Capa do livro: As contribuições de uma intervenção pedagógica baseada nos fundamentos da neurociência para formação docente no contexto da educação infantil

As contribuições de uma intervenção pedagógica baseada nos fundamentos da neurociência para formação docente no contexto da educação infantil

Autores: Maria Aparecida Cavalheiro Gonçalves - Janaína Pereira Pretto Carlesso

O estudo destaca a relevância da Neurociência na formação docente para a Educação Infantil, ao fornecer uma compreensão detalhada sobre o funcionamento do sistema nervoso e seus efeitos no aprendizado. Ao compreender a importância da neuroplasticidade, os professores podem adaptar suas práticas pedagógicas, criando estratégias inovadoras que atendam às necessidades cognitivas e emocionais dos alunos. A pesquisa ressalta a relevância de intervenções pedagógicas que incentivam hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada e atividade física, essenciais para o desenvolvimento cerebral, a memória e a concentração. A formação continuada é destacada como ferramenta indispensável para que os professores ampliem seus conhecimentos neurocientíficos e aprimorem suas práticas. O estudo também recomenda a inclusão da Neurociência nos currículos de formação inicial e contínua, como uma resposta aos desafios atuais da educação. Ao integrar esses princípios, os educadores estarão mais aptos a promover um ensino eficaz, estimulando o desenvolvimento neurocognitivo e socioemocional das crianças, desde a infância, resultando em uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades individuais de cada aluno.
“A Neurociência oferece uma nova perspectiva sobre como o cérebro aprende, permitindo aos educadores adaptar suas práticas pedagógicas com base no entendimento dos processos cognitivos e emocionais, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa” (Cosenza; Guerra, 2011).

Impresso
de R$ 56,00 por
R$ 43,10
Digital
de R$ 56,00 por
R$ 39,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7144-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7142-5
DOI: 10.24824/978652517144.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 80
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA BASEADA NOS FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 17
  • REFERÊNCIAS - 43
  • APÊNDICE A QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES PARTICIPANTES - 51
  • APÊNDICE B CARTILHA NEUROEDUCATIVA - 53
  • ÍNDICE REMISSIVO - 77
  • SOBRE AS AUTORAS - 79
MARIA APARECIDA CAVALHEIRO GONÇALVES

Educadora Física; Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN). Especialização em Atividade física, desempenho motor e saúde, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Pós-Graduação em Acupuntura. Pós-Graduação em Medicina Chinesa na Ginecologia e Obstetrícia. Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sulriograndense - Venâncio Aires - RS.

JANAÍNA PEREIRA PRETTO CARLESSO

Psicóloga; Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), atuando na linha de pesquisa, ensino, epistemologias e formação docente.