Capa do livro: Laboratório de ensino de matemática: <BR>A matemática nos materiais didáticos concretos transversal e interdisciplinar

Laboratório de ensino de matemática:
A matemática nos materiais didáticos concretos transversal e interdisciplinar

Autores: Renata Lourinho da Silva - Breno Tiago de Souza Mota - Tarciso Binoti Simas - Carlos Maviael de Carvalho - Helves Belmiro da Silveira - Osmar Tharlles Borges de Oliveira

O livro apresenta práticas para trabalhar com a criatividade, diversidade, inclusão e inovação, através da abordagem da matemática nos materiais concretos, colocando em evidência a percepção dos conceitos matemáticos interconectados aos estudos com temas transversais e campos disciplinares distintos: ciências, geografia, história, fundamentais para a formação cidadã. Para isso, tomamos como exemplo, os materiais concretos do LEM\IEA\UNIFESSPA, que representa um grande avanço para a formação inicial e continuada de professores(as) na Amazônia paraense.

Impresso
de R$ 46,60 por
R$ 35,80
Digital
de R$ 46,60 por
R$ 32,62

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7066-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7067-1
DOI: 10.24824/978652517066.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 86
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO À PRIMEIRA EDIÇÃO - 9
  • INTRODUÇÃO - 11
  • APRESENTAÇÃO DOS CAPÍTULOS - 15
  • O LÚDICO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS - 17
  • MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DAS FRAÇÕES E SUAS OPERAÇÕES - 23
  • MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA - 33
  • MATERIAIS DIDÁTICOS PARA TRABALHAR COM TÓPICOS DE GEOMETRIA - 41
  • MATERIAIS DIDÁTICOS PARA TRABALHAR COM TÒPICOS DE ALGÉBRA E TRIGONOMETRIA - 59
  • CONSIDERAÇÕES - 67
  • ANEXO – LISTA DE MATERIAIS DO LEM\IEA\UNIFESSPA - 73
  • ÍNDICE REMISSIVO - 79
  • SOBRE OS AUTORES - 81
RENATA LOURINHO DA SILVA

Graduação plena em Matemática pela UFPA\campus Cametá (2010), graduação licenciatura em Pedagogia (2012), especialista em Matemática do Ensino Básico (2012) e em Educação Matemática e Ciências para os anos Iniciais do ensino fundamental (2013), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus Universitário Tocantins (Cametá), mestrado em docência em Educação Matemática pelo PPGDOC-IEMCI-UFPA (2016) e Doutorado em Educação Matemática pelo PPGECM\ IEMCI /UFPA (2019).
Possui pós-doutoramento em educação matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP (2024). Possui experiência como professora de educação básica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental (2007-2022), em turmas regulares(cidade) e multisseriados em escolas localizadas no campo e Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Possui experiência com formação continuada para professores(as) para os iniciais do ensino fundamental no âmbito do projeto Pró-letramento em Matemática (2008-2009). Na formação inicial, atuou como Tutora no curso de Licenciatura em Matemática – Modalidade à Distância pela Universidade Federal do Pará (UFPA)\UAB\ Cametá (2011-2013). Professora formadora, pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).
Atualmente Professora efetiva na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no campus Santana do Araguaia-IEA/UNIFESSPA. Na pesquisa atua como Vice- coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas das práticas etnomatemáticas na Amazônia-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba com extensão na região do Araguaia. E é Professora permanente no mestrado em docência em educação matemática, do programa de pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), do IEMCI/UFPA.

BRENO TIAGO DE SOUZA MOTA

Possui graduação em Matemática (2011) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado (2016) e doutorado (2019) em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professor efetivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Área de pesquisa: Matemática Aplicada e Computação Cientifica, atuando em pesquisas de otimização aplicada à engenharia, métodos numéricos para equações diferenciais parciais, computação paralela, termodinâmica da transição e criticalidade de fases e escoamentos multifásicos e multicomponente em meios porosos. É membro do grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq sob a denominação de Grupo de Termodinâmica e Otimização (GTO).

TARCISO BINOTE SIMAS

Arquiteto Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com Dignidade acadêmica no grau Cum Laude (2009), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ (2013) e Doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB/UFRJ (2018), com intercâmbio (sanduíche) pela Universitat de Barcelona (2017).
Foi Professor Substituto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2015-2017) e Professor Auxiliar no Centro Universitário Augusto Motta (2015-2019) e no Centro Universitário IBMR (2018-2019).
Atualmente Diretor-Adjunto do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – IEA/Unifesspa (desde 2020), Coordenador do Convênio Polo de Referência em Construção Civil em parceria com Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará – Sectet/PA (desde 2021) e do Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada – Conara (desde 2020).
Recebeu 1 lugar no Prêmio Ações Afirmativas da UFRJ na categoria Tese (2019), 1 Lugar no Prêmio Ministro Gama Filho de Desenvolvimento Urbano pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ (2015), 2 lugar no Concurso de Monografias da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (2013) e Menção Honrosa em Concurso de Monografias da CBTU (2009).

CARLOS MAVIAEL DE CARVALHO

Possui Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, e pós-graduação em Segurança do Trabalho. É doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela da Universidade Federal da Paraíba. Consultor nas áreas de cerâmicas, concretos, cimentos, argamassas. Trabalhou como professor do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE), onde leciona as disciplinas de Materiais de construção civil I e II
Atualmente é Diretor e professor do Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA) e participa e coordena projetos de pesquisa, orienta trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. Como pesquisador, atua principalmente nas seguintes áreas: Resinas, Aditivos, Tintas, Argamassas, cerâmicas brancas e vermelhas, geopolimeros, metacaulim, cimentos, tecnologias de concretos tradicionais e avançados. Sua equipe foi terceira colocada no concurso do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), CONCREBOL 2018.

HELVES BELMIRO DA SILVEIRA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás UEG (2004). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2016). Especialista em matemática pelas Universidades Integradas de Jacarepaguá (2005) e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na linha de pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação; Membro do grupo de pesquisa LINCE – LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO na linha de pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação;
Coordenador do curso de licenciatura em matemática, da faculdade de ciências exatas, do Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará UNIFESSPA (desde 2023).

OSMAR THARLLES BORGES DE OLIVEIRA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Especialista em Matemática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em 2022.
Tem experiência na área de Matemática do ensino superior como Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará (2011 – 2013) e atualmente (2014 -?) Professor Assistente B na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). As áreas de interesse de estudo concentram-se em Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática, Ensino de Matemática e a própria Matemática.