Autores: Cesar Augustus S. Barbieri
Livro uma reflexão sobre o processo de escolarização de um bem cultural, no caso, a Capoeira, apontando para o processo de assepsia ao qual é submetida quando colocada sob os ditames da Escola. Um quadro referencial de orientação fenomenológica modula o olhar que perscruta os temas elencados na argumentação, criando matrizes de pensamento de orientação humanista, que defendem um processo de Educação direcionado para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia do homem.
Através de pesquisa bibliográfica, o autor apresenta uma análise comparativa, em perspectiva histórica, que permite levantar os sentidos engendrados em determinados contextos de produção de conhecimento, úteis à problematização do tema, como a Filosofia, a Escola e a própria Capoeira. As diferentes variáveis que compõem formas de ver e expressar as relações homem-mundo, nestes espaços, foram minuciosamente descritas e interpretadas, optando-se pela visão fenomenológico-existencial-hermenêutica, que se fundamenta na intersubjetividade e na busca da compreensão do homem e sua realidade como partes de um só fenômeno — ser-no-mundo — conceito elaborado por Heidegger, que sustenta o método aqui utilizado para a apreensão do fenômeno da escolarização.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-801-8
DOI: 10.24824/978858042801.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cesar Augustus S. Barbieri
Atuando na Educação Básica e na Educação Superior, o chamado Ensino Superior, há 37 anos, Cesar Augustus S. Barbieri, obteve o título de Mestre em Educação, na área de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas à Educação, pela Universidade de Brasília, em 1998, e o título de Doutor em Educação, na área de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos, em 2003.
Envolvido com as questões pertinentes ao desenvolvimento do processo de educação para as classes subalternas, para as classes populares, e as pertinentes à formação cultural do povo brasileiro e à formação de professores, tendo iniciado a sua carreira no antigo Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro, contribuiu, efetivamente, com o desenvolvimento e realização de processo inovador de Educação no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, no final da década de 1980, e em vários programas e projetos educacionais e curriculares quando professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no período de 1980 a 2010. Hoje, residindo em Aracaju, desenvolve seus estudos e pesquisas como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.