ORGANIZADORES
LIVIA ROBERTA DA SILVA VELLOSO
Professora do Instituto Federal de São Paulo. Formada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UEL. Mestra em Educação pela Unitau. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (Bolsista Capes). Realiza estudos com ênfase em Educação, Educação Física Escolar, Práticas pedagógicas, Políticas Educacionais e Currículo. É membro do Grupo Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo e do GT sócio-histórico da Unitau.
THALES RODRIGO DE SIQUEIRA
B.boy há 15 anos, cursa doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (Bolsista-Capes). É membro dos grupos de estudos e pesquisas (Diálogo) da Universidade São Judas Tadeu-SP e (GPEcult) da Universidade Federal Fluminense, campus Angra dos Reis-RJ. Trabalha nas redes municipais de Educação de Cunha-SP e Guaratinguetá-SP. Dedica-se às atividades culturais, pedagógicas e pesquisas com as temáticas: Educação Física Escolar, culturas juvenis e cultura Hip Hop. É nós por nós!
LUIS EDUARDO VIEIRA DIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas, além de possuir licenciatura e bacharelado na área. É doutorando em Educação Física (Bolsista Capes), investigando a área dos estudos socioculturais e pedagógicos da educação. No presente, é membro do Grupo Diálogo e atua como professor na rede de ensino Estadual de São Paulo.
MARIANA DIMES VICENTE
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2023). Doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora de Educação Física em quatro instituições da rede privada de ensino em São Paulo. Pesquisadora na área de Educação Física Escolar, justiça social, marcadores sociais da diferença e interseccionalidade.
AUTORES
ADÃO GUSTAVO AURELIANO
Graduado em Educação Física - Licenciatura, pela Faculdade Integradas de Ribeirão Pires-FIRP (2016) e especialista em Ludicidade e Psicomotricidade, além de Educação Física Escolar (2018), Mestrando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu-USJT, atua como Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André e na Prefeitura Municipal de São Paulo.
BRUNA GABRIELA MARQUES
Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJT é pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e fotografia participativa. Coordena o grupo de estudo e pesquisa em Envelhecimento e Saúde (GREPES).
CAROLINE BAHNIUK
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Departamento Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Professora Doutora. UFPE (1977-1999); UFBA (2000...); UFAL (2022-2023) e UESC (2024). Contribuiu na formação de mais de 100 mestres e doutores. Produção em mais de 70 livros e 400 periódicos e eventos. Coordenou Cursos de Graduação, Pós-Graduação – Especialização nas áreas de Educação Física e Educação do Campo. Cidadã baiana, por merecimento, pelos serviços prestados à Educação na Bahia. Compõe Comissão Pedagógica Nacional do Pronera Incra/MDA e amiga do MST.
ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e nos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.
FABIANO DIAS
Possui graduação em Educação Física, licenciatura e bacharelado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2020). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019) e doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2022). Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura de Cajamar.
FABRÍCIO LEOMAR LIMA BEZERRA
Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professor de Educação Física na Educação Básica do município de Fortaleza-CE. Docente com interesse em estudos sobre Educação Física Escolar, currículo, mídia-educação, corporeidade, escola de tempo integral e práticas educacionais inovadoras.
FERNANDA ASSUNÇÃO PEREIRA
Licenciada em Educação Física pela Estácio (2014) e Bacharel pelo Claretiano (2016). É especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU (2021) e mestra em Educação Física Escolar pelo ProEF/Unesp (2024). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa “Diálogo” da Universidade São Judas Tadeu/SP. Professora de Educação Física na Rede Municipal de Vargem Grande Paulista/SP. Seus estudos concentram-se em Educação, Educação Física Escolar, Educação das Relações Étnico-Raciais e Infâncias.
GABRIEL DA COSTA SPOLAOR
Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/Unicamp. Atualmente é professor de Educação Física e coordenador de área/disciplina na Educação Básica do município de Campinas-SP. Coordena o grupo de estudos EscolaR da FEF/Unicamp. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do Gepec situado na FE/Unicamp. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, brincar, prática pedagógica e formação docente.
GISELE DA SILVA SOARES
Doutoranda em Educação Física na linha de Estudos Socioculturais e Pedagógicos (USJT). Mestra em Educação, na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Gestores (USCS). Especialização em Psicopedagogia e Lazer Eventos. Graduação em Pedagogia (Uninove), em Educação Física licenciatura Plena (FEFISA). Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Santo André.
GRACIELE MASSOLI RAMOS
Doutorado (2002) e Mestrado (1998) em Educação Física pela Unicamp. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência (1991) pela UFU. É professora na ESEF de Jundiaí e docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. É líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. Temas de interesse: inclusão e diferença, educação física escolar, esporte adaptado e dança.
ISABEL PORTO FILGUEIRAS
Docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, onde coordena o grupo Focus: Formação docente em Educação Física escolar. Desenvolve pesquisas no campo da formação de professores e em suas interfaces com o desenvolvimento do currículo, considerando o professor como pesquisador da prática. Seus estudos priorizam metodologias qualitativas com especial atenção à pesquisa-ação e ao auto estudo da formação de professores.
LAÍS ALMEIDA MASCARENHAS
Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí (2022). Professora nos anos iniciais do fundamental SME de Jacareí (2024). Pesquisadora no grupo de pesquisa e estudos Diálogo (USJT). Dedica seus estudos e pesquisas sobre Currículo, Identidade, Formação de Professores e Pedagogia, procurando aprofundar os saberes e dialogar com a epistemologia de Paulo Freire para uma práxis que busca a democracia, emancipação e transformação da sociedade.
MILENA PEDRO DE MORAIS
Mestrado e doutorado em Educação Física pela USJT. Reconhecimento pela Universidade de Coimbra com equivalência ao grau acadêmico português de Doutor, em Ciências do Desporto. Professora no curso de Licenciatura em Educação Física na UFNT. Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
MIRVANE DIAS DE SOUZA
Doutoranda e Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Educação Física e Pedagoga na Prefeitura Municipal de Santo André. Pesquisadora na área de Educação Física Escolar, Formação de Professores e Educação Infantil. Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André.
PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO
Militante social da educação, do esporte e do lazer. Doutor em Política Social (UnB). Mestre em Educação Física (UnB). Professor da ESEFFEGO-UEG e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Coordenador do Projeto MESCLAR: lazer e cultura corporal (FEF-UnB). Pesquisador Colaborador e Orientador Credenciado do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Brasília (PROEF-UnB).
RENATA FERRAZ DE TOLEDO
Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP. Docente na graduação e nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Anima SOCIESC de Inovação. Orientadora e Docente Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP.
VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Professora de Educação Física e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra e Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua, no quadro técnico da Divisão de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de São Paulo e como Professora dos Programas de Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.
VALTER BRACHT
Licenciado em Educação Física pela UFPR. Mestrado em Educação Física pela UFSM, Dr. Phil, pela Universidade de Oldenburg/Alemanha. Professor Titular aposentado da UFES. Ex-presidente do CBCE, gestões 1991-93 e 1993-95. Autor do livro Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Unijuí: Ijuí, 1999. Coautor do livro Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.