Capa do livro: Esperançar: <BR>Linhas dialógicas da práxis da pesquisa em educação - Vol.: 03

Esperançar:
Linhas dialógicas da práxis da pesquisa em educação - Vol.: 03

Autores: Ana Maria Eyng - Reginaldo Rodrigues da Costa (Orgs.)

O terceiro volume da Coleção Educação e Formação de Professores, fruto das discussões promovidas no Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, reúne textos de autores internacionais e nacionais comprometidos em refletir, interagir e compartilhar suas inquietações em um momento em que a Educação exige o ato de "Esperançar".
Os textos aqui reunidos expressam o espaço democrático no qual interações entre pesquisadores, professores do ensino superior e da educação básica refletem a pluralidade e a diversidade de temas que visam à ampliação do pensamento, da crítica e da práxis coletiva.
O resultado dessas interações são provocações necessárias ao momento tenso e complexo que vivemos, especialmente no campo educacional, que necessita intensamente de atitudes e diálogos que inspirem os leitores a esperançar. Que a leitura dos textos possa nos incentivar e mover em direção a uma educação plural e integral.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7085-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7082-4
DOI: 10.24824/978652517085.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO
    QUE É ESPERANÇAR? - 9
  • APRESENTAÇÃO - 13
  • L’INGANNO DIGITALE. LA DERIVA DELL’EDUCAZIONE NEL
    MONDO CONTEMPORANEO - 17
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO? DESAFIOS NA
    SOCIEDADE DE RISCO - 37
  • CULTURA MATERIAL DAS CRIANÇAS: desafi os contemporâneos
    para a educação básica - 57
  • QUANDO OS DIREITOS HUMANOS SE DISSIPAM NA
    MODERNIZAÇÃO: abordagens educativas e legislativas na
    humanização do envelhecimento - 83
  • IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA SAÚDE MENTAL - 105
  • FATORES FACILITADORES DO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
    FUTUROS PEDAGOGOS SOCIAIS NA UCRÂNIA - 123
  • ENTRE A BRINCADEIRA E A EXCLUSÃO: a sofi sticação da violência
    sofrida e praticada na universidade - 143
  • O LUGAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO
    CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA - 165
  • ENSINO ARTICULADO DE FRAÇÕES, DECIMAIS E
    PORCENTAGEM COM CÁLCULO MENTAL - 181
  • ÍNDICE REMISSIVO - 197
  • SOBRE OS AUTORES - 201
ORGANIZADORES

ANA MARIA EYNG

Professora titular e pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa – UFP. Doutora em Pedagogia e Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB – Espanha, Mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

REGINALDO RODRIGUES DA COSTA

Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, em Pedagogia e Letras-Inglês (2020). Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos Cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa PIBID/PUCPR. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil. Membro Fundador do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT-BRASIL.

AUTORES

ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME

Doutorado em Filosofia (Durham University), Pós-doutorado em Filosofia (University of Edinburgh). Professor Doutor PPG Educação e PPG Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência (CNPq).

ANA MARIA EYNG

Professora titular e pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa – UFP. Doutora em Pedagogia e Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB – Espanha, Mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

ANA RODRIGUEZ

Doutora em Ciências da Saúde com menção internacional e Cum Laude, estando atualmente vinculada à Universidade Fernando Pessoa como investigadora de Pós-Doutoramento em Estudos Políticos e Humanitários, bem como ao Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade como membro integrado. A autora conta com uma vasta experiência clínica, além de diversos anos de trabalho em investigação e atividades de docência. Os seus interesses contemplam as áreas científicas de geriatria, saúde mental, ação humanitária e direitos humanos fundamentais, com enfoque na promoção da saúde e bem-estar de populações vulneráveis.

ANITA GRAMIGNA

Cattedra di Epistemologia della formazione. Professoressa Ordinaria di Pedagogia Generale e Sociale. Settore Disciplinare M. PED. 01. Presidente SIREF Società Italiana di Ricerca Educativa e Formativa. Direttrice di EURESIS. Laboratorio di Epistemologia della Formazione.

CANDIDO ALBERTO GOMES

Prof. Catedrático do Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal. Assessor legislativo de educação aposentado do Senado Federal, Assembleia Nacional Constituinte e Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, Brasil. Fundador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Autor de mais de 300 publicações acadêmicas.

DANILENE GULLICH DONIN BERTICELLI

Graduada em Licenciatura em Matemática. Possui mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba). Realizou estágio de pós-doutoramento no Teachers College – Columbia University (Nova York). É docente no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná – setor Palotina. Realiza pesquisas sobre o cálculo mental e é ministrante do curso CalMe Pro – Cálculo mental para professores.

FABIO TEIXEIRA DOS SANTOS

Doutorado em Ética e Pós-doutorado em Psicologia Social (Universidade do Porto). Atualmente Pós-doutorado em Educação (PUCRS) pelo CAPES-Print.

GABRIELA EYNG POSSOLLI

Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP) e do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário UniFacear (UNIFACEAR). Pós-doutora em Filosofia pela PUCPR. Doutora em Educação, Políticas e Gestão da Educação, pela UFPR. Mestre em Tecnologia pela UTFPR. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Análise de Sistema pela PUCPR. Professora do curso de Pedagogia da FANEESP e do curso de Sistemas de Informação da UniFacear. Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR).

GLORIA JÓLLUSKIN

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde coordena o 1º Ciclo de Estudos em Criminologia. Possui título de especialista em Psicologia Social, e em Psicologia da Justiça atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É membro do Laboratório de Psicometria da UFP, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (Universidade do Porto) e do Centro de Investigação Behaviour and Social Sciences Research Center (FP-B2S- UFP). Entre as suas áreas de interesse encontra-se a Psicologia Comunitária, a Psicologia da Justiça e a Criminologia, com particular destaque para a intervenção com populações em risco de exclusão social e a execução de medidas penais, mais concretamente, relacionadas com medidas psicossociais relacionadas com a reinserção e reeducação social.

ISABEL SILVA

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa (UFP), onde é responsável pelo Centro de Investigação Behaviour and Social Sciences Research Center (FP-B2S) e onde coordena o Laboratório de Psicometria. Enquanto psicóloga clínica colaborou com o Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santo António entre 1998 e 2014, e com o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa na última década. Possui título de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e em Psicologia Comunitária atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Entre as suas áreas de interesse encontra-se a Psicologia da Saúde, com particular destaque para o ajustamento a doenças crónicas e terminais e para a qualidade de vida dos doentes, assim como a EcoPsicologia.

JOÃO CASQUEIRA CARDOSO

Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa. É Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Doutor em Direito pela Universidade de Paris X. Trabalhou para a Organização Internacional do Trabalho, Conselho da Europa e União Europeia. Atualmente é investigador na área dos Estudos Humanitários e em Direito Internacional e Comparado. É membro efetivo do CEPESE.
 
MANUEL JACINTO SARMENTO

Professor Associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Sócio-educativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas. É o atual diretor do mestrado em Estudos da Criança e foi Diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança (2004-2011) e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho(2010-2013). Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009). Autor ou coautor de 16 livros – nomeadamente, entre outros, Pobreza Infantil: Realidades, desafios, propostas, 2010 (com Fátima Veiga); Estudos da Infância: educação e práticas sociais, 2008 (com Cristina Gouvea); Infância (In)visível, 2007 (com Vera Vasconcellhos), Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação, 2004 (com Ana Beatriz Cesirara). Lógicas de Acção nas Escolas (2000); Trabalho Domiciliário Infantil: Um estudo de Caso no Vale do Ave (2000), As Crianças: Contextos e Identidades, 1997 (com Manuel Pinto) – e para cima de uma centena de artigos científicos publicados em várias línguas. Tem dirigido cursos e seminários em várias universidades portuguesas, brasileiras e francesas. Diretor da revista Investigar em Educação, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro de várias organizações científicas internacionais, nomeadamente a International Sociological Association (ISA) e da Association International de Sociologues de Langue Française (AISLF). Membro do comité de recherche em Sociologie de l’Enfance e da Direção da AISLF – (2009-2012). Áreas de investigação mais recentes: infância e políticas públicas; a criança na cidade; culturas infantis e interculturalidade; trabalho infantil; educação e estatuto social do aluno.

PAULO RIBEIRO CARDOSO

Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Professor nas áreas do Marketing e da Comunicação, tem lecionado em vários cursos de Mestrado, programas de MBA e licenciaturas em universidades portuguesas e estrangeiras, tais como Universidade Fernando Pessoa, Instituto Português de Administração de Marketing, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Universidade de Málaga e Universidade de Vigo. Enquanto consultor tem colaborado com empresas e agências de publicidade nas áreas da pesquisa de marketing, estratégia de marca e planeamento de comunicação. Entre as suas áreas de interesse encontra-se o marketing social, o consumo sustentável e preocupação ambiental e a responsabilidade social empresarial.

REGINALDO RODRIGUES DA COSTA

Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), licenciado em Pedagogia (2017) e em Letras-Inglês (2020) ambas pelo UNICESUMAR. Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos Cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil. Membro Fundador do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT-BRASIL.

SABRINA ZANCAN

Licenciatura em Matemática. Possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria. É docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria. Realiza pesquisas sobre o cálculo mental, é criadora do Método Líquen e ministrante do curso CalMe Pro – Cálculo mental para professores.

????? ????? (ZHANA VIRNA)

Psicóloga, Doutora em Ciências Psicológicas, Professora do Departamento de Psicologia Pedagógica e da Idade da Volyn National University, em homenagem a Lesia Ukrainka, dirige o laboratório de pesquisa de estudos integrais da personalidade. É autora do conceito de estilo de vida de regulação motivacional e significativa da realização profissional do indivíduo. Desde 2020, foi lançada uma nova série de estudos científicos sobre aspectos clínicos e relacionados à idade e a segurança pessoal. Um lugar especial é dado à questão da psicoterapia infantil, orientada para os modelos psicanalíticos de diagnóstico clínico. A partir de julho de 2022 atua como Professora Visitante no PPGE/PUCPR.