Capa do livro: Formação docente: <br>Contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022)

Formação docente:
Contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022)

Autores: Raquel Lazzari Leite Barbosa - Sérgio Fabiano Annibal - Rosemary Trabold Nicácio (Orgs.)

Entre os problemas que envolvem a formação de professores e as transformações ocorridas nessa área ao longo de quase duas décadas, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp – Unesp), cadastrado no CNPq desde 2007, vem contribuindo para a permanente reflexão referente ao panorama nacional e transnacional das pesquisas sobre a carreira e a formação docente.
Parte de tais contribuições está presente na reunião dos capítulos desta obra, à medida que abarca estudos que visam entender aspectos pedagógicos e científicos, além dos políticos e sociais que envolvem a profissão de professor e conformam as lógicas e as dinâmicas do ensino. Cabe assinalar que as reflexões, amplamente divulgadas pela literatura pedagógica sobre a profissão do magistério e a cultura escolar, são uma tendência transnacional do campo educacional e vêm gerando debates crescentes, os quais demonstram a premência desses estudos para a melhoria da qualidade de ensino.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5954-502-5
ISBN DIGITAL:978-65-5954-503-2
DOI: 10.24824/978655954502.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PESQUISA EDUCACIONAL: um modo outro de operá -la - 15
  • APROPRIAÇÕES DOS CONCEITOS DE ROGER CHARTIER NO ÂMBITO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS: Geplenp 2007-2022 - 31
  • O DISCURSO ACADÊMICO E AS RELAÇÕES DE PODER EM DOCUMENTOS QUE ESTRUTURAM O ENSINO DE LITERATURA - 51
  • TÁTICAS DE MICHEL DE CERTEAU EM “NÓS TRÊS” DE LYGIA BOJUNGA: Saberes de leitura - 63
  • A LEITURA LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO: uma análise da abordagem de poemas no 9º ano do Ensino Fundamental - 77
  • NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES: das experiências iniciais de leitura às práticas que desenvolvem em sala de aula - 91
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SOB A PERCEPÇÃO DE SUJEITOS ENVOLVIDOS NO SEU COTIDIANO - 107
  • NUNCA SE PODE CHEGAR ANTES: Uma trajetória teórica da pesquisa em leitura literária - 125
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LITERATURA: Caminhos teóricos e metodológicos de pesquisa - 135
  • A ORIENTAÇÃO DOS INSPETORES ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 1970 A 1976: um olhar sobre São Paulo - 143
  • O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO SOB O CRIVO DOS CONCEITOS-CHAVE DAS TEORIAS CURRICULARES - 163
  • ÍNDICE REMISSIVO - 177
ORGANIZADORES

RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA

Livre-docente em Didática pela Unesp. Doutorado em Educação pela Unicamp. Mestrado em Educação pela PUC-SP. Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Atualmente, é Professora no curso de Ciências Biológicas, nas disciplinas de Prática de ensino em Ciências e Prática de ensino em Biologia, do Departamento de Educação da Unesp – Assis. Professora/Orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Marília/SP. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores, avaliação educacional e práticas de leitura. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp/Assis.

SÉRGIO FABIANO ANNIBAL

Livre-Docente em Didática (2024) pela Unesp; Doutor em Educação pela Unesp (2009); Mestre em Estudos Literários pela Unesp (2004); Licenciado e Bacharel em Letras pela Unesp (2001). Pós-doutorado em Ensino de Literatura pela Université de Cergy-Pontoise/França (2018) e Estágio de Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009). Atualmente, é Professor Associado de Didática no Departamento de Educação da Unesp – Assis – e Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp – Assis. Tem experiência de pesquisa em Didática da Literatura, Ensino de Literatura, Formação de Professores e Currículo de Letras. É um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp/Unesp-Assis). É Assessor da Presidência da Fundação Editora da Unesp – FEU. Atuou, ainda, como Coordenador do Curso de Graduação em Letras, na Unesp – Assis (2018-2020). Foi Professor/Orientador e Vice-coordenador do Mestrado em Educação da Unoeste – Presidente Prudente (2011-2013).

ROSEMARY TRABOLD NICÁCIO

Doutora em Educação pela Unesp – Marília; Estágio de Pós-doutorado concluído pela Unesp – Assis. Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Atualmente Professora Orientadora do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University – Flórida, EUA. Tem experiência na área de Formação de Professores e Gestão escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp – Assis e vice-líder do Projeto #MERCI24, MUST University/EUA.

AUTORES

JULIO GROPPA AQUINO

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP.

AUGUSTO MORETTI DE BARROS

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis – SP.

ANA ESTELA FERREIRA

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

GABRIEL CASTILHO MAIA

Doutorando em Letras, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

JULIANA FERMINO PINTO

Doutora em Letras, Universidade Estadual Paulista (Unesp), professora da rede municipal de ensino de Ourinhos – SP.

MARI CLAIR MORO NASCIMENTO

Universidade Estadual de Londrina – Londrina/PR. Centro Universitário Filadélfia – UniFil – Londrina/PR.

MARIANA MONTANHINI DA SILVA

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil).

PATRÍCIA DALLA TORRE

Doutoranda em Letras, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Assis – SP.

TELMA APARECIDA LUCIANO ALVES

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Assis – SP.