Capa do livro: Desdobramentos da educação integral em tempo integral nas escolas do campo

Desdobramentos da educação integral em tempo integral nas escolas do campo

Autores: Higro Souza Silva - Arlete Ramos dos Santos

Neste livro apresentamos um importante trabalho de pesquisa sobre a Educação Integral em Tempo Integral em escolas do campo, como espaço de reflexão no âmbito das políticas públicas educacionais. Para além do Programa do Governo Federal, Escolas em Tempo Integral, que apresenta a ampliação do tempo na escola, apontamos indicativos sobre como implementar a ampliação da jornada escolar na perspectiva da Educação Integral em escolas do campo, pautada nos fundamentos contra-hegemônicos.
Neste sentido, o livro traz um referencial teórico que nos ajuda a situar historicamente o surgimento da Educação Integral, mas avança com proposições para compreender no âmbito das políticas públicas, como trabalhar uma perspectiva crítica nas redes municipais de ensino. Destacamos as transformações vivenciadas pelas escolas do campo após a construção dessa política e a viabilidade da execução nas escolas do campo frente às diversas realidades vivenciadas no contexto campesino.
As discussões aqui contidas demonstram um espaço para materializar uma formação multidimensional e construir uma Educação Integral humanista, centrada na formação e desenvolvimento omnilateral do sujeito, apontando direcionamentos para contemplar a essência da interlocução entre a Educação do Campo e a Educação Integral em Tempo Integral.

Impresso
de R$ 67,90 por
R$ 52,50
Digital
de R$ 67,90 por
R$ 47,53

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6959-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6958-3
DOI: 10.24824/978652516959.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • CAPÍTULO 1 ABORDAGEM METODOLÓGICA - 25
  • CAPÍTULO 2 UMA BREVE APRESENTAÇÃO DE OUTRAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 45
  • POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL - 57
  • CAPÍTULO 4 POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL - 105
  • CAPÍTULO 5 RESULTADOS DA PESQUISA - 127
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 169
  • REFERÊNCIAS - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 189
HIGRO SOUZA SILVA

Doutorando em Educação – PPGED/UESB. Mestre em Educação – PPGED/UESB. Pedagogo. Especialização em Metodologia da Língua Estrangeira Inglesa. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade-GEPEMDECC/UESB e do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, política e Práxis Educacional – LUDIPPE/UESB, registrados no CNPq. Membro da Comissão Gestora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada (CTBEII) e do Observatório Nacional de Educação Integral. Área de atuação: Educação Integral em Tempo Integral, Educação do Campo e Política Pública Educacional.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais (Unesp). Doutorado e mestrado em Educação (FAE/UFMG). Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq). Coordenadora da Rede Latino-Americana de Educação do Campo – Movimentos Sociais (Rede PECC-MS) e do Programa Formacampo. Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2.