ROSILANDES MARTINS (ROSI MARTINS)
Artista cênica, atriz-performer com Residência no Nordisk Teaterlaboratorium/Odin Teatret/Center for Theatre Laboratory Studies under Aarhus University (Dinamarca). Pós-doutora pela Universidade de Évora (Portugal). Doutorado em Performance, Montagem e Teatralidade pelo PPGH/UFG. Mestre em Arte e Cultura Visual pelo PPGACV/FAV/UFG bolsa (CNPq). Bacharel em Comunicação Social FIC/UFG. Coordenadora do ÍCARO – Investigação e Criação em Performance. Membro da Abrace-Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas. Tem diversas premiações e trabalhos artísticos apresentados no Brasil e exterior. Atua na área de pesquisa de teatro performativo, dramaturgias de atuante e autobiografia. Interessa por pesquisas em práticas performativas, poéticas atorais, montagem solo, mulheres e autoficção. É professora pesquisadora no departamento de Artes da Cena, na Universidade Federal de Goiás - UFG (Brasil).
EDUARDO LOPES
Estudou bateria jazz e percussa?o cla?ssica no Conservato?rio Superior de Roterda?o (Holanda). E? licenciado pela com Berklee College of Music (EUA) em Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude). É Doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Para ale?m de manter uma significativa atividade arti?stica como inte?rprete e com va?rios CDs editados, e? investigador e membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Este?tica da Mu?sica). Autor de publicações sobre interpretação musical e ritmo, seus interesses de investigação centram-se nas a?reas da teoria da mu?sica, estudos de performance, ensino de mu?sica e estudos de jazz. Foi Professor Titular Visitante na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Editor da revista brasileira de musicologia HODIE e Revista Portuguesa de Educação Musical. É Professor Catedrático no Departamento de Música da Universidade de Évora (Portugal).
CLAUDIA QUIROGA
Es directora, actriz, dramaturga, docente y fotógrafa. Diplomatura en Dramaturgia - Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires-UBA. Diplomatura en Géneros, Políticas y Participación - Universidad Nacional de General Sarmiento - UNGS. Diplomatura en Mediación Cultural - Universidad Nacional de General Sarmiento - UNGS. Actriz egresada - Escuela Metropolita de Arte Dramático - EMAD. Coordinadora Grupal, Cuerpo Grupo Psicodrama - Instituto de la Máscara. Profesora Nacional Superior de Expresión Corporal/UNA Universiad Nacional. Integrante Asociada y docente en el CELCIT - Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral. Integrante en el Consejo de Dirección del Instituto Nacional del Teatro. Coordina proyectos escénicos y cursos sobre Perspectiva de Género en las Artes Escénicas y Teatro Artivista. Actualmente vinculada a la Universidad Nacional de San Martín-UNSAM. Vive, actúa y trabaja en Buenos Aires (Argentina).
WOLNEY FERNANDES
Artista visual com trabalho voltado para a criação e estudo de imagens em seus mais diversos meios. Doutor em Arte e Cultura Visual, mestre em Cultura Visual e graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG. Coordena o Laboratório de Expressão Plástica e Visual (LEV) e no campo da pesquisa, está à frente do projeto “Risco e Singularidade” cujo interesse reside no fortalecimento de práticas autobiográficas com enfoque nos estudos da imagem e pesquisa com desenho contemporâneo. Atua como professor no Curso de Direção de Arte da EMAC/UFG com experiência nas áreas de Desenho e Linguagens Bidimensionais. Vive e atua em Goiânia/GO (Brasil).
ODAILSO BERTÉ
Coreógrafo na área da dança contemporânea. Pós-Doutor em Arte pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – RS. Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA/UFSM). Pesquisador com temas de interesse em corpo, imagem, educação estética e dança. Áreas de pesquisa em dança e processos de criação, arte e patrimônio cultural imaterial, dança e performances culturais, pedagogias culturais. É professor do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil).
LUCAS LIMA
Graduando em Dança-Licenciatura pela UFSM. Criador-interprete do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Fundador e Coreografo-bailarino do grupo Level Up company de Santa Maria (Brasil).
LUÍZA ISMAEL
Bacharela em Direito pela FADISMA e bacharela em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela UFSM. Integrou o Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Membro idealizadora do coletivo Movimento Mulheres em Cena (Brasil).
SIANE BOLZAN COLPO
Graduanda em Dança-Licenciatura pela UFSM. É integrante do NÓS! Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores(as) de Dança e integra também o Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). Atualmente também é bolsista do projeto de ensino Mãos Dadas - práticas de acolhimento e apoio artístico-pedagógico (Brasil).
JOCIELE LAMPERT
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da ECA/USP/SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Professora Investigadora Visitante no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa-CIEBA/ULisboa com Bolsa para Cooperação Internacional (CNPq). Desenvolveu pesquisa como Professora Investigadora Visitante no Teachers College, Columbia University, Nova Iorque, (Fulbright). É Coordenadora do Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando nos temas: pintura, arte e educação, formação docente e cultura visual. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. É membro do Grupo de Pesquisa COR/ECA/CNPq. É Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina /UDESC. Atua na Graduação em Artes visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV/UDESC (Brasil).
PEDRO HENRIQUE VILLI CAVALLARI
Artista visual, músico, professor de arte e história da arte. Investigador de Doutorado em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pelo (PPGAV-UDESC) com bolsa Capes. Foi bolsista de doutorado sanduíche (CNPq-SWE) no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e investigador visitante no CIEBA/FBAUL via projeto de cooperação internacional. É Mestre em Artes Visuais (PPGAV-UDESC). Graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (PR). Seus temas de pesquisa são sobre pintura e ensino de pintura, o conceito de microprática em pintura como experiência e sobre o estúdio de pintura como campo da experiência estética e cultura visual. É membro do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (Brasil).
MANOELA DOS ANJOS AFONSO RODRIGUES
PhD em Artes pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London - CCW/UAL. Visiting fellow at GSAS/Faculty of Arts and Sciences - Harvard University. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG. Pós-graduação lato sensu em Psicologia Analítica com ênfase em Mitologia, Contos e Arte - Instituto Freedom. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP/PR. Tem ênfase em pesquisas que estabeleçam relações entre o fazer artístico e o campo dos estudos auto/biográficos. É líder fundadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas - NuPAA/FAV/UFG/CNPq. É Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Universidade Federal de Goiás-UFG (Brasil).
PAMELA SOLEDAD JIMÉNEZ DRAGUICEVIC
Es pesquisadora teatral com Estudios Posdoctorales en Innovación, cultura y tecnologia. Doctora en Artes. Maestra en Artes: Estudios de Arte Moderno y Contemporáneo. Especialista en Fonoterapia (Musicoterapia). Licenciada en Actuación. Miembro del Cuerpo Académico Consolidado Arte Contemporáneo. Perteneciente al Sistema Nacional de Investigadores. Jefa de Investigación y Posgrado de la Facultad de Artes-UAQ. Co-directora del Laboratorio Teatral LÁTEX-UAQ de la Secretaría de Extensión y Cultura/ UAQ. Miembro de la Asociación Mexicana de Investigación Teatral (AMIT). Sus temas de investigación son la voz hablada, entrenamiento actoral, Commedia dell’Arte, extracotidianidad escénica y musicoterapia. Profesora Investigadora de Tiempo Completo en Facultad de Artes - Universidad Autónoma de Querétaro (México).
PABLO ALEJANDRO CABRAL
Es actor, director y dramaturgo. Doctor en Desarrollo Humano de la Universidad Antropológica de Guadalajara (México). Maestro en Dirección y Gestión de Proyectos Artísticos y Culturales - Universidad Autónoma de Querétaro-México. Licenciado en Relaciones Públicas - Universidad de Morón-Argentina. Eutonista - Asociación Argentina y Latinoamericana de Eutonía (Argentina). Fundador y Co-director del Laboratorio Teatral LÁTEX-UAQ. Académico de la Escuela de Espectadores de Querétaro. Coordinador del Centro de Investigaciones en Estudios del Tango - UAQ. Ha impartido talleres de Gestión Cultural, Eutonía y de entrenamiento del cuerpo para la escena en varios países de Latinoamérica. En el ámbito de la investigación trabaja la transdisciplinariedad y el pensamiento complejo vinculado a las artes escénicas, la gestión cultural y el desarrollo Humano. Con interés de investigación en el área de Eutonía, Neurociencia y Escena. Investigador y Docente de Licenciatura y Posgrado en la Facultad de Artes - UAQ (México).
RICARDO LEAL VELASCO
Es director de escena, actor y maestro. Doctorado en Cartografías del Arte - Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura - INBAL. Maestría en Arte Contemporáneo y Sociedad - Universidad Autónoma de Querétaro - Facultad de Bellas Artes. Licenciatura en Relaciones Internacionales y Comercio Internacional - Universidad Autónoma de Nuevo León - UANL. Saxofón, clarinete y flauta por la Escuela de Música - UANL. Escuela de artes escénicas UANL de la facultad de letras de la UANL. Escuela de Mima Corporal de Etienne Decroux, París. Escuela de Teatro Corporal y Mima Corporal Dramática de París. Theatre de L’Ange Fou - Steven Wasson et Corinne Soum, París. Primera Beca del Gobierno Francés CROUS - Escuela Internacional de Teatro Jaques Lecoq - París. Maestro, licenciatura de actuación de la Universidad de las Artes, Arquitos, en Aguascalientes. Maestro, licenciatura de teatro de la facultad de Bellas Artes de la UAQ. Actual maestro y director de escena del (ITESM) Campus Universidad Querétaro (México).
ALMA ROSA MARTÍN SUÁREZ
Es bailarina, coreógrafa y maestra. Doctorado en Cartografías del Arte Contemporáneo en el Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura – INBAL (México). Maestría en Arte, Estudios de Arte Moderno y Contemporáneo. Licenciatura en Docencia del Arte Escénico. Licenciatura en Artes Visuales. Especialidad en Creación Dancística. Diplomada en Fototerapia en el Instituto de Terapia Gestalt Región Occidente Guadalajara. Grupo Experimental de Danza Contemporánea de la UABC. Sus temas de investigación son cuerpo escénico, eutonía, voz, montaje corporal y teoría del arte. Docente en la Universidad Autónoma de Baja California. Coordinadora del Eje de Formación Integral de la Facultad de Filosofía UAQ. Profesora Maestra de Corporalidad, Coreógrafa, directora de espectáculos del Tecnológico de Monterrey- Campus Querétaro. Docente en los Programas Académicos de Artes Escénicas, Música y Artes Visuales de la Facultad de Bellas Artes de la Universidad Autónoma de Querétaro - UAQ (México).