Capa do livro: Mídias e educação nas forças armadas

Mídias e educação nas forças armadas

Autores: Suzana Marly da Costa Magalhães - Marcio Vieira Xavier - Raquel Timponi Pereira Rodrigues - Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Drielle Cristina da Cruz Souza Afonso (Orgs.)

A compreensão adequada das instituições militares atualmente exige a consideração da história e da tradição, assim como do uso de tecnologias avançadas em conflitos armados e em ambientes informacionais, marcados pela complexidade e pela incerteza.
Além disso, a plataformização e a economia dos dados tornaram urgente a necessidade de atualização no campo dos estudos das Mídias e da Educação. Nesse sentido, considera-se pertinente oferecer ao ecossistema escolar das Forças Armadas, em seus diferentes níveis, reflexões e estudos sistemáticos sobre esses campos e suas intersecções, considerando a necessidade de formação de competências midiáticas e de promoção da cidadania digital.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6582-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6583-7
DOI: 10.24824/978652516582.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 366
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 17
  • CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO ENSINO MILITAR NO EXÉRCITO BRASILEIRO: a formação profi ssional dos ofi ciais entre a infl uência nacional e estrangeira (1905-1930) - 25
  • CAPÍTULO 2 A ESCOLA DE ENGENHARIA MILITAR: os bacharéis engenheiros e a implantação do ensino técnico-científi co no Exército Nacional - 41
  • CAPÍTULO 3 INVESTIGANDO O MONUMENTO: trinta anos do Processo de Modernização do Ensino (PME) - 67
  • CAPÍTULO 4 O PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE: uma abordagem sob a ótica da cidadania e da governança - 91
  • CAPÍTULO 5 CENÁRIOS PROSPECTIVOS E O ENSINO MILITAR - 107
  • CAPÍTULO 6 DESAFIOS DA FORMAÇÃO MILITAR NO SÉCULO XXI: estratégias formativas - 145
  • CAPÍTULO 7 ENSINO DE LÍNGUAS INGLESA, ESPANHOLA E TDIC: estratégias para a aprendizagem signifi cativa no Centro de Idiomas do Exército - 163
  • CAPÍTULO 8 SIMULANDO COMBATE EM COUNTER STRIKE: uma sessão de treinamento no modo competitivo do jogo - 179
  • CAPÍTULO 8 SIMULANDO COMBATE EM COUNTER STRIKE: uma sessão de treinamento no modo competitivo do jogo - 179
  • CAPÍTULO 9 EXERCÍCIO GUARDIÃO CIBERNÉTICO COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DA LIDERANÇA REGIONAL BRASILEIRA - 209
  • CAPÍTULO 10 EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: pensando o ensino na perspectiva da pós-formação em Comunicação do Exército Brasileiro - 225
  • CAPÍTULO 11 A HEROICIDADE NA NARRATIVA MIDIÁTICA E NO ETHOS MILITAR: contribuições da educação midiática para o desenvolvimento dos valores nos cursos de formação militar - 253
  • CAPÍTULO 12 A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA CULTURAL PARA UMA INTERAÇÃO COLABORATIVA ENTRE MILITARES E INDÍGENAS NA AMAZÔNIA - 283
  • CAPÍTULO 13 PENSAMENTO CRÍTICO NO NOVO ECOSSISTEMA INFORMACIONAL: a relevância da educação midiática para o Exército Brasileiro - 309
  • CAPÍTULO 14 NOTÍCIAS SUBMERSAS: a desinformação sobre a enchente no Rio Grande do Sul - 325
  • CAPÍTULO 15 COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DAS FORÇAS ARMADAS RUSSAS E BRASILEIRAS: uma análise - 341
  • ÍNDICE REMISSIVO - 359
FERNANDO DA SILVA RODRIGUES

Doutor em História Política pela UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira e coordenador do Laboratório de História Militar, Política e Fronteiras.

EDUARDO RIZZATTI SALOMÃO

Graduado em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. É doutor em História Social pela Universidade de Brasília (UnB). Integra a carreira do magistério do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e é membro do corpo docente do Instituto Militar de Engenharia (IME).

FÁBIO FACCHINETTI FREIRE

Coronel R1 do Exército (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 1988). Mestre em Aplicações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO, 1996). Mestre em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, 2007). Doutor em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, 2015). Pós-Doutor em História (Universidade Salgado de Oliveira – Universo, 2022). Membro do grupo de pesquisa História Militar, política e fronteiras (2023). Membro da Rede Hermes de pesquisadores. Como pesquisador, investiga o ensino militar dentro do Exército Brasileiro.

DAVID SAMPAIO PAZ

Coronel do Exército Brasileiro e mestre em Segurança Internacional e Defesa.

JACINTHO MAIA NETO

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Pró-Reitor do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG).

SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA

Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza, doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará e Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

CARLOS ALBERTO SCHETTINI PINTO

Graduado em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e em Administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRuRJ). Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Assessor de Pesquisa e Extensão no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC).

VANESSA DE ALMEIDA GUIMARÃES

Graduada em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). É professora do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-líder do grupo de pesquisa Analytics Operational Research (UFRJ). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Valladolid – Espanha no âmbito do projeto CITIES.

LIVIA APARECIDA DE ALMEIDA SOUSA

Graduada em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Simulação e Cenários da UNIFA e docente da UNIFA.

CLAUDIA M SOUSA ANTUNES

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

VANUZA MUNIZ ARAUJO SATURNINO

Graduada em Letras: Português-Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes na Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Primeiro Tenente do Exército Brasileiro e Chefe da Seção de Ensino de Idiomas Inglês do CIdEx.

REJIANE DO NASCIMENTO ARAÚJO

Graduada em Letras: Português-Espanhol na Faculdade Lusófona (FAP). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes na Universidade do Grande Rio (Unigrario). Primeiro Tenente do Exército Brasileiro e Chefe da Seção de Ensino de Idiomas Espanhol do CidEx.

LILIA APARECIDA COSTA GONÇALVES

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Letras da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio.

MÁRCIO LUIZ CORRÊA VILAÇA

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio.

SANDRO BRINCHER

Graduado em Letras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFC). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFC). Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade de Macau (UM).

RICARDO MOUTINHO

Graduado em Letras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Macau (UM). Professor Associado na Universidade de Macau (UM).

MAXLI BARROSO CAMPOS

Doutorando do PPGEM da Escola de Guerra Naval (EGN). Pesquisador da linha de pesquisa Segurança de Defesa Cibernética no Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN).

JULIANA ZANIBONI DE ASSUNÇÃO

 Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) pela UFF. Pesquisadora da linha de pesquisa Segurança de Defesa Cibernética no Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN) e no laboratório de pesquisa Nexus: Segurança e Desenvolvimento na política global (UFF).

LÍVIA APARECIDA DE ALMEIDA E SOUSA

 Doutora em Interdisciplinar de Linguística Aplicada na UFRJ; Professora de Língua Portuguesa D IV – 4 da Universidade da Força Aérea (UNIFA); Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Simulação e Cenários Prospectivos e Ensino Militar: estratégias formativas no CNPq; Adjunta do Centro de Estudos Estratégicos e Coordenadora do Laboratório de Simulação e Cenários Prospectivos da UNIFA. Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UNIFA e do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada na UFRJ; Membro do grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Tecnologia – LingNet (UFRJ). Revisora dos artigos e opúsculos do Instituto Histórico da Aeronáutica (INCAER) e da Revista da UNIFA.

PEDRO ARTHUR LINHARES LIMA

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE-UFRJ. Atualmente é Professor na disciplina Fundamentos de Segurança e Defesa Cibernética no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais na UNIFA, coordenador do Projeto Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional, do Programa Pro-Defesa IV da UNIFA. É também Pesquisador Sênior da linha de pesquisa Segurança de Defesa Cibernética na UNIFA e no Laboratório de Simulações e Cenários da UNIFA e da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN).

RAQUEL TIMPONI PEREIRA RODRIGUES

Professora Adjunta dos Cursos de Especialização em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação PPGCE/UFU. Doutora em Comunicação Social, pelo programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação Social (Eco-Pós) da UFRJ.

DRIELLE CRISTINA DA CRUZ SOUZA AFONSO

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação da UniRio. Tenente Bibliotecária do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.

SUZANA MARLY DA COSTA MAGALHÃES

Graduada em Pedagogia (UFC) e Letras (UNIRIO), Especialista em Gestão de Ensino a Distância (UFF), Mestre em Educação (UFC), Doutora em Letras (Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle), Pós-Doutora em História Política e Bens Culturais, com foco nas Instituições Militares (FGV/RJ). Atualmente é chefe da Subseção de cursos stricto sensu do CEP/DC.

RODRIGO SOUZA MENDES

Possui graduação de Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e de Bacharel em Direito, pela Universidade Estácio de Sá. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Lato sensu em Operações Militares-EsAO). Realizou também o Curso de Especialização lato sensu do CEP/FDC. Atualmente, é coordenador do Curso de Coordenação Pedagógica nesse estabelecimento de ensino.

MÁRCIO VIEIRA XAVIER

Bacharel em Ciências Militares (AMAN), Especialista em Neuroeducação (UNINTER), Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC), Administração de Empresa (FGV/SP) e Ciências Militares (EsAO). Possui Mestrado Profissional Interdisciplinar de Humanidades em Ciências Militares do CEP/FDC. Participa do Laboratório de Simulações e Cenários em Ensino Militar: Estratégias Formativas, da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Atualmente é chefe da Seção de Pós-Graduação do CEP/FDC.

TIGERNAQUE PERGENTINO DE SANT´ANNA JÚNIOR

Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras -AMAN (2001). Especializado em Operações na Selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (2003). Pós-graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2010). Pós-graduado em Coordenação Pedagógica pelo Centro de Estudos de Pessoal (2018). Mestre em Humanidades em Ciências Militares pelo Centro de Estudos de Pessoal (2021). Atualmente é aluno de doutorado em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

GUSTAVO DA FROTA SIMÕES

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor permanente e coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Coordenador do Grupo de Estudos em Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações (GEDEFROM).

ELMO SANTIAGO BORGES

Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN (2005). Pós-graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2014). Pós-graduado em Comunicação Social pelo Centro de Estudos de Pessoal (2022). Atualmente é aluno de mestrado em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

KARENINE MIRACELLY ROCHA DA CUNHA

 Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do CEP/FDC.

FAUSTO AUGUSTO DE SOUSA PONTES

Coronel do Exército Brasileiro (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 1999). Foi instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas. Instrutor e subchefe da Divisão de Ensino do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC).

CELSO FABIANO VIANNA BRAGA

Coronel Reformado do Exército Brasileiro (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 1977). Além dos cursos militares, graduou-se em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e especializou-se em Sociologia e Filosofia pela Universidade Gama Filho. Professor e pesquisador convidado do CEP/FDC e Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

FILIPE SARAIVA DO NASCIMENTO

Tenente-Coronel do Exército Brasileiro (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 2002). Bacharel em Administração de Empresas (Universidade de Caxias do Sul – UCS, 2010). Pós-graduado em Comunicação Social (Centro de Estudos de Pessoal – CEP/FDC, 2016). Pós-graduado em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC, 2021). Mestre em Comunicação Social Militar (CEP/FDC, 2019).

ALEXANDRE SANTANA MOREIRA

 Pós-Doutor em Ciências Militares e Chefe do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército (ECEME). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

GABRIELA ROCHA BERNARDES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do IMM/ECEME. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.