Capa do livro: Educação, tecnologias e formação: <br>Práticas e pesquisas na/da cultura digital

Educação, tecnologias e formação:
Práticas e pesquisas na/da cultura digital

Autores: Katia Morosov Alonso - Cristiane Koehler (Orgs.)

As reflexões sobre a relação entre Educação, Tecnologias e Formação na/da cultura digital abarcam, sem dúvida, temática atual, candente e complexa pelas polaridades que suscita. As pesquisas aqui publicadas implicam em realidades que desafiam, no âmbito da investigação científica, a (re)pensar práticas e vivências cotidianas no/do campo educacional. Como se nota, ao longo da obra, as pesquisas apresentam tessituras que compelem a pensar sobre presentes e futuros da Educação nas tramas da cultura digital. Problematizar as realidades vivenciadas pelos/as professores/as, como as aqui trabalhadas, implica reconhecer as incertezas sobre a cena educacional eivadas pelas contradições que marcam pontos de inflexão nos/para os processos de formação. Em cada texto, os fios dos processos de ensino-aprendizagem, trançados contemporaneamente, envolvem reconhecida importância social. Diante do necessário debate sobre a temática e de pesquisas oriundas do campo educacional, espera-se que a presente coletânea se configure como referencial teórico valioso para futuras investigações que explorem a Educação, a cultura digital a formação docente e as tecnologias, bordadas pelo viés democrático e emancipatório. Lembrando que para tecer um amanhã, remetendo à poética de João Cabral de Melo Neto, carece-se de muitos galos/pesquisas/docências... 



As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7071-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7072-5
DOI: 10.24824/978652517071.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 DA SALA DE AULA AO CIBERESPAÇO: TRILHAS DE APRENDIZAGEM E ECOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR - 19
  • CAPÍTULO 2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CULTURA DIGITAL: UM OLHAR A PARTIR DA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO - 35
  • CAPÍTULO 3 CÓDIGOS TRANSICIONAIS E AS RELAÇÕES RACIAIS DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS - 53
  • CAPÍTULO 4 NARRATIVA TRANSMÍDIA EM UMA LITERATURA INFANTOJUVENIL NEGRA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES FEMINISTAS ANTIRRACISTAS - 75
  • ENSINO MÉDIO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS DOCENTES: PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA FEMINISTA - 95
  • CAPÍTULO 6 EXPLORANDO OS DIREITOS AUTORAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA - 111
  • CAPÍTULO 7 LETRAMENTOS DIGITAIS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EAD NO BLOG DO AVA - 129
  • CAPÍTULO 8 AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS EM CONTEXTO DE CULTURA DIGITAL - 149
  • CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO/ABORDAGEM/PROGRAMA/MÉTODO STEAM/STEM/ ISTEM NO ENSINO MÉDIO - 171
  • CAPÍTULO 10 DESENVOLVIMENTO HUMANO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PRODUÇÕES DISCURSIVAS E SEUS SENTIDOS - 191
  • ÍNDICE REMISSIVO - 213
ALESSANDRA FERREIRA DOS SANTOS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde/MT e em História pelo Centro Universitário de Maringá, Cesumar. Atuou junto às escolas rurais no município de Canarana/MT; como professora de Educação Infantil no município de Primavera do Leste/MT; e como professora de História na rede estadual de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE), do Projeto de Extensão Meninas Digitais, regional Mato Grosso e do projeto Equality in Leadership for Latin America STEM (ELLAS). Atualmente, é professora no Ensino Fundamental I na rede municipal de Primavera do Leste/MT.

ALINE DEBOSSAN VELOZO

Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), pesquisando mulheres e feminismos nos eixos da educação, cultura e humanidades. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT. Licenciada em Pedagogia (UniBF); Licenciada em Educação Física (Unopar). Docente Substituta no Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do IE/UFMT.

ANA LARA CASAGRANDE

É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT). Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Tecnologia Educacional (NUTEC), Instituto de Educação/UFMT

CRISTIANE KOEHLER

Pesquisadora, professora Adjunta II do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Doutora e Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É colaboradora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece) e líder do Grupo Laboratório de Pesquisa em Análise de Redes Sociais na Educação (LAPARSE). Tem 20 artigos nacionais e internacionais sobre Redes Sociais e Educação, Educação em Rede e Sistemas Inteligentes.

CRISTIANO MACIEL

Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-doutorado na California State Polytechnic University – Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration. Professor do Instituto de Computação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Computação Aplicada (PPGCOMP). Vice-Coordenador do LêTECE.

DANILO GARCIA DA SILVA

Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT).

GLAUCIA EUNICE GONÇALVES DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso com Doutorado Sanduíche no Exterior desenvolvido na Universidad Nacional de La Plata (2017). Desenvolve estudos em pesquisa em deficiência intelectual, educação especial, currículo e educação inclusiva. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), sendo também Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Univag (2013) e Bacharel em Turismo (2008). Atualmente assessora técnica-pedagógica na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso. Atua na Educação Superior em diferentes instituições formativas.

IRACEMA CRISTINA FERNANDES

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Professora da educação básica na rede pública municipal de educação de Juara-MT. Coordenadora de polo UAB – Juara. Membra do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – LêTece/UFMT.

JUCILEIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT) e professora da rede pública municipal de Cuiabá/MT.

JULIANE CHANEIKO

Mestre em Educação – UFMT (2021) e participante do Laboratório de Estudos em Tecnologias e Comunicação na Educação (LêTECE) e do projeto DAVI (Dados além da Vida). Professora efetiva da rede estadual de ensino de Mato Mato Grosso. Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória – FAFIUV (2008-2011). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica.

KATIA MOROSOV ALONSO

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular aposentada, atuando como Pesquisadora Associada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – LêTece.

MARTA DA CONCEIÇÃO DE PAULA

Doutoranda em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestra em Educação (UFMT). Professora da Prefeitura Municipal de Cuiabá, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Séries Iniciais Alfabetização/Letramento, Programa Mais Educação e Coordenação Pedagógica. Membra dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE/UFMT).

MORY MÁRCIA DE OLIVEIRA LOBO

Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Coordenação Pedagógica, Mestra e Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora pelo Laboratório de Estudos em Tecnologias e Comunicação na Educação (LêTECE) – Universidade Federal de Mato Grosso.

ROSANA ABUTAKKA VASCONCELOS DOS ANJOS

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação – LêTece. Professora de cursos na modalidade a Distância da UAB/UFMT. Autora de Materiais Didáticos/Livros para cursos a Distância. Diretora de Educação Profissional no SENAC-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

TEREZA FERNANDES

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membra dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE/UFMT) e Docência e Cibercultura (GpDOC/UFRRJ).

THATIANY SOARES CORRÊA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT) e professora da rede pública municipal de Cuiabá/MT.