Capa do livro: Retalhos de memórias:<br>Histórias de vida de professores em formação - Vol.: 03

Retalhos de memórias:
Histórias de vida de professores em formação - Vol.: 03

Autores: Karla Patrícia Palmeira Frota (Org.)

A coletânea em destaque é resultado do esforço da escrita acadêmica de um grupo de egressos de um curso de Licenciatura em Pedagogia que cursou a disciplina Neurociência e aprendizagem, produzindo escritos sobre suas histórias de vida baseados na memória explícita de cada indivíduo que fez parte dessa proposta formativa. Ressalta-se, com isso, que a memória está diretamente relacionada com o processo de aprendizagem. Assim, espera-se que a presente publicação possa contribuir para novas reflexões, construindo novos significados sobre si e sobre o mundo com vistas para uma verdadeira formação humanística na compreensão do outro, com o intuito de rasgar o véu do saber viver, atrelando-o ao saber valorizar o próximo.

Impresso
de R$ 59,50 por
R$ 45,80
Digital
de R$ 59,50 por
R$ 41,65

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6813-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6811-1
DOI: 10.24824/978652516813.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 UMA CAIXINHA CHAMADA MEMÓRIA - 17
  • CAPÍTULO 2 CONTANDO A MINHA HISTÓRIA - 27
  • CAPÍTULO 3 A VIDA É UM PROCESSO CONTÍNUO ONDE ESTAMOS SEMPRE EM BUSCA DE MELHORIA - 37
  • CAPÍTULO 4 VIVÊNCIAS NA FAMÍLIA E NA GRADUAÇÃO - 47
  • CAPÍTULO 5 UMA IMENSIDÃO DE AMOR EM FAMÍLIA, SUPERAÇÃO E CONQUISTA - 61
  • CAPÍTULO 6 UM DIA DE CADA VEZ - 71
  • CAPÍTULO 7 A FORÇA INTERNA - 81
  • CAPÍTULO 8 SONHOS, VIVÊNCIAS E CONQUISTAS DE UMA JOVEM GAROTA - 97
  • CAPÍTULO 9 AUTOCONHECIMENTO - 109
  • CAPÍTULO 10 MARCAS DE UMA JORNADA - 119
  • CAPÍTULO 11 RECORDAÇÕES FAZEM QUALQUER ALMA CHORAR - 129
  • CAPÍTULO 12 NAVEGANDO ENTRE MARÉS: memórias de esperança e fé - 141
  • CAPÍTULO 13 A MINHA TRAJETÓRIA DE RESILIÊNCIA - 151
  • ÍNDICE REMISSIVO - 159
  • SOBRE AS AUTORAS - 163
ORGANIZADORA

KARLA PATRÍCIA PALMEIRA FROTA

É doutora e mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia, na linha de Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É autora de livros, além de vários artigos e capítulos de livros publicados em diferentes temáticas. É professora universitária.

AUTORAS

ALESANDRA SOARES BRILHANTE

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Realizei estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação Especial.

EDVANIA COSTA DOS SANTOS

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Realizei estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação Especial.

FERNANDA ANAJOSA COELHO

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Realizei estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação Especial.

GEOVANA CLAUDIA DINIZ NUNES

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Possuo experiência no Instituto das Irmãs Carmelitas – Nossa Senhora do Carmo, onde atuei como estagiária e auxiliar de classe nas turmas de Educação Infantil e mediação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

ITACYARA LUANA ROCHA DIAS

Curso Superior em Pedagogia, pelo Centro Universitário FAMETRO. Cursando pós-graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, pelo Centro Universitário FAMETRO. Industriária na Yamaha Motor da Amazônia.

JOANILZA SANTOS DE OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. No primeiro semestre de 2022, realizei Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, na Escola Municipal – CMEI Professora Cacilda Pinto de Lima. No segundo semestre de 2022, realizei Estágio Supervisionado Obrigatório no Ensino Fundamental Anos Iniciais, na Escola Municipal Professora Ignês de Vasconcelois Dias. No primeiro semestre de 2023, realizei Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Especial, na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Azevedo de Oliveira.

MAIRA ANJOS NORONHA

Formada em Pedagogia, pelo Centro Universitário FAMETRO, com seis anos de atuação em Pedagogia Social, ocupando o cargo de Educadora Social de Crianças e Adolescentes, na Associação Missionária de Apoio e Resgate.

MARIA HERLEN PENA DOS SANTOS

Pedagoga, pelo Centro Universitário FAMETRO e Psicopedagoga, pela Faculdade Bookplay. Participou do desenvolvimento de crianças com autismo, TDHA, DI e Síndrome de Down. Criou atividades interativas e projetos que estimulavam a participação ativa dos alunos. Organizou eventos culturais para promover a interação entre alunos e professores juntos com os familiares em sala de aula.

MARIZETE DA SILVA DANTAS

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Realizei estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação Especial.

MIRIAN DE ARAÚJO MAGALHÃES

Ensino Superior em Pedagogia (FAMETRO). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior (UNIASSELVI). Cursando Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIASSELVI). Tenho formação continuada em Educação Especial, pela SEMED. Realizei estágio no CEMEI – Manuel Bandeira (80 horas), na Educação Infantil. Realizei estágio na Escola Municipal Anita Garibaldi (80 horas), no Ensino Fundamental. Realizei estágio em Educação Especial, na Escola Anita Garibaldi (80 horas). Atuei na SEMED (2022-2023) como apoio escolar. Atualmente, trabalho na escola Evangélica Betel (2024), como professora da Educação Infantil.

PRISCILA DE MELO RIBEIRO

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Realizei Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação Especial. O estágio foi um momento de descobertas e de adquirir conhecimento na prática, pois pude aprender o que para mim era um universo desconhecido na busca de conhecimento e de interação da teoria com a prática, aspecto tão importante para qualquer tipo de profissional, em especial, para o professor.

RAIENY STEFANNE BITENCOURT DE MATOS

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro. Atuei como professora de Ensino Fundamental e, atualmente, atuo como professora da Educação Infantil.