Capa do livro: Educação profissional e tecnológica: <br>Realidades, transformações e perspectivas

Educação profissional e tecnológica:
Realidades, transformações e perspectivas

Autores: Mariglei Severo Maraschin - Renata Quevedo Viero - Leandro Lampe - Jheiny Carolina Amarante de Souza (Orgs.)

A obra reúne estudos e pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica, que foram desenvolvidos por integrantes do TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM). Assim, os capítulos contemplam as temáticas: Ensino Médio Integrado (EMI); Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT); Inclusão na EPT; Educação Profissional na Rede Estadual; Gestão na/da EPT e Cursos Técnicos Subsequentes. Os estudos aqui reunidos abordam as diversas realidades, desafios e perspectivas dessa modalidade de ensino, buscando inspirar novas reflexões, discussões e práticas na Educação Profissional, tanto para contribuir com o avanço das políticas e dos espaços educacionais, quanto com a formação integral do sujeito.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7011-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7010-7
DOI: 10.24824/978652517011.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 312
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO DA PRÁXIS E DAS DISPUTAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - 19
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL: realidades e perspectivas - 25
  • INTERLOCUÇÕES ENTRE O CAMPUS SOMBRIO/IFC E URUGUAIANA/IFFAR: permanência e êxito no EMI - 49
  • AVANÇOS E RETROCESSOS NA POLÍTICA DE EJA-EPT: um estudo comparativo entre os dados da Plataforma Nilo Peçanha edições 2018 e 2024 - 71
  • OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 99
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios do trabalho pedagógico inclusivo - 123
  • PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - 143
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: um olhar quantitativo no período de 2014 a 2023 - 171
  • EVASÃO ESCOLAR, PERMANÊNCIA E ÊXITO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: análise de estudos anteriores - 191
  • APROXIMAÇÕES CURRICULARES EM CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO: análise da região Sul do Brasil - 219
  • A GESTÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise acerca dos desafios vivenciados pelos diretores da Educação Profissional - 245
  • PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CTISM: avanços, reveses e projeções - 267
  • POSFÁCIO ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO NECESSÁRIO - 291
  • ÍNDICE REMISSIVO - 295
  • SOBRE OS AUTORES - 303
ALEXANDRE MUMBACH

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI (2010). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/EJA-EPT), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar (2015). Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2020). Atualmente é servidor público federal no IFFar e Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com bolsa do Programa de Excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX/CAPES). Pesquisa com ênfase pesquisas em Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Popular e Interculturalidade.

ANDRA ALMEIDA DE ANDRADE

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (2007) habilitações: Supervisão Escolar da Educação Básica, Magistério das matérias pedagógicas do Ensino Médio, Exercício do Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Especialista em Psicopedagogia: Abordagem Institucional e Clínica (2008) pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Especialização em Educação Infantil: Gestão e Currículo (2008), pela Faculdade Porto- Alegrense de Educação, Ciências e Letras; Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva (2019) pela Educinter Assessoria Educacional em parceria com ACE – Associação Catarinense de Ensino – Faculdade Guilherme Guimbala. Especialização em Gestão da Educação (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente pesquisa com ênfase em trabalho pedagógico na Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino.

ANDREIA VEDOIN

Possui graduação em Letras – Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2001). Especialização em Gestão Educacional (2004), Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010). Mestrado (2006) e Doutorado (2018) em Educação pela UFSM. Desde 2010, é Técnica em Assuntos Educacionais da UFSM e atualmente desenvolve suas atividades no Departamento de Ensino do Colégio Politécnico. Pesquisa com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho Pedagógico, Políticas Públicas Educacionais, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Inclusiva.

CÉSAR AUGUSTO ROBAINA FILHO

Possui graduação em Licenciatura em Educação Especial (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade (2018) pela Faculdade São Luiz. Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia (2020) pela Faculdade Famart. Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2023) pela Faculdade Iguaçu. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2021) e Doutorando em Educação pela UFSM. Trabalha como professor e coordenador do Núcleo Pedagógico da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Possui experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e na Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica; Escolas Técnicas vinculadas e Trabalho Pedagógico Inclusivo.

FABIO DIAS DA SILVA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2010). Mestrado em Física pela UFPel (2013). Atualmente é professor de carreira EBTT, disciplina de física do Instituto Federal Farroupilha – Campus Uruguaiana, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino de física e matemática básica, aprendizagem e física experimental.

GISELDA MESCH FERREIRA DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC) – Campus II – Uruguaiana (1990). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestrado Profissional pela Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão (2018). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É servidora municipal na cidade de Uruguaiana e trabalha como Orientadora Educacional em turmas de EJA de EF, desde 2012. Pesquisa com ênfase em Educação para Jovens e Adultos na EPT.

GUILHERME BRANDT DE OLIVEIRA

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, cursa o Doutorado em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É pedagogo do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde exerceu a função de diretor de ensino (2014 – 2019).

JHEINY CAROLINA AMARANTE DE SOUZA

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria e Técnica em Eventos pelo IFSUL – Campus Sapucaia do Sul (2019); Bolsista do Grupo TransformAção Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional (UFSM/CTISM) e educadora popular no Curso Pré-Vestibular Práxis. Tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre o Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Feminista, sobre a Educação Prossional e Tecnólogica, em especial o Ensino Médio Integrado.

JÚLIA RODRIGUES

Possui graduação em Letras Português Licenciatura e Respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2024). Atualmente é pós-graduanda do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM e do Mestrado em Educação da UFSM. Desenvolve estudos e pesquisas na área da Gestão na Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica na área da Língua Portuguesa e Literatura.

LEANDRO LAMPE

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente é doutorando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e Supervisor de Ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RS. Tem desenvolvido estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Ensino Médio Integrado, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas.

LIDIANE BITTENCOURT BARROSO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002), mestrado em Engenharia Civil pela UFSM (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Universidade Franciscana (2009), apostilou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela UFSM (2011), especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio pela UFRGS (2023). Atualmente é doutoranda em Educação (PPGE/UFSM) e professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), vinculado à UFSM. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento; na área de Segurança do Trabalho com ênfase em Engenharia de Segurança Contra Incêndio; e na área de Educação vinculada à linha de pesquisa Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces.

MARELIZA FAGUNDES DE ARAÚJO DUARTE

Possui graduação em Ciências (1995), em Biologia (1996) pelo Centro Integrado de Ensino Superior de Alegrete. Bacharel em Direito pela Universidade Regional da Campanha, Pós-graduações em Psicopedagogia Institucional (2005) pela Universidade Castelo Branco; Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais (2009), pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel LTDA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA; em Supervisão Escolar (2019) pela Faculdade São Luís; em Direito Educacional (2021) pela Universidade Candido Mendes e Direito Administrativo (2023), pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestra em Educação Profissional (2022) (PPGEPT – UFSM/CTISM). Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino do RS e atualmente é graduanda no curso de Pedagogia. Pesquisa com ênfase em Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Políticas Públicas em Educação e EPT no Brasil e Rio Grande do Sul.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN

Possui graduação em Pedagogia (2001) e especialização (2003) em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano. Mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do curso de Eletromecânica EJA-EPT, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM. Atualmente é líder do grupo TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

MAURÍCIO BRASIL GOMES

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (2009). Especialização em Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2012). Mestrado em Educação e Formação de Adultos pelo Instituto Politécnico do Porto/Portugal (2018). É servidor Técnico-Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha, trabalhando na função de Coordenador de Gestão de Pessoas. Pesquisa com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, e Educação Profissional e Tecnológica.

MELINA DE AZEVEDO MELLO

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2009) e Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM, 2013). Mestre em Química Inorgânica (2001) e Doutora em em Ciências – área de concentração Química Inorgânica – pela UFSM (2015). Atualmente é docente permanente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), trabalhando no ensino de Química para a Educação Profissional e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT). Desenvolve estudos na área de Química Inorgânica e na área da Educação Profissional e Tecnológica, dentro das temáticas: Ensino de Ciências Naturais e Formação de Professores.

PEDRO ERNESTO SILVA LAMEIRA

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2024). Cursou Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Tem experiência na área de Desenho Industrial, principalmente no projeto de artefatos e utensílios. Pesquisa com ênfase no Ensino Médio Integrado.

PRISCILA ROSTIROLA RITZEL

Possui graduação em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria-RS (2010). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Celer Faculdade/SC (2012). Especialista em Gestão Escolar pela Barão de Mauá-SP (2014). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica/PPGEPT/UFSM 2023). Pesquisa com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Educacional na EPT; Educação de Jovens e Adultos, Mundo do trabalho e Trabalho Pedagógico.

RENATA QUEVEDO VIERO

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), especialização em Ensino de Química pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - CTISM pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem desenvolvido estudos e pesquisas com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado, Formação de Professores e Ensino de Ciências Naturais.

ROSIMARA CARGNIN

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2004). Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PPGEPT pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM. Trabalha como Técnica Administrativa em Educação (TAE), ocupando o cargo de Assistente de Aluno desde 2010, realizando suas atividades em 2010 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar – campus Santa Rosa, de 2011 a 2023 no IFFar – campus Júlio de Castilhos e atualmente no Colégio Politécnico de Santa Maria – Escola vinculada à UFSM. Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Políticas Públicas, Educação inclusiva, EJA-EPT e Educação Profissional e Tecnológica.

RUTI ANGELA BARBOSA OLIVEIRA

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Santa Cruz do Sul (2015). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Charqueadas (2020). Atualmente é servidora Técnica-Administrativa em Educação no Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires, trabalhando na função de coordenadora de estágios. Pesquisa com ênfase em Políticas Públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, EJA-EPT e permanência.

SHIRLEY BERNARDES WINTER

Possui graduação em Bacharelado em Administração (2008) pela Instituição Educacional São Judas Tadeu (IESJT). Graduação Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2021) pela UFSM. Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSM. Atualmente desenvolve pesquisa e estudos nas temáticas que envolvem a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, Trabalho-Educação e Trabalho Pedagógico.

SIOMARA CRISTINA BROCH

Possui bacharelado em Engenharia Química (1994), licenciatura em Matemática (2000) e bacharelado em Estatística (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (1996 – UFSM) e em Estatística e Modelagem Quantitativa (2006 – UFSM). Mestre em Engenharia de Produção (1998 – UFSM) e Doutora em Ciência – Estatística e Experimentação Agropecuária – pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2013). Trabalha como professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilha (IFFar) campus Júlio de Castilhos. Desenvolve pesquisa e extensão na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, Formação de Professores e Educação Matemática.

VANESSA DIAS ESPINDOLA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (2012). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (2015). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Atualmente é assistente social do Instituto Federal Catarinense. Trabalha e pesquisa na área da Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, políticas públicas educacionais, Ensino Médio Integrado, formação integral, interdisciplinaridade, inclusão e diversidade.