Capa do livro: Educação ambiental e climática: <br>Teoria e prática no ensino em biociências e saúde

Educação ambiental e climática:
Teoria e prática no ensino em biociências e saúde

Autores: Clélia Christina Mello Silva - Rosane Moreira Silva de Meirelles (Orgs.)

Este livro é um convite a uma nova leitura e postura de mundo, a um resgate, a um contrafluxo diante desse mundo construído por uma sociedade urbano-industrial, egocêntrica que tem provocado mudanças significativas no equilíbrio planetário. Apresentamos estudos construídos coletivamente por dois grupos de pesquisa diferentes, mas ambos liderados por mulheres, professoras e pesquisadoras na área de educação ambiental e climática, inserida no contexto do ensino em Biociências e Saúde. Os textos desse livro apresentam bases conceituais, epistemológicas e metodológicas para uma práxis emancipatória da educação ambiental crítica na atualidade. Os textos denunciam práticas equivocadas e anunciam outras pautas imprescindíveis para o fortalecimento desse movimento coletivo conjunto em prol do equilíbrio, da cidadania planetária e do bem viver para todos nesse nosso único planeta. Venha fazer parte desse movimento em prol da verdadeira humanidade, aquela que é natureza.



As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7248-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7245-3
DOI: 10.24824/978652517248.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • CAPÍTULO 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: dialogando com algumas bases epistemológicas - 13
  • CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: fundamentação teórica e práxis em um mundo em crise civilizatória - 29
  • CAPÍTULO 3 AS DECOLONIALIDADES NO ENSINO EM BIOCIÊNCIAS: ponderações e percursos - 47
  • CAPÍTULO 4 A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL CLIMÁTICO EM QUESTÃO: revisão integrativa - 61
  • CAPÍTULO 5 TRANSDISCIPLINARIDADE E COMPLEXIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 81
  • CAPÍTULO 6 ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: entre práticas conservadoras e alternativas críticas - 97
  • CAPÍTULO 7 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: análise conceitual através do uso dos softwares Chat GPT-3.5 e 4.0 - 113
  • CAPÍTULO 8 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERTENCIMENTO: considerações a partir da gestão participativa e gerenciamento de confl itos em espaços não-formais de ensino - 135
  • CAPÍTULO 9 APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A METODOLOGIA DE PESQUISA BASEADA EM FOTOGRAFIA: possibilidades para o ensino de ciências - 143
  • CAPÍTULO 10 ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM ÊNFASE NA QUESTÃO DAS ENCHENTES EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BAIRRO JARDIM BOTÂNICO, CIDADE DO RIO DE JANEIRO - 153
  • CAPÍTULO 11 O AMANHÃ É HOJE: uso de documentário como proposta didática para o ensino sobre mudanças climáticas - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 187
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 191
ORGANIZADORAS

CLÉLIA CHRISTINA MELLO SILVA

Graduada em Ciências Biológicas, Mestra em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC – Fiocruz), Doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui pós-doutorado em Educação (UFRRJ). Atualmente é chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz – IOC – Fiocruz. Coordenadora, docente e orientadora do Programa stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde, Docente e orientadora do Mestrado profissional em Vigilância e Controle de vetores, ambos da IOC/ Fiocruz. Docente do curso de pós graduação em Saúde pública e Ambiente/ENSP/Fiocruz. Coordenadora da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para Educadores no campus virtual da Fiocruz.

ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES

Graduada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Possui pós-doutorado em Ensino (Fiocruz). Professora Associada no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB – IBRAG – UERJ). Coordena o curso lato sensu em Ensino de Cências (IBRAG – UERJ). É docente e orientadora nos Programas stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB – IOC – Fiocruz) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO – associada UERJ).

AUTORES

LARISSA HUGUENIN

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.

GREISIELI DUARTE

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.

VINICIUS S. M. LEITE

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.

LUCIANA RIBEIRO LEDA

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.


CAROLINE PORTO DE OLIVEIRA

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC -Fiocruz.

THIAGO JOSÉ JESUS REBELLO

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.

FERNANDA CAMPELLO NOGUEIRA RAMOS

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.

BRENNO GOMES DE BARROS

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC -Fiocruz.

MAIARA PEREIRA BARRETO GEBER

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC -Fiocruz.

ROBERTA RODRIGUES DA MATTA

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC -Fiocruz.

MARCELO DINIZ MONTEIRO DE BARROS

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC -Fiocruz.

FÁBIO HELENO RIBEIRO COSTA

Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde - IOC - Fiocruz.