Capa do livro: Políticas educacionais e a plataformização da educação: <BR>Reformas educacionais em tempos de disputas

Políticas educacionais e a plataformização da educação:
Reformas educacionais em tempos de disputas

Autores: Jani Alves da Silva Moreira - Maria Eunice França Volsi - Gesilaine Mucio Ferreira (Orgs.)

Este livro comemora os 10 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). É uma coletânea que nos brinda com a união de capítulos resultantes de algumas pesquisas desenvolvidas no Grupo, que compreendem o contexto histórico em que as políticas educacionais e a gestão da educação foram produzidas, sendo embrenhadas na conjuntura da plataformização do trabalho, sobretudo na nova dinâmica internacional do capitalismo pós-2008. Nessa fase de crise estrutural do capital financeiro, contínuas reformas educacionais foram disputadas entre o setor público e o setor privado, criando condições favoráveis para a perpetuação hegemônica das desigualdades e dos interesses do capital. O livro também reúne capítulos com estudos comparados desenvolvidos na macropesquisa do GEPEFI, intitulada “Políticas educacionais para a educação básica no Brasil e Colômbia: o fenômeno da plataformização no contexto da indústria 4.0”, decorrente da Chamada Universal CNPq/MCTI n. 10/2023 – Faixa A – grupos emergentes. Desejamos que a obra amplie a compreensão dos reais problemas enfrentados nas políticas e gestão da educação pública no Brasil e Colômbia.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7102-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7100-5
DOI: 10.24824/978652517102.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 NEOLIBERALISMO, NOVO NEOLIBERALISMO E ESTADO FUNCIONAL: o remodelamento operacional imputado ao Estado brasileiro diante da crise estrutural do capital - 15
  • CAPÍTULO 2 AÇÕES PRIVATISTAS NO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: uma análise a partir da legislação - 39
  • CAPÍTULO 3 ORGANISMOS INTERNACIONAIS EM PAÍSES PERIFÉRICOS: a relação público-privada incutida nos relatórios da Unesco - 59
  • CAPÍTULO 4 AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL E DA UNESCO PARA AS POLÍTICAS E A GESTÃO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (2008 A 2018) - 79
  • CAPÍTULO 5 ANÁLISE CRÍTICA DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA COLÔMBIA - 99
  • CAPÍTULO 6 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo comparativo entre Brasil e Colômbia - 115
  • CAPÍTULO 7 POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A VIDA E A PAZ NA COLÔMBIA - 141
  • CAPÍTULO 8 POLÍTICAS DE PLATAFORMIZAÇÃO NO NOVO ENSINO MÉDIO: implicações ao trabalho docente - 159
  • CAPÍTULO 9 POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO CAPITALISMO INFORMACIONAL-DIGITAL - 181
  • CAPÍTULO 10 IMPLICAÇÕES DA PLATAFORMA NOVA ESCOLA ÀS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 199
  • CAPÍTULO 11 POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NO BRASIL: mundo do trabalho e identidade docente no contexto da década de 1970 e pós-1990 - 219
  • CAPÍTULO 12 POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: cadê o currículo que estava aqui? - 241
  • CAPÍTULO 13 PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: análise das políticas educacionais recomendadas pelo MEC - 259
  • CAPÍTULO 14 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: o papel do pedagogo nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - 279
  • CAPÍTULO 15 MAPEAMENTO DAS ESCOLAS DE DANÇA DO TERCEIRO SETOR NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR: um exame sobre a relação público-privada na educação - 297
  • ÍNDICE REMISSIVO - 311
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 317
  • SOBRE OS AUTORES - 319
ORGANIZADORAS

JANI ALVES DA SILVA MOREIRA

Pós-Doutora em Educação pela UFPR, com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. Doutora e Mestre em Educação. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq. Coordenadora do Projeto de Pesquisa CNPQ n. 405633/2023-8 – Chamada Universal CNPQ/MCTI n. 10/2023 Faixa A – Grupos emergentes.

MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Pedagoga pela mesma instituição. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, área de Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Editora Associada da Revista Teoria e Prática da Educação da UEM. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq.

GESILAINE MUCIO FERREIRA

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Pedagogia da UEM – Campus Regional de Cianorte e do Programa Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) e da Rede de Pesquisadoras/es sobre financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp).

AUTORES

CINDY MAYUMI OKAMOTO LUCA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Pós-graduada em Neuroaprendizagem pela Unicesumar e graduada em Letras – Português pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DIDIER ANDRÉS OSPINA OSORIO

Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca – Espanha; Professor Associado da Universidade Católica de Manizales, membro do grupo de pesquisa ALFA (A- Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Colômbia). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá. Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Manizales. Orientador de Prática Docente vinculado ao Departamento de Estudos Educacionais da Universidade de Caldas, Colômbia.

DIEGO RICARDO FERREIRA

Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação GEPEFI/CNPq da Universidade Estadual de Maringá.

ERIKA RAMOS JANUARIO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). na linha de Política e Gestão em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).

JOÃO PAULO PEREIRA COELHO

Graduado em História (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: Teoria de Estado e Educação no Mundo Antigo; História das Ideias Políticas e Educação; Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor pesquisador do GEPTSPE/CNPq – Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

JUAN PABLO FLOREZ VARGAS

Mestre em Educação pela Universidade de Caldas. Doutorando em Educação pela Universidade de Caldas. Coordenador de Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e professor vinculado ao Departamento de Estudos Educacionais da Universidade de Caldas, Colômbia.

JULIA NATALIA ZANQUI MARQUES

Graduanda na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no curso de Pedagogia. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia, PET Pedagogia (Financiado pelo FNDE), pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da UEM.

LARIELLY LUIZ DOS SANTOS

Graduanda na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no curso de Pedagogia. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIC-UEM), desenvolvendo pesquisa intitulada "Políticas de formação de professores na Colômbia: o foco estratégico na educação para a vida e a paz". Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq), liderado pela Prof. Pós Dra. Jani Alves da Silva Moreira e Dra. Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde 2024. Atualmente voluntária do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia, PET Pedagogia (Financiado pelo FNDE), pela Universidade Estadual de Maringá.

LEANDRO MIRANDA SINCERO

Graduado em Pedagogia e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Educação Especial, Psicomotricidade (RHEMA), Educação Infantil (FAVENI) e Serviço Social (UNESPAR). Mestre em Políticas Públicas e Gestão em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE / UEM). Integrante do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor Efetivo da Rede Estadual de Educação do Paraná.

LEONARDO DORNELES GONÇALVES

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor do Instituto de Educação – Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU – FURG). Líder do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais – GEDUCAÇÃO (FURG). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – NEPPE (UFPel). É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. Coordena o Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS (FURG). Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG).

LUCILENE AMARANTE

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/Paraná. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Professora da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Sarandi. É membro do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação, liderado pela Professora Pós Doutora Jani Alves da Silva Moreira e pela Professora Doutora Maria Eunice França Volsi da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

MARINA SILVEIRA BONACAZATA SANTOS

Graduada em Ciências Biológicas nas habilitações bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq), desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá.

PAULA GONÇALVES FELICIO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Doutoranda em Educação pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de História, Políticas e Práticas Pedagógicas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).

PAULO ROGÉRIO DE SOUZA

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – PPE/UEM e Doutor em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra -UC-Portugal. Formado em Letras pela UEM e em Pedagogia pela FAINSEP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq. Devolve pesquisas na área de políticas educacionais brasileiras. Atualmente, professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – DTP/UEM.

RAFAELA CANUTO JORRA

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação GEPEFI/CNPq da Universidade Estadual de Maringá.

SANDRA APARECIDA ORTIZ LARROSA

Doutoranda em Educação (PPE) – Universidade Estadual de Maringá – UEM. Possui graduação em Pedagogia – Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA (2003). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade do Noroeste Paranaense – FANP (2004) e em Psicomotricidade Relacional – Centro Internacional de Análise Relacional – CIAR (2010). Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) – Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR (2020). É membro do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

SIMONE SARTORI JABUR

Graduada em Ciências Biológicas e Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). É Professora da Universidade Estadual de Maringá.

SUELEN REGINA GOMES GONÇALVES

Graduada em Pedagogia (2023). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação GEPEFI/CNPq da Universidade Estadual de Maringá.

THAIS GODOI DE SOUZA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Educação Física pela UEM e em Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq) e do Núcleo Transdisciplinar de Defesa e Pesquisa da Criança e do Adolescente NPCA/UEM. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação UEM.

VENÂNCIA JOSEPHINE GRANDE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação GEPEFI/CNPq da Universidade Estadual de Maringá.

VINICIUS RENAN RIGOLIN DE VICENTE

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista na Educação de Jovens e Adultos (UNIASSELVI). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da UEM.