Capa do livro: Práticas matemáticas em escolas de tempo integral de “ensino médio” no RN (1978-2019):<BR>Permanências e alterações

Práticas matemáticas em escolas de tempo integral de “ensino médio” no RN (1978-2019):
Permanências e alterações

Autores: Maria Betânia Valentim Moreira

Esta obra apresenta um breve estudo da História da Educação Matemática (HEM) no Brasil a partir de pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as permanências e as alterações ocorridas nas práticas docentes de professores de Matemática que atuavam em escolas de ensino médio em tempo integral, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1978 a 2019. Nessa escrita o leitor poderá apreender técnicas de pesquisas ao perceber os detalhes de cada investigação realizada pela autora. Norteada pela concepção de ensino/educação em tempo integral, a autora selecionou três instituições escolares para sua pesquisa: duas com internato e a terceira em tempo integral. Foram realizadas entrevistas com cinco ex-alunos e três professores de Matemática que lecionaram nesse período nas escolas. A partir de suas falas, identificou-se que em cada contexto as práticas matemáticas apesentam suas especificidades. As considerações finais apresentam que em duas das escolas as atividades docentes eram realizadas de maneira autônoma, permanecendo inalteradas ao longo de todo esse tempo. Na terceira escola percebeu-se a busca por mudanças e adaptações nas práticas matemáticas, por parte da professora, condicionada por meio das reformas da educação básica.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7166-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7167-8
DOI: 10.24824/978652517166.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • DELINEANDO A INVESTIGAÇÃO - 17
  • A EDUCAÇÃO/ENSINO INTEGRAL E A MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE - 37
  • APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS CAMPO DA PESQUISA - 69
  • PRÁTICAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO/ENSINO EM TEMPO INTEGRAL - 101
  • PRODUTO EDUCACIONAL - 119
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 145
  • REFERÊNCIAS - 149
  • ÍNDICE REMISSIVO - 231
MARIA BETÂNIA VALENTIM MOREIRA

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN), em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - Docent EPT (IFRN) e em Coordenação Pedagógica e Escolar (FOCUS).  Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFERSA) e em Engenharia Têxtil (UFRN). Docente de Matemática e Coordenadora Pedagógica, na Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.