Capa do livro: Desenvolvimento infantil e psicomotricidade: <br>Representações sociais por professores de Educação Física

Desenvolvimento infantil e psicomotricidade:
Representações sociais por professores de Educação Física

Autores: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos - Pedro Humberto Faria Campos (em memória)

É tácito o conhecimento que a educação é o meio pelo qual transformamos uma humanidade. Neste sentido, esta obra tem como proposta repensar fatores importantes para a construção de uma educação em prol do desenvolvimento efetivo e integral do ser humano. Por meio de uma pesquisa realizada com muita dedicação, leituras, investigação, experiência e afeto, encontramos como necessidade urgente a adoção de propósitos educacionais orientados por princípios diferenciais. Pudemos concluir que, ao formular planejamentos educacionais, devemos estruturar práticas educativas com vistas ao desenvolvimento humano integral antecipadamente a oferta exclusivamente de conteúdos dissociados de uma realidade humana e sensível. Convido, portanto, a uma leitura afetiva desta obra, com o intuito de conhecer a experiência proporcionada por esta pesquisa realizada por uma educadora que se dedica continuamente a uma busca por qualificação da Educação e da humanidade.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7008-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7009-1
DOI: 10.24824/978652517008.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 13
  • CAPÍTULO I A EDUCAÇÃO FÍSICA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE - 23
  • CAPÍTULO II EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 45
  • CAPÍTULO III EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - 55
  • CAPÍTULO IV UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ELABORADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - 67
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 127
  • REFERÊNCIAS - 131
  • ANEXO 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - 141
  • ANEXO 2 TABELA DE ORGANIZAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS POR FAIXA ETÁRIA - 145
  • ANEXO 3 LISTA DE PALAVRAS EVOCADAS CATEGORIZADAS POR: Distribuição de Frequência - 147
  • ANEXO 4 AFETIVO 97 - 149
  • ÍNDICE REMISSIVO - 153
  • SOBRE OS AUTORES - 157
MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS

Doutora em Educação pela UNESA, Psicomotricista titular e membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá/RJ, Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Fundação Técnico Educacional Souza Marques e Orientadora educacional da SEEDUC.

PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS (EM MEMÓRIA)

Doutor em Psicologia Social pela Université de Provence, França. Foi Docente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás, em Educação da UNESA e em Psicologia da Universo/RJ, Professor associado da Faculdade de Educação da UERJ e pesquisador visitante junto ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Educação e Subjetividade (CIERS-Ed).