Capa do livro: Reflexões sobre a formação de professores e os desafios do ensino da matemática

Reflexões sobre a formação de professores e os desafios do ensino da matemática

Autores: Ivete Cevallos - Josimar de Sousa (Orgs.)

Refletir a formação do professor de matemática será sempre uma questão de necessidade ímpar, sobretudo, tomando em conta as transformações pelas quais passa a docência e o ser professor na atualidade. Esta obra se destina àqueles que estão às voltas com o processo de formação de professores de matemática tanto em situações de formação inicial quanto em início de carreira docente. Aqui, de certo modo, os colaboradores trazem para o leitor a compreensão de que desenvolver estudos sobre a formação do professor será sempre necessário, uma vez que as questões que envolvem a educação e a formação de professor não são de fácil compreensão sob qualquer ângulo de análise, sobretudo, a questão da formação do professor de matemática, principalmente em tempos e espaços nomeadamente marcados, formatados e transformados pelas ciências, tecnologias, e novos costumes. Assim, o leitor encontrará contribuições de ricas análises sobre práticas formativas de professores com acento teórico que enxerga o professor como agente ativo em seu processo de se tronar professor de matemática. Constitui-se em um modo de ver que continua e continuará significativo e torna necessário melhor conhecer como acontece a formação do professor, seus caminhos, desafios, mudanças e transformações no contínuo processo de ser professor a cada experiência vivida na universidade e na escola – uma questão sempre necessária, junto com o conhecer melhor seu trabalho e suas práticas em sala de aula. Os colaboradores desta obra tratam disto: não de conteúdo de matemática, mas também de como formar professores, como ensinar matemática de maneira tal que seja possível o aluno admirá-la, depois de amá-la. E de modo bem singular, das necessidades surgidas e mudanças impostas pelo período pandêmico de 2020-2022, tão desafiador ao ensino/aprendizagem da matemática, à formação de professores. Que compreensões surgiram daí? É disto que esse livro trata.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7163-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7161-6
DOI: 10.24824/978652517163.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 LA EVALUACIÓN DEL DESEMPEÑO DE DOCENTES UNIVERSITARIOS PARA MEJORAR LA ENSEÑANZA Y EL APRENDIZAJE EN LOS ESTUDIANTES - 15
  • CAPÍTULO 2 A ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DAS PESQUISAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 37
  • CAPÍTULO 3 O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENFRENTADOS PELO MODELO UNIVERSITÁRIO E PELA RESIDÊNCIA DOCENTE - 51
  • CAPÍTULO 4 A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA. REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL - 67
  • CAPÍTULO 5 FORMAÇÃO, INVESTIMENTO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO - 109
  • CAPÍTULO 6 ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS E PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTE – RELATO DE EXPERIÊNCIA - 123
  • CAPÍTULO 7 O MOVIMENTO DIDÁTICO DAS RELAÇÕES MATEMÁTICAS ENTRE O TEOREMA DE PITÁGORAS E A TRIGONOMETRIA - 135
  • CAPÍTULO 8 O ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19: um Relato de Experiência a partir do centro-leste de Rondônia - 161
  • CAPÍTULO 9 O JOGO GEODUKO PARA A CONCEITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS - 173
  • CAPÍTULO 10 O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: possibilidades e desafi os - 215
  • ÍNDICE REMISSIVO - 251
  • SOBRE OS AUTORES - 255
DEISE APARECIDA PERALTA

Livre Docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof. Dr. José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo.

EVANIL DE ALMEIDA CARDOSO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (1992), especialização em Currículo do Ensino Fundamental – Conteúdos e Metodologias na Área de 1º Grau – Nível I a IV, pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática? REAMEC – polo UFMT. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Cáceres-MT. Disciplina Conteúdos e Metodologia da Matemática para início da escolarização. Ênfase em Conteúdos e Metodologia do Ensino, atuando com os temas: Educação, ensino de Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Matemática.

FLAVIO AUGUSTO LEITE TAVEIRA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Mestre em Educação para a Ciência (2023) e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp/CNPq). Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências e ao Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e Bolsista do CNPq no Pibic na área de Educação (2019-2020). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026) e Editor da seção Artigos Científicos da Revista de Educação Matemática - REMat (Qualis A3). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Filosofia Política/Teoria Crítica).

IVETE CEVALLOS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Votuporanga (1982), graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-Itatiba (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com estágio na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-doutora pela Universidade Federal de Rondonópolis com estágio Universidade de Sevilha, Espanha. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando com estágio supervisionado. Temas de pesquisa: licenciatura parceladas, professor formador de Matemática, professor pesquisador, profissionalidade docente; formação do professor e professor principiante. É membro do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – GIENEF.

JOSIMAR DE SOUSA

É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003); doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professor associado doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, formação de professores de matemática, desenvolvimento profissional, didática da matemática e estágio supervisionado. Coordena o Núcleo de Estudo pesquisa em Educação em Ciências e Matemática – NEPECIM e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores de Matemática: formação inicial, saberes e identidade profissional – GRUPPROFMAT e o Projeto de Extensão Escola de Práticas em Ensino da Matemática. Tem vários livros publicados na área de formação inicial do professor de Matemática e práticas letivas do professor que ensina Matemática. Em alguns como autor e outros em colaboração com outros pesquisadores do Brasil e outros países. É membro do Conselho Consultivo internacional do European Journals of Education Studies.

JANIELI ESTER FREITAS DA SILVA

Licenciando de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. Unemat - FACET-Cáceres-MT.

JÚLIO CÉSAR DE SOUZA

Graduado em Licenciatura em Matemática (2021) pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT/Cáceres, MT. Professor de matemática na rede estadual de ensino na cidade de Cáceres, MT.

MÁRCIA REGINA DE SOUZA SILVA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia – Unir, Campus de Ji-Paraná, (1996). Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL (2020). Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (2021). Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru (2022). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Currículo (NIPAC/Unesp/CNPq). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Foi professora Formadora de Matemática e Lógica do Proformação, Professora Formadora de Matemática do Gestar I e II, Atuou no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada do Projeto Açaí para professores/as indígenas; Formação Continuada na Coordenadoria Regional de Ensino – CRE, Ji-Paraná, RO, com Oficinas de Matemática, Gestão Democrática para o fortalecimento dos Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil e Programa Saúde na Escola- PSE. Atualmente é diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/RO. Pesquisa em Etnomatemática, Formação de Professores, Educação do Campo e Currículo.

OSCAR E. CORVÁLAN-VÁSQUEZ

Sociólogo e doutor em educação pela Universidade Toronto – Canadá. Foi pesquisador no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação no Chile e consultor da Organização Internacional do Trabalho – OTI. Atualmente é professor da Universidade de Talca – Chile.

RENAN WILLIAN RODRIGUES LONGATI

É formado em Licenciatura Plena em Matemática (2017) pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT campus Cáceres. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação na UNEMAT Cáceres, nível mestrado.

ROSEMARY BARBEITO PAIS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) onde pesquisou os “Modelos mentais usados pelos alunos para resolver problemas não convencionais”. Doutora em Educação pela PUC- Rio, pesquisando “Formação de Professores para o Ensino da Matemática”. É professora do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Metodologia de ensino em EJA, Cotidiano Escolar.

SIDIMAR MEROTTI VISCOVINI

É licenciado em matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Cáceres, MT. Tem especialização em metodologia de ensino de matemática pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Espírito Santo. É professor preceptor na licenciatura de matemática. Atualmente é professor de matemática na escola de educação básica da Rede Estadual de Ensino. Atualmente é professor na cidade de Quatro Marcos, MT.