Capa do livro: Entre professores: <BR>Formação, ensino, pesquisa e aprendizagem

Entre professores:
Formação, ensino, pesquisa e aprendizagem

Autores: João Roberto de Souza Silva - Joice Lopes Leite (Orgs.)

O livro "Entre Professores" reúne 19 capítulos que apresentam os resultados de pesquisas de Mestrado e Doutorado realizadas por professores do Colégio Visconde de Porto Seguro. As produções abordam temas centrais como formação docente, ensino, pesquisa e aprendizagem, oferecendo uma reflexão aprofundada sobre o desenvolvimento da educação e o exercício profissional. Mais do que um repositório de conhecimentos, a obra destaca a importância de transformar a prática pedagógica em um processo contínuo de construção e compartilhamento de saberes, reforçando o papel fundamental das instituições de ensino no incentivo à formação continuada. Este livro convida educadores a aprimorarem suas práticas, contribuindo para a criação de um ambiente educacional cada vez mais colaborativo e inovador.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7426-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7424-2
DOI: 10.24824/978652517426.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 382
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • A ORGANIZAÇÃO URBANA DESIGUAL E COMBINADA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: uma análise do planejamento urbano de Campinas – SP - 15
  • AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA À LUZ DO RELATÓRIO DA COMISSÃO INTERNACIONAL (2022) SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO - 35
  • PROCESSOS CRIATIVOS: possibilidades no contexto escolar - 55
  • TEIAS DE CONEXÃO: família, escola e letramento digital – narrativas para uma educação integrada e inclusiva - 71
  • REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: desafios e perspectivas - 89
  • SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO ENTRE ALUNOS: reflexões para um currículo transformador - 105
  • ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): onde estamos e para onde poderemos ir? - 125
  • GESTÃO ESCOLAR ITINERANTE: novos tempos... novos desafios - 145
  • A FORMAÇÃO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DA BNCC - 163
  • CURRÍCULO DE LETRAMENTO DIGITAL- 183
  • O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 205
  • APLICAÇÕES E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: transformações na atuação docente e no desenvolvimento dos estudantes - 221
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: oportunidades e desafios na Educação Básica - 237
  • A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E O OFÍCIO DE PROFESSOR NA TRANSFORMAÇÃO CIDADÃ E NA HISTÓRIA DE VIDA DE ESTUDANTES DE UMA COMUNIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO - 255
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aprendizagem e avaliação para o desenvolvimento de atitudes pedagógicas pelos estudantes - 273
  • PEDAGOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA EM CONTEXTO DE DESIGUALDADE SOCIAL - 299
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NO ENSINO MÉDIO - 321
  • APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ - 339
  • TERTÚLIAS LITERÁRIAS E A APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS - 349
  • ÍNDICE REMISSIVO - 371
  • SOBRE OS AUTORES - 377
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 381
AUTORES

ALICE DE MARTINI

Mestrado em sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciatura pela mesma universidade.

ANDRÉ ROBERTO DE ARRUDA CORRÊA

Mestrado em Educação (PUC). MBA em Gestão Escolar (Esalq/USP). Especialização EAD: Gamificação (Coursera – Universidade da Pensylvânia). Mestrado em Gestão Ambiental (Faculdade de Saúde Pública/ USP). Especialização: Aperfeiçoamento (Instituto Oceanográfico-USP/CIRM). Bacharel em Ciências Biologia (USJT) e Licenciatura plena e curta em Ciência da Natureza e Biologia (USJT). Pedagogo.

ANDRÉA BRIAGA CRIVELARI

Mestranda em Educação e Currículo (PUC). Pós-graduação em Psicopedagogia (Anhembi Morumbi). Pós-graduação em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNISA). Artes Plásticas (Mackenzie).

CARLA BRENES TEIXEIRA

Doutoranda em Educação: Currículo (PUC-SP). Pedagoga.

ELIANA BAPTISTON SCHMIDT

Formada em Educação Física (licenciatura e bacharelado) – FEFISA. Formada em Pedagogia – UNINOVE. Pós-graduada em Educação Física Escolar – UNIFMU e A moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no aluno – PUCRS. Mestranda em Educação: Currículo – PUC-SP.

EMERSON DOS SANTOS BRAGA

Bacharelado e licenciatura em Geografia pela USP. Licenciatura em Pedagogia pela UNESP. Mestrando em Currículo pela PUC-SP.

FRANCIANE ZANETTI CAMPANERUT

Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Química (Interunidades – USP). Doutoranda em Educação: Currículo (PUC-SP). Licenciada em Ciências e Química.

IARA CABRAL DE ATHAYDE BERTOLANI

Graduada em Geografia pela Universidade São Marcos e em Pedagogia pela FASB – Faculdade de São Bernardo do Campo. Especialização em Geografia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Especialização em MBA – Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Educação: Currículo pela PUC-SP).

IGOR GOLINELLI

Mestre em Educação: Currículo (PUC-SP). Pós-graduado em Cultura e Cidadania (UNICAMP). Professor de História e Geografia.

LILIAN MURAD BRUNNER

Graduada em Pedagogia e Administração de Empresas. Pós-graduada em Psicopedagogia e MBA em Gestão Escolar pela USP. Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.

LUCIANA GOMES CUNHA CENTINI

Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University – Flórida | USA). Gestão Escolar (University of Helsinki | Finland). Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (INPG – Instituto Nacional de Pós-graduação). Graduação em Pedagogia – licenciatura plena com habilitações em Administração Escolar e Magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental (Faculdade de Educação Costa Braga).

LUCIANA PEREIRA DA SILVA

Mestrado em Tecnologias Emergentes (MUST University). MBA em Gestão Escolar (USP). Pós-graduação em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Moralidade Infantil (UNIFRAN). Pós-graduação em Psicopedagogia (UNIP). Graduação em Pedagogia (Mackenzie).

MARCELO DONATTI DE JESUS

Pós-graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Pós-graduação em Educação: Currículo (PUC-SP). Pós-graduação em Psicopedagogia (PUC/SP). Letras – Português – Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira.

MARIA HELENA ESTEVES DA CONCEIÇÃO

Doutorado em Educação: Currículo (PUCSP). Graduação em Química e Pedagogia. Especialização: psicopedagoga, gestora escolar e neurolinguista.

MARIA LUCIA ZECCHINATO MASTROPASQUA

Mestre e doutora em Educação: Currículo (PUC-SP) e bacharel em Letras, Pedagogia e Música. Participou da Formación En Actuaciones Educativas de Êxito Y Comunidades de Aprendizaje (Universidade de Barcelona – Espanha).

MAURÍCIO CERONI IVO

Doutorado em Educação e Currículo (PUC-SP). Mestrado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Pedagogo e Administrador de Empresas.

SANDRA LORENZO GONÇALVES PRIETO

Doutora em Linguística Textual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português, Inglês e Espanhol) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Fundação Santo André.

TATIANA LAZARINI DO NASCIMENTO

Doutoranda em Educação: Currículo (PUC-SP). Psicopedagoga e Pedagoga.

ORGANIZADORES

JOÃO ROBERTO DE SOUZA SILVA

Pós-doutorado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie). Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Psicólogo e pedagogo.

JOICE LOPES LEITE

Doutoranda em Educação: Novas Tecnologias (PUC-SP). Mestre em Educação: Interdisciplinaridade (PUC-SP). Formação Docente (FGV-SP). Psicopedagoga e Tecnóloga.