Capa do livro: Entre docentes histórias e políticas educacionais: <br>Uma coletânea de olhares Vol.: 01

Entre docentes histórias e políticas educacionais:
Uma coletânea de olhares Vol.: 01

Autores: Celia Maria Fernandes Nunes - Marcelo Loures dos Santos (Orgs.)

É com grande alegria que apresentamos esta coletânea de capítulos que buscam apresentar ao leitor pesquisas desenvolvidas por alunos e alunas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Este processo de formação de novos pesquisadores e pesquisadoras guarda um compromisso amplo, que se manifesta neste livro como registro de histórias, de memórias, de experiências de qualificação de profissionais de educação e de políticas educacionais voltadas para uma educação inclusiva e justa.
Em momentos em que o cenário nacional volta a flertar com o fanatismo e a barbárie, ameaçando retroceder nos avanços, incipientes, mas relevantes, de uma experiência educacional democrática, a universidade deve se apresentar como uma referência confiável e justa para a construção coletiva e dialógica deste projeto de sociedade.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7222-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7219-4
DOI: 10.24824/978652517222.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO-9
Os organizadores

PREFÁCIO-15
João Fortunato Soares de Quadros Júnior

A REDE MUNICIPAL DE ENSINO E SUAS ARTICULAÇÕES FRENTE À INSERÇÃO DE PROFESSORES (AS) INICIANTES-17
O caso de Mariana (MG)

CONHECIMENTOS SOBRE REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES, PRÓPRIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR, MOBILIZADOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MURIAÉ (MG) EM UMA AÇÃO FORMATIVA-41

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA-63

A RELAÇÃO EDUCATIVA COM OS (AS) ALUNOS (AS) E SUA CENTRALIDADE NA DOCÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I-83

CARTAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO EM PESQUISAS ACADÊMICAS-103

APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL-119

DOS SERTÕES DO NORTE DE MINAS PARA AS PÁGINAS DA HISTÓRIA-141
José Antônio Marinho na imprensa oitocentista

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PONTINHA A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE ALGUNS(MAS) DOCENTES QUE ATUAM OU ATUARAM NESSA COMUNIDADE-167

LITERATURA COMO FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA-189
Representações de professores na obra literária Cazuza, de Viriato Corrêa

EDUCAÇÃO E TRABALHO-211
A educação do campo como um dos mecanismos de combate à escravidão contemporânea no Campo do Vale do Jequitinhonha

TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO NO ÂMBITO DO GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS-231
Evidências, pontos de convergência e tensionamentos

FORMAÇÃO E PROFISSÃO-267
A pós-graduação como espaço do desenvolvimento profissional de professores na região dos Inconfidentes

ÍNDICE REMISSIVO-297

SOBRE AUTORES-301

ORGANIZADORES

CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES

É Professora Titular Emerita da Universidade Federal de Ouro Preto vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFOP) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação   Matemática (PPGEDMAT/UFOP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). E membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/ FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO).

MARCELO LOURES DOS SANTOS

É Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e Doutor em Psicologia pela PUC Campinas. Professor Associado IV do Departamento de Educação da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP (PPGE). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GiraCampo/CNPq); Coordena, pela UFOP, o Programa de Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão (MG) – Programa Escola do Rio Doce. É membro da comissão responsável pela criação do Observatório Internacional de Educação em Territórios Rurais – Universitat de Barcelona.

AUTORES

ANA CRISTINA FERREIRA


Licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação pela UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidad de Alicante (Espanha). Docente e pesquisadora do DEEMA-UFOP e dos Programas de Educação (PPGE) e Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP.

 

BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA


Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Departamento de Gestão Pública. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação e Economia Aplicada.

 

CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES


Licenciada em Pedagogia pela Universidade Santa Ursula Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos Doutora em Educação pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

DOUGLAS BERNARDES


Graduado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto; professor na  Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

 

EDVANE DE OLIVEIRA BALTAZAR


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trabalha como Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais atuando como PEB-Apoio e PEB-Matemática.

 

ELLEN RAVAGLIA LOMEU


Licenciada em Pedagogia pela UFJF, Mestre em Educação pela UFOP e Especialista em em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais pela UFJF. Docente da Rede Municipal de Ensino de Muriaé - MG.

 

GABRIEL MONTEIRO DE SOUZA


Graduação em História e Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor e pedagogo da rede pública de ensino Universidade Federal de Ouro Preto.

 

JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO


Professor da Univerisdade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências Sociais com Pós-doutorado em Historia da Educação (Université Laval (québec) em Ciências da Educação pela Universidad Pedagica y Tecnológica de Colombia; em História pela Universidad Pablo de Olavide - Sevilla, Espanha; e em Ciencias da Educação pela Universidad Católica de Temuco-Chile; Pesquisador de Produtividade CNPq, Universidade.

 

KAMILA BRITO BORGES MAIA


Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro (UFOP), mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

 

KARLENE DE SOUSA BONFIM


Titulações: Mestrado em Educação-UFOP. Professora efetiva dos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito-MG.

 

LEANDRO SILVA DE PAULA


Graduado em História pela UFOP, mestre em Educação pela UFJF e doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Educação da UFOP.

 

LUCIANA MONTEIRO DE CAMPOS


Graduada em Geografia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT-Campus Sorriso).

 

MARCELO LOURES DOS SANTOS


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – SP Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pós-Doutor em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona.

 

MARIA MICHELLE FERNANDES ALVES


Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS) Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

MARIANA COSSIO DE OLIVEIRA


Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

 

MICAELA RODRIGUES DOS SANTOS


Graduada em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto; professora na  Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco.

 

NATÁLIA MARTINS BARROS


Graduanda em Direito pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Mariana (FUPAC Mariana), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-Diretora de Escola Pública Municipal em Mariana/MG.

 

NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM


Graduada em Licenciatura em Educação Infantil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no curso de Licenciatura em Educação Infantil.

 

REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO


Pedagoga, Mestre em Educação pela UFJF, Doutora em Educação pela UNICAMP, Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pela UFSCar-Sorocaba, Docente e pesquisadora do DEEDU e PPGE – UFOP.

 

RANANDA SILVA FARIAS


Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

 

RICARDO FERREIRA VALE


Licenciado em: Biologia (2012), Pedagogia (2019) e Ciências Sociais (2021). Mestre em Biotecnologia e Gestão da Inovação pelo Centro Universitário de Sete Lagoas. Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro/RJ). Doutor em Educação pela UFOP. Professor efetivo da Escola Estadual Professor Rousset (Sete Lagoas/MG) e docente do Centro Universitário de Sete Lagoas (Sete Lagoas/MG).

 

ROSANA AREAL DE CARVALHO


Graduação em História pela UFMT e doutorado em Ciências Humanas pela USP; professora no Programa de Pós-graduação em Educação da

 

ROSÂNGELA MILAGRES PATRONO


Licenciada em Matemática, Especialista e Mestra em Educação Matemática e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como docente na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de

 

VALDETE APARECIDA  FERNANDES MOUTINHO GOMES


Doutora em Educação Universidade Federal de Ouro Preto. Atua com7o professora de educação infantil da rede municipal de Mariana, MG.

 

VANESSA COTTA SILVEIRA MACHADO


Graduação em Ciências Biológicas/ Mestrado em Engenharia Ambiental/ Doutoranda em Educação Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto.

 

WILLIANE APARECIDA LOPES


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)- Especialista em Educação Básica em Itabirito/MG.