Capa do livro: Concepções teóricas, filosóficas e metodológicas das interlocuções polissêmicas do programa etnomatemática

Concepções teóricas, filosóficas e metodológicas das interlocuções polissêmicas do programa etnomatemática

Autores: Milton Rosa - Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Rodrigo Carlos Pinheiro (Orgs.)

As questões que afetam a sociedade hoje em dia, como a segurança nacional, a segurança pessoal, a economia, as perturbações sociais e ambientais, as relações entre as nações, as relações entre as classes sociais, o bem-estar das pessoas, a preservação dos recursos naturais e culturais e muitos outros podem ser sintetizados como Paz em suas várias dimensões: Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental e Paz Militar. Essas quatro dimensões estão intimamente relacionadas. A Justiça Social conduz naturalmente à Paz Social. Embora as quatro dimensões da Paz estejam intimamente relacionadas, foco a minha reflexão sobre a Justiça Social e como a Etnomatemática como um programa pode contribuir para isso. A Etnomatemática é um programa de pesquisa em Matemática que está relacionado com a história e a educação, que começa com uma reflexão sobre a natureza da Matemática ao perguntar como esse campo do conhecimento é criado e como a criatividade matemática é diferente de outras formas de criatividade. Ao enfrentar essas questões, há uma necessidade de uma visão completa e estruturada do papel da matemática na construção de nossa civilização, daí um olhar para a história do comportamento humano (D’Ambrosio, 2017, p. 653-656).



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7097-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7096-1
DOI: 10.24824/978652517097.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 ETNOMATEMATICA E SUA CONCEPÇÃO ÉTIMOEPISTEMOLÓGICO- CONCEITUAL: implicações e provocações polissêmicas - 17
  • CAPÍTULO 2 CARACTERÍSTICAS DECOLONIZADORAS DA ETNOMATEMÁTICA E DA ETNOMODELAGEM - 35
  • CAPÍTULO 3 ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A PAZ E PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA DA PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA - 59
  • CAPÍTULO 4 INTERLOCUÇÕES POLISSÊMICAS DA ETNOMATEMÁTICA COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: uma área de investigação em insurgência? - 89
  • CAPÍTULO 5 PROCESSOS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS E O CAMPO DA ETNOMATEMÁTICA: algumas interlocuções - 111
  • CAPÍTULO 6 ETNOMATEMÁTICA E ENSINO SUPERIOR: polissemias junto a camponeses e indígenas em formação como professores que problematizam matemáticas - 135
  • CAPÍTULO 7 OS CAMINHOS DA JUSTIÇA SOCIAL NA CONCEPÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA: perspectivas a partir da licenciatura em educação escolar quilombola - 153
  • CAPÍTULO 8 DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA: DIÁLOGOS NA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 171
  • CAPÍTULO 9 QUE MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO? - 189
  • CAPÍTULO 10 REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DO ETNOCURRÍCULO TRIVIUM - 203
  • CAPÍTULO 11 A ETNOMODELAGEM COMO UMA POLISSEMIA DA ETNOMATEMÁTICA - 227
  • POSFÁCIO - 247
  • SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) - 253
ALCIONE MARQUES FERNANDES

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, mestre em Ciências dos Materiais pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Associada I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)/Arraias, desenvolvendo pesquisas na área de Etnomatemática, Etnomodelagem, Formação de professores e Saberes Tradicionais. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de estudos e pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC) e Grupo de Pesquisa em Etnomatemática na Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUFOP).

CAROLINA TAMAYO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil). Mestra em Educação pela Universidad de Antioquia (UdeA, Colômbia). Licenciada em Educação Básica com Ênfases Matemática pela UdeA. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da mesma universidade. Coordenadora do Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo inSURgir (UFMG), do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais (UNICAMP) e do grupo Matemática, Eduación y Sociedad (UdeA). Linhas de pesquisa: Etnomatemática; Educação Matemática e Diversidade e Cultura e, Filosofia da/na Educação Matemática.

CRISTIANE COPPE

Professora Titular do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia – DIEPAFRO/UFU. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – NUPEm/UFU. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática – GEPEm/Unesp. Orienta projetos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP.

DANIEL CLARK OREY

Professor Emérito de Matemática e Educação Multicultural da California State University, Sacramento. Ele ensinou e viveu no Oregon, Brasil, Guatemala, México, Nepal e Estados Unidos. Dr. Orey é um Fulbright Senior Specialist com experiências na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Brasil (1998) e na Kathmandu University, no Nepal (2007). Atualmente, Dr. Orey é professor de educação matemática no Departamento de Educação Matemática, atuando também no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, na Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

FILIPE SANTOS FERNANDES

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), com estágio sanduíche na Universidade de Barcelona (Espanha). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua em cursos de licenciatura voltados à formação de professores que ensinam matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCampo) e membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período na University of Cape Town (África do Sul).

FLÁVIA CRISTINA DUARTE PÔSSAS GROSSI

Professora no Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ e atua nos cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática. É licenciada em Matemática (UFSJ), mestra em Educação (UFSJ) e doutora em Educação na linha de pesquisa em Educação Matemática (UFMG). É integrante do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN) e da equipe que coordena o Programa Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião (NEPSO) no polo Minas Gerais. Tem se dedicado a fazer pesquisa com pessoas jovens, adultas e idosas, estudantes na EJA, quando essas pessoas protagonizam práticas matemáticas discursivas e, portanto, práticas socioculturais.

FRANCISCA MELO AGAPITO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Libras. Mestra e Doutora em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), docente do curso de Pedagogia e de outros cursos de graduação da instituição; atuo também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED). Atualmente, exerço a função de Coordenadora do curso de Pedagogia-CCIm. Participante do “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências e Informática na Educação” (LCN/UFMA). Desenvolvo estudos, principalmente, nas seguintes áreas: Libras, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Bilíngue de Surdos, Tradução e Interpretação de Libras e Etnomatemática.

HENRIQUE RIZEK ELIAS

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), oferecido pela UTFPR, multicampi Cornélio Procópio e Londrina. Sua formação é em bacharelado e licenciatura em Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem se dedicado a investigar sobre conhecimento matemático do professor (especialmente sobre números racionais) e sobre raciocínio proporcional de estudantes. Atualmente é bolsista de pós-doutorado no exterior pelo CNPq, desenvolvendo estágio de pós-doutorado na Brooklyn College (City University of New York – CUNY).

IEDA MARIA GIONGO

Possui graduação em Matemática – Licenciatura Plena, Especialização em Ensino de Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari – Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Engenharias. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (CNPq/Univates). Também atua, como docente permanente, nos Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Profissional) em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) em Ensino. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Etnomatemática e Formação de Professores. É Pesquisadora CNPq, Nível 1D. Em 2022, foi contemplada com o Grande Prêmio Capes de Tese – Cândido Rondon – relativo ao Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

LÍNLYA SACHS

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Cornélio Procópio, atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), oferecido pela UTFPR, multicampi Cornélio Procópio e Londrina. Sua formação é em bacharelado e licenciatura em Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e doutorado em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Seus interesses atuais de pesquisa estão relacionados a Educação Matemática, Educação do Campo, Currículo, Etnomatemática e Formação de Professores.

MARCILIO LEÃO

Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Rio Claro/SP/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnomatemática da Universidade de Ouro Preto/MG e Membro do Grupo Institucional de Estudo e Análise dos Fenômenos Urbanos e da Violência do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação da UNESP de Rio Claro/SP. Envolve-se com estudos sobre a violência social em suas múltiplas formas e roupagens. Envolve-se com estudos sobre a violência contra o meio ambiente (violência ambiental). Trabalha com o Programa Etnomatemática, Transdisciplinaridade e a busca da Paz em suas múltiplas dimensões: paz individual, paz social, paz ambiental e paz militar apoiadas nas ideias teóricas do Professor Dr. Ubiratan D`Ambrosio.

MARIA DE FÁTIMA NUNES ANTUNES

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES. Realizou intercambio com a Universidade de Nariño de Pasto na Colômbia, com pesquisa voltada a área de surdos no ensino da matemática. Graduada em Matemática, Ciências Contábeis e Pedagogia. Atualmente, é professora pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: senso comum, cultura surda, Libras, GeoGebra, Formação continuada, estudo de aulas, etnomatemática, paradigmas, verdades, educação, estratégias de ensino; cor de pele.

MATHEUS MOREIRA DA SILVA

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística – UFG. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e, também, em Matemática Aplicada. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFG. Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/UFU). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atualmente é professor da rede privada de Educação – nível fundamental II, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (NUPEm/UFU).

MILTON ROSA

Possui mestrado em Educação Matemática e doutorado em Educação, em Liderança Educacional, pela California State University e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Exerce também a função de Coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância. É presidente International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm). É professor orientador do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da UFOP em Educação Matemática, Educação a Distância, Educação Inclusiva e Liderança Educacional.

OLENÊVA SANCHES SOUSA

Programa Etnomatemática: inspiração e desafio há três décadas. Interesso-me por suas bases epistemológicas, princípios, estratégias de difusão de sua concepção na pesquisa e Educação. Com doutorado e especialização em Educação Matemática, mestrado e graduação em Educação em geral, concebo-me pesquisadora independente deste programa de pesquisa. Estou coordenadora geral da Comunidade EtnoMatemaTicas Brasis e editora da revista e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Sou aposentada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEc-BA), ex-coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil (RedINET-Brasil) por duas gestões (2016 a 2024). Reúno experiências na Educação Básica, Superior, Pós-Graduação, pública e privada, presencial, semipresencial, à distância; no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos, em projetos de organizações não governamentais.

RODRIGO CARLOS PINHEIRO

Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na linha de pesquisa em Educação Matemática (UFMG), Mestre em Educação Matemática (UFOP), especialista em Ensino de Matemática pela PUC Minas, especialista em Libras e Educação para Surdos pela Unopar e graduado em Matemática pelo UNI-BH. Atualmente, realizo estágio de pós-doutoramento em Educação Matemática na UFOP e sou docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lecionando a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sou membro do Grupo de Pesquisa de Etnomatemática na Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN/UFMG). Realizo pesquisas na área da Etnomatemática e, especificamente, sobre pessoas surdas apropriando-se de práticas de socioculturais.

ZULMA ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Amargosa, Bahia. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus - BA, e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Jequié- BA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).