Capa do livro: Vidas que dão vida: <BR>Educadores e instituições - Vol.: 03

Vidas que dão vida:
Educadores e instituições - Vol.: 03

Autores: Ana Chrystina Mignot

O livro “Vidas que dão vida: educadores e instituições” inscreve-se num movimento de pesquisa no campo da História da Educação no qual memórias e trajetórias de pesquisa se cruzam e revelam tramas, enredos e percursos construídos sobre circulação de ideias pedagógicas, práticas de intelectuais, políticos, gestores públicos e educadores em diferentes territórios e espaços educativos. Resulta de teses e dissertações defendidas sob a orientação da organizadora da obra, na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O livro revela marcas de homens e mulheres, através de suas contribuições para a educação pública fluminense e brasileira, notadamente sobre a educação especial, a formação de professores e as escolas de ferrovias, por exemplo. Na medida em que olhares múltiplos se voltam para arquivos pessoais, escolares e institucionais visibilizam vidas de mulheres, muitas vezes, invisibilizadas no cenário educacional. Memórias e histórias de diferentes sujeitos e instituições se cruzam num emaranhado de narrativas sobre políticas e práticas pedagógicas, mas também de histórias de instituições escolares centradas nas experiências profissionais e na circulação de suas ideias, modelos educacionais e escritas de vida-formação-profissão. O livro é um convite dialógico sobre memórias e trajetórias de educadoras através de suas itinerâncias, deslocamentos, escritas e circulação de ideias pedagógicas.

Elizeu Clementino de Souza
Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia.
Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação.
Coordenador do CA-ED/CNPq.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7046-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7047-3
DOI: 10.24824/978652517046.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • NO PERCURSO DE HISTORIAR (1880-1923) - 17
  • POR ENTRE ESCRITOS E PRESCRIÇÕES: a trajetória educacional de Orminda Marques - 39
  • A VOZ DO MESTRE: o processo da construção de uma trajetória de Carlos Delgado de Carvalho - 63
  • SUJEITOS, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MODELOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II (1882-1906) - 81
  • A EDUCAÇÃO PROTESTANTE NO ÂMBITO DAS IGREJAS: sujeitos, modelos e práticas pedagógicas na preparação dos professores das escolas dominicais - 105
  • VOZES DE OUTROS EM BIOGRAFIAS: experiências distintas com a história oral - 129
  • REVISITANDO AURÉLIA, NO SILÊNCIO - 151
  • WALDIR DOS SANTOS COSTA: as memórias de um pioneiro na História da Psicologia do Amazonas - 179
  • O “MERCADOR DE LIVROS”: Jose Vaz Correa Coimbra na sociedade oitocentista de Campos dos Goytacazes - 205
  • O MAR E O RIO: o Almirante Ary Parreiras e a educação fluminense (1931-1935) - 223
  • FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS NA COLEÇÃO NINA SARGAÇO - 239
  • ÍNDICE REMISSIVO - 253
  • SOBRE AS AUTORAS - 257
ANA CHRYSTINA MIGNOT (ORGANIZADORA)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021). Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas cotidianas, cadernos escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais e eventos acadêmicos. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print e Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph) (2023-2025). Suas pesquisas se voltam para a história da educação, notadamente trajetórias de educadores, escritas de si e escritas escolares, viagens pedagógicas e produção e circulação de modelos educacionais escolanovistas. Pesquisadora 1 D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).

ADELLY MAGALHÃES POYAES

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), tendo concluído seu Mestrado em Educação na mesma instituição, quando defendeu em 2020 a dissertação Gravado n’alma: o Grupo Escolar Ary Parreiras e a escolarização da infância em Laje do Muriaé, RJ (1934-1938). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Experiência na área de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e docência no Curso de Formação de Professores da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

ADRIANA VALENTIM BEAKLINI

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) onde concluiu o Mestrado em Educação (2013). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como professora na Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) e na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Participou dos projetos de pesquisa: A Universidade do Brasil: O Grande Projeto Universitário? (PROEDES/UFRJ); Biblioteca Virtual de Pesquisadores Brasileiros (FUNAPE/MCT); Apoio Emergencial aos Centros de Memória da FAETEC para Higienização e Conservação de Documentos (FAETEC); Implantação do Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos em Papel da FAETEC (FAETEC); e por fim, Projeto Memória de Rui: organização e acesso (Fundação Casa de Rui Barbosa). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história intelectual, história da educação, história das instituições escolares, pensamento educacional brasileiro e historiografia de educação.

HELOISA HELENA MEIRELLES DOS SANTOS

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde concluiu toda a sua formação, desde sua Graduação em Pedagogia e Licenciatura em História e, posteriormente, Doutorado e Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação (CAPES 7), onde participa atualmente como pesquisadora. Criou e coordenou, até janeiro de 2011, o Centro de Memória Institucional (CEMI) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), quando coordenou o blog. Publica capítulos de livros e artigos em periódicos, administra e escreve no blog Pesquisando História no Rio de Janeiro (http://www.heloisahmeirelles.blogspot.com). Recebeu Moção de Relevantes Serviços Prestados pela Guarda da Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. É autora do livro Esther, uma mulher [in]visivel e organizadora de Biografias de Mulheres pelos Fiapos de História. Tem publicações impressas e on line no país e no exterior.

KÁTIA MARIA SOARES

Nascida em Nova Iguaçu, até a 4ª década de sua vida residiu em Belford Roxo; trabalhou desde a fundação, em 1976, e dirigiu, a partir de 1986, as instituições de ensino Jardim Escola Castelinho e Centro de Educação Moderna (CEM); a partir de 1995 até 2023 dirigiu a Faculdade Fernanda Bicchieri (FABEL), responsável pela guarda dos acervos do CENPRE. Nessa cidade, também atuou como conselheira municipal de educação por 14 anos, além de outros trabalhos voluntários. Bacharela em Jornalismo e Pedagogia, realizou e geriu vários cursos nas áreas da Educação e Administração do Ensino. Mestre e doutora em Educação, com período de estágio doutoral, financiado pela CAPES, em El Colsan, México. Em 2017 recebeu da Alerj a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços prestados ao nosso estado.

LEILA BLANCO

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (1973). Atuou como professora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tendo sido diretora do Instituto Helena Antipoff. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior apresentando trabalhos sobre História da Educação Especial, seu tema de interesse. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, educação inclusiva, currículo e projeto educacional.

PATRÍCIA COELHO DA COSTA

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integra o Programa de Pós-Graduação de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória). Coordena o grupo de pesquisa Educação, História e Comunicação e é pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, radioeducação, intelectuais, ensino de História e cultura material escolar.

PRISCILA DE ARAUJO GARCEZ

Doutora e Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ProPEd, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Linha Instituições, Práticas Educativas e História, com pesquisas que focalizam o binômio protestantismo e educação. Possui textos publicados e trabalhos apresentados em universidades públicas brasileiras, na Colômbia, Uruguai, Espanha e Portugal. É Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Pedagógica e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência em docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e curso de Formação de Professores (nível médio na modalidade Normal). Atuou em equipe de gestão escolar, na Prefeitura de Niterói (coordenação pedagógica), no Colégio de Aplicação da UFRJ como orientadora educacional e como Professora Substituta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Possui experiência no Ensino Superior a Distância, como mediadora presencial e a distância do curso de Pedagogia da UERJ/Consórcio CEDERJ. Atualmente, é pedagoga do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UERJ.

ROSA MARIA SOUZA BRAGA

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar e Magistério, pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1997). É pedagoga no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação na Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Básica – Anos Iniciais e Educação Especial. Na perspectiva da História trabalha com as seguintes categorias: jornais, imprensa da educação e ensino, professoras primárias, União dos Professores Primários Estaduais (UPPE), biografia.

ROSANA GOMES DOS SANTOS ROCHA

Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário da Cidade (1990), pós-graduação em Arteterapia em Educação pela Universidade Cândido Mendes (2007), pós-graduação em Comunicação Empresarial pela AVM Faculdade Integrada (2015), mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2019) e cursa doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ocupou a função de Assessora de Comunicação na Reitoria da Uerj. Tem experiência na área de Comunicação nas funções de repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e gestora de conteúdo, assim como no campo das Artes Visuais, como curadora de exposições de arte, organizadora de eventos e gestora de projetos culturais.

SELMA BARBOZA PERDOMO

Psicóloga clínica na abordagem Cognitiva (ITC-SP), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Possui também graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (2008). É professora na Universidade do Estado do Amazonas-UEA, onde leciona desde 2005 e vice-líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades (CNPq). Tem publicações em suas áreas de atuação e em importantes periódicos de Educação que versam sobre a História da Educação.

VALÉRIA MARIA NETO CRESPO DE OLIVEIRA LIMA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2015), na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF/RJ (2003), onde desenvolveu projetos de extensão universitária pelo Programa de Extensão Universitária, na linha de pesquisa que envolve formação docente, identidade, memória individual e coletiva, relatos autobiográficos, histórias de vida de docentes e Educação Continuada de professores. Atuou como Professora do Curso de Pedagogia dos Institutos Superiores de Ensino do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. É professora de Ensino Superior da FAETEC/RJ, na área da Educação, integrando o corpo docente do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert/ISEPAM – Campos dos Goytacazes, RJ, onde exerceu a função de Coordenadora do Curso Normal Superior – Formação de Professores e realizou pesquisas sobre a história e a memória institucional, formação e gênero. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (1987). Foi professora titular da Universidade Cândido Mendes durante a implantação do primeiro Curso Normal Superior do Norte Fluminense, no período de 1999 a 2005, Tem participado de congressos e eventos nacionais e internacionais, apresentando trabalhos sobre as instituições de formação de professores em Campos, RJ, a cultura material da escola e a livraria Ao Livro Verde.