Capa do livro: A reforma do ensino médio: <BR>Uma análise da trajetória em estados brasileiros

A reforma do ensino médio:
Uma análise da trajetória em estados brasileiros

Autores: Debora Cristina Jeffrey - Luis Enrique Aguilar - José Vitório Sacilotto (Orgs.)

A educação é um território de disputas, onde se decidem não apenas conteúdos e metodologias, mas os rumos de uma sociedade. Quando falamos da Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/2017, estamos tratando de muito mais do que uma reorganização curricular: estamos diante de uma mudança que afeta profundamente os jovens brasileiros, seus projetos de vida e, em última análise, o futuro do país. Este livro é um convite para adentrarmos no universo complexo e multifacetado dessa reforma, analisando suas nuances políticas, discursivas, relacionais e pedagógicas. Os autores nos conduzem pelos bastidores das decisões, mostrando como a agenda foi construída, as forças que moldaram sua formulação e os desafios enfrentados em sua implementação nas diferentes regiões do Brasil. A trajetória da Lei 13.415/2017 é um espelho de nosso tempo, refletindo as tensões entre modernização e exclusão, entre democracia e centralização, entre possibilidades e limites. Este livro não pretende oferecer respostas prontas, mas questionamentos instigantes que desafiam o leitor a olhar além da superfície e compreender os sentidos e consequências dessa política pública.

André Luis Dolencsko
Doutor em Educação (Unicamp)
Coordenador Geral de Pós-Graduação da Universidade Brasil

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7316-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7317-7
DOI: 10.24824/978652517316.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise da trajetória em estados brasileiros - 15
  • FLEXIBILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E ITINERÁRIOS FORMATIVOS - 31
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE - 57
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NORTE: referências teórico-metodológicas para uma análise da trajetória política (2017-2023) - 75
  • IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO SUDESTE: considerações sobre o currículo - 85
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DO CENTRO OESTE - 109
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO SUL: análise das propostas curriculares quanto à organização e funcionamento - 123
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise da trajetória de implementação na cidade de Campinas - 141
  • POSFÁCIO O CONTEXTO E OS DESAFIOS DE 2023 A 2043: análise conjuntural e ensaio sobre o futuro da Reforma do Ensino Médio no Brasil - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 175
  • SOBRE AS/OS AUTORAS/ES - 179
ANA ANGÉLICA JÚLIO

Formação acadêmica em Pedagogia e Psicologia. Mestrado em Psicologia Escolar pela PUC Campinas e Doutoranda em Educação na Área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Faculdade de Educação da Unicamp. Especialista em Psicopedagogia. Atuou de 1999 até 2023 como diretora de divisão pedagógica e diretora de departamento pedagógico na Secretaria da Educação da rede pública municipal de Valinhos.

ANA LUISA SANTOS

Estudante de Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, cursando Pedagogia. Realizou Iniciação Científica no período de 2023-2024, com financiamento CNPq e título “A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINAS”, orientação de Profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey e Prof. Dr. José Vitório Sacilotto. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE/Unicamp) desde 2022 e atual bolsista no grupo através da Bolsa Auxílio Social (Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil/Unicamp).

ANA RITA ALMEIDA FERREIRA

Licenciada em Pedagogia e Mestra em Educação (UEFS), Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF) e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional – LAPPLANE. Professora e Coordenadora Pedagógica da educação básica na rede municipal de Feira de Santana/Ba.

CAROLINA MACHADO D’AVILA

Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Mestre e doutora em Educação, na área de Políticas Públicas Educacionais, ambos pela Unicamp. Trabalhou com Educação Física Escolar, foi coordenadora de registros acadêmicos do IFSP-Campus Boituva, entre outros cargos administrativos. Desde 2016 atua como docente no mesmo campus, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Técnico em Secretaria Escolar, do qual também é coordenadora.

DAIANE FERREIRA MENDES

Professora de Arte no Ensino Fundamental e Médio com vínculo efetivo na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e na rede privada de ensino Bom Jesus. Integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação (GPCA – FURB), e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE – UNICAMP).

DEBORA CRISTINA JEFFREY

Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Diretora da Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC (2023-2025).

FÁTIMA APARECIDA GONÇALVES MENDES

Pós-doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Mestre (2014) e Doutora (2021) em Educação pela Unimep. Graduada em Pedagogia pela Puccamp (1989). Especialista em Educação Especial pela Puccamp (2003). Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil pela Unicamp (2016) e especialização em Psicopedagogia pela Umesp (2021). Pesquisadora em politica e avaliação educacional do Gepale da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua como Pedagoga no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de O. S. Porto” da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, na área da deficiência visual.

FERNANDA MOTTA DE PAULA RESENDE

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto. Pesquisadora do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) da Unicamp sob supervisão da Profa. Dra. Debora Jeffrey.

FRANCISCO GONÇALVES FILHO

Bacharel e licenciado em História pela PUC/SP; Mestre em Educação pela Universidade de Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) e Pós-doutorando pela Faculdade de Educação da UNICAMP (FE/UNICAMP); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE/FE/UNICAMP).

GLEIDSON DOS SANTOS SILVA FILHO

Bacharel em Humanidades, Relações Internacionais, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Mestrando em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE/FE/UNICAMP).

JOSÉ FERRARI JÚNIOR

É professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Realizou Mestrado Profissional em Educação pela UFSCar e, na atualidade, cursa Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp, na Linha 5: Estado, Políticas Públicas e Educação. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) e sua área de interesse está relacionada com política e formação de professores.

JOSÉ VITÓRIO SACILOTTO

Doutor em Educação na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Faculdade de Educação da Unicamp. É especialista em planejamento e gestão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Currículos, Processos de Ensino-Aprendizagem e Avaliação, Supervisão Escolar.

JÚLIA DE QUEIROZ CALDEIRA

Licenciada em Matemática e Mestranda pela Universidade Estadual de Campinas (UMICAMP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP), pesquisa políticas públicas envolvendo juventude negra e Ensino Médio. Professora da educação básica, autora, editora e leitora crítica de materiais didáticos.

LUANA ALVES SOARES

Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (2023), atuou na rede estadual de 2006 a 2024. É formadora de professores e compôs a equipe de formadores do MEC no Curso ETI (2024) e integra o GEPALE Unicamp desde 2021.

LUIS ENRIQUE AGUILAR

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – e Máster em Tecnologia de la Educación pela Universidade de Salamanca e Organización de los Estados Ibero-americanos – OIE – Espanha. Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada e Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada. Sua produção científica se dissemina nas áreas de administração de sistemas educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.

MANOEL AYUSSO MARTINS

Graduado em História (2017) e mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (2020), ambos títulos conferidos pela UNESP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE), da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisa e publicações em política educacional, currículo e educação das relações étnico-raciais. Professor no ensino básico.

PATRICIA TATIANA RAASCH

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau e Professora da rede municipal de educação do município de Pomerode-SC. Bolsista CAPES.

POLIANA DA SILVA ALMEIDA SANTOS CAMARGO

Pós-Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, da UNESP – Bauru/SP. Diretora de Escola Pública Estadual de Educação Básica – Diretoria de Ensino de Bauru/SP. Doutora em Educação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Especialização em Educação: Formação de Formadores de Professores – USC. Especialização em Psicopedagogia – USC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração – USC. Membro do GEPALE – UNICAMP.

SUELEN BATISTA DE SOUZA

Doutora em Educação pela Unicamp (2023). Atua como docente e coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Cristã da Cidade em São José dos Campos – SP. Foi coordenadora de formadores do Curso ETI (2024). Integra o GEPALE.