Capa do livro: XX Encontro Baiano de Educação matemática:<br>Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática:<br>Formação de Professores que Ensinam Matemática: A que será que se destina?

XX Encontro Baiano de Educação matemática:
Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática:
Formação de Professores que Ensinam Matemática: A que será que se destina?

Autores: Marluce Alves dos Santos - Jonson Ney Dias da Silva - Mirian Ferreira de Brito - Maria Izabel Lopes de Araújo - Gilson Bispo de Jesus - Leandro do Nascimento Diniz (Orgs.)

Este livro de distribuição gratuita apresenta os resultados do XX Encontro Baiano de Educação Matemática “Educação Matemática: contribuições para o fazer docente na contemporaneidade” e do IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática – IX FBLM – “Formação de professores que ensinam matemática: a que será que se destina?”, eventos realizados entre os dias 01 a 04 de agosto de 2023 na UNEB DEDC VIII, Paulo Afonso. Período rico de diálogos e perguntas, embora antigas, mas vigentes ainda hoje. Esses eventos foram apoiados financeiramente pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade – EduMatCon –, e Colegiado de Matemática UNEB/ DEDC VIII. Esta edição reflete o resultado de esforços pessoais e coletivos de educadores matemáticos baianos. Deixamos os seguintes questionamentos, para futuros diálogos sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática: Quanto vale a Matemática para o Brasil? Acrescenta-se, de forma bem específica: Quanto vale a Matemática para a Bahia?




Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6326-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6327-7
DOI: 10.24824/978652516326.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 376
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • TRANSPOSIÇÃO DE PROBLEMAS DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O DISCURSO MATEMÁTICO DIGITAL - 23
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM REVISTA CIENTÍFICA: um estudo dos artigos publicados - 33
  • FRACTAIS NA NATUREZA: uma análise de investigações com foco nas relações entre a botânica e modelagem matemática - 41
  • CONTRIBUIÇÕES DA INTERFACE ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 49
  • CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: um levantamento bibliográfi co na plataforma de periódicos da Capes - 57
  • GINCANA MATEMÁTICA: aprendendo adição e subtração com números inteiros através de atividades investigativas - 65
  • LIMITES E POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA VIRTUAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO SOBREJETORA - 73
  • INVESTIGAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: possibilidades com o Software GeoGebra - 81
  • UM ESTUDO SOBRE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 91
  • O SAEB/MATEMÁTICA E OS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: mapeamento de resultados em Município do Portal do Sertão Baiano - 99
  • MATERIAIS CURRICULARES FORMATIVOS: uma discussão inicial - 105
  • MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: um olhar sobre o ensino de trigonometria no ensino médio - 113
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA - 117
  • MULTIMODALIDADE E A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO MATEMÁTICO - 125
  • MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE APRESENTAM RELAÇÕES ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA E A TEMÁTICA DAS ABELHAS - 133
  • PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA RETOMADA DE APRENDIZAGENS - 141
  • ENCARANDO A CARESTIA: trabalhando educação fi nanceira na EPJAI por meio da literatura de cordel - 149
  • AS ENERGIAS RENOVÁVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: diálogos com a educação matemática crítica - 157
  • MATEMÁTICA E LITERATURA NA PLANOLÂNDIA: ofi cinas de teatro com objetos geométricos no ensino médio - 165
  • A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 173
  • APRENDIZAGEM SOBRE NÚMEROS REAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiência de micro investigação - 181
  • O USO DE JOGOS NO ENSINO DA TABUADA: um relato de experiência - 189
  • OS PROBLEMAS DE PARTILHA DE QUANTIDADE, AS OPERAÇÕES DE DESIGNAÇÃO REFERENCIAL E OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO - 197
  • ATIVIDADES PARA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma refl exão sobre as proposições de licenciandos - 207
  • UM ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A SIMETRIA ORTOGONAL - 215
  • QUESTÕES DO ENEM E OS PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA - 221
  • O ERRO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: considerações para o nível superior - 231
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: uma proposta do estudo de expressões algébricas para surdos e ouvintes por meio de um jogo de tabuleiro - 239
  • OFICINA: matemática, uma viagem ao continente africano - 247
  • A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS LUDOPEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA - 255
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma revisão sistemática de literatura - 263
  • NOVO ENSINO MÉDIO: o que dizem as pesquisas? - 271
  • CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA EVIDENCIADOS POR DOCENTES EM FORMAÇÃO CONTINUADA - 279
  • ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM DOCENTE EM UMA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA - 287
  • “CASSINO PEDAGÓGICO”: trabalhando estatística e probabilidade na formação do pedagogo - 295
  • A RECONTEXTUALIZAÇÃO INTERNA NAS DIFERENTES FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ESPAÇO FORMATIVO - 303
  • POSSIBILIDADES DE FORMAR PARA A GESTÃO: experiências em uma turma de estágio em matemática - 311
  • CONSTRUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS E PEP INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS: contribuições da iniciação científi ca na formação inicial de professores - 319
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: análise de artigos do XIX Encontro Baiano de Matemática – EBEM 2021 - 325
  • OS SIGNIFICADOS SOBRE O ZERO A PARTIR DE COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA - 333
  • MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CULTURA DA CAPOEIRA - 341
  • ETNOMODELAGEM E TRANÇA COM PALHA: possibilidade para ensinar matemática por meio da cultura local - 349
  • A CULTURA ESCOLAR E O CONTEXTO PANDÊMICO: análise de uma aula de matemática - 357
  • UMA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL - 365
  • ÍNDICE REMISSIVO - 371
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 377
ORGANIZADORES

MARLUCE ALVES DOS SANTOS

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pos doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – Pólo RENOEN-UFC, Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática. Coordenação do Centro de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática na Contemporaneidade – CEPEMAC.

JONSON NEY DIAS DA SILVA

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” (Unesp), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela (UFBA/UEFS) e Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor Adjunto da UESB. Membro do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM). Tem experiência em Educação Matemática, mais especificamente em Educação Matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

MIRIAN FERREIRA DE BRITO

Pós-doutoranda em Educação-UPE/Mata Norte, Doutora em Educação Matemática/PUC-SP, Licenciada em Matemática/UEFS. Professora UNEB: Licenciatura em Matemática/Senhor do Bonfim (BA) e, do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA/Juazeiro (BA). Grupos de Pesquisa: (GEEMAT), (ELUFOTEC) e (GEPHESF).

MARIA IZABEL LOPES DE ARAÚJO

Doutorado em Ciências da Educação. Universidade do Minho, UMINHO, Portugal, Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Faculdade SENAI CIMATEC, Graduação em Licenciatura plena em matemática. Universidade Católica do Salvador, UCSAL. Coordena o Laboratório de Ensino de Matemática Multidisciplinar (LEMPI). Tem experiência em pesquisa sobre a formação de professores, ensino e aprendizagem matemática.

GILSON BISPO DE JESUS

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Matemática em Foco – EMFoco. Tem experiência em Educação Matemática, mais especificamente em Didática da Matemática.

LEANDRO DO NASCIMENTO DINIZ

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho, Portugal). Professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro dos Grupos Educação Matemática em Foco (EMFoco) e Educação Matemática no Recôncavo da Bahia (GPEMAR) Tem experiência em Educação Matemática, mais especificamente em Educação Estatística, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais e Modelagem Matemática na Educação Matemática.

AUTORES

ALAN DOS SANTOS SOUSA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS

UNEB, Universidade do Estado da Bahia.

ALESSANDRA SANTIAGO DA SILVA SANTOS

Universidade do Estado da Bahia.

ANA MARIA PORTO NASCIMENTO

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

ANA PAULA PEROVANO

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ANA VIRGINIA DE ALMEIDA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

BEATRYZ SILVA QUEIROZ

Universidade Estadual de Feira de Santana.

BIANCA DA COSTA SILVA

Universidade Estadual de Feira de Santan.

BRENDA FERREIRA DE JESUS DOS SANTOS

Universidade Estadual de Feira de Santana.

CAIO SILVA BRITO DOS SANTOS

Universidade Estadual de Feira de Santana.

CARLSON GUERREIRO DE ALMEIDA

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

CELSO EDUARDO BRITO

Instituto Federal da Bahia.

CÉSAR DOS ANJOS DE MIRANDA

Universidade do Estado da Bahia.

CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO DE JESUS

Universidade Cruzeiro do Sul.

CLEUSIANE VIEIRA SILVA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

CRISTIANE DE ARIMATÉA ROCHA

Universidade Federal de Pernambuco.

DANIELE BOMFIM SANTOS

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

DEIVID IRINEU DE OLIVEIRA

SantosUniversidade Estadual de Santa Cruz.

DÊNISSON BISPO DOS SANTOS

Universidade Federal de Sergipe.

DILO MARQUESINI

Instituto Federal da Bahia.

DINÁ DA SILVA CORREIA

Universidade Estadual de Santa Cruz.

EDILSON FORTUNA DE MORADILLO

Universidade Federal da Bahia.

EDMO FERNANDES CARVALHO

Universidade Federal da Bahia.

EDNEI PEREIRA DOS SANTOS BISPO

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

ELIANE SANTANA DE SOUZA OLIVEIRA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

ÉRICA SANTANA SILVEIRA NERY

Universidade Federal de Sergipe.

ERIVELTON NASCIMENTO DE SOUZA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA

Universidade Estadual de Santa Cruz.

FABIANA ALVES DOS SANTOS

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

FERNANDO DOS SANTOS ALEXANDRE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP). Professor de Matemática da Rede Pública Municipal de Feira de Santana, atuando no Grupo de Currículo do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Feira de Santana (GCEF/SEDUC), como coordenador específico de Matemática e Formação de Professores.

FLAVIA DOS SANTOS FERREIRA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP). Professor de Matemática da Rede Pública Municipal de Feira de Santana, atuando no Grupo de Currículo do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Feira de Santana (GCEF/SEDUC), como coordenador específico de Matemática e Formação de Professores.

GABRIELA INAIÁ LUSTOSA GUEDES SOUZA

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

GABRIELA JADE NOVAIS DA SILVA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

GERSON DOS SANTOS FARIAS

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

GESSICA OLIVEIRA DOS SANTOS

UNEB, Universidade do Estado da Bahia.

GILBERTO JANUARIO

Universidade Estadual de Montes Claros.

GRACE DÓREA SANTOS BAQUEIRO

Universidade do Estado da Bahia.

HELEN NOGUEIRA MESSEDER

Universidade Federal da Bahia.

HELIO DA SILVA MESSEDER NETO

Universidade Federal da Bahia.

IAGO AILTON DO VALE SATURNINO DOS SANTOS

Universidade Federal do Reconcavo da Bahia.

IAGO BISPO LEITÃO

Universidade Federal Oeste Bahia.

IAN LEMOS FREITAS

Universidade Estadual de Feira de Santana.

IGOR POSSIDÔNIO AMÂNCIO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

ILAN CARLOS SANTOS DE CARVALHO

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA

Prefeitura Municipal de Barreiras.

ISAAC EMMANUEL DA SILVA

Universidade Federal de Pernambuco.

ISABEL GALVÃO MONTEIRO

Universidade Federal de Pernambuco.

ISABELE DE ARAUJO RODRIGUES LIMA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

IVANILSON RODRIGUES DA SILVA CUNHA

Universidade Federal de Pernambuco.

JACQUELINE NASCIMENTO DE SOUZA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

JADILSON RAMOS DE ALMEIDA

Universidade Federal Rural de Pernambuco.

JAILDA DA SILVA DOS SANTOS

Universidade Estadual de Santa Cruz.

JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

JAQUELINE DUARTE CARVALHO

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

JENILTON SILVA SANTOS

UNEB, Universidade do Estado da Bahia.

JÉSSICA CRAVO SANTOS BERNARDINO

Universidade Federal de Pernambuco.

JONAS SANTANA DA SILVA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

JOSÉ LUCAS MATIAS DE EÇA

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié-BA. Mestre em Educação Ciências e Matemática – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA. Professor de matemática, Cairu-BA.

JOSIVÂNIA SANTANA DE CRISTO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

JUSSARA SANTOS ROSA

Universidade Federal de Sergipe.

KAREN MARINHO DE OLIVEIRA CERQUEIRA

Universidade Estadual de Santa Cruz.

KARLA STÉFANY PORTO NUNES

Universidade Estadual de Feira de Santana.

LANA THAÍS SANTOS SILVA

Escola Municipal Dr. Lourival Baptista.

LARA LAISSY ALCÂNTARA DA SILVA MENDES

Universidade Estadual de Feira de Santana.

LARISSA SANTANA DE ALMEIDA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

LARISSA SILVA NASCIMENTO

Universidade do Estado da Bahia.

LILIANE XAVIER NEVES

Universidade Estadual de Santa Cruz.

LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

LUZIA RIBEIRO DA SILVA SANTOS

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MAIARA DOS SANTOS MAIA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

MARCOS ANDRÉ TELES LUNA OLIVEIRA

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

MARCOS GRILO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

MARIA CLEISIANE DA CONCEIÇÃO SANTOS

Universidade Federal de Sergipe.

MARIA DE LOURDES HAYWANON SANTOS ARAUJO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

MARIA DEUSA FERREIRA DA SILVA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MARIA JULIANA SANTOS ALMEIDA

Universidade Federal de Sergipe.

MARIA NAYANE MENDONÇA DE JESUS

Universidade Federal de Sergipe.

MARIA NUBIA DOS SANTOS TAVARES

Universidade Federal de Sergipe.

MARTA ÉLID AMORIM

Universidade Federal de Sergipe.

MATEUS SOUZA

Instituto Federal da Bahia.

MICHELE SILVA DE ARAÚJO

Universidade do Estado da Bahia.

NADIME DEL CARMEN ALVES CENTENO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

RAYANE SILVA SALES

Universidade Federal de Pernambuco.

REBECA RIOS SANTOS

Universidade Estadual de Feira de Santana.

ROBERTO DE ARAÚJO SANTOS

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ROZANGELA MARIA SANTOS

Universidade do Estado da Bahia.

SEBASTIÃO FAGNER SIQUEIRA CARVALHO

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

SILVANA CARVALHO DE ALMEIDA

Universidade Estadual de Santa Cruz.

SILVÂNIA DA SILVA COSTA

Universidade Federal de Sergipe.

STEFANY DA SILVA MUNIZ

Universidade do Estado da Bahia.

SUELAINE DOS SANTOS MONTALVÃO

Universidade Federal de Sergipe.

TIFANY DE OLIVEIRA PEREIRA

Universidade Estadual de Feira de Santana.

URIEL JOSÉ CASTELLANOS AGUIRRE

Universidade Federal da Bahia.

VICTOR DANIEL SANTOS DE OLIVEIRA

Universidade Estadual de Santa Cruz. vdsoliveira.

VIVIANE CHAGAS SANTOS

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

WENDEL OLIVEIRA DE JESUS SANTOS

UNEB, Universidade do Estado da Bahia.

WÉRITON DE SOUZA LÔBO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

WLISSES MATHEUS SANTIAGO DE CARVALHO

Universidade Estadual de Feira de Santana.

YASMIN GAMA DE OLIVEIRA

Universidade Federal do Oeste da Bahia.

ZULMA ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.