Capa do livro: Educações em movimento:<br>Entrelaçando Saberes

Educações em movimento:
Entrelaçando Saberes

Autores: Carlos Erick Brito de Sousa - Daniel Escudeiro - Karytia Nayara Gonçalves da Silveira - Francisco Ari de Andrade (Orgs.)

A coletânea de textos aqui apresentada surge como um importante marco de reflexão sobre a educação brasileira, evidenciando os olhares diversos de novos pesquisadores que se dedicam a investigar e intervir no cenário educacional. Por meio de ações práticas, buscam contribuir para a melhoria das condições sociais, com foco em práticas educativas transformadoras. Este trabalho é fruto da colaboração entre mestrandos, doutorandos e docentes orientadores(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, além de docentes convidados da educação básica e de outras instituições de ensino. Por meio de suas análises, essas vozes oferecem ao público a oportunidade de entender que é possível transformar situações complexas através de práticas pedagógicas, seja em ambientes escolares ou não escolares. Esta coletânea nos aproxima das diversas regiões do Brasil, entrelaçando pesquisadores(as) de vários estados, que somam argumentos e questionamentos sobre "educações". A palavra, no plural, provoca reflexões sobre os saberes que se originam em cada cidade/estado, reverberando e materializando, nas ações docentes, processos múltiplos e diferenciados de conhecimento.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7106-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7107-4
DOI: 10.24824/978652517106.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • ANÁLISE DAS DIFERENÇAS NO ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES NEURODIVERGENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: sob o olhar de uma pedagoga e uma beletrista - 15
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar para o ambiente pedagógico e os protagonistas do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza - 29
  • O MÉTODO DAS HISTÓRIAS DE VIDA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: a dimensão da formação docente - 43
  • UM MAPEAMENTO EXPLORATÓRIO NA INTERSEÇÃO ENTRE ARTE E ESPIRITISMO EM TESES E DISSERTAÇÕES NA BDTD E CTDCAPES NO BRASIL (1999-2024): visibilidades para a criação artística - 55
  • EXPLORANDO A FÍSICA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: uma abordagem didática - 71
  • BOTÂNICA PARA TODAS AS IDADES: ensino-aprendizagem e conhecimentos tradicionais aplicados na Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI/UFMA) - 83
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões a partir da VI SEMPED-PAAP - 99
  • A IMPORTÂNCIA DA ANCESTRALIDADE NORDESTINA COMO PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - 111
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPACTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise de produções acadêmicas - 123
  • MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 135
  • A IMPORTÂNCIA DA CUTURA LOCAL NO PROCESSO DE ANÁLISE DE RESULTADOS EDUCACIONAIS - 149
  • PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: monitoria e a covid-19 - 155
  • ANSIEDADE TECNOLÓGICA EM NATIVOS DIGITAIS: uma análise à luz do conceito sartriano de náusea - 169
  • O PERCURSO HISTÓRICO E FORMATIVO DOS PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: implicações na prática pedagógica - 183
  • BAIRROS NEGROS: perspectivas para o ensino da história e cultura africana e afrodescendente - 195
  • O IMPACTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE CIDADÃOS - 209
  • A OPERACIONALIZAÇÃO DO SIPIA CONSELHO TUTELAR PELOS CONSELHEIROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E NA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE FORTALEZA: contextualização histórico-teórica do tema de pesquisa - 221
  • A LEI Nº 11.738/2008 E A EFETIVAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: o caso de Paço do Lumiar, MA - 235
  • ENGENHOS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO CARIRI CEARENSE: africanidades e potencialidades educativas - 249
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO: passado, legislação e os desafios na escola - 263
  • ÍNDICE REMISSIVO - 273
CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA

Professor Adjunto do Departamento de Biologia (DEBIO) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM), da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

DANIEL ESCUDEIRO

Doutorando em Educação pelo PPGE-UFC. Mestre em Música pela UFBA. Educador musical na Educação Básica e Superior, compositor e violonista.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará.

KARYTIA NAYARA GONÇALVES DA SILVEIRA

Mestranda em Educação pelo PPGE-UFC. Graduação em Pedagogia pela FACED-UFC. Educadora em espaços escolares e não-escolares.

ANA RITA PONTES BEVILÁQUA

Graduada em Letras-Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-Graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Docente pela Rede Estadual do Ceará (SEDUC-CE); Avaliadora Institucional pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE).

MARIANE DOS SANTOS COELHO BITTENCOURT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Dominius (FAD); Docente da Educação Infantil Regular e do Fundamental no Sistema Integral da Rede Privada.

ANTONIA NATALIA OLIVEIRA BENTEMÜLLER

Graduada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. PósGraduanda no curso de Alfabetização de crianças e Multiletramento de Crianças da Universidade Estadual do Ceará.

CLARISSA MOURA QUINTANILHA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP.

JULIANA GODÓI DE MIRANDA PEREZ ALVARENGA

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Assistente do Departamento de Ensino Fundamental (DEF/ CAp-UERJ).

ÂNGELA LINHARES

Artista, cantora, dramaturga, compositora e escritora. Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFC e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC.

DANIEL RODRIGUES MAIA

Físico. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.

MARLLUS DE MELO LUSTOSA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Analista de Tecnologia da Informação pela UFC.

FRANCESCA DANIELLE GURGEL DOS SANTOS

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

GILBERTO SANTOS CERQUEIRA

Doutor em Farmacologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFC.

EDUARDO BEZERRA DE ALMEIDA JR.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Departamento de Biologia, São Luís, MA, Brasil.

THAUANA OLIVEIRA RABELO

Mestra em Biodiversidade e Conservação (PPGBC). Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

RAFAELLA SILVA SANTOS

Bióloga. Universidade Federal do Maranhão (UFMA). FELIPE CORREA SOUSA

Mestrando do Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC). Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

KARLA BIANCA PENHA DA SILVA

Graduanda em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

ELIENE ALVES DE AQUINO

Especialista em Gestão Escolar Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME). Fortaleza, Ceará, Brasil.

ANTONIO MARCOS JUSTINO MATIAS

Mestre, Facultade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professor da Secretaria de Educação da Educação Básica (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS

Doutora em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada – FACED/UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil.

RENATA SORAH DE SOUSA E SILVA

Mestre em Letras/Linguística. Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Secretaria de Educação da Educação Básica (SEDUC-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

GLESSIANE COELI FREITAS BATISTA PRATA

Doutora em Educação. Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME). Fortaleza, Ceará, Brasil.

FRANCISCA RONNIELY DE AZEVEDO RODRIGUES

Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Fortaleza, pedagoga formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, Docência no Ensino Superior, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, e Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luiz.

JOÃO MATHEUS COUTINHO LEITE SOUSA

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

THAIZA CARVALHO DE SOUSA

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMA.

CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Professor Adjunto do Departamento de Biologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA.

JORGE CARVALHO BRANDÃO

Professor Dr. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFC.

RAYANE ROCHA ALMEIDA SOUZA

Professora – SME/Fortaleza. Doutoranda em Educação (UFC). Mestra em Educação (UFC). Licenciada em Pedagogia (Faculdade Kurios).

JÉSSICA HELLEN BATISTA CAVALCANTE

Professora – SEDUC/CE. Mestranda em Educação (UFC). Especialista em Neuropsicopedagogia (Faculdade Única) e Ensino de Matemática (UFC). Licenciada em Matemática (UFC).

PATRÍCIA MENDES DO NASCIMENTO

Professora AEE – SEDUC/CE. Pós-Graduada em Psicologia Educacional (Uniasselvi). Licenciada em Pedagogia (Uniasselvi) e Letras (Uniasselvi).

JOSUÉ PEREIRA DA SILVA

Graduado em Pedagogia, pós-graduando em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

KARYTIA NAYARA GONÇALVES DA SILVEIRA

Mestranda em Educação Brasileira na linha de História e Memória da Educação (NHIME) da UFC, sendo bolsista Funcap. Graduada em Pedagogia (UFC) e especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

MARIANA LUZ QUEVEDO

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência - PID/PROGRAD-UFC.

 
FERNANDA RODRIGUÊS DE SOUSA

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa Tecnológica – PIBIT-UFC.

MARLLUS DE MELO LUSTOSA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Analista de Tecnologia da Informação pela UFC.

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002); Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC/UFC).

MARIZETE DOS SANTOS

Mestranda em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização, Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ. Graduação em Pedagogia pela Universidade estadual Vale do Acaraú – UVA. Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza.

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Teoria e Prática do Ensino (DTPE). Doutora em Educação – PPGE pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

MERYELLE MACEDO DA SILVA

Professora da Universidade Regional do Cariri-URCA. Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Gênero e Relações ÉtnicoRaciais – NEGRER. Pesquisadora do Patrimônio cultural da população negra.Bolsista CAPES.

RAFAEL FERREIRA DA SILVA

Graduado em Geografia, professor da educação básica, Graduando em Pedagogia pela Universidade Regional do CaririURCA e mestrando pela Universidade Federal do Ceará - UFC, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER, pesquisador na área do patrimônio cultural negro. Bolsista CAPES.

MÁRCIA APARECIDA DE SOUZA

Professora da Educação Básica. Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora da educação básica. Pesquisadora do Patrimônio cultural da população negra.

HENRIQUE CUNHA JUNIOR

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine - Nancy–França. Pós-Doutoramento em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin.

MELINE MESQUITA DE CARVALHO BARROS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é psicóloga do Hospital Geral do Exército de Fortaleza.

JÚLIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação na rede municipal de Fortaleza.

EDGAR MARÇAL DE BARROS FILHO

Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará desde 2009. Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC.

NARA REJANE GONÇALVES DE ARAÚJO

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, Especialista em Direito Penal, Processual Penal e Direito Processual Civil, membro do grupo de pesquisa Gteia (Faculdade de UFC), do grupo de pesquisa Dimensões do Conhecimento (ESMEC) e do grupo Miroslav Milovic, todos cadastrados no CNPq.

PETERSON PASSION BIRINO MIRANDA

Professor do Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública municipal de Paço do Lumiar, MA. Mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão.

DIEGO MARINHO

Professores do Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública municipal de Paço do Lumiar, MA. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RAFAEL FERREIRA DA SILVA

Graduado em Geografia, professor da educação básica, mestrando pela Universidade Federal do Ceará - UFC, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER, pesquisador na área do patrimônio cultural negro. Bolsista CAPES.

MERYELLE MACEDO DA SILVA

Graduada em Geografia e Pedagogia, Mestre em educação e doutoranda pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora da educação básica, Membra do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER. Pesquisadora do Patrimônio cultural da população negra. Bolsista CAPES.

HENRIQUE CUNHA JUNIOR

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine - Nancy – França. Pós-Doutoramento em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin.

SOLANGE DE ANDRADE DA COSTA FRANÇA

Professora da rede municipal de Fortaleza. Pedagogia – UFC. Esp. em Educação Especial e Inclusiva – UNIASSELVI.

MARIA JOSÉ BARBOSA

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação.