FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do PROFILO, ambos da UFC. Editora-chefe da Revista Educação em Debate da UFC. Doutora em Educação (UFC), Mestra em Filosofia (UFPB), Graduada em Serviço Social e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do PPGE em Educação, ambos da UFC. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Doutor em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia (FAFIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação (UFC). Membro Pesquisador do Grupo de Estudos Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (UECE).
CHARMÊNIA FREITAS DE SÁTIRO
Professora da rede Pública Municipal de Ensino (SME-Fortaleza). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação pela UFC, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela Prof.ª Fátima Nobre; e do Grupo Teoria Crítica, Filosofia e Educação, coordenado pelo Prof. Adauto Filho.
JAILSON TAVARES CRUZ
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, eixo Química (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UDESC), Educação Permanente em Saúde (ENSP) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduado em Pedagogia com habilitação para Química e Biologia (UVA). Diretor da Escola de Ensino Médio Ana Facó e Assistente à Docência no Polo UAB de Beberibe. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
RAIMUNDA PEREIRA DE MACÊDO OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes.
FÁBIO SIDNEY SOUSA DAMASCENO
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnico-Administrativo em Educação da UFC. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes.
SAMUEL NOBRE LOPES
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista CAPES, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.
JAIREILSON SILVA DE SOUSA
Professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Filosofia (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Luís, Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana – GEPOS.
ANA PAULA LIMA AZEVEDO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Educação (UFC) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
ISMAEL AZEVEDO MOTA
Professor de Filosofia do Ensino Médio da Rede Particular e temporário do Estado do Ceará. Mestrando do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro pesquisador do grupo de pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação (UFC) coordenado pelo Professor Adauto Lopes da Silva Filho.
JESSICA HOLANDA LEMOS
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (Faculdade São Luís). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
GELCIANO LINO SILVA
Professor de Filosofia e Sociologia da EEEP Pedro de Queiroz Lima. Mestrando do Profissional em Filosofia (PROF-FILO) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
TAINÁ DA SILVA RAMALHO
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC do CNPq relativo ao projeto intitulado O princípio de realidade e de responsabilidade na modernidade: Herbert Marcuse e Hans Jonas_parte 2, coordenado pelo professor Adauto Lopes da Silva Filho. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação da UFC.
MARIA CLARA LIMA DUARTE
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC da UFC relativo ao projeto intitulado O princípio de realidade e de responsabilidade na modernidade: Herbert Marcuse e Hans Jonas_parte 2, coordenado pelo professor Adauto Lopes da Silva Filho. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação da UFC.
ULY ALVES MOREIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação (UFC), Licenciada em Pedagogia (UNINASSAU), Bacharel em Economia Doméstica (UFC). Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.
TICIANA COSTA MARTINS
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do PIBIC do CNPq relativo ao projeto intitulado FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA_PARTE VII, coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes (UFC). Membro do Grupo de Estudo Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). Participante da Linha de Pesquisa História e Memória da Educação (NHIME) do PPGE da UFC.
ALINE LIMA DE ARAÚJO
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do PIBIC da UFC relativo ao projeto intitulado FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA_PARTE VII, coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes (UFC). Membro do Grupo de Estudo Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). Participante da Linha de Pesquisa História e Memória da Educação (NHIME) do PPGE da UFC.
ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC).
MARTA REGINA DA SILVA AMORIM
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista FUNCAP.
SÉSIO SANTIAGO FREIRE FILHO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
REBECA SILVA DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista de fomento à pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).
YOHANA ALENCAR OYÁYÒSIN
Doutoranda em Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestra em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).
HENRIQUE CUNHA JUNIOR
Pós-Doutorado em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin – Bolsista DAAD. Livre Docente da Universidade de São Paulo. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine – Nancy – França. Mestre em História (DEA) pela Faculdade de Letras de Nancy- França. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.
PAULO VICTOR PAULA LOUREIRO
Professor da Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Física (UFERSA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (FALC). Graduado em Licenciatura em Física (UFC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).
WELLINGTON GABRIEL FREITAS DE OLIVEIRA
Professor universitário, doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração e Controladoria, especialista em Inteligência Artificial e Computacional, em Neuroeducação e em Tecnologias Digitais na Educação.
FRANCISCO VALDEY CARNEIRO
Professor da Educação Básica em Horizonte-CE; Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC.
LUDMILA DE ALMEIDA FREIRE
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
MARIA PATRÍCIA BARROS LIMA
Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), Especialista em Libras (FGF), em Práticas Pedagógicas (IFNMG), Docente de Língua Portuguesa e Libras em Fortaleza (SME).
MARIA IRINEIDE DE ANDRADE MARTINS
Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), Especialista em Gestão Escolar (UECE), graduada em Pedagogia (UFC), Docente dos anos iniciais em Fortaleza (SME).
MAIONE ROCHA DE CASTRO CARDOSO
Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB); Mestre e Graduada em Ciências Econômicas (UFPB); professora adjunta da UECE.
PAULO ROBERLANDO DA SILVA RIBEIRO
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
MARLLUS DE MELO LUSTOSA
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa: Avaliação Educacional (NAVE) e Eixo Temático: Avaliação Institucional.
ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.
JULIANA DOS SANTOS ALVES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
VALDEMARIN COELHO GOMES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
PRISCILA MAYARA PINHO VIEIRA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
WILLAME ANDERSON SIMÕES REBOUÇAS
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Pós-Doutor em Filosofia pela Universität Münster. Professor efetivo do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002); Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC/UFC).
PAULO SÉRGIO DA SILVA PROBO
Bolsista CAPES, Pesquisador do mestrado em educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenador de Projetos Culturais e educador voluntário da Escola Comunitária de Educação Popular Mandacaru. Especialista em Produção Cultural pela Universidade do Vale do Acaraú. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará.
JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO
Orientador, Professor-pesquisador do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor titular da Faculdade de Educação – FACED – da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Ciências (Ecologia e Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
VANESSA FEITOSA SAMPAIO DA SILVA
Mestranda. PPGE – UFC.
VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO
Psicólogo especialista em Saúde Mental e Redução de Danos. Mestrando em Psicologia e Políticas Públicas pela UFC.
DANIEL RODRIGUES MAIA
Físico. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.
FRANCISCO VALDEY CARNEIRO
Professor da Educação Básica. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.
GILBERTO SANTOS CERQUEIRA
Doutor em Farmacologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.
YATAMURI RAFAELLY COSME DA SILVA
Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Bolsista Capes. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação.
MARIA KÉLIA DA SILVA
Doutoranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Bolsista FUNCAP. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação.
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Lider do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar – RECEI.
KARLA EVELINE BARATA DE CARVALHO
Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, atuando como técnica da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), na Coordenadoria do Planejamento (COPLAN). Membro do grupo de pesquisa História e Memória da Educação (NHIME).
ISAÍAS BARATA DE OLIVEIRA
Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Programa de Acompanhamento de Políticas em Segurança Pública do Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFC.
JOSÉ GERARDO DE VASCONCELOS
Professor titular da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do PPGE/UFC. Pós-Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutor em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
OLEDILZA TARGINO DE ALMEIDA
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Christus (UNICHRISTUS). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
MAYARA VENANCIO DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Docente efetiva de Educação Básica da Rede de Ensino do Município de Caucaia. Bolsista FUNCAP.
ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular da Universidade Federal do Ceará vinculada ao eixo Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.