Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7076-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7077-0
DOI: 10.24824/978652517076.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- PREFÁCIO - 15
- SAÚDE MENTAL ESCOLAR: uma (nova) proposta - 19
- INTERFACE ENTRE SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A EXCLUSÃO SOCIAL: diálogos com a teoria das representações sociais - 35
- EL DISCURSO DOCENTE AFECTADO DE PATOLOGIZACIÓN DE LA INFANCIA: su incidencia en la posibilidad de generar un escenario propicio para la salud mental escolar, alternativas para su desafectación - 53
- SAÚDE MENTAL ESCOLAR DA POPULAÇÃO LGBTIA+: avanços e desafios no cenário brasileiro - 73
- SOFRIMENTO (MENTAL) DOCENTE: uma análise sistemática de manifestações, contextos e representações - 89
- SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: apontamentos introdutórios sobre fatores de risco e de proteção - 103
- ENTRE COR(POS) E MENTES: a saúde mental de jovens negros e as falhas de políticas educacionais no Brasil - 117
- PLANTAR CONTRA COLONIALIDADES EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: reflexões sobre aprendizagem, saúde e afeto - 133
- O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM O FILME DIVERTIDAMENTE 2 - 149
- “E SE ELES QUISEREM FALAR?”: um relato de experiência sobre saúde mental e apoio psicossocial escolar em contexto de desastre - 165
- SAÚDE MENTAL EM COMUNIDADES ESCOLARES: um estudo de caso sobre convivência escolar em duas escolas de ensino fundamental de Belo Horizonte - 183
- SAÚDE MENTAL ESCOLAR E O CONTEXTO DAS REFORMAS E DESAFIOS NO NOVO ENSINO MÉDIO: relatos de um recém-docente - 205
- POSFÁCIO A EDUCAÇÃO COMO ATO DE ESPERANÇA: carta a você, docente - 215
- POSFÁCIO LA EDUCACIÓN COMO ACTO DE ESPERANZA: carta a ti, docente - 219
- ÍNDICE REMISSIVO - 223
- SOBRE AS AUTORAS E AUTORES - 227
ANDRÉ CARVALHO SOUZA
Licenciado em Geografia (UFMG). Professor da Educação Básica do Governo do estado de Minas Gerais.
ANGIE PAOLA CEPEDA VARGAS
Socióloga da Pontificia Universidad Javeriana, Colombia. Formação complementar em abordagens plurais de cuidado e bem-viver, agroecologia, dança, teatro e artes visuais. Pesquisadora e gestora de projetos na promoção de redes de cuidado com uma perspectiva interseccional, Antipatriarca, antirracista, anticapitalista.
CLEUZA MARIA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais pesquisando sobre saúde mental escolar e papel do psicólogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Psicóloga, atualmente Analista Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
CRISTINA MARIEL RONCHESE
Psicóloga (UNR, Argentina), Profesora de enseñanza media y superior en Psicología (UNR, Argentina), Magíster en Psicoanálisis (UNR, Argentina), Especialista en Ciencias Sociales con mención en Psicoanálisis y prácticas socio- educativas (FLACSO- Argentina) y Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG, Brasil). Profesora Adjunta de las cátedras “Psicología del lenguaje y del desarrollo” e “Intervenciones en niñez y adolescencia”, Facultad de Psicología, UNR. Coordinadora Académica de la Maestría en Clínica Psicoanalítica con Niñas y Niños de la Facultad de Psicología, UNR.
FÁTIMA MORAES GARCIA
Licenciada em Educação Física (UFSM), Mestrado em Ciência do Movimento Humano (PPGCMH – UFSM). Doutorado em Educação Cultura e Tecnologia (UFPR) com Pós-doutorado em Educação (UFBA). Professora Titular da UESB, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn).
FLÁVIO ALEXANDRE LIMA RIBEIRO
Psicólogo (PUC Minas), pedagogo (UFMG), especialista em Gestão de Pessoas (PUC Minas), mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (UFMG) e doutorando em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). É Analista de Políticas Públicas – Psicólogo na Prefeitura de Belo Horizonte e Professor Municipal (PEB I e II) também na Prefeitura de Belo Horizonte.
GLEICE APARECIDA SANTOS SILVA
Graduada em Pedagogia (PUC-MINAS). Especialista em ciências da religião (PUC-MINAS). Mestra em Educação (Mestrado Profissional em Educação e Docência-UFMG). Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FAE-UFMG). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
HENRIQUETA R. P. COUTO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2016). Especialista em Psicologia e Saúde Mental (2021). Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da FAMINAS-BH.
LUCAS MATEUS FERREIRA DA SILVA
Licenciado em Ciências Biológicas (UFMG). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, linha de Políticas Públicas de Educação (UFMG). Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Educação (SSE-MG).
LUIZ PAULO RIBEIRO
Graduado em Psicologia pela PUC Minas, mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (UFMG) e doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). É professor da disciplina de Saúde Mental Escolar no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. É bolsista de produtividade em pesquisa pela FAPEMIG/Cnpq
MARIANA ESTEVES DA COSTA
Graduada em Pedagogia (UEMG), Mestre em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). É Especialista em Educação Básica e Professora da Educação Básica do Governo do estado de Minas Gerais.
NILMA ALVES ADRIANO
Graduada em Pedagogia (UEMG). Mestre em Educação e Docência (UFMG). Doutoranda em Neurociências na linha de pesquisa Neurociências e Educação (UFMG). Especializações: Docência na Educação Básica (UFMG); Diversidade e Gênero (UFMG); Direito em Administração Pública (UCB); Neurociências (UEL). Professora na Rede Municipal de Belo Horizonte.
RODRIGO FERREIRA DE OLIVEIRA
Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). Atua como Assistente Social na Faculdade de Medicina da UFMG.
ROMERITO COSTA NASCIMENTO
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE-FaE-UFMG). Atua no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais (NAI-UFMG).
SAMUEL SANTOS
Licenciado em Educação Física (UEMG). Especialista em filosofia contemporânea (PUC-MINAS). Mestre em Estudos do Lazer (UFMG). Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL/UFMG). Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.