Capa do livro: Práticas e metodologias de ensino e seus processos de aprendizagem e avaliação - Vol.: 03

Práticas e metodologias de ensino e seus processos de aprendizagem e avaliação - Vol.: 03

Autores: Paula Cristina Cardoso Mendonça

O livro Práticas e metodologias de ensino e seus processos de aprendizagem e avaliação foi desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, aderentes à linha de pesquisa “Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias da Educação”, que tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita.
No livro são apresentados dois capítulos iniciais com relatos de pesquisas na área de ensino de ciências. Os próximos quatro capítulos foram desenvolvidos pelo grupo Arte, Cultura e Educação, e as pesquisas têm como temas de interesse Educação, Artes e Música, Formação de professores e Cultura popular. Os três capítulos finais apresentam relatos de pesquisa na área de avaliação educacional e foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE).



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7218-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7215-6
DOI: 10.24824/978652517218.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

 

  • Apresentação – 9
  • Prefácio – 15
  • Capítulo 1 – A promoção de aprendizagem atitudinal a partir de uma sequência didática centrada em uma questão sociocientífica – 17
  • Capítulo 2 – Charles Darwin e os quadrinhos: análise da figura do cientista e sua teoria nos quadrinhos – 37
  • Capítulo 3 – Música na educação brasileira: uma breve revisão – 65
  • Capítulo 4 – A música e o desenvolvimento da linguagem na criança – 83
  • Capítulo 5 – “Todos os dias são 20!”: práticas educativas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial na escola – 99
  • Capítulo 6 – A educação infantil no Brasil: situando os debates sobre financiamento e avaliação – 121
  • Capítulo 7 – A qualidade na educação infantil e sua relação com o planejamento educacional – 143
  • Capítulo 8 – Uma análise sobre o ENEM: fatores associados, limites e possibilidades – 169
  • Índice Remissivo – 193
  • Sobre os Autores – 197

 

ORGANIZADORES

PAULA CRISTINA CARDOSO MENDONÇA

Licenciada em Química, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  É professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) do Departamento de Química e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordena o grupo de pesquisa Práticas Científicas e Epistêmicas na Educação em Ciências da UFOP. Editoria chefe do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

 

AUTORES

ARYANE ISABEL SILVA DE AZEVEDO

Graduada em pedagogia, Mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

BÁRBARA LUIZA ALVES PEREIRA


Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

CLEUZA MARIA DE OLIVEIRA


Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorada em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

DANIEL ABUD SEABRA MATOS


Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

EMANUELLE CRISTINA DE OLIVEIRA BATISTA


Graduanda em Química Licenciatura na Universidade Federal de Ouro Preto

 

FERNANDA SAMPAIO DE ALMEIDA


Graduada em História pelo Centro Universitário São Camilo (ES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

GLEICIELE NASCIMENTO SILVA MACEDO DOS SANTOS


Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

JOÃO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JÚNIOR


Graduado em Artes (ênfase Música) pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestrado e Doutorado em Educación Musical pela Universidade de Granada. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

JOSÉ JOÃO VIEIRA JÚNIOR


Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP.

 

LEANDRO CIRILO MONTEIRO DE CASTRO


Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

MARCELO TREVISAN GONÇALVES


Bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Música (UFBA) e Gestão Pública (UFES). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de clarineta da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES).

 

MARIA DO ROSÁRIO FIGUEIREDO TRIPODI


Graduada em Letras e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutorado em Educação pela USP. Professora associada da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP).

 

NÁDIA TEREZINHA LEOCÁDIO CAMPOS


Graduada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

NILMARA BRAGA MOZZER


Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

SHEILA ALVES DE ALMEIDA


Graduada em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

THERESA COELHO PRÍMOLA CEZÁRIO SANTOS


Licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).  Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP.

 

VIVIANE APARECIDA SALVADOR FAUSTINO


Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFMG).