Capa do livro: Educação permanente em saúde: <BR>Ferramentas Técnicas para a Gestão, Atenção, Ensino e Desenvolvimento Profissional

Educação permanente em saúde:
Ferramentas Técnicas para a Gestão, Atenção, Ensino e Desenvolvimento Profissional

Autores: Antônio Germane Alves Pinto - Cleide Carneiro - Erasmo Miessa Ruiz - Gláucia Posso Lima - Heraldo Simões Ferreira - Isadora Morais Duarte de Vasconcelos - Stela Lopes Soares (Orgs.)

Educação Permanente em Saúde: Ferramentas Técnicas para a Gestão, Atenção, Ensino e Desenvolvimento Profissional é uma obra indispensável para profissionais e gestores da saúde que buscam transformar a prática diária por meio da qualificação contínua. Este livro reúne experiências inovadoras e conhecimentos aplicados, desenvolvidos no contexto do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). Com enfoque prático e orientado pela realidade dos serviços de saúde, os capítulos exploram desde a biossegurança até guias de educação permanente, oferecendo soluções técnicas que impactam diretamente a qualidade da assistência. Uma leitura fundamental para quem deseja aprimorar suas competências e contribuir para a evolução do setor.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6831-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6832-6
DOI: 10.24824/978652516831.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 84
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PALAVRAS INICIAIS - 11
  • DIALOGANDO SOBRE A TEMÁTICA - 17
  • SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: GUIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - 25
  • BIOSSEGURANÇA: BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE - 33
  • GUIA INTERATIVO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE DO ISGH/HRN: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE - 51
  • PROPOSIÇÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DA PESQUISA NO PPSUS - 63
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 65
  • REFERÊNCIAS - 67
  • ÍNDICE REMISSIVO - 75
  • SOBRE OS ORGANIZADORES/ AUTORES - 77
  • SOBRE OS AUTORES - 81
ORGANIZADORES

ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/ UECE). Doutor em Saúde Coletiva. Enfermeiro. Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri-URCA no Ceará. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). Docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da URCA. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE).

CLEIDE CARNEIRO

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Serviço Social (UNESP). Graduada em Serviço Social (UNESP).  Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenadora do Curso Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE). 

ERASMO MIESSA RUIZ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) da Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Terapia ocupacional e Medicina. Docente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (CMEPES/UECE); Mestrado Profissional de Saúde da Família (RENASF/UECE) e Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva (PPSAC/UECE). 

GLÁUCIA POSSO LIMA

Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará do Curso de Nutrição. Graduada em Nutricção. Docente Permanente do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde e do Curso de Mestrado Profissional Gestão em Saúde.

HERALDO SIMÕES FERREIRA

Pós Doutor em Desenvolvimento Humano (UNESP). Doutor em Saúde Coletiva (UECE). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice Coordenador do Curso Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

ISADORA MORAIS DUARTE DE VASCONCELOS

Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduada em Saúde Pública (UECE) e em Gestão em Saúde (UNILAB). Pesquisadora e Bolsista de Tranferência Tecnológica no Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS-CE -FUNCAP-SESA-Decit/SCTIE/MS-CNPq. Professora colaboradora da UECE no Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES-UECE).

STELA LOPES SOARES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/ UECE). Doutora em Educação pela (UECE). Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE). Graduada em Educação Física (UVA). Pedagoga e Fisioterapeuta pelo (UNINTA). Docente do Curso de Educação Física?do (UNINTA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

AUTORES

ERILENE ALVES DE SOUSA

Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário INTA (UNINTA), Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Edtadual do Ceará (CMEPES/ UECE). Assistente Social do Hospital Regional Norte (HRN). Professora da Faculdade 5 de Julho (F5/Grupo AIAMIS).

CLEVERSON FELIPE DA SILVA FERREIRA

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (CMEPES/ UECE). Graduado em Serviço Social (UNIDERP-MT). Especialista em Psicopedagogia (UNINTA). Especialista em Saúde da Família (UVA-CE). Docente do Curso de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia Faculdade 5 de Julho (F5/ Grupo AIAMIS).

VANEILA CÉLIA NOGUEIRA DE MOURA

Enfermeira, Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (CMEPES/UECE). Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Terra Nordeste (FATENE) Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência como Assessora Técnica em Brigada de Incêndio e Técnica em Segurança do Trabalho. Enfermeira do Trabalho na área hospitalar nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com ênfase na saúde do trabalhador.