Autores: Celia Maria Fernandes Nunes - Marcelo Loures dos Santos (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7222-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7219-4
DOI: 10.24824/978652517222.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
APRESENTAÇÃO-9
Os organizadores
PREFÁCIO-15
João Fortunato Soares de Quadros Júnior
A REDE MUNICIPAL DE ENSINO E SUAS ARTICULAÇÕES FRENTE À INSERÇÃO DE PROFESSORES (AS) INICIANTES-17
O caso de Mariana (MG)
CONHECIMENTOS SOBRE REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES, PRÓPRIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR, MOBILIZADOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MURIAÉ (MG) EM UMA AÇÃO FORMATIVA-41
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA-63
A RELAÇÃO EDUCATIVA COM OS (AS) ALUNOS (AS) E SUA CENTRALIDADE NA DOCÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I-83
CARTAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO EM PESQUISAS ACADÊMICAS-103
APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL-119
DOS SERTÕES DO NORTE DE MINAS PARA AS PÁGINAS DA HISTÓRIA-141
José Antônio Marinho na imprensa oitocentista
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PONTINHA A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE ALGUNS(MAS) DOCENTES QUE ATUAM OU ATUARAM NESSA COMUNIDADE-167
LITERATURA COMO FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA-189
Representações de professores na obra literária Cazuza, de Viriato Corrêa
EDUCAÇÃO E TRABALHO-211
A educação do campo como um dos mecanismos de combate à escravidão contemporânea no Campo do Vale do Jequitinhonha
TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO NO ÂMBITO DO GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS-231
Evidências, pontos de convergência e tensionamentos
FORMAÇÃO E PROFISSÃO-267
A pós-graduação como espaço do desenvolvimento profissional de professores na região dos Inconfidentes
ÍNDICE REMISSIVO-297
SOBRE AUTORES-301
ORGANIZADORES
CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES
É Professora Titular Emerita da Universidade Federal de Ouro Preto vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFOP) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT/UFOP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). E membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/ FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO).
MARCELO LOURES DOS SANTOS
É Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e Doutor em Psicologia pela PUC Campinas. Professor Associado IV do Departamento de Educação da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP (PPGE). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GiraCampo/CNPq); Coordena, pela UFOP, o Programa de Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão (MG) – Programa Escola do Rio Doce. É membro da comissão responsável pela criação do Observatório Internacional de Educação em Territórios Rurais – Universitat de Barcelona.
AUTORES
ANA CRISTINA FERREIRA
Licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação pela UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidad de Alicante (Espanha). Docente e pesquisadora do DEEMA-UFOP e dos Programas de Educação (PPGE) e Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP.
BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Departamento de Gestão Pública. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação e Economia Aplicada.
CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Santa Ursula Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
DOUGLAS BERNARDES
Graduado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto; professor na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
EDVANE DE OLIVEIRA BALTAZAR
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trabalha como Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais atuando como PEB-Apoio e PEB-Matemática.
ELLEN RAVAGLIA LOMEU
Licenciada em Pedagogia pela UFJF, Mestre em Educação pela UFOP e Especialista em em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais pela UFJF. Docente da Rede Municipal de Ensino de Muriaé - MG.
GABRIEL MONTEIRO DE SOUZA
Graduação em História e Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor e pedagogo da rede pública de ensino Universidade Federal de Ouro Preto.
JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO
Professor da Univerisdade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências Sociais com Pós-doutorado em Historia da Educação (Université Laval (québec) em Ciências da Educação pela Universidad Pedagica y Tecnológica de Colombia; em História pela Universidad Pablo de Olavide - Sevilla, Espanha; e em Ciencias da Educação pela Universidad Católica de Temuco-Chile; Pesquisador de Produtividade CNPq, Universidade.
KAMILA BRITO BORGES MAIA
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro (UFOP), mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.
KARLENE DE SOUSA BONFIM
Titulações: Mestrado em Educação-UFOP. Professora efetiva dos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito-MG.
LEANDRO SILVA DE PAULA
Graduado em História pela UFOP, mestre em Educação pela UFJF e doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Educação da UFOP.
LUCIANA MONTEIRO DE CAMPOS
Graduada em Geografia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT-Campus Sorriso).
MARCELO LOURES DOS SANTOS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – SP Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pós-Doutor em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona.
MARIA MICHELLE FERNANDES ALVES
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS) Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
MARIANA COSSIO DE OLIVEIRA
Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
MICAELA RODRIGUES DOS SANTOS
Graduada em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto; professora na Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco.
NATÁLIA MARTINS BARROS
Graduanda em Direito pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Mariana (FUPAC Mariana), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-Diretora de Escola Pública Municipal em Mariana/MG.
NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Graduada em Licenciatura em Educação Infantil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no curso de Licenciatura em Educação Infantil.
REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO
Pedagoga, Mestre em Educação pela UFJF, Doutora em Educação pela UNICAMP, Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e pela UFSCar-Sorocaba, Docente e pesquisadora do DEEDU e PPGE – UFOP.
RANANDA SILVA FARIAS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
RICARDO FERREIRA VALE
Licenciado em: Biologia (2012), Pedagogia (2019) e Ciências Sociais (2021). Mestre em Biotecnologia e Gestão da Inovação pelo Centro Universitário de Sete Lagoas. Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro/RJ). Doutor em Educação pela UFOP. Professor efetivo da Escola Estadual Professor Rousset (Sete Lagoas/MG) e docente do Centro Universitário de Sete Lagoas (Sete Lagoas/MG).
ROSANA AREAL DE CARVALHO
Graduação em História pela UFMT e doutorado em Ciências Humanas pela USP; professora no Programa de Pós-graduação em Educação da
ROSÂNGELA MILAGRES PATRONO
Licenciada em Matemática, Especialista e Mestra em Educação Matemática e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como docente na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de
VALDETE APARECIDA FERNANDES MOUTINHO GOMES
Doutora em Educação Universidade Federal de Ouro Preto. Atua com7o professora de educação infantil da rede municipal de Mariana, MG.
VANESSA COTTA SILVEIRA MACHADO
Graduação em Ciências Biológicas/ Mestrado em Engenharia Ambiental/ Doutoranda em Educação Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto.
WILLIANE APARECIDA LOPES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)- Especialista em Educação Básica em Itabirito/MG.