Capa do livro: Educação física e democracia: <br>Cartas a quem ousa esperançar

Educação física e democracia:
Cartas a quem ousa esperançar

Autores: Livia Roberta da Silva Velloso - Thales Rodrigo de Siqueira - Luis Eduardo Vieira Dias - Mariana Dimes Vicente (Orgs.)

No início de 2023, um coletivo constituído por professores e professoras – integrantes do Grupo de Pesquisa Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo – dialogava sobre os ataques que a democracia brasileira sofria. Compreendendo a escola como instituição em que a luta por uma sociedade democrática deve ser constante, este coletivo buscou inspiração em Paulo Freire para dialogar, a partir da elaboração de Cartas Pedagógicas, sobre reflexões e ações de professores e professoras que buscam cotidianamente defender (e educar para) a Democracia. Ao reunir essas cartas, queremos nos comunicar com educadores e educadoras de todo Brasil, refletindo sobre questões educacionais e sociais que perpassam a Educação Física enquanto área de conhecimento e componente curricular. Relatamos aqui como a democracia se relaciona com nossas trajetórias de vida, nosso posicionamento político e nossa ação profissional. Assim, convidamos leitores e leitoras a pensar na democracia como elemento balizador de princípios éticos, políticos e pedagógicos, com vistas a luta pelo direito de sonhar e, portanto, de caminhar juntos rumo a construção de uma sociedade e, porque não, uma Educação Física mais justa e menos desigual.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7021-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7020-6
DOI: 10.24824/978652517021.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • CARTA AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 19
  • CARTA PEDAGÓGICA AOS(ÀS) BRAVOS(AS) LUTADORES(AS) DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: em defesa de reforma agrária e agroecologia - 23
  • A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA E EU..., EU E A(NA) EDUCAÇÃO FÍSICA: uma grata surpresa - 29
  • MUITA DIFERENÇA FAZ ENTRE LUTAR COM AS MÃOS E ABANDONÁ- LAS PARA TRÁS: o que aprendi com meu pai sobre a docência e a formação de professores e professoras - 41
  • CARTA PARA SILVIA - 51
  • O ATO DA ESCRITA FEMININA COMO PONTOS DE PARTIDA AOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS: a experiência de uma professora universitária - 59
  • DIÁLOGO, EDUCAÇÃO FÍSICA E DEMOCRACIA: sobre os meus propósitos e as minhas experiências - 67
  • CARTA AOS(ÀS) TEMPORÁRIOS(AS) - 79
  • QUEM SONHA JUNTO, SE (RE)FAZ JUNTO - 93
  • A LUTA POR UMA COMUNIDADE MAIS CONECTADA, A POTÊNCIA SE ENCONTRA NA CONEXÃO PROFUNDA COM AS(OS) ESTUDANTES E O MUNDO! - 103
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEMOCRÁTICA ACONTECE NO CORPO! - 115
  • PROFESSORES PESQUISADORES PELA JUSTIÇA SOCIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: reflexões e desafios da docência na escola - 125
  • EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA DEMOCRÁTICA: reflexões e experiências no caminho da emancipação - 133
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DEMOCRACIA, MINHA EXPERIÊNCIA - 147
  • A LUTA POR UM ENSINO DEMOCRÁTICO: desafios enfrentados em escolas privadas de ensino - 153
  • DENUNCIAR E (RE)EXISTIR: outra educação é possível - 161
  • EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EJA: pensando novos itinerários - 173
  • CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E ANTIRRACISTA NAS INFÂNCIAS - 185
  • BRINCAR COM EXPERIMENTAÇÕES E APRENDIZADOS DIDÁTICOS DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 195
  • ÍNDICE REMISSIVO - 203
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 209
ORGANIZADORES

LIVIA ROBERTA DA SILVA VELLOSO

Professora do Instituto Federal de São Paulo. Formada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UEL. Mestra em Educação pela Unitau. Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (Bolsista Capes). Realiza estudos com ênfase em Educação, Educação Física Escolar, Práticas pedagógicas, Políticas Educacionais e Currículo. É membro do Grupo Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo e do GT sócio-histórico da Unitau.

THALES RODRIGO DE SIQUEIRA

B.boy há 15 anos, cursa doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (Bolsista-Capes). É membro dos grupos de estudos e pesquisas (Diálogo) da Universidade São Judas Tadeu-SP e (GPEcult) da Universidade Federal Fluminense, campus Angra dos Reis-RJ. Trabalha nas redes municipais de Educação de Cunha-SP e  Guaratinguetá-SP. Dedica-se às atividades culturais, pedagógicas e pesquisas com as temáticas: Educação Física Escolar, culturas juvenis e cultura Hip Hop. É nós por nós!

LUIS EDUARDO VIEIRA DIAS

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas, além de possuir licenciatura e bacharelado na área. É doutorando em Educação Física (Bolsista Capes), investigando a área dos estudos socioculturais e pedagógicos da educação. No presente, é membro do Grupo Diálogo e atua como professor na rede de ensino Estadual de São Paulo.

MARIANA DIMES VICENTE

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2023). Doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professora de Educação Física em quatro instituições da rede privada de ensino em São Paulo. Pesquisadora na área de Educação Física Escolar, justiça social, marcadores sociais da diferença e interseccionalidade.

AUTORES

ADÃO GUSTAVO AURELIANO

Graduado em Educação Física - Licenciatura, pela Faculdade Integradas de Ribeirão Pires-FIRP (2016) e especialista em Ludicidade e Psicomotricidade, além de Educação Física Escolar (2018), Mestrando em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu-USJT, atua como Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André e na Prefeitura Municipal de São Paulo.

BRUNA GABRIELA MARQUES

Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJT é pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e fotografia participativa. Coordena o grupo de estudo e pesquisa em Envelhecimento e Saúde (GREPES).

CAROLINE BAHNIUK

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Departamento Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

CELI NELZA ZULKE TAFFAREL

Professora Doutora. UFPE (1977-1999); UFBA (2000...); UFAL (2022-2023) e UESC (2024). Contribuiu na formação de mais de 100 mestres e doutores. Produção em mais de 70 livros e 400 periódicos e eventos.  Coordenou Cursos de Graduação, Pós-Graduação  – Especialização nas áreas de Educação Física e Educação do Campo. Cidadã   baiana, por merecimento, pelos serviços prestados à Educação na Bahia. Compõe Comissão Pedagógica Nacional do Pronera Incra/MDA e amiga do MST.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora e Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e nos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

FABIANO DIAS

Possui graduação em Educação Física, licenciatura e bacharelado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2020). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019) e doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2022). Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura de Cajamar.

FABRÍCIO LEOMAR LIMA BEZERRA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professor de Educação Física na Educação Básica do município de Fortaleza-CE. Docente com interesse em estudos sobre Educação Física Escolar, currículo, mídia-educação, corporeidade, escola de tempo integral e práticas educacionais inovadoras.

FERNANDA ASSUNÇÃO PEREIRA

Licenciada em Educação Física pela Estácio (2014) e Bacharel pelo Claretiano (2016). É especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU (2021) e mestra em Educação Física Escolar pelo ProEF/Unesp (2024). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa “Diálogo” da Universidade São Judas Tadeu/SP. Professora de Educação Física na Rede Municipal de Vargem Grande Paulista/SP. Seus estudos concentram-se em Educação, Educação Física Escolar, Educação das Relações Étnico-Raciais e Infâncias.

GABRIEL DA COSTA SPOLAOR

Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/Unicamp. Atualmente é professor de Educação Física e coordenador de área/disciplina na Educação Básica do município de Campinas-SP. Coordena o grupo de estudos EscolaR da FEF/Unicamp. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do Gepec situado na FE/Unicamp. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, brincar, prática pedagógica e formação docente.

GISELE DA SILVA SOARES

Doutoranda em Educação Física na linha de Estudos Socioculturais e Pedagógicos (USJT). Mestra em Educação, na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Gestores (USCS).  Especialização em Psicopedagogia e Lazer Eventos. Graduação em Pedagogia (Uninove), em Educação Física licenciatura Plena (FEFISA). Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Santo André.

GRACIELE MASSOLI RAMOS

Doutorado (2002) e Mestrado (1998) em Educação Física pela Unicamp. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência (1991) pela UFU. É professora na ESEF de Jundiaí e docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. É líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. Temas de interesse: inclusão e diferença, educação física escolar, esporte adaptado e dança.

ISABEL PORTO FILGUEIRAS

Docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, onde coordena o grupo Focus: Formação docente em Educação Física escolar.  Desenvolve pesquisas no campo da formação de professores e em suas interfaces com o desenvolvimento do currículo, considerando o professor como pesquisador da prática. Seus estudos priorizam metodologias qualitativas com especial atenção à pesquisa-ação e ao auto estudo da formação de professores.

LAÍS ALMEIDA MASCARENHAS

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí (2022). Professora nos anos iniciais do fundamental SME de Jacareí (2024). Pesquisadora no grupo de pesquisa e estudos Diálogo (USJT). Dedica seus estudos e pesquisas sobre Currículo, Identidade, Formação de Professores e Pedagogia, procurando aprofundar os saberes e dialogar com a epistemologia de Paulo Freire para uma práxis que busca a democracia, emancipação e transformação da sociedade.

MILENA PEDRO DE MORAIS

Mestrado e doutorado em Educação Física pela USJT. Reconhecimento pela Universidade de Coimbra com equivalência ao grau acadêmico português de Doutor, em Ciências do Desporto. Professora no curso de Licenciatura em Educação Física na UFNT. Membro da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

MIRVANE DIAS DE SOUZA

Doutoranda e Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Educação Física e Pedagoga na Prefeitura Municipal de Santo André. Pesquisadora na área de Educação Física Escolar, Formação de Professores e Educação Infantil. Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André.

PEDRO OSMAR FLORES DE NORONHA FIGUEIREDO

Militante social da educação, do esporte e do lazer. Doutor em Política Social (UnB). Mestre em Educação Física (UnB). Professor da ESEFFEGO-UEG e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Coordenador do Projeto MESCLAR: lazer e cultura corporal (FEF-UnB). Pesquisador Colaborador e Orientador Credenciado do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Brasília (PROEF-UnB).

RENATA FERRAZ DE TOLEDO

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP. Docente na graduação e nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Anima SOCIESC de Inovação. Orientadora e Docente Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA

Professora de Educação Física e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra e Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua, no quadro técnico da Divisão de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de São Paulo e como Professora dos Programas de Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

VALTER BRACHT

Licenciado em Educação Física pela UFPR. Mestrado em Educação Física pela UFSM, Dr. Phil, pela Universidade de Oldenburg/Alemanha. Professor Titular aposentado da UFES. Ex-presidente do CBCE, gestões 1991-93 e 1993-95. Autor do livro Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Unijuí: Ijuí, 1999.  Coautor do livro Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.