Autores: Noeli Alvim
No presente livro, tem-se que o passar pela experiência da avaliação formativa com a elaboração do portfólio foi gratificante, no entendimento de alguns graduandos, o portfólio é uma vivencia que você vem fazendo por etapas, devagar. Não é trabalho que você vai estudar e depois passar aquilo para o papel.
Outra recomenda o portfólio como avaliação, porque por ele teve o primeiro contato com a escola e, começou a elaborar suas ideias, a observar a aula e começa a saber escrever e montar um conteúdo para o portfólio (graduanda).
Ainda mais, vê-se na leitura o cuidado com a formação e desenvolvimento do pensamento reflexivo para quem deseja ser professor.
No portfólio se associam conteúdo e práticas pedagógicas. Ele é organizado pelo próprio aluno para que, com o professor, em conjunto, possam acompanhar seu progresso.
Com o uso do portfólio deseja-se que o professor seja um profissional reflexivo, construtivo, inovador que seja capaz de relacionar o conhecimento à situação singular, que vive por um processo de observação, compreensão, análise, interpretação e tomada de decisões. Espera-se que o professor saiba com discernimento dosar pensamento reflexivo e pensamento rotineiro.
Assim, o leitor encontrará na leitura deste livro narrativas vivas, desafiadoras, vibrantes que apresentam como por em prática este tipo de avaliação formativa.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-742-4
DOI: 10.24824/978858042742.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 86
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
NOELI CRISTINA ALVIM
Nasceu em Rancharia – SP, filha de comerciantes que durante sua formação priorizaram o estudo de música e da dança. Cresceu ajudando-os até que aos treze anos iniciou sua carreira profissional como professora de Música. Têm em sua trajetória profissional experiências consideradas por ela ricas na Escola Music-Art, Lar Francisco Franco, Secretaria Municipal de Educação de Rancharia, e no Programa Banco do Povo Paulista.
Incentivada por diversos amigos e pela família, retomou seus estudos no Ensino Superior na Escola Superior de Educação física da Alta Paulista na cidade de Tupã-SP, onde se formou Licenciada em Educação Física e posteriormente Especialista em Fisiologia do Exercício aplicada a Populações Especiais.
Em 2006, a convite a coordenação de Curso, iniciou sua carreira docente nas Disciplinas Políticas Públicas em Educação, Esporte e Lazer e Prática de Ensino. Desde então, atua nesta Instituição que hoje, denominada Faculdades ESEFAP – Uniesp Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física.
Em 2011, iniciou o Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista, onde se dedicou a estudar uma metodologia aplicada em sua atividade docente, o Portfólio.
Em 2012, apresentou parte deste estudo no VII Congresso Ibero americano de Docência Universitária na Cidade do Porto em Portugal.
Agora em 2013, lança seu primeiro Livro O Portfólio na Formação Reflexiva de Professores de Educação Física.