Capa do livro: O ensino de ciências & matemática e seus protagonistas - Vol.: IV

O ensino de ciências & matemática e seus protagonistas - Vol.: IV

Autores: Divanizia do Nascimento Souza - Erivanildo Lopes da Silva (Orgs.)

Este quarto volume da série O Ensino de Ciências e Matemática e seus Protagonistas apresenta discussões e reflexões sobre as problemáticas dos processos de ensino e de aprendizagem de ciências e matemática na Escola Básica, a partir dos olhares dos seus protagonistas, que são os professores, alunos e pais. Em seu teor, são apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe. As pesquisas tiveram como objetivo principal possibilitar novos olhares sobre os saberes desses protagonistas. A publicação desta coletânea celebra os 15 anos de fundação do PPGECIMA.

Impresso
de R$ 105,10 por
R$ 81,00
Digital
de R$ 105,10 por
R$ 73,57

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7212-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7213-2
DOI: 10.24824/978652517212.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 332
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 O DISCURSO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SEUS DESDOBRAMENTOS: relações entre alfabetização científica, práticas epistêmicas e argumentação - 13
  • CAPÍTULO 2 O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 - 37
  • CAPÍTULO 3 A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO DOCENTE - 53
  • COLEÇÕES ITINERANTES DE INVERTEBRADOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 69
  • CAPÍTULO 5 MAPA CONCEITUAL COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA - 85
  • CAPÍTULO 6 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS - 103
  • CAPÍTULO 7 ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO ALIADAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - 129
  • CAPÍTULO 8 ATIVIDADE MOTIVADORA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA EM CURSO DE ENGENHARIA - 147
  • CAPÍTULO 9 CASOS INVESTIGATIVOS E OBJETOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: o caso especial do cromatógrafo a gás - 155
  • CAPÍTULO 10 OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: uma problematização em sequências de ensino investigativas no ensino de física - 175
  • CAPÍTULO 11 ENTRE SABERES E FAZERES: a construção do conhecimento e a atividade investigativa no ensino de ciências - 191
  • CAPÍTULO 12 UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO INTEGRADORA ENTRE O CONCEITO DE EMPUXO NO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES A PARTIR DA TERCEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA APROVADOS NO PNLD - 205
  • CAPÍTULO 13 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: interfaces e desafios - 221
  • CAPÍTULO 14 UMA VIAGEM NOS TRILHOS DO PROGRAMA DE PESQUISA CIENTÍFICA ETNOMATEMÁTICA: as “Ticas de Matema” de trabalhadores do campo - 243
  • CAPÍTULO 15 A ETNOMATEMÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: um estado da arte - 259
  • CAPÍTULO 16 ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA: aproxim/ações entre a investigação temática freiriana e interculturalidade - 279
  • CAPÍTULO 17 A MATEMÁTICA MUITO ALÉM DOS NÚMEROS: cenários elaborados para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana - 305
  • ÍNDICE REMISSIVO - 323
  • SOBRE OS AUTORES - 327
ADELMA TALLINE SILVA

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA

Graduada em Licenciatura em Química e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Ensino de Ciências, com pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora titular aposentada da UFS. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Ppgecima/UFS) e da Rede Nordeste de Ensino (Renoen/UFS).

ANGELA DOS SANTOS SILVEIRA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS). Docente da rede estadual de ensino de Sergipe e da rede municipal de ensino de São Cristóvão-se.

BRUNA GOMES CORREIA

Bióloga, Ma. em Ensino de Ciências e Biologia pelo PPGECIMA/UFS. Profa. de Ciências da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré em Arapiraca, AL.

CAMILA SOUZA NASCIMENTO

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIMA-UFS.

CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.

CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARÃES

Bióloga, Ma. em Educação pela UFSCAR e Dra. em Geologia pela UFBA. Professora do Departamento de Biologia da UFS e do PPGECIMA/UFS. Universidade Federal de Sergipe, Laboratório de Ecossistemas Costeiros (LABEC), Coleção de Zoologia da UFS (CZUFS).

DANIELE COSTA FONSECA MENEZES

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Aracaju (2015). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática - PPGECIMA na Universidade Federal de Sergipe-UFS e Pós-Graduada em Didática, Docência e Tutoria na Educação a Distância pela Universidade Tiradentes-Aracaju (2020).

DENIZE DA SILVA SOUZA

Professora Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Membro dos Grupos de Pesquisa: Educon/CNPq/UFS, NÙPITA/CNPq/UFS. Líder do grupo de pesquisa NCPPEM/CNPq/UFS.

DIANA DE MENESES SOUZA

Professora do IFBA; Mestra em Ciências Ambientais (UFBA); Doutora em Ciências pela Universidade de Brasília.

DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

Doutora em Tecnologia Nuclear - Aplicações, Mestre e Licenciada em Física. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS e da Rede Nordeste de Ensino (Doutorado em Ensino/RENOEN/UFS).

EDELFRANCLA GOMES DOS REIS

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pelo PPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista em Gestão Escolar, AEE, Educação Infantil, anos iniciais e educação inclusiva. Graduada em Pedagogia pela FSLF.

EDINÉIA TAVARES LOPES

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Universidade Federal de Sergipe. Grupo de Pesquisa GEPIADDE.

ELIEL CARDOSO DOS SANTOS

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Licenciado em Matemática (UniFTC). Licenciado em Química (UNITAU).

ERIVANILDO LOPES DA SILVA

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo; Doutor em Filosofia, Histó­ria e Ensino de Ciências pela UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e da Rede Nordeste de Ensino (Doutorado em Ensino/RENOEN/UFS).

FELIPE ARAGÃO FREIRE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

FLAVIANO GOMES NASCIMENTO

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS.

GESSICA MACÊDO DA SILVA

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – RENOEN da Universidade Federal do Sergipe.

GLAUBER SANTANA DE SOUSA

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Biologia, Laboratório de Ecossistemas Costeiros (LABEC), Coleção de Zoologia da UFS (CZUFS).

JAMILE DOS SANTOS SANTANA

Professora de Química.

JOÃO PAULO ATTIE

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação - FEUSP, é Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística IME USP e Mestre em Educação pela FEUSP. Professor do Departamento de Matemática da UFS, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS e da Rede Nordeste de Ensino (Doutorado em Ensino/RENOEN/UFS).

JOAQUINA BARBOZA MALHEIROS

Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS. Licenciada em Química pela UEAP.

LAERTE SILVA DA FONSECA

Livre-Docente, Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática) pela Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN, Professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

LANA THAÍS SANTOS SILVA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

LUANA MARINA DE CASTRO MENDONÇA

Universidade Federal de Alagoas, ICBS, Setor de Biodiversidade. Universidade Federal de Alagoas, Museu de História Natural, Setor de Malacologia.

MARCOS ANTONIO PASSOS CHAGAS

Doutor em Física, Professor da FANESE e da Rede Estadual de Educação de Sergipe.

MARIA BATISTA LIMA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculada ao Departamento de Educação do Campus Itabaiana e ao PPGECIMA-UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades e Diferenças na Educação (GEPIADDE/UFS/CNPq), membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFS).

MARIA PAULA DE MELO SANTOS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - PGECIMA-UFS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (2004). Especialista em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio Décimo e em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade Atlântico. Atualmente é, e Professora da Rede Estadual de Ensino de Sergipe.

MARILENE MENDONÇA DE OLIVEIRA

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA). Universidade Federal de Sergipe (UFS).

MATHEUS BATALHA MOREIRA NERY

Professor de Psicologia na Uninassau e Professor Substituto de Psicologia da Educação no IFS/SE, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e foi Visiting Scholar na Harvard University.

MYRNA FRIEDERICHS LANDIM

Doutora em Recursos Naturais pela Universität Bremen (UNI BREMEM), Alemanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Univer­sidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS).

NARINHA MYLENA ROCHA DA SILVA

Professora de Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: NCPPEM/CNPq/UFS.

NATALIE BATISTA OLIVEIRA

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.

RAQUEL GONÇALVES SANTANA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, PPGECIMA - Universidade Federal do Sergipe.

THAÍS SILVA DOS REIS

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Licenciada em Física (IFS).

TIAGO DE JESUS SOUZA

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática.

TIAGO NERY RIBEIRO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo; Mestre em Educação e Licenciado em Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e da Rede Nordeste de Ensino (Doutorado em Ensino/RENOEN/UFS).

VELEIDA ANAHI CAPUÁ DA SILVA CHARLOT

Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Educação). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 (França), Pós-Doutora pela Universidade Federal de Sergipe.