Capa do livro: Desigualdes, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas contemporâneas

Desigualdes, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas contemporâneas

Autores: Margareth Diniz

O livro Desigualdades, Diversidades, Diferenças discute questões teórico-metodológicas propostas pelas diferentes abordagens sobre desigualdade, diversidade e diferenças, nos campos sociológico, histórico, antropológico, filosófico e psicológico, bem como seus impactos nas atividades e práticas educativas em diferentes contextos escolares e não escolares. Essa produção se insere na Linha 2 do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP, intitulada: Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas.
A presente publicação visa divulgar parcialmente, a produção de pesquisadores e pesquisadoras, em parceria com os/as discentes do Mestrado e Doutorado, inseridos em dois núcleos de pesquisa: o Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola-NESFE e o Caleidoscópio. Os seis capítulos buscam discutir e informar aos leitores e leitoras sobre a importância de uma reflexão que nos exercite na elaboração de nossos deslocamentos teóricos, metodológicos e existenciais, afirmando que as questões colocadas em cada um permitem considerar nossa posição no campo de pesquisa, seja nos colocando numa proximidade crítica ou fazendo-nos nomear alteridades exigentes, mantendo nosso diálogo ativo entre universidade, escolas e comunidade.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7220-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7217-0
DOI: 10.24824/978652517220.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO - 9
PREFÁCIO - 15
ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 17
INDISCIPLINA NA ESCOLA: o que pensam as famílias? - 37
ENTRE A LAVOURA DO CAFÉ E A ESCOLA: o trabalho como herança familiar e reconhecimento social - 61
FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A ESCOLA: acompanhamento escolar em contexto de vulnerabilidade social - 79
DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO EUROCÊNTRICO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE DIREITO: tensões entre o ensino e a tradição jurídica - 105
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Discussão de Pesquisas no Período de 2018 a 2022 - 127
RELATAR A SI MESMO NAS PESQUISAS QUE PRODUZIMOS NO CAMPO DE PESQUISA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE - 149
ÍNDICE REMISSIVO - 167
SOBRE OS AUTORES - 169

ORGANIZADORES

MARGARETH DINIZ

É Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada IV de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.  Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP.  Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio e integrante dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI-MG). Integra a RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Coordena a Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 Formação docente.

 

AUTORES

ALAX WYLLIAN DOS REIS SANTOS

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

BRUNO CAMILLOTO

Graduação em Direito – UFOP, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

CARLA MERCÊS DA ROCHA JATOBÁ FERREIRA

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), Professora aposentada da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

EDGAR DE BARROS SANTOS

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

ELODIA HONSE LEBOURG

Graduação em História Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

FERNANDA APARECIDA OLIVEIRA RODRIGUES SILVA

Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação - Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

FILIPY SALVADOR PEREIRA BICALHO

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

LUCIANO CAMPOS DA SILVA

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação – UFMG; Professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

MARCELLA TOMELLINE ALVES GOMES 

Mestre em Educação (UFOP). Supervisora Pedagógica Senac Minas.

 

MARCO ANTÔNIO TORRES

Psicólogo – UFMG; Mestre e Doutor – UFMG; Professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

MARGARETH DINIZ

Psicóloga (PUC -1997), Mestre (1997) e Doutora em Educação (2005) - UFMG. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

MARGARETH DINIZ

Psicóloga (PUC), Mestre e Doutora em Educação - UFMG. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto.

MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA ANDRADE

Mestre- UFOP, professora da Rede Municipal de Itabirito-MG.

 

MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA

Pedagoga pela Universidade de Itaúna, Mestrado em Educação pela PUC-Minas e Doutorado em Educação (UFMG). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

MÔNICA DA SILVA ROSA

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa e em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

NATÁLIA ADRIANA COUY PINTO

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

PAMELA CRISTINA SOUZA CALDAS

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

RAFAEL BONFIM LARA

Mestre pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO COUTRIM

Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em história pela UNESP. Doutorado em Sociologia e Política pela UFMG. Professora titular da Universidade Federal de Ouro Preto.