Capa do livro: Temas de filosofia, ética e educação:<br>Diversas Perspectivas

Temas de filosofia, ética e educação:
Diversas Perspectivas

Autores: Fátima Maria Nobre Lopes - Adauto Lopes da Silva Filho - Samuel Nobre Lopes - Maria Kélia da Silva - Jailson Tavares Cruz (Orgs.)

A internet evoluiu tanto e tomou tamanha proporção, que tudo hoje, praticamente, parece ser possível alcançar, controlar e mensurar. É um mundo repleto de informações, mas que parece aviltar a racionalidade humana, um mundo de bolhas sociais nas quais não há uma preocupação com os valores éticos. Vivemos um paradoxo entre a evolução tecnológica e a involução humana em uma sociedade que é ao mesmo tempo extremamente democrática e desumana. Mas, apesar de toda essa evolução tecnológica que remete ao uso predominante das telas, faz-se mister não esquecer nem abdicar do campo do trabalho científico e da leitura. Esse é o propósito do livro: despertar o leitor para o gosto da leitura ao mesmo tempo em que apresenta temas variados acerca da Filosofia, da Ética e da Educação. Nesse sentido, o livro TEMAS DE FILOSOFIA, ÉTICA E EDUCAÇÃO: DIVERSAS PERSPECTIVAS reúne uma diversidade de textos que são frutos de estudos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), que trazem contribuições para as ciências humanas. Nele é possível ter um recorte sobre várias questões acerca dessa realidade, atravessada pela revolução digital, porém com uma base de conhecimento científico que trazem à tona diversas perspectivas no âmbito da Filosofia, da Ética e da Educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7036-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7034-3
DOI: 10.24824/978652517036.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 304
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • CAPÍTULO I PLATÃO E ARISTÓTELES: a importância do conhecimento e da educação para a formação do homem virtuoso e ético - 25
  • CAPÍTULO II A ÉTICA E SEUS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS - 33
  • CAPÍTULO III DA PALMATÓRIA PARA O ESCLARECIMENTO: uma educação voltada para o agir ético - 43
  • CAPÍTULO IV CONCEPÇÕES ÉTICAS DO PENSAMENTO DE KANT E DE ADORNO PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA - 55
  • CAPÍTULO V O REFERENCIAL TEÓRICO DA TEORIA CRÍTICA DE MARCUSE NO SÉCULO XXI: o princípio de realidade - 65
  • CAPÍTULO VI A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SUA DUPLA FACE - 73
  • CAPÍTULO VII A DIMENSÃO IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO - 85
  • CAPÍTULO VIII TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA FORMAÇÃO HUMANA NO SENTIDO OMNILATERAL - 95
  • CAPÍTULO IX A DIMENSÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO DE HEGEL A PARTIR DO DIREITO POSITIVO - 107
  • CAPÍTULO X EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: apontamentos sobre Hegel e Lukács - 115
  • CAPÍTULO XI AS FALSAS NECESSIDADES DECORRENTES DA SOCIEDADE INDUSTRIAL AVANÇADA: implicações para a autonomia e a liberdade individual - 125
  • CAPÍTULO XII DIÁLOGOS ENTRE HERBERT MARCUSE E PAULO FREIRE ACERCA DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO - 133
  • CAPÍTULO XIII A PEDAGOGIA KANTIANA E O MOVIMENTO LIVRE DE PIKLER: abordagens para o desenvolvimento da autonomia a partir da primeira infância - 143
  • CAPÍTULO XIV DA CRÍTICA DA UNIDIMENSIONALIDADE DO HOMO ECONOMICUS FEITA POR HERBERT MARCUSE À PROPOSTA DE MULTIDIMENSIONALIDADE: a abertura à inteireza do humano - 153
  • CAPÍTULO XV A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA AFRICANA PARA UM CURRÍCULO AFRORREFERENCIADO - 163
  • CAPÍTULO XVI A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO UMA MEDIAÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA PESSOAS AUTISTAS - 173
  • CAPÍTULO XVII EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS EMERGENTES: contribuições à práxis docente a partir da Sequência Fedathi - 183
  • CAPÍTULO XVIII POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS E REFLEXOS NA SUA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA - 193
  • CAPÍTULO XIX PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO EXPRESSÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA - 203
  • CAPÍTULO XX O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ: aproximações sobre os fundamentos - 213
  • PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA NO BRASIL: elementos conceituais - 223
  • CAPÍTULO XXII CONECTIVISMO COMO TEORIA DE APRENDIZAGEM: investigando a literatura empírica - 233
  • CAPÍTULO XXIII PERCURSOS DE UMA ESCOLA POPULAR NA BUSCA PELA EMANCIPAÇÃO HUMANA ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA DIALÓGICA - 243
  • CAPÍTULO XXIV CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTEGRADO À NATUREZA: uma experiência em comunidades rurais a partir do “Projeto no Clima da Caatinga” - 253
  • CAPÍTULO XXV EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: diálogos, possibilidades e desafios - 263
  • CAPÍTULO XXVI INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: diálogos possíveis entre universidade e escola - 273
  • CAPÍTULO XXVII RESSOCIALIZAÇÃO DOS JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: um debate à luz da temática da redução da maioridade penal - 281
  • CAPÍTULO XXVIII BRUXAS ORA LOUCAS, ORA NEGADAS, EM UMA BUSCA INVISIBILIZADA: a dimensão espiritual trazida pelas mulheres - 289
  • ÍNDICE REMISSIVO - 299
FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do PROFILO, ambos da UFC. Editora-chefe da Revista Educação em Debate da UFC. Doutora em Educação (UFC), Mestra em Filosofia (UFPB), Graduada em Serviço Social e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do PPGE em Educação, ambos da UFC. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Doutor em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia (FAFIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação (UFC). Membro Pesquisador do Grupo de Estudos Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (UECE).

CHARMÊNIA FREITAS DE SÁTIRO

Professora da rede Pública Municipal de Ensino (SME-Fortaleza). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação pela UFC, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela Prof.ª Fátima Nobre; e do Grupo Teoria Crítica, Filosofia e Educação, coordenado pelo Prof. Adauto Filho.

JAILSON TAVARES CRUZ

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, eixo Química (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UDESC), Educação Permanente em Saúde (ENSP) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduado em Pedagogia com habilitação para Química e Biologia (UVA). Diretor da Escola de Ensino Médio Ana Facó e Assistente à Docência no Polo UAB de Beberibe. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

RAIMUNDA PEREIRA DE MACÊDO OLIVEIRA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes.

FÁBIO SIDNEY SOUSA DAMASCENO

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnico-Administrativo em Educação da UFC. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes.

SAMUEL NOBRE LOPES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista CAPES, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

JAIREILSON SILVA DE SOUSA

Professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Filosofia (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Luís, Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana – GEPOS.
 
ANA PAULA LIMA AZEVEDO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Educação (UFC) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

ISMAEL AZEVEDO MOTA

Professor de Filosofia do Ensino Médio da Rede Particular e temporário do Estado do Ceará. Mestrando do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro pesquisador do grupo de pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação (UFC) coordenado pelo Professor Adauto Lopes da Silva Filho.

JESSICA HOLANDA LEMOS

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (Faculdade São Luís). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

GELCIANO LINO SILVA

Professor de Filosofia e Sociologia da EEEP Pedro de Queiroz Lima. Mestrando do Profissional em Filosofia (PROF-FILO) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

TAINÁ DA SILVA RAMALHO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC do CNPq relativo ao projeto intitulado O princípio de realidade e de responsabilidade na modernidade: Herbert Marcuse e Hans Jonas_parte 2, coordenado pelo professor Adauto Lopes da Silva Filho. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação da UFC.

MARIA CLARA LIMA DUARTE

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC da UFC relativo ao projeto intitulado O princípio de realidade e de responsabilidade na modernidade: Herbert Marcuse e Hans Jonas_parte 2, coordenado pelo professor Adauto Lopes da Silva Filho. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação da UFC.

ULY ALVES MOREIRA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação (UFC), Licenciada em Pedagogia (UNINASSAU), Bacharel em Economia Doméstica (UFC). Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

TICIANA COSTA MARTINS

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do PIBIC do CNPq relativo ao projeto intitulado FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA_PARTE VII, coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes (UFC). Membro do Grupo de Estudo Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). Participante da Linha de Pesquisa História e Memória da Educação (NHIME) do PPGE da UFC.

ALINE LIMA DE ARAÚJO

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do PIBIC da UFC relativo ao projeto intitulado FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA_PARTE VII, coordenado pela professora Fátima Maria Nobre Lopes (UFC). Membro do Grupo de Estudo Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). Participante da Linha de Pesquisa História e Memória da Educação (NHIME) do PPGE da UFC.

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC).

MARTA REGINA DA SILVA AMORIM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista FUNCAP.

SÉSIO SANTIAGO FREIRE FILHO

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

REBECA SILVA DE OLIVEIRA

Mestranda em Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista de fomento à pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

YOHANA ALENCAR OYÁYÒSIN

Doutoranda em Educação – Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestra em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

HENRIQUE CUNHA JUNIOR

Pós-Doutorado em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin – Bolsista DAAD. Livre Docente da Universidade de São Paulo. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine – Nancy – França. Mestre em História (DEA) pela Faculdade de Letras de Nancy- França. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

PAULO VICTOR PAULA LOUREIRO

Professor da Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará. Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Física (UFERSA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (FALC). Graduado em Licenciatura em Física (UFC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

WELLINGTON GABRIEL FREITAS DE OLIVEIRA

Professor universitário, doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração e Controladoria, especialista em Inteligência Artificial e Computacional, em Neuroeducação e em Tecnologias Digitais na Educação. 

FRANCISCO VALDEY CARNEIRO

Professor da Educação Básica em Horizonte-CE; Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC.

LUDMILA DE ALMEIDA FREIRE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

MARIA PATRÍCIA BARROS LIMA

Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), Especialista em Libras (FGF), em Práticas Pedagógicas (IFNMG), Docente de Língua Portuguesa e Libras em Fortaleza (SME).

MARIA IRINEIDE DE ANDRADE MARTINS

Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), Especialista em Gestão Escolar (UECE), graduada em Pedagogia (UFC), Docente dos anos iniciais em Fortaleza (SME).

MAIONE ROCHA DE CASTRO CARDOSO

Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB); Mestre e Graduada em Ciências Econômicas (UFPB); professora adjunta da UECE.

PAULO ROBERLANDO DA SILVA RIBEIRO

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

MARLLUS DE MELO LUSTOSA

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa: Avaliação Educacional (NAVE) e Eixo Temático: Avaliação Institucional.

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA

Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

JULIANA DOS SANTOS ALVES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

VALDEMARIN COELHO GOMES

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

PRISCILA MAYARA PINHO VIEIRA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

WILLAME ANDERSON SIMÕES REBOUÇAS

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

EDUARDO FERREIRA CHAGAS

Pós-Doutor em Filosofia pela Universität Münster. Professor efetivo do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002); Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC/UFC).

PAULO SÉRGIO DA SILVA PROBO

Bolsista CAPES, Pesquisador do mestrado em educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenador de Projetos Culturais e educador voluntário da Escola Comunitária de Educação Popular Mandacaru. Especialista em Produção Cultural pela Universidade do Vale do Acaraú. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará.

JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO

Orientador, Professor-pesquisador do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor titular da Faculdade de Educação – FACED – da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Ciências (Ecologia e Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

VANESSA FEITOSA SAMPAIO DA SILVA

Mestranda. PPGE – UFC.

VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO

Psicólogo especialista em Saúde Mental e Redução de Danos. Mestrando em Psicologia e Políticas Públicas pela UFC.

DANIEL RODRIGUES MAIA

Físico. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.

FRANCISCO VALDEY CARNEIRO

Professor da Educação Básica. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.

GILBERTO SANTOS CERQUEIRA

Doutor em Farmacologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.

YATAMURI RAFAELLY COSME DA SILVA

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Bolsista Capes. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação.

MARIA KÉLIA DA SILVA

Doutoranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Bolsista FUNCAP. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação.

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Lider do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar – RECEI.

KARLA EVELINE BARATA DE CARVALHO

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, atuando como técnica da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), na Coordenadoria do Planejamento (COPLAN). Membro do grupo de pesquisa História e Memória da Educação (NHIME).

ISAÍAS BARATA DE OLIVEIRA

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Programa de Acompanhamento de Políticas em Segurança Pública do Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFC.

JOSÉ GERARDO DE VASCONCELOS

Professor titular da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do PPGE/UFC. Pós-Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutor em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLEDILZA TARGINO DE ALMEIDA

Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Christus (UNICHRISTUS). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

MAYARA VENANCIO DE OLIVEIRA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Docente efetiva de Educação Básica da Rede de Ensino do Município de Caucaia. Bolsista FUNCAP.

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular da Universidade Federal do Ceará vinculada ao eixo Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.