Capa do livro: A construção social de práticas relacionais: <br>Diálogo e colaboração em ação

A construção social de práticas relacionais:
Diálogo e colaboração em ação

Autores: Marilene A. Grandesso (Org.) - Valéria N. Paschoal (Colab.)

Que diferença podemos fazer no mundo, se pautarmos nossas relações pelo diálogo e pela colaboração? Certamente uma diferença significativa nas relações e formas de convivência. Diálogo implica uma escuta generosa em que, mais do que estar certo ou ter razão, importa ouvir para compreender o outro. Não pressupõe consenso, mas, sim, respeito pelas diferenças. Colaboração, por sua vez, pressupõe uma disponibilidade para estar com a outra pessoa numa ação conjunta organizada por uma postura filosófica em torno de valores comunais de respeito e ética relacional. Na vida cotidiana e nas práticas profissionais, diálogo e colaboração são fundamentais para a construção de um mundo mais humanizado. Tendo as sensibilidades construcionistas sociais como norteadoras, os capítulos deste livro entrelaçam ideias instigadoras e práticas inovadoras, compartilhando o que tem sido realizado por estudiosos, pensadores e praticantes colaborativo-dialógicos no Brasil e em outras partes do mundo.  Nesse coro de vozes juntam-se alguns dos autores estrangeiros – Harlene Anderson, Kenneth Gergen, Sheila McNamee, Sylvia London e Irma (Ñeca) Rodriguéz – que têm inspirado nossas ações e incentivado nosso trabalho.    

Marilene A. Grandesso (Org.)
Coordenadora do ICCP – INTERFACI
Valéria Nicolau Paschoal (Col.)
Vice-Coordenadora do ICCP – INTERFACI

Impresso
de R$ 225,10 por
R$ 173,15
Digital
de R$ 225,10 por
R$ 157,57

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7039-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7037-4
DOI: 10.24824/978652517039.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 688
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 15
  • PRÁTICA RELACIONAL NO LIMITE: evitando uma nova verdade relacional - 19
  • ENTRE DISCURSOS E RELAÇÕES: a construção social da inteligibilidade e do eu na contemporaneidade - 35
  • AVALIAÇÃO RELACIONAL E TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL NA NOVA ERA - 51
  • OS CINCO “PS” DA SUSTENTABILIDADE - 79
  • CIDADES INVISÍVEIS: quando as práticas colaborativo-dialógicas e a arquitetura se unem - 89
  • CENA DE “THIS IS US” PRODUZ REFLEXÕES ENTRE PRÁTICAS MODERNAS E PÓS-MODERNAS DE TERAPIA - 113
  • ABRINDO JANELAS À BRISA PÓS-MODERNA: um convite aos relacionamentos conjugais - 127
  • O PROCESSO DIALÓGICO COMO GERADOR DE MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES EM UM GRUPO TERAPÊUTICO DE CASAIS - 145
  • HISTÓRIAS EM HISTÓRIA DE UM CASAMENTO: narrativas e atravessamentos do feminismo na clínica - 169
  • AS CONVERSAS INTERNAS DO/A TERAPEUTA: uma reflexão a partir das práticas colaborativo-dialógicas - 193
  • O DUPLO POSICIONAMENTO DO TERAPEUTA E DO CLIENTE NO DIÁLOGO - 211
  • TECITURAS EM COTERAPIA - 225
  • EXPLORANDO AS COMPLEXIDADES DAS INSEGURANÇAS EM SER TERAPEUTA - 249
  • A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM COLABORATIVODIALÓGICA NOS DIVÓRCIOS BRASILEIROS: uma perspectiva construcionista social - 267
  • TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS ENTRE A JUSTIÇA RESTAURATIVA E AS PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS - 281
  • FACILITAÇÃO DE DIÁLOGOS NA EMPRESA: relatos de uma experiência - 303
  • O QUE PODE SER ÚTIL PERGUNTAR EM UM AMBIENTE COMPLEXO DE EMPRESA E FAMÍLIA? - 321
  • “PERRENGUES E MILAGRES: construindo nossa história longe do país de origem”. Investigação apreciativa on-line com brasileiros residentes no exterior - 335
  • ARTICULANDO CONVERSAS POR MEIO DE UM DOCUMENTO COLETIVO: possibilidades da pesquisa narrativa e colaborativa - 357
  • OS ESTUDOS CONSTRUCIONISTAS SOCIAIS SOBRE VIOLÊNCIA NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS - 377
  • CÂNCER DE MAMA: significado do diagnóstico e a construção de novas narrativas - 395
  • ARTICULANDO CONVERSAS POR MEIO DE UM DOCUMENTO COLETIVO: possibilidades da pesquisa narrativa e colaborativa - 415
  • JARDINANDO NARRATIVAS E ESCREVIVENDO HISTÓRIAS - 437
  • ÁRVORE DE HISTÓRIAS: uma colheita de possibilidades - 457
  • DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE O MUNDO EM REDES: “para onde os games podem transportar os que decidem se aventurar nesta jornada digital?” - 479
  • DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE O MUNDO EM REDES: contando outras histórias - 499
  • VULNERABILIDADE COMPARTILHADA: uma condição humana na complexidade das relações humanas que implica um compromisso ético com processos de responsabilidade relacional - 521
  • CONVERSAÇÕES SOBRE ÉTICA NA PÓS-MODERNIDADE: um convite à reflexão - 537
  • TERAPEUTA PÓS-MODERNO /CLIENTE MODERNO: implicações éticas de uma dupla epistemologia e uma dupla hermenêutica - 551
  • “FALA QUE EU TE ESCUTO!”(?): a arte de estar com o outro em processo colaborativo-dialógico - 565
  • O ENCANTAMENTO DAS NUVENS COLIDINDO COM NUVENS: criando comunidades de aprendizagem colaborativa - 581
  • SUPERVISÃO: processos reflexivos em ação - 591
  • UM OLHAR DE DUAS SUPERVISIONANDAS SOBRE AS SUPERVISÕES COLABORATIVO-DIALÓGICAS NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - 609
  • PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS COLABORATIVOS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: passos de um caminho compartilhado - 631
  • IRMÃS NA TELA, BORA VOAR: relato de experiência de um grupo de aprendizagem colaborativa auto-gerido - 649
  • NDICE REMISSIVO - 663
  • SOBRE OS AUTORES - 671
ORGANIZADORA

MARILENE A. GRANDESSO

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica, terapeuta de famílias, casais, indivíduos e terapeuta comunitária. Fundadora e coordenadora do Instituto INTERFACI, referência em práticas colaborativo-dialógicas no Brasil, práticas narrativas e terapia comunitária integrativa. Coordenadora do Certificado Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas – ICCP pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute, desde 2011. Associada ao TAOS Institute, APTF, ABRATECOM e ABRATEF.

AUTORES

ADRIANA BELLODI COSTA CESAR

Psicóloga clínica, terapeuta de família e casal. Docente do Instituto Familiae / Ribeirão Preto-SP entre os anos de 2.000 a 2010. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci / Houston Galveston Institute /Taos Institute). Membro Associado do Taos Institute.
Adriana Gomes Guedes
É psicóloga clínica graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Seu trabalho é orientado pelas práticas guiadas pelo Construcionismo Social.

ADRIANA MÜLLER

Psicóloga e terapeuta de família, trabalha com terapia narrativa desde 2005.
Compartilha seus conhecimentos ministrando aulas presenciais e online, escrevendo e traduzindo artigos e livros sobre terapia e práticas narrativas. Criou a metodologia Ritmos da Vida e utiliza esta e outras metodologias de forma voluntária em projetos sociais.

ADRIANA NOVIS LEITE PINTO

Psicóloga clínica formada pela UFRJ, formação em psicanálise pela Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle-SPID, mediadora de conflitos (MEDIARE/EMERJ). Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI/Houston Galveston Institute/ Taos Institute. Formação em Biblioterapia. Terapeuta Comunitária Integrativa (MISC/RJ). Voluntária do Instituto Papo com Zero e Projeto Viva e Deixe Viver como contadora de histórias em escolas e hospitais.

AGDA MARIA TUZINO LEITE MAFFEI

Psicóloga; Psicodramatista; Docente de Psicodrama e de Terapia Familiar; Terapeuta de Família; Coordenadora do Serviço de Aproximação com pessoas em situação de rua; Projetos Sociais com grupos de multifamílias de alta vulnerabilidade. Certificado Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas, ICCP-INTERFACI. Membro do CDC da ABRATEF; Presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar biênio 2018 -2020 e 2020- 2022. Diretora Vice-Presidente da ABRATEF (2022-2025).

ALINE LOPES DE SANTANA MILITO

Psicóloga (UFAL), Mestre em Psicologia (UFAL), com ênfase em saúde, clínica e práticas psicológicas. Certificada em Práticas Colaborativo-Dialógicas (ITFSP).  Faz parte do grupo de pesquisa Psicologia Discursiva - PROSA, filiado à UFAL. Coordenadora da Assistência Estudantil (IFAL Campus Penedo). Atua como terapeuta de famílias e casais a partir da perspectiva Construcionista com Práticas Colaborativo-Dialógicas.

ANA CAROLINE SANTOS CARVALHO

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Certificada internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

ANA CLARA B. P. HORTA

Terapeuta do Rio de Janeiro. Se formou pela PUC RIO. Atende adolescentes, adultos e casais online e presencial.  Certificada em Práticas Colaborativo-Dialógicas.  Em formação em terapia de casal e família pelo CEFAI

ANA LUIZA DE FARO NOVIS

Psicóloga clínica. Terapeuta de família, membro da Comissão Científica da Associação da Terapia de Família do Rio de Janeiro. Especialista em Saúde Mental Infanto-juvenil pela PUC-RJ. Especialista em Psicologia Médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Presidente do Instituto Papo comZero.

BARBARA MUSUMECI MOURÃO

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ; Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/ UFRJ. Autora de diversos livros sobre violência, segurança pública e gênero e mediação de conflitos.  É mediadora de conflitos, formada pelo TJRJ e pelo MEDIARE, e terapeuta de casal e família, formada pelo CEFAI-RJ.

BRUNA SMIRNE DE MATTOS

Psicóloga e mestre pela USP, terapeuta familiar pelo Instituto ConversAções, especializada em saúde mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, certificando-se na abordagem do Diálogo Aberto pelo Instituto Noos. Atua como psicóloga clínica e supervisora de psicólogos e psiquiatras em formação.

BRUNO CHRISTOPHER

Psicólogo cínico. Certificação Internacional em práticas Colaborativo-Dialógicas pelo INTERFACI. Possui pesquisa concluída sobre: Inclusão social: comparação entre a perspectiva de familiares de pessoas com transtorno do espectro autista de diferentes gerações. e sobre “Motivos de desistência e abandono em uma clínica-escola de psicologia: uma percepção do usuário”. Formação em Psicologia de Esporte. Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas na USP - Ribeirão Preto.

CARLA GUANAES-LORENZI

Psicóloga, Terapeuta familiar. Mestre, doutora e livre-docente em Psicologia pela USP (Ribeirão Preto). Professora Associada II do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), atuando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Práticas Grupais (LAPEPG-USP) e co-lider do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPq). Bolsista Produtividade do CNPq. Membro associado do Taos Institute (EUA).

CLÁUDIA MAMEDE TÓFANO CAMELO

Psicóloga clínica em Ribeirão Preto, terapeuta de família e casal pelo Instituto Familiae, terapeuta cognitiva de crianças e adolescentes pelo Instituto Veda Ribeirão Preto e facilitadora em processos circulares pela Escola Paulista de Magistratura de São Paulo.

CRISTIANE PAULIN SIMON

Psicóloga social comunitária; docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia, com estágio no Centre of Restorative Justice, Simon Fraser University, Canadá. Mediadora de Conflitos pelo Instituto Conversações e Certificação Internacional em Práticas Dialógicas e Colaborativas pelo INTERFACI-SP, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Atua na área de justiça restaurativa e prisão, práticas colaborativas e dialógicas em distintos contextos e saúde das populações periféricas.

CRISTINA MÁRCIA CARON RUFFINO

Pedagoga. Mestre e Doutora em Psicologia. Terapeuta Familiar e Casal. Mediadora Familiar. Certificada em Práticas Profissionais Dialógicas Generativas; em Práticas Narrativas e Trabalho Comunitário; em Práticas Colaborativas Dialógicas e finalizando a formação de formadores em Diálogos Abertos. Foi docente do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP. Foi docente do Instituto Familiae-RP. Sócia Fundadora do Instituto ConversAções. Membro associada do TAOS Institute, ABRATEF, APTF.

CRISTINA TELLES ASSUMPÇÃO

Fonoaudióloga graduada pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Terapeuta Familiar Sistêmica, Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Justiça Restaurativa. Coordenadora de projetos, docente e autora de artigos nestas áreas. Formação em Multilateralismo e Sustentabilidade pela ONU - UNITAR

DANIELA ALCÂNTARA ALMEIDA

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsicc) pela Universidade de Brasília (UnB). Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas – ICCP, Interfaci/Taos Institute. Supervisora voluntária no Serviço de Avaliação Psicológica na Universidade de Brasília - SAPsi/UnB.

DAVID DAY

Coordenador Acadêmico. Servidor Público. Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV), possui especializações nas áreas de Gestão, Ensino e Psicologia. Certificado Internacional em Práticas Colaborativo Dialógicas - ICCP (INTERFACI e The TAOS Institute), atua com enfoque na qualidade das relações e dos relacionamentos.

DENISE GASPERIN GELAIN

Cursou a Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (2022), pelo Interfaci/SP. Membro da Associação de Terapia Familiar do Estado de Goiás (ATFAGO). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (2016) pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (desde 2010). Especialista em Terapia Relacional Sistêmica (2009) pelo Familiare/SC. Atua como Psicóloga em contexto clínico particular atendendo casais e famílias. Mãe da Stella, de 7 anos.

DOMITILA GONZAGA

É psicóloga formada pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde também fez mestrado. É formada no curso de Especialização de Terapia Familiar e de Casal Sistêmica pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e é doutora em Psicologia pela USP-RP (Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto), com dupla titulação pela UP (Universidade do Porto, Portugal). Também tem a formação pelo ICCP-Interfaci, com o Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas.

EDNA DE ALMEIDA MONTEIRO

Terapeuta de Casal e Família, Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci / Houston Galveston Institute / Taos Institute - 2021). Aluna do Curso de Formação em Terapia Narrativa e em Trabalho Comunitário do Instituto Reciclando Mentes em colaboração com o Dulwich Centre.

EDNA MARIA MALHEIROS DA COSTA

Psicopedagoga; Terapeuta de Família, Casal e Indivíduos, Terapeuta Comunitária Integrativa, Psicanalista Didata, Sexóloga, Mediadora Conflitos Familiares, co-autora de livros sobre Terapia de Família, Palestrante, Professora/Coordenadora/Supervisora da Formação Terapia Familiar e da Capacitação em Atendimento Familiar Rede de Saúde Mental- PE, Secretária CDC/ABRATEF (gestões 2016-2018/2018-2020/ 2020-2022/ 2022-2025). Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas ICCP- INTERFACI 2020 / 2021

ELIANA AMORIM SOARES

Graduada em Administração (Universidade Católica de Brasília) e Psicologia (UNISUL). Pós-Graduação em Administração Pública-CIPAD (FGV). MBA Executivo Internacional, com ênfase em Administração Estratégica de Sistemas de Informação, nível especialização (FGV). Curso de Alta Direção em Administração Pública – Edição Internacional (INA- Portugal), MBA em Gestão de Pessoas (FGV) e Certificação Internacional em Práticas Colaborativo- Dialógicas, pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.
Atua como psicóloga clínica.

ELIANA PEREIRA BARRETO LINO CHAVES

Psicóloga, Terapeuta de Família, Casais, Adultos, Adolescentes, Mediadora, Profissional de Saúde Mental nos Divórcios Colaborativos. XI Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – HOUSTON GALVESTON INSTITUTE TEXAS/USA; TAOS INSTITUTE; INTERFACI.

ELIANE PELLES MACHADO AMORIM

Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUC GO), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), Terapeuta Familiar Sistêmica, Mediadora Familiar, Psicóloga Jurídica em questões familiares, Professora e Supervisora na Pós-Graduação. Presidente da Associação de Terapia Familiar de Goiás – ATFAGO, Presidente da Comissão de Perícia Psicológica e Alienação Parental do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM Goiás. XI Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – Houston Galveston Institute Texas/Usa; Taos Institute; Interfaci.

EMERSON F. RASERA

É Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado pela PUC/SP e University of New Hampshire (EUA). É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Seu trabalho é focado nas contribuições construcionistas sociais para as práticas psicológicas, especialmente em saúde, comunidade e diversidade sexual. Seus livros mais recentes são “Practicing Therapy as Social Construction” (com McNamee e Martins, 2023) e “Diálogos sobre Construcionismo Social” (com Cordeiro, Lopes & Brigagão, 2023).

EMILLY SALES SALA GOMES

Psicóloga na Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutoranda em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

ERICA SANTORO LINS FERRAZ

Terapeuta Familiar e de Casal (Instituto Conversações- 2019), Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP - INTERFACI/SP - 2018), Certificação Internacional em Perspectiva e Prática Profissional Generativa (INTERFAS - 2019), Pós-graduada em Sexologia (Unisal), Terapeuta em formação EFT (Terapia Focada nas Emoções), Membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade) e Mediadora de Conflitos (Instituto Conversações/ 2015).

ERIKA MACEDO

Psicóloga, Terapeuta Individual, de Casal e Família. Terapeuta Comunitária. Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI. Terapeuta Narrativa. Atua como psicóloga clínica na Marinha do Brasil e consultório particular.

FABIANA GRADELA CASARINI

Psicóloga formada pela UMESP com larga experiência e atuação clínica e organizacional. Certificação Internacional em Terapia Narrativa e Práticas Comunitárias (Reciclando Mentes/Dulwich Centre) e Internacional Certificate im Collaborative-Dialogic Pratices at Interfaci (Houston Galveston Institute/The Taos Institute). Fundadora do Narrativas Que Transformam (https://www.narrativasquetransformam.com). Livros publicados: Educação Corporativa da teoria à prática (Senac SP), Perdas Compartilhadas (Com Arte / EDUSP) e coleção Petty Lee e Seus Amigos (DVS).

GABRIELLI CERINI FERREIRA

Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto. Certificada em Práticas Colaborativo-Dialógicas pelo Instituto INTERFACI, Taos Institute e Houston-Galveston Institute. Pós-Graduada em Transtorno do Espectro do Autismo: Atenção Multidisciplinar pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

GIOVANNA BEATRIZ KALVA MEDINA

Curitibana, amante dos processos relacionais, atua como psicóloga clínica sob orientação sistêmica e como professora universitária. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP X). Interessada pela educação, inclusão, e a psicologia publicou diversos trabalhos nestas áreas.

GLÁUCIA REZENDE TAVARES

Psicoterapeuta de adultos, casais e famílias. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Medicina da UFMG, certificada em Práticas Coloborativas-Dialógicas pelo Interfaci, TAOS Institute e Houston Galveston Institut, e cofundadora e presidente da Rede API - Apoio a Perdas (Ir) reparáveis.

GRAZIELLA JONES CACCAVALE MOFARREJ

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Especialista em Terapia Familiar e Casal pela PUC-SP-COGEAE, Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute, Membro associada do TAOS Institute, Mediadora de Conflitos pelo Instituto Mediativa, Terapeuta EMDR pela Equilíbrio Mente e Corpo, Sócia Fundadora da Sanga8: Consultoria para TransformAção Institucional, Diretora Presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar - APTF triênio 22-25.

HARLENE ANDERSON, PHD

Co-fundadora e membro da diretoria do Taos Institute, Houston Galveston Institute e Access Success International., Houston Galveston Institute e Access Success International. Editora fundadora do International Journal of Collaborative Practices e fundadora do programa do Certificado Internacional em Pra?ticas Colaborativo-Dialo?gicas (ICCP). Reconhecida internacionalmente como uma líder no desenvolvimento de uma abordagem de psicoterapia colaborativa-dialógica, com aplicações em organizações, comunidades, educação, pesquisa e consultoria.

IARA CARVALHO DE LORENZO

Psicóloga (FFCL–USP Ribeirão Preto); atua na área clínica e jurídica, como servidora pública no TJSP. Especialista na abordagem junguiana (COGEAE – PUC-SP (2003), terapeuta de família e casal pelo ITFSP (2019). Formada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP) pelo Instituto INTERFACI (2021).

ILZA RAHMI GARCIA

Arquiteta e Urbanista. Pesquisadora e Gerente de Projetos de Arquitetura do setor Corporativo, responsável pela implementação de novas tecnologias e treinamento de equipes em Sistemas CADD (Computer-aided Desing e Drafting) e BIM (Building Information Modeling). Proprietária da RAHMI arquitetura e Membro ativa da GBC (Green Building Council). Consultora em Projetos Sustentáveis, certificações ambientais e ESG ( Environmental, Social and Governance).

IRMA (ÑECA) RODRÍGUEZ, M.A.

Docente e consultora no Grupo Campos Elíseos na Cidade do México. Sua experiência no trabalho comunitário e terapêutico a tem levado a explorar o diálogo e a colaboração como meios de transformação no individual e no social.

ISABELA GAMARSKI

Médica Psiquiatra pelo IPUB/UFRJ. Terapeuta individual, de casal e família pelo NOOS/RJ e CEFAI/RJ. Terapeuta Comunitária Integrativa pelo Espaço de Cuidado/Polo RJ.

ISABELA OLIVEIRA BOITAR

Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Terapeuta de casais e indivíduos. Especialista em Intervenção Familiar: Psicoterapia e Orientação Sistêmica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Certificada internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

IVANNA SOUTO DE MAGALHÃES

Psicóloga (UFMG), Mestre em Psicologia Clínica(PUC-RJ), Especialista em Terapia de Família e Casal(PUC-RJ). Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute-SP). Psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos

JACKELINE MIRELLY QUIRINO DA SILVA ROCCA

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas, mestranda do programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia/ UFAL, certificada internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas (2023-2024), Pós-graduanda em Terapia Familiar. Atua como Psicoterapeuta clínica desde 2020.

JOELMA CAMARGO SILVA VESPOLI

Psicóloga clínica. Psicóloga pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Psicóloga Hospitalar (HCFMUSP), Terapeuta de Família e Casal (PUC-SP). Certificação Internacional em Práticas Colaborativa e Dialógicas (INTERFACI/Houston Galveston Institute e Taos Institute).

KARLA HOFFMANN DE SOUZA

Psicóloga Clínica com especialização na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Pós- graduada em Psicologia Hospitalar pela PUC-Rio. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI/Houston Galveston Institute/Taos Institute). Atua como psicóloga clínica e hospitalar.

KENNETH J. GERGEN

Professor pesquisador sênior. Catedrático em Psicologia no Swarthmore College. Presidente do Taos Institute. É internacionalmente conhecido por suas contribuições para a teoria construcionista social, tecnologia e mudança cultural, teoria e prática relacional. Autor dos livros Realities and Relationship: Soundings in Social Construction, The Saturated Self: Dilemmas of Identity in Contemporary Life, An Invitation to Social Construction, and Relational Being: Beyond Self and Community. Recebeu numerosas premiações por seu trabalho, incluindo títulos honorários nos Estados Unidos e Europa.

LAURA VILELA E SOUZA

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Membro associado do Taos Institute – EUA. Líder do DIALOG (Laboratório de Pesquisa em Práticas Dialógicas e Colaborativas).

LETÍCIA OLIVEIRA RODRIGUES

Psicóloga clínica formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (ICCP) pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Formação em Terapia de Casal e Família pelo Núcleo Contemporâneo de Psicoterapia.

LILIANE DA CUNHA PAULA

Psicóloga clínica, especialista em luto, terapeuta de casais e famílias, certificada pelo International Certificated of Collaborative Practices (ICCP) promovido pelo Interfaci, Taos Institute e Houston-Galveston Institute, associada técnica do Instituto Noos, associada à ABRATEF e ATF-RJ, coordenadora do Núcleo Contemporâneo de Psicoterapia e do curso de Formação em Terapia Familiar Sistêmica Contemporânea.

LUDMILLA LUDOVICO EVANGELISTA DA ROCHA

Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci-SP. Juíza do Trabalho Substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

LUCIANA FRANCIELLE E SILVA

Psicóloga preta construcionista social. Graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e mestra em Psicologia e Saúde pela mesma instituição. Certificada internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas (2022); Pós-graduação em Neuropsicologia. Interessada pelos processos de comunicação e pela potência dos encontros. Atualmente dedica-se à clínica e psicologia da saúde, docência e supervisão.

LUZIA DA FONSECA OLIVEIRA

Psicóloga clínica. Psicoterapeuta de casal e família. Mediadora. Psicopedagoga. Facilitadora de Processos Coletivos e Educação Permanente em Saúde. Certificação Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas (INTERFACI / TAOS Institute). Membro do Instituto Emprosa.

MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO

Graduada em Psicologia (USP- 1976); mestrado em Psicologia Social (USP 1995); Doutorado em Psicologia Social (PUC-SP 2003); Pós-doutorado na Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha (2014) e Fundação Getúlio Vargas S. Paulo. Professora titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem desenvolvido pesquisas fundamentadas no construcionismo social, desde o doutorado. Obteve o Certificado Internacional, em Práticas Colaborativa-Dialógicas, pelo ICCP-São Paulo (2022).

MARIA CLARA PICCHETTI CHRISTIAN

Graduada em Ciências Sociais e Letras (USP), Bacharelado em Alemão (USP), Deutschlehrer Ausbildung – DLA - Instituto Goethe São Paulo e Goethe Institut – München, Seminário de Formação de Professores - Associação Pedagógica Rudolf Steiner – EWRS, Mediadora Mediativa (Mediativa - Instituto de Medição Transformativa), Terapeuta de Família e Casal - (ITFSP), Facilitadora de Diálogos, com Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas, pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Atuação Profissional: Terapeuta Familiar e Casal.

MARIA DO CARMO CANTO MARTINS

Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia (UFG). Aperfeiçoamento em Formación en Psicopedagogia Clínica (Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires, EPBA). Mestrado em Educação (PUC GOIÁS), tendo como pesquisa:Jovens Estudantes: Interdição e inserção no consumo de substância psicoativas. Servidora Pública, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

MARIA FERNANDA TEIXEIRA DA COSTA

Paulistana, mãe de Maria Luisa e Gabriel, esposa de José. Administradora de Empresas; Mestre em Psicologia Social pelo IPUSP; Especialista em Investigação Apreciativa pela Case Western e Terapia Familiar pela PUCSP; Bióloga Cultural pelo Instituto Matriztico, Chile; Docente de Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI e SBGC. Atua como consultora organizacional e facilitadora de grupos.  São Paulo, Brasil.

MARIA GABRIELA MANTAUT LEIFERT

Argentina, Psicóloga Clínica CRP 06/20933-3, Mestre em Psicologia Social USP, Terapeuta de Casal e Família, Mediadora de Conflitos e Terapeuta Intercultural. Certificação Internacional em Práticas Colaborativas Dialógicas Houston Galveston Institute, Taos Institute e INTERFACI. Membro da Diretoria APTF como primeira secretária em 2014/2018 e 2018/2020. Membro do Instituto Noos. Professora da UNIFESP no Curso de Especialização em Psicologia Imigração e Cultura. Facilitadora de grupos. Sócia Fundadora da Sanga8. Cursos para Formação Profissional

MARIA JOSÉ MOREIRA DA SILVA

Mestre em Psicologia, docente no curso de Psicologia na Centro Universitário Unidombosco e psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

MARIA LÚCIA RODRIGUES GUIMARÃES GASSERT

Graduada em Psicologia pelo IPUSP, atuando em consultório particular assistindo pessoas em terapia individual, familiar e de casais. Experiência anterior na Rede de Atenção Psicossocial na Secretaria Municipal da Saúde em São Paulo-SP. Terapeuta Comunitaria e Especialista em Terapia Familiar e de Casais pela PUC-SP. Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pela INTERFACI-SP. Participante do Grupo Estudo em Prática Clínica do Instituto Sistemas Humanos

MARÍA LUIZA MORENO CARMONA

Psicóloga, psicoterapeuta individual, casal, família e grupos, Psicodramatista (EPP/SP), Terapeuta familiar (PUC-SP–COGEAE), especialista em Orientação Intercultural (Depto. Psicología Social - USP/SP), Certificado em Práticas Colaborativas e Dialógicas – Interfaci, membro titular da APTF, Professora, supervisora e consultora de projetos sociais do Instituto de Terapia Familiar/SP, Facilitadora de processos grupais e sócia fundadora da Sanga8 – Consultoria em Investigação apreciativa.

MARIA ZENAIDE CARDOSO PIZANI

Assistente Social e Mediadora. Formação e especializações em Terapia de Casal e Família, pelo Sistemas Humanos e Instituto Familiae. Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI/Houston Galveston Institute/ Taos Institute). Terapeuta de Casal e Família, há vinte e dois anos.

MARIANA GRACINDO TRAJANO

Psicóloga graduada pela PUC RJ, Mestre em Ciências pelo IFF – Fio Cruz, Professora do curso de formação em terapia de casal e família do Centro de Estudos da Família, Adolescência e Infância – CEFAI, possui Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Psicoterapeuta de familias, casais e indivíduos.

MARIANI SANTOS BAASCH

Psicóloga clínica (CRP 12 07714), formada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL(2007). Pesquisadora do Núcleo Vida e Cuidado estudos e pesquisas sobre violências NUVIC/CED/UFSC (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2014). Formação em Terapia Sistêmica pelo Instituto Movimento/SC (2017). Certificação Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas pelo INTERFACI/SP (2021).

MARILENE A. GRANDESSO

Doutora em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos e terapeuta comunitária. Fundadora e coordenadora do Instituto INTERFACI envolvido com estudo e prática de Terapia Narrativa, práticas colaborativo-dialógicas, terapia comunitária e facilitação de conversações em instituições e grupos. Coordenadora do Certificado Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas (ICCP). Professora e Supervisora do curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal da PUC-SP. Associada do Taos Institute; ABRATEF, APTF e ABRATECOM.

MARÍLIA A. DE FREITAS AGUIAR

Doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG; Mestre em Psicologia Clínica, PUC SP; certificada em Práticas Dialógicas e Colaborativas, Interfaci/Taos Institute. Membro do comitê de Psicologia e do GT de pós-graduação da ANCP, Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Coordenadora da Pós-graduação em Psico-oncologia e cocoordenadora Pós-graduação em Cuidados Paliativos, ambas pela Pós-graduação Ciências Médicas MG.

MAYARA BHERING DUARTE

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou parte da sua graduação no Canadá, na Concordia University of Edmonton. Terapeuta de indivíduos e casais. Especialista em Psicologia Intercultural.  Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.

NAIARA GOMES PEREIRA

Terapeuta Ocupacional, especialista em saúde mental, gestão em saúde pública e gestão de equipes colaborativas. Certificada em práticas colaborativo-dialógicas pela interfaci/TAOS. Atua em atendimentos clínicos individuais, de família e de casal, assim como na gestão de um serviço de Saúde Mental na Saúde Pública de São Paulo/SP.

NANCY BENEDITA BERRUEZO BERGAMI

Psicóloga, especialista em Terapia Familiar e de Casal, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Certificação Internacional em Práticas Dialógicas e Colaborativas pelo INTERFACI-SP, Houston Galveston Institute e Taos Institute. Professora Adjunta no curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, supervisora de atendimento clínico na modalidade de psicoterapia individual, acolhimento e orientação psicológica de casal e família, coordenadora do Projeto de Extensão “Atenção à Família, ao Casal, ao Indivíduo e à Comunidade.

NEFTALI BEATRIZ CENTURION

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Brasil. Especialista em Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário pela Associação Espanhola de Terapia Narrativa. Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Dialógicas e Colaborativas - Dialog/USP.

OLGA ELENA FENJVES JOVELEVITHS

Médica - UNIFESP (1973) com atuação em Hansenologia e Homeopatia na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Terapeuta de Família e Casal Instituto Familiae (1995). Terapia de Casal com enfoque Psicodramático (2005). Formação em Psicoterapia Biodinâmica, Práticas Narrativas, Terapia Comunitária e Práticas Colaborativas ( ICCP -2011) e curso para instrutores de Mindfulness no programa MBSR pela UNIFESP 2014/2015. Facilitadora de processos através de práticas colaborativas. Psicoterapeuta de família, casal e individual em consultório há 20 anos.

RAFAELA DE SOUSA CALDAS

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de Bases Históricas, Teóricas e Políticas da Psicologia. Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas- ICCP pelo Interfaci/Taos Institute, em formação em Psicoterapia Relacional Sistêmica de indivíduos, casais e famílias pelo Instituto de Terapia de Família de São Paulo- ITFSP. Estuda sobre temáticas em Psicologia Crítica, com interesses em questões decoloniais e interseccionais de gênero, sexualidades e raça.
Advogada. Doutoranda em Psicologia pela PUC/GO. Mestre em Psicologia pela PUC/GO. Presidente da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/GO); Mediadora de Conflitos no Núcleo de Atuação Extrajudicial da Defensoria Pública de Goiás. Facilitadora de Diálogos, com Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas, pelo Houston Galveston Institute e Taos Institute. Docente e Palestrante em diversas especializações em Gestão de Conflitos.

RONALD SETTON

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Terapeuta de Casal e Família pelo Sistemas Humanos-SP. Mediador Judicial pelo Mediativa-SP, Graduado em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci-SP. Engenheiro pela Escola Politécnica-USP. Atua como terapeuta de casal e família e consultor de empresas familiares e profissionais liberais. Membro do Conselho Fiscal da APTF, gestão 2022/2025.

ROSÂNGELA RUSSO

Formada em Medicina pela FM de Ribeirão Preto- USP com Residência Médica em psiquiatria. Terapeuta de Família e de Casal pelo Instituto Familiae onde também exerceu a função de docente. Pós-graduação Lato Senso – Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, junto ao Hospital Sírio-Libanês. Gerenciou o CAPSII de Ribeirão Preto no período de 2006 a 2018. Formação em Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário pela Associação Reciclando Mentes. Curso Internacional em Práticas Colaborativo- Dialógicas pelo Instituto INTERFACI.

SAMANTHA PIRES OLIVEIRA FREITAS PEDROSA

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2015). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFU). Especialização lato sensu pelo Programa de Residência em Área Profissional de Saúde, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (PRAPS/FAMED/UFU), área de concentração Atenção ao Paciente em Estado Crítico. Título de especialista em Psicologia em Saúde, pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI/ TAOS Institute/Houston Galveston Institute).

SAMARA RODRIGUES DE SOUZA

Psicóloga e mestre em Psicologia pela PUC-Minas: linha de pesquisa de intervenções clínicas e psicossociais. Especialista em Psicoterapia de Família e Casal. Psicóloga clínica e docente de cursos de graduação em Psicologia e especialização em psicoterapia de família e casal em BH-MG.

SCHERTO R. GILL

Diretora Fundadora do Instituto Humanidade Global para a Paz e Professora de Pesquisa na University of Wales Trinity Saint David.

SHEILA MCNAMEE

Professora de Comunicação na Universidade de New Hampshire; co-fundadora e vice-presidente do Taos Institute (taosinstitute.net). O seu trabalho centra-se na transformação dialógica numa variedade de contextos sociais e institucionais, incluindo psicoterapia, organizações e comunidades. Entre os seus livros mais recentes estão Research and Social Change: A Relational Constructionist Approach, com Dian Marie Hosking (Routledge, 2012) e Education as Social Construction: Contributions to Theory, Research, and Practice, co-editado com T. Dragonas, K. Gergen, E. Tseliou (Taos WorldShare, 2015) e Praticando a Terapia como Construção Social com Pedro Martins e Emerson Rasera (2024 - NOOS)

SÔNIA VIEIRA COELHO

MC: Psicóloga (UFMG), Mestre Psicologia Social (UFMG), Doutora em Educação (UFMG), Terapeuta de Família e Casal, Certificado Internacional em Práticas Colaborativo--Dialógicas (Interfaci, SP), Ex-professora universitária, coautora da obra “Atendimento sistêmico de Famílias e Redes Sociais”.

STELLA MESQUITA FERREIRA VICENTE

Psicóloga; Pós-graduada em Psicoterapia de Casa e Cuidados Paliativos. Experiência no trabalho com empresas e instituições e atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos. Realiza Psicoterapia de Casais e Orientação de Pais. Possui Certificado Internacional em Práticas Colaborativas Dialógicas (Interfaci/ Houston/Taos Institute).

STELLA MARIA POLETTI SIMIONATO TOZO

Psicóloga e Doutora em Psicologia (USP), Docente na Faculdade de Psicologia da PUC Minas, coordenadora e docente do curso de especialização em Terapia Familiar e de Casal (IEC -PUC Minas), terapeuta familiar sistêmica. Certificada Internacionalmente em práticas colaborativas e dialógicas (ICCP - Interfaci / HGI / Taos Institute).

SYLVIA ARDITTI

Psicóloga clínica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em psicoterapia de criança e adolescente (Instituto de Psiquiatria - UFRJ). Certificado Internacional em práticas colaborativo- dialógicas pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos institute. Diretora do instituto Papo com Zero. Membro voluntário como psicóloga clínica do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC)

SYLVIA LONDON, M.A., L.M.F.T.

Terapeuta, docente, consultora, supervisora e coach. Fundadora e docente do grupo Campos Elíseos (México), onde dirige o Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas. Docente do Houston Galveston Instituto (Texas) e do Taos Institute (USA). Membro do Conselho do ICCP Sylvia utiliza suas habilidades de colaboração e diálogo para gerar possibilidades nos contextos educativos, organizacionais, terapêuticos e comunitários

TATIANE MARIA DA SILVA

Psicóloga Clínica com foco na infância e adolescência; Pós graduada em Terapia de Família e Casais
Certificação Internacional em Práticas Colaborativas (ICCP).

THAISLINE PRISCILA DAY

Psicóloga Clínica – Vallent Clínica. Professora Universitária. Responsável Técnica Formação em Psicologia Sistêmica – Vallent Cursos. Certificada Internacional em Práticas Colaborativo Dialógicas – IC6CP (INTERFACI e The TAOS Institute), especializações em Terapia de Casal e Família e em Sistêmica Pós-moderna.

VALÉRIA NICOLAU PASCHOAL

Psicóloga; Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP); Terapeuta de Família, Casal e Comunitária. Certificado Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas (ICCP) pelo Interfaci. Associada do TAOS Institute, APTF e ABRATECOM; Co-coordenadora do ICCP pelo INTERFACI; Certificado em Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário (Reciclando Mentes e Dulwich Centre). Facilitadora de processos grupais; sócia fundadora da Sanga8: Consultoria para TransformAção Institucional. Membro da Diretoria da APTF (2022-2025).

VICTORIA DE ALMEIDA GUIMARÃES SOLON

Psicóloga. Formação em Práticas Narrativas e Trabalho Comunitário pela Associação Reciclando Mentes e Dulwich Centre. Certificação Internacional em Práticas Colaborativo-Dialógicas pelo Instituto INTERFACI, Taos Institute e Houston-Galveston Institute. Atualmente cursando Mestrado em Terapia de Casal e Família na Lewis & Clark College, Portland, Oregon, EUA.

VIVIANE PALADINO

Advogada consensual e facilitadora de diálogos em mediações de conflitos, encontros, palestras e cursos com abordagem em práticas colaborativo-dialógicas, práticas restaurativas, negociações assistidas. Formação em Direito pela UNIP, em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso pela Associação Palas Athena, ISA-ADRS e pelo IMAP, em Negociação pela ALGI, em Justiça Restaurativa pelo CDHEP. Certificação Internacional em Práticas Colaborativo- Dialógicas e INTERFACI-SP, Houston Galveston Institute e Taos Institute.