARDO NEVES FERREIRA VELHO

Graduado em Medicina pela UNICAMP. Especialização em Moléstias Infecciosas e em Dermatologia na mesma Universidade, onde também obteve o título de Doutor em Clínica Médica, Livre-Docente e Titular. Professor da disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica da FCM-UNICAMP. Fez seu pós-doutorado no Cutaneous Image Center, Department of Dermatology, University of Minnesota Medical School. Recebeu da UNICAMP os prêmios de Dedicação ao Ensino da Graduação, Extensão e Inventor UNICAMP.

RAFAEL HENRIQUE CALAFATI SILVA

Estudante de Graduação em Educação Física na Unicamp. Também atua como cantor e compositor.

RAFAELA AFONSO CREPALDI

Profissional de Educação Física formada pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto-SP (USP-RP). Realizou a Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM-UNICAMP, tendo o título de Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente. Neste período, teve experiências de trabalho na atenção primária, secundária e terciária em saúde da rede SUS de Campinas - SP, trabalhando com diversas condições especiais em saúde. Atualmente, é mestranda na FEF-UNICAMP, onde estuda exercício físico e transtorno do espectro autista em crianças. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

RAPHAELA ESPANHA CORRÊA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-UNICAMP). Mestra em Ciências na área de Clínica Médica (FCM-UNICAMP). Formada em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Movimento (Nupem). Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP e da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx). Foi bolsista de pesquisa: Fapesp, CNPq, Capes e FAP.

RENAN CODONHATO

Bacharel, mestre e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

ROSANE CAMILA DE GODOI

Formada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Atualmente bolsista CNPq no Programa de Mestrado em Educação Física na linha de pesquisa dos aspectos psicológicos no contexto dos esportes de aventura (FEF-UNICAMP). Pesquisadora na área de Esportes de Aventura, com trabalhos publicados sobre Esportes de Aventura, Psicologia do Esporte, Políticas Públicas e Turismo. Ex-atleta de Rafting Competição, atua como árbitra nas modalidades rafting, kayak cross e canoagem slalom, e é instrutora de rafting comercial e comportamental. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências da FEF-UNICAMP.

ROSELANE DE ALMEIDA PAULA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em licenciatura plena em Educação Física (UFPA) e bacharelado em Educação Física (Unifatecie). Possui experiência nas áreas de Educação Física Escolar, esporte e exercício físico. É membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício (GPPEE). Atualmente, atua na realização de pesquisas, principalmente a respeito de burnout, recuperação esportiva e exercício físico.

RUBENS VENDITTI JÚNIOR

Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru-SP, Faculdade de Ciências (FC), no Departamento de Educação Física (DEF). Coordenador do Laboratório de Atividade Motora Adaptada, Psicologia Aplicada e Pedagogia do Esporte (LAMAPPE/DEF-FC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG DHT) - Unesp, Campus de Rio Claro. Pesquisador e docente em Atividade Motora Adaptada e Psicologia do Esporte e Exercício.

RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA

Pesquisadora na área de desenvolvimento humano e populações de risco. Fez mestrado e doutorado em Educação Motora, na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP), onde também estudou Educação Física Adaptada. Posteriormente, no Centro Internacional de Treinamento, em Haifa, Israel, estudou Educação Infantil e crianças com necessidades especiais. Fez graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFUSP). Trabalhou na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

THAÍS SPORKENS-MAGNA

Formada em Educação Física pela PUC-Campinas. Mestra e doutora em Gerontologia pela UNICAMP. Sua ênfase está na área de Exercícios Físicos, Cognitivos e Realidade Virtual para pessoas idosas. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

VALÉRIA MELO CLAUDINO ALVES

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Gerontologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da (FCM), UNICAMP. Especialista Interdisciplinar em Dor pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Psicóloga clínica e professora universitária. Atua nos temas envelhecimento; aspectos psicológicos (cognitivos e emocionais) da atividade física. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Membro da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx).

VANESSA GUANDALINI GASPARIN

Graduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Mestra em Educação Física na área de Desempenho Humano e Atividade Física (UEM). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Membro do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH).

VERÔNICA BURMANN DA SILVA KLEIN

Profissional multidisciplinar, sua carreira abrange as áreas de Ciência da Computação, Matemática, Psicologia e Educação Física na Educação Superior. Tem se dedicado a explorar as interseções entre as disciplinas e as tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades psicomotoras e cognitivas. No Mestrado em Psicologia, aprofundou-se no estudo do comportamento humano e das funções psicomotoras e cognitivas, sempre com um olhar atento para as possibilidades oferecidas pelas inovações tecnológicas. Atualmente, está cursando Doutorado em Educação Física, com foco especial no bem-estar cibernético no metaverso, investigando como ambientes virtuais podem ser utilizados para promover a saúde e o bem-estar.

VINÍCIUS NAGY SOARES

Graduado em Educação Física (FEF-UNICAMP). Mestre e doutor em Gerontologia (FCM-UNICAMP). Foi membro do Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP. Atualmente, coordena projetos em Saúde Mental e presta consultoria científica para

WESLEY ALLISSON GONÇALVES DAMACENO

Formou-se no Programa de Formação Interdisciplinar Superior pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e atualmente cursa graduação em Educação Física na mesma instituição. Com formações em psicanálise, massoterapia e terapias corporais, atua como profissional autônomo nessas áreas. Membro do GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, FEF-UNICAMP.