Capa do livro: Sob o olhar da crítica: <br>A racionalidade formativa na perspectiva de Theodor W. Adorno

Sob o olhar da crítica:
A racionalidade formativa na perspectiva de Theodor W. Adorno

Autores: José Mateus Bido

A presente obra, fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, é uma provocação reflexiva sobre o processo formativo em curso, especialmente pela denúncia do projeto de uma educação eminentemente adaptativa e fundamentalmente instrumental. O texto busca uma aproximação entre a condição educativa e a possibilidade de uma formação para o pensamento crítico ampliado, em vista da ação social autônoma e responsável. Esses elementos se articulam para diagnosticar, na cultura, os processos alienantes que são próprios do ideal do “progresso”, instituído pela sociedade do capital, implícito nos planos de educação neoliberal. A crítica ao processo educativo procura destacar o sentido filosófico do fundamento e da finalidade formativos. Por isso, a exposição dos limites da formação adaptativa ao modelo socioeconômico capitalista é imprescindível. Os problemas educativos não podem recair exclusivamente sobre a pedagogia e a didática. A filosofia precisa ser chamada ao diálogo para aprofundar o diagnóstico sobre o projeto de educação em curso, denunciando não somente os possíveis equívocos do processo, mas os projetos que se ocultam nas políticas públicas que instauram a educação para a subserviência.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6846-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6847-0
DOI: 10.24824/978652516846.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 21
  • A CONCEPÇÃO DE RACIONALIDADE EM THEODOR W. ADORNO - 31
  • RAZÃO DIALÉTICA COMO POTENCIAL EMANCIPATÓRIO EM ADORNO - 95
  • O CARÁTER EMANCIPATÓRIO DA RAZÃO CRÍTICA - 151
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 225
  • ÍNDICE REMISSIVO - 247
JOSÉ MATEUS BIDO

Doutor em Educação. Mestre em Filosofia. Licenciado em Filosofia. Especialista em Filosofia, em Gestão Educacional e em Docência para a Educação Profissional. Atua como professor de filosofia, pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente no campus Goioerê do Instituto Federal do Paraná. Pesquisa a Teoria Crítica da Sociedade a partir de Adorno, Horkheimer e Marcuse, com foco na Filosofia da Educação.